Notas explicativas e citações: Salmo 101
Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 101, reunidas por Charles Spurgeon.
Leia o Salmo 101 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
SALMO INTEIRO. O conteúdo deste salmo mostra que foi escrito em algum momento marcante da vida de Davi. Três períodos diferentes já foram apontados como ocasião para as resoluções solenes nele anunciadas. O primeiro seria logo após a morte de Saul, quando Davi sucedeu ao governo de parte do reino; o segundo, quando todo o reino se uniu sob o seu domínio; e o terceiro, quando ele transferiu a arca da casa de Obede-Edom para Sião, e a colocou perto de sua própria morada.
Pouco importa qual desses períodos escolhamos, mas o segundo versículo do salmo tem certa aparência de se referir ao último mencionado. O salmista diz aqui: "Quando virás a mim?" — o que parece indicar que, ao ter os símbolos da presença de Deus tão perto de si, ele sentiu solenemente a santidade que agora lhe cabia mais do que nunca, um sentimento que o levou a formar os propósitos e resoluções sagrados que especificou.
Esses propósitos dizem respeito ao caráter das pessoas que ele escolheria para sua casa, e das que empregaria no governo, que lhe parecia mais firmemente estabelecido pela condescendência divina manifestada a ele, ao ter a morada terrena de Deus colocada tão perto de si. Estava bem de acordo com o caráter de Davi formar propósitos de obediência mais fervorosa e firme, na proporção das vantagens e favores que a bondade divina lhe concedia. — William Walford.
SALMO INTEIRO. Este salmo foi apropriadamente chamado "O Salmo do Chefe de Família"; e, sem dúvida, se todo pai de família regulasse sua casa por estas regras do consciencioso salmista, haveria uma quantidade bem maior, não só de felicidade e conforto doméstico, mas também de cumprimento dos deveres sérios e importantes que recaem sobre os respectivos membros de uma família. Pode-se supor que Davi fale, em certa medida, da regulação de uma corte e de uma casa real; e, claro, com isso nós, em nossa esfera mais humilde, temos pouco em comum; mas, ainda que não haja os mesmos deveres e as mesmas exigências, os mesmos princípios deveriam animar a todos igualmente, e as mesmas virtudes que adornam a posição mais humilde podem lançar um brilho até sobre a mais alta. — Barton Bouchier.
SALMO INTEIRO. Este é o salmo que os antigos expositores costumavam chamar de "O Espelho dos Magistrados"; e é de fato um excelente espelho. Aceleraria muito a vinda do tempo em que toda nação será posse de Cristo, e toda capital uma "cidade do Senhor", se todos os magistrados se deixassem vestir por ele toda vez que saíssem para exercer as funções do seu ofício quase divino.
Quando Sir George Villiers se tornou o favorito e primeiro-ministro do rei Jaime, Lord Bacon, numa bela Carta de Conselho, aconselhou-o a tomar este salmo como regra na promoção dos cortesãos. "Nesses casos, a escolha precisa recair sobre servos santos e fiéis, e não apenas sobre boas aparências capazes de curvar o joelho e beijar a mão. O rei Davi (Salmos 101:6-7) propôs a si mesmo uma regra para a escolha de seus cortesãos.
"Ele era um rei sábio e bom; e um rei sábio e bom fará bem em seguir tão bom exemplo; e, se encontrar algum falho — o que talvez não se possa descobrir de imediato —, que tome para si esta resolução, como fez o rei Davi: 'Não habitará em minha casa homem algum enganoso.'" Teria sido bom, tanto para o Filósofo quanto para o Favorito, que tivessem se esforçado por andar segundo esta regra. — William Binnie.
SALMO INTEIRO. Eyring, em sua Vida de Ernesto, o Piedoso (Duque de Saxe-Gota), relata que ele enviou a um ministro infiel uma cópia de Salmos 101:1-8, e que se tornou provérbio no país: quando algum funcionário fazia algo errado, dizia-se que certamente em breve receberia o salmo do príncipe para ler. — F. Delitzsch.
SALMO INTEIRO. Salmos 101:1-8 foi um dos preferidos do mais nobre dos príncipes russos, Vladimir Monômaco, e do mais brando dos reformadores ingleses, Nicholas Ridley. Mas foi o seu primeiro impulso de vida que o levou tão longe rumo ao futuro. Está repleto de uma severa exclusividade, de uma nobre intolerância — não contra o erro teológico, não contra modos descorteses, não contra a insubordinação política, mas contra o coração soberbo, o olhar altivo, o caluniador secreto, o obreiro do engano, o que profere mentiras. Estes são os proscritos da corte do rei Davi; estes são os rebeldes e hereges que ele não permitiria habitar em sua casa, nem permanecer diante dos seus olhos. — Arthur Penrhyn Stanley, em Lectures on the History of the Jewish Church, 1870.
SALMO INTEIRO. Um cântico de louvor tão grandioso quanto a grande doxologia de Salmos 99:1-9 não poderia se extinguir sem eco. Por isso, Salmos 100:1-5 pode ser visto como o coro da igreja, retomando e aplicando aquela parte da doxologia que celebrava a manifestação presente do "Rei em sua beleza". — Alfred Edersheim.
SALMO INTEIRO. O Sr. Fox relata que o Bispo Ridley muitas vezes lia e expunha este salmo à sua família, pagando-lhes para que o decorassem. — Thomas Lye, em The Morning Exercises.
Versículo 1Salmo 101:1
Cantarei. Se me concedes misericórdias, ou se sobre mim trazes algum juízo, diante de ti, ó Senhor, cantarei o meu hino por tudo. — Paráfrase Caldaica.
Cantarei. A forma de expressão traz uma resolução cordial; coração e vontade estão nela empenhados; há duas vezes "cantarei" no texto. Traz também uma resolução humilde: não posso cantar de mérito; mas cantarei de misericórdia, e é pela misericórdia que cantarei da misericórdia. Cantar da misericórdia só pode ser um cântico humilde, pois misericórdia para com um pecador miserável é palavra que comove; e cantar do juízo só pode ser um cântico humilde, pois juízo, em qualquer sentido, é palavra solene.
A forma de expressão traz também a marca de um harpista hábil, um músico destro, mesmo em sentido espiritual; ele sabia qual devia ser o assunto do cântico, e diz: "Cantarei da misericórdia e do juízo"; sabia também a quem devia ser cantado, e por isso diz: "A ti, ó Senhor, cantarei"; sabia quem devia ser o cantor, e por isso diz "cantarei"; e sabia qual devia ser o modo, por isso diz: "Cantarei da misericórdia e do juízo; a ti, ó Senhor, cantarei." É diante do Senhor que ele resolve cantar, como fazia diante da arca, que era tipo de Cristo; e assim é também um cântico ao louvor de Deus em Cristo.
A forma de expressão traz, enfim, uma resolução firme, fixa e constante; é o que parece indicar a repetição: "Cantarei, cantarei." Ele queria que este exercício de cantar não se perdesse, mas fosse seu ofício contínuo: "Cantarei, cantarei"; cantarei na terra e cantarei no céu; cantarei no tempo e cantarei na eternidade. E, de fato, todos sobre quem se derrama o espírito de louvor e gratidão resolvem nunca deixar de cantar... Davi ouvira, uma vez, e ainda outra, que a misericórdia, assim como o poder, pertence ao Senhor; e por isso, não uma, mas duas vezes num só fôlego, resolve cantar ao Senhor. A palavra tem muita elegância e ênfase; cantarei da misericórdia, cantarei do juízo; ó, cantarei, ó Senhor, cantarei; e cantarei a ti. — Ralph Erskine.
Este cântico do doce cantor de Israel é peculiar à terra; não se canta do juízo no céu, pois lá não há pecado; não se canta da misericórdia no inferno, pois lá não há propiciação pelo pecado. Houve tempo em que nem na terra se ouvia este cântico; pois no Paraíso o homem andava em inocência, e, andando em inocência, andava na luz do rosto de seu Pai. — Hugh Stowell, 1856.
Cantarei da misericórdia e do juízo. Tudo se resume a isto, como se o salmista dissesse: "Cantarei de juízos misericordiosos"; pois o juízo é misericórdia, enquanto matéria do cântico: ou, tomando-os separadamente, "Cantarei da misericórdia nas misericórdias, e cantarei da misericórdia no juízo"; e assim cantarei dos meus clarões e das minhas chuvas; cantarei tanto do meu dia nublado quanto do meu dia claro; tanto das minhas subidas quanto das minhas descidas. — Ralph Erskine.
Misericórdia e juízo. Assim como o brasão do navio em que Paulo navegou eram Castor e Pólux, irmãos gêmeos, o emblema deste salmo é Misericórdia e Juízo, companheiros inseparáveis; dos quais se pode dizer, como o nosso profeta certa vez disse de Saul e Jônatas: "Eram amáveis e agradáveis em suas vidas, e na morte não se separaram." São estas as duas estrelas mais brilhantes no firmamento da majestade; as duas flores mais belas, as joias mais preciosas na coroa imperial; como o cravo e o lírio, o rubi e a safira, ou o carbúnculo e o diamante, cada um emprestando ao outro seu brilho. Não sem razão se assemelham aos dois suportes do brasão real, ou aos dois querubins que estendem as asas douradas sobre o propiciatório, ou à rosa branca e à rosa vermelha no mesmo escudo.
Lemos que Salomão erigiu duas colunas magníficas no pórtico do templo, uma chamada Jaquim e outra Boaz, que significam estabilidade e força; tais são, no Estado, as colunas da misericórdia e do juízo. O trono do rei se sustenta sobre elas, como o de Salomão se apoiava em leões de marfim de cada lado. Por isso, assim como em um lugar se diz que "o trono se estabelece pela justiça" (Provérbios 16:12), em outro se diz que é "sustentado pela misericórdia" (Provérbios 20:28); a justiça sendo como os ossos e nervos do corpo político, e a misericórdia como as veias e artérias.
São elas as duas mãos da ação, os dois olhos da virtude, as duas asas da honra. E, assim como os olhos, quando bem alinhados, olham ambos na mesma direção, também a misericórdia e o juízo, embora ao entendimento vulgar pareçam olhar em direções opostas. E, como o agudo e o grave formam a melhor música, assim também elas, no governo do bem comum. Por isso Davi promete afiná-las em seu cântico sem dissonância nem discórdia: "Cantarei da misericórdia e do juízo."
Assim como a misericórdia vem primeiro aqui, também a sentença de misericórdia e absolvição será a primeira a ser proferida no último dia. E é louvável costume dos príncipes, ao assumirem pela primeira vez seus reinos, mostrar misericórdia: ouvindo o gemido do prisioneiro, libertando os filhos da morte, soltando as amarras da maldade, aliviando os fardos pesados, deixando livres os oprimidos, e quebrando todo jugo de extorsões passadas.
Assim, o próprio profeta, assim que a coroa se firmou em sua cabeça, indagou se restava ainda alguém vivo da casa de Saul, a quem pudesse mostrar misericórdia (2 Samuel 9:1). Ó, como é bela esta misericórdia em tempo de angústia e aflição! É como nuvem de chuva que vem em tempo de seca. Mas esta misericórdia, de que fala a primeira parte do cântico do nosso profeta, alcança ainda mais longe; desdobra-se em clemência, em cortesia e em compaixão. Em clemência, ao perdoar malfeitores; em compaixão, ao socorrer os aflitos; em cortesia, para com todos. — George Hakewill, ou Hakewell, 1579-1649.
Misericórdia e juízo. Qual é a história de todo pobre pecador, arrancado como um tição do fogo e levado, enfim, em paz para o céu, senão uma história de "misericórdia e juízo"? O juízo primeiro desperta para o terror e o medo; a misericórdia vem ao encontro do pobre pródigo trêmulo que retorna, lança-se ao seu pescoço, beija-o e perdoa-o. Depois, ao longo de todo o seu percurso acidentado, Deus cerca o seu caminho com juízo, para que não se desvie, e ilumina a sua senda com misericórdia, para que não desfaleça.
Há algum filho de Deus que possa olhar para o registro variado do seu coração, ou da sua história externa, e não ver bondade e rigor, rigor e bondade, acompanhando-o em toda a jornada? Já teve, alguma vez, um cálice tão amargo a ponto de dizer: "Não há misericórdia aqui"? Já teve, alguma vez, uma sorte tão brilhante a ponto de dizer: "Não há castigo ou correção aqui"? Já recebeu más notícias sem que boas notícias viessem ao lado delas para aliviá-las? Já teve um céu tão escuro que nele não visse estrela alguma, ou uma nuvem tão sem brechas que nela não traçasse arco-íris de promessa algum?
Que trama tão bela de juízo e misericórdia apresenta a história secreta de cada homem, em seu caminho pelo deserto da vida rumo à terra da promessa! E quão bom, quão salutar, quão benigno e quão gracioso é este bendito entrelaçamento dos dois! Como precisamos do juízo, para nos manter humildes, vigilantes e puros! E como precisamos da misericórdia, para nos manter esperançosos, fortalecer nossos esforços, comover nosso coração e sustentar-nos em paciência, em meio à batalha e à luta da vida, ao desapontamento e ao dissabor!
Ah, como é bom para nós termos assim, juntos, a vara e o cajado — a vara para castigar, e o cajado para consolar e sustentar! Como é bom para nós termos de "cantar da misericórdia e do juízo"! E, no entanto, o que é o próprio juízo, senão a misericórdia com aspecto mais severo? E o que são as repreensões do juízo, senão os tons mais firmes da voz do amor de um Pai? Pois até o juízo é uma das "todas as coisas" que "cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu propósito." — Hugh Stowell.
Deus mistura a misericórdia com a aflição: ele mergulha a espada da justiça no óleo da misericórdia; não houve noite tão escura que Israel não tivesse nela uma coluna de fogo; não há condição tão sombria em que não possamos ver uma coluna de fogo para nos iluminar. Se o corpo está em dor, a consciência está em paz — eis a misericórdia; a aflição serve para prevenir o pecado — eis a misericórdia. Na arca havia uma vara e um vaso de maná, emblema da condição do cristão, misericórdia entrelaçada com juízo. — Thomas Watson.
Versículo 2Salmo 101:2
Portar-me-ei sabiamente. A primeira coisa que promete quanto a si mesmo é o bom procedimento; prudência, não sabedoria especulativa; não a contemplação sábia, mas a ação sábia. Não são pensamentos sábios, discurso sábio, escrita sábia, ou gesto e semblante sábios que bastam, mas sim o procedimento sábio: os primeiros são graciosos, mas o segundo é necessário. Pois, assim como o apóstolo diz da piedade: "Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder"; certamente há também os que, em matéria de sabedoria e suficiência, pouco ou nada fazem a fundo, mas magno conatu nugas — com grande esforço, ninharias —, usando de todos os artifícios de disfarce que conseguem inventar para fazer parecer corpo com profundidade e volume aquilo que é apenas superfície vazia. — George Hakewill.
Andarei. Andar é palavra frequentemente usada na Sagrada Escritura, e sobretudo pelo nosso profeta neste livro dos Salmos; ainda que mais figurada do que propriamente. Não será, pois, impróprio considerar, a partir da sua natureza própria, os deveres nela contidos e implícitos. Os atos naturais do andar são três: movimento, progresso e moderação. Enquanto inclui movimento, opõe-se a estar deitado, parado ou sentado; enquanto inclui progresso no movimento, opõe-se a saltar ou pular de um lado para outro no mesmo lugar; enquanto inclui moderação num movimento progressivo, opõe-se à corrida violenta. — George Hakewill.
Andarei dentro da minha casa. Grande parte, embora não toda, da força da piedade está dentro de casa. É vão falar de santidade se não pudermos trazer cartas de recomendação do nosso andar sagrado com os parentes. Ah, é triste quando aqueles que, por seu convívio diário conosco, têm razão de nos conhecer melhor, são os que menos falam bem da nossa piedade! Poucos são tão desavergonhados a ponto de sair nus às ruas: se os homens têm algo para cobrir a própria soberba, é isso que vestem ao saírem em público. Mas o que és tu dentro de casa? Que cuidado e consciência tens em cumprir teu dever para com os que te são mais próximos?
É mau marido aquele que tem dinheiro para gastar entre amigos fora de casa, mas nenhum para prover a própria família em casa. E pode ser bom cristão aquele que gasta toda a sua religião fora, sem deixar nada para os parentes mais próximos em casa? Isto é, grande zeloso entre estranhos, e pouco ou nada de Deus se vê nele dentro da própria família? Sim, seria bom que alguns que ganham reputação de cristãos fora de casa não ficassem aquém de outros que nem sequer professam fé, naqueles deveres morais que deveriam cumprir para com os seus.
Há os que são grandes estranhos à profissão de fé, mas que, à sua maneira, são amorosos e bondosos com as esposas. Que espécie de professos são, então, os que se mostram ríspidos e ásperos com a esposa do próprio peito? Os que, por seu domínio tirânico sobre elas, lhes amargam o espírito e as fazem cobrir de lágrimas e choro o altar do Senhor? Há esposas que não são estridentes, rabugentas nem perversas com os maridos, mas que estão longe de ter em si uma verdadeira obra de graça; andam elas, então, como convém à santidade, as que perturbam toda a casa com suas paixões violentas?
Há servos que, pela autoridade de uma consciência natural, se abstêm de palavras insolentes e ofensivas quando repreendidos pelos seus senhores — e a graça não acompanharia a natureza? O santo Davi sabia muito bem quão próxima esta parte do dever de um santo está do próprio cerne da piedade; por isso, ao fazer o seu voto solene de andar santamente diante de Deus, cita isto como um estágio em que poderia revelar, de modo eminente, a graciosidade do seu espírito: "Andarei dentro da minha casa com um coração perfeito." — William Gurnall.
Dentro da minha casa. Para a maioria dos homens, é mais fácil andar com coração perfeito na igreja, ou mesmo no mundo, do que na própria família. Quantos são mansos como cordeiros entre os outros, e em casa são vespas ou tigres! — Adam Clarke.
Dentro da minha casa, com um coração perfeito. Mesmo em nossos melhores estabelecimentos de ensino, assim como nas famílias particulares, a formação ainda se concentra, em grande medida, apenas no intelecto; e o exercício direto e o cultivo dos sentimentos e afetos morais e religiosos raramente são vistos como essenciais para o seu pleno e vigoroso desenvolvimento. Preceitos morais, sem dúvida, são oferecidos em abundância; mas estes se dirigem sobretudo ao intelecto. Não devemos nos contentar em apenas exclamar "Sê bondoso, justo e afetuoso", quando talvez, no exato momento, estejamos anulando o efeito do conselho pela nossa própria conduta contrária.
"Ela me disse para não mentir", disse Guy Rivers ao falar de sua mãe, "e ela mesma me dava o exemplo contrário, enganando com frequência meu pai, e me ensinando a desobedecê-lo e a enganá-lo." Uma conduta assim é mais comum na vida real do que se supõe, embora em geral menos flagrante em grau. Pais e professores, na verdade, esquecem com frequência que os sentimentos sentem e não raciocinam, e que, por consequência, até uma criança de pouca inteligência pode, pela operação instintiva da sua natureza moral, perceber de imediato e se revoltar contra a imoralidade de práticas cujo verdadeiro caráter a razão dela é incapaz de penetrar ou expor.
É um dos métodos mais eficazes de cultivar e despertar os sentimentos morais nas crianças mostrar-lhes essas manifestações em nossa conduta habitual [...] Que espécie de deveres morais fomenta o pai que, recomendando bondade, franqueza e justiça, engana o filho para que confesse uma falta e depois o pune sem escrúpulo, tendo antes prometido perdão? E como se fomenta melhor a franqueza — praticando-a na conduta, ou negligenciando-a na prática e apenas prescrevendo-a em palavras? Deve ela ser cultivada lançando suspeitas sobre intenções honestas?
E como se cultiva a justiça por um tutor que fala dela, a recomenda, e na prática cobra de cada um de quatro alunos a tarifa inteira de uma carruagem de aluguel? Ou que espécie de educação moral é aquela que diz: "Faze o que te mando, e te darei doces ou dinheiro, ou direi à tua mãe como foste bom", apresentando as tendências mais baixas e egoístas como motivos para a conduta moral? Se o espaço permitisse, eu poderia de fato percorrer todo o círculo dos deveres morais e religiosos, e fazer perguntas semelhantes a respeito de cada um. Mas isso é desnecessário.
Estes exemplos bastarão; e os dou, não como aplicáveis de modo geral a pais ou professores, mas simplesmente como casos individuais, entre uns e outros, que vieram ao alcance do meu próprio conhecimento, e que incidem diretamente sobre o princípio em discussão. — Andrew Combe, em The Principles of Physiology, 1836.
Versículo 3Salmo 101:3
Coisa vil. O original traz, se o traduzirmos ao pé da letra: "Não porei palavra de Belial diante dos meus olhos." Mas "palavra" está aí, figuradamente, no lugar de "coisa"; como também em Salmos 41:8; e assim o verte tanto Montano, na margem, quanto Junius, no texto; embora este, em seu comentário sobre o salmo, siga precisamente o original, aplicando-o contra aduladores e bajuladores, os ratos e as traças da corte. — George Hakewill.
Odeio a obra dos que se desviam. O Sr. Schultens demonstrou, em seu comentário a Provérbios 7:25, que [termo hebraico] tem sentido bem mais forte e significativo do que um mero desviar-se; e que se aplica a um cavalo indomado, que morde o freio por impaciência fogosa; e, quando aplicado a um homem mau, designa alguém impaciente de toda restrição, de paixões desenfreadas, teimoso e ingovernável na satisfação delas, pisoteando todas as obrigações da religião e da virtude. Homens assim são o alvo merecido do ódio de todos os bons, que detestam os seus desvios criminosos e crimes presunçosos; nada disso se apegará a eles; não vão nutrir amor ou inclinação por tais coisas, nem as praticarão habitualmente, nem incentivarão sua prática. Pessoas desse caráter estão presentes com frequência excessiva nas cortes dos príncipes, mas é da honra e do interesse delas, tanto quanto possível, desaprová-las. — Samuel Chandler.
Não se apegará a mim. Um pássaro pode pousar sobre a casa de um homem; mas cabe a ele escolher se ela vai ali aninhar-se e criar filhotes, ou não: e o diabo, ou seus instrumentos, podem apresentar aos olhos de um homem um objeto vil; mas cabe a ele escolher se vai acolhê-lo e abraçá-lo, ou não. Pôr coisas vis diante dos próprios olhos nada mais é do que pecar de propósito, entregar-se ao pecado, ou vender-se ao pecado, como fez Acabe, 1 Reis 21:1-29. — George Hakewill.
Não se apegará a mim. Um plano ou propósito perverso é aqui representado como algo que tende a se fixar num homem, a "grudar nele" — como faz o piche, a cera ou um espinho. — Albert Barnes.
Versículo 4Salmo 101:4
Coração perverso. O sentido original de [termo hebraico] é torsit, contorsit — torcer, entrelaçar —, e designa, quando aplicado a homens, pessoas de disposição perversa e ardilosa, capazes de se torcer e se retorcer em toda sorte de formas, e em cuja verdade e honra não se pode confiar. — Samuel Chandler.
Coração perverso. Por isso entendo o afastar-se do bem — ceder a impulsos súbitos de ira, ou a uma indignação repentina, e externá-la em palavras ou atos de violência impetuosa. — Thomas Chalmers.
Versículo 5Salmo 101:5
Difama secretamente. Literalmente, aquele que usa a língua contra o próximo às escondidas. "Não suportarei" significa propriamente "a esse não posso" — isto é, não posso conviver com ele, não posso tê-lo por perto —, como se usa o mesmo verbo em Isaías 1:13. — Henry Cowles.
Ao que tem olhar altivo. O orgulho se instala e se mostra nos olhos tão prontamente quanto em qualquer outro lugar. Vê-se o que um homem é in oculis, in poculis, in loculis — em seus olhos, em suas taças e em seus lugares de encontro —, dizem os rabinos. Veja Provérbios 6:17. — John Trapp.
Coração soberbo. De [termo hebraico], latus ou dilatatus est — alargado, dilatado —, vem o substantivo [termo hebraico], aqui usado no sentido de amplo, largo ou extenso; e, aplicado ao coração ou à alma, indica a amplitude dos desejos. — Henry Hammond.
Detração, ambição e avareza são três ervas daninhas que brotam e vicejam no solo fértil de uma corte. O salmista declara sua resolução de empreender a árdua tarefa de arrancá-las, em benefício do seu povo, para que os israelitas não fossem molestados por delatores, nem oprimidos por ministros insolentes e rapaces. Poderemos imaginar que estes vícios sejam menos odiosos aos olhos daquele Rei cujo caráter se compôs de humildade e caridade? Ou admitirá Cristo, na corte do céu, os mesmos temperamentos que Davi resolveu excluir da sua corte na terra? — George Horne.
Versículos 5–10Salmo 101:5-10
Perfeito. Como profecia de Cristo, é assim que se delineiam seus companheiros e discípulos. Os perversos, os malfeitores, os caluniadores e os soberbos não encontraram nele comunhão alguma. Não havia princípios comuns, nenhum vínculo de união entre eles. Havia um "abismo" interposto, como na parábola, que não podiam atravessar; e o que viam de Cristo, viam apenas à distância.
Nem mesmo agora, como então, pode "o enganoso" habitar na "casa" de Cristo — seu santo templo; nem o homem de "mentiras se estabelecer" por seu amor e favor. Precisam renunciar aos seus vícios antes de serem admitidos à sua aliança; ou, por mais que reivindiquem comunhão com ele, ele, por sua vez, não pode ter simpatia alguma por eles. — William Hill Tucker.