Salmo 95
Leia o Salmo 95 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
TÍTULO. Este salmo não tem título, e tudo o que sabemos sobre sua autoria é que Paulo o cita como estando "em Davi" (Hebreus 4:7). É verdade que isso pode significar apenas que ele se encontra na coleção conhecida como os Salmos de Davi; mas, se fosse esse o sentido do apóstolo, seria mais natural que ele tivesse escrito "dizendo nos Salmos"; por isso nos inclinamos a crer que Davi foi de fato o autor deste poema. Em seu original é verdadeiramente um cântico hebraico, dirigido, tanto em sua exortação quanto em sua advertência, ao povo judeu, mas temos a garantia do Espírito Santo, na epístola aos Hebreus, para usar seus apelos e súplicas ao nos dirigirmos a crentes gentios. É um salmo de convite à adoração. Tem um toque como o dos sinos de igreja e, como eles, soa ao mesmo tempo alegre e solene: a princípio repica um badalar animado, depois cai num dobre fúnebre, como se tocasse pelo funeral da geração que pereceu no deserto. Vamos chamá-lo O SALMO DA PROVOCAÇÃO.
DIVISÃO. Quanto ao sentido, seria correto dividir este salmo em um convite e uma advertência, de modo a iniciar a segunda parte com a última frase do Salmo 95:7; mas, considerando o todo, pode ser mais conveniente ver o Salmo 95:6 como "o coração pulsante do salmo", como lhe chama Hengstenberg, e fazer a divisão ao final do Salmo 95:5. Assim, ele formará (1) um convite com razões, e (2) um convite com advertências.
Exposição
Versículo 1Salmo 95:1
Vinde, cantemos ao SENHOR. Outras nações cantam a seus deuses; cantemos nós a Jeová. Nós o amamos, o admiramos, o reverenciamos — exprimamos esses sentimentos com os sons mais escolhidos, usando nossa faculdade mais nobre para seu fim mais nobre. É bom exortar outros a engrandecer o Senhor, mas precisamos zelar por dar nós mesmos o exemplo, de modo que possamos não só gritar "Vinde", mas também acrescentar "cantemos", porque nós próprios estamos cantando.
Há de se temer que boa parte até do canto religioso não seja dirigida ao Senhor, mas ao ouvido da congregação: acima de tudo, em nosso culto de louvor, precisamos cuidar para que tudo o que oferecemos seja com a intenção mais sincera e fervorosa do coração, voltada para o próprio Senhor. Façamos um som de júbilo à rocha da nossa salvação. Com santo entusiasmo cantemos, produzindo um som que revele nossa seriedade; com alegria transbordante levantemos a voz, movidos por aquele espírito feliz e pacífico que o amor confiante sempre cultiva.
Como os filhos de Israel cantaram de alegria quando a rocha ferida derramou suas correntes refrescantes, assim façamos um som de júbilo à rocha da nossa salvação. O autor deste cântico tinha diante dos olhos da mente a rocha, o tabernáculo, o mar Vermelho e os montes de Sinai, e alude a todos eles nesta primeira parte de seu hino. Deus é nossa rocha permanente, imutável e poderosa, e nele encontramos livramento e segurança; por isso nos convém louvá-lo de coração e de voz, dia após dia — e ainda mais quando nos reunimos como seu povo para o culto público.
"Vinde, ao Senhor cantemos alto
Com voz de trombeta e brado coral."
nos convém louvá-lo de coração e de voz, dia após dia; e ainda mais devemos ter prazer em fazê-lo quando nos reunimos como seu povo para o culto público.
"Vinde, ao Senhor cantemos alto
Com voz de trombeta e brado coral."
nos convém louvá-lo de coração e de voz, dia após dia; e ainda mais devemos ter prazer em fazê-lo quando nos reunimos como seu povo para o culto público.
"Vinde, ao Senhor cantemos alto
Com voz de trombeta e brado coral."
Versículo 2Salmo 95:2
Cheguemos à sua presença com ações de graças. Aqui está provavelmente uma referência à presença peculiar de Deus no Santo dos Santos, acima do propiciatório, e também à glória que resplandecia na nuvem que repousava sobre o tabernáculo. Deus está presente em toda parte, mas há uma presença peculiar de graça e glória diante da qual os homens jamais deveriam se apresentar sem a mais profunda reverência. Podemos ousar chegar à presença imediata do Senhor — pois a voz do Espírito Santo, neste salmo, nos convida — e, ao nos aproximarmos dele, devemos lembrar sua grande bondade para conosco e confessá-la de bom grado.
Nossa adoração deve fazer referência tanto ao passado quanto ao futuro; se não bendizemos o Senhor pelo que já recebemos, como podemos razoavelmente esperar mais? Temos permissão para trazer nossas petições, e por isso estamos, por honra, obrigados a trazer nossas ações de graças. Façamos um som de júbilo diante dele com salmos. Devemos gritar tão exultantes quanto os que triunfam na guerra, e tão solenes quanto aqueles cuja fala é um salmo. Nem sempre é fácil unir entusiasmo e reverência, e é falha frequente destruir uma dessas qualidades ao se esforçar demais pela outra.
A perfeição do canto é a que une alegria com gravidade, exultação com humildade, fervor com sobriedade. O convite dado no primeiro versículo (Salmo 95:1) é assim repetido no segundo (Salmo 95:2), com o acréscimo de instruções que indicam mais plenamente a intenção do autor. Pode-se imaginar Davi, em tom fervoroso, persuadindo seu povo a subir com ele à adoração de Jeová, com som de harpa e hino, e santo deleite.
É digna de nota a alegria de sua exortação: o som há de ser jubiloso — qualidade sobre a qual ele insiste duas vezes. Há de se temer que isso seja demasiado esquecido nos cultos comuns; as pessoas se deixam tomar de tal modo pela ideia de que devem ser sérias, que assumem um aspecto de tristeza, esquecendo por completo que a alegria é tão característica da verdadeira adoração quanto a própria solenidade.
Versículo 3Salmo 95:3
Porque o SENHOR é o grande Deus, e o grande Rei sobre todos os deuses. Sem dúvida as nações vizinhas imaginavam que Jeová fosse uma divindade meramente local, o deus de uma pequena nação e, portanto, uma das divindades inferiores; o salmista repudia totalmente essa ideia. Os idólatras toleravam muitos deuses e muitos senhores, dando a cada um certa medida de respeito; o monoteísmo dos judeus não se contentava com essa concessão — reivindicava, com razão, para Jeová o lugar supremo e o poder soberano. Ele é grande, pois é tudo em todos; é grande Rei acima de todos os outros poderes e dignidades, sejam anjos ou príncipes, pois estes devem a ele sua existência; quanto aos deuses-ídolos, não merecem sequer ser mencionados. Este versículo e o seguinte fornecem algumas das razões para a adoração, extraídas do ser, da grandeza e do domínio soberano do Senhor.
Versículo 4Salmo 95:4
Nas suas mãos estão as profundezas da terra. Ele é o Deus dos vales e dos montes, das cavernas e dos picos. Bem lá embaixo, onde os mineiros cavam seus poços; mais fundo ainda, onde jazem os oceanos secretos que alimentam as fontes; e no mais profundo de tudo, no abismo desconhecido onde rugem e ardem os imensos fogos centrais da terra — ali se sente o poder de Jeová, e todas as coisas estão sob o domínio de sua mão. Assim como príncipes seguram o globo em miniatura nas mãos, também o Senhor, de fato, segura a terra. Quando Israel bebeu da fonte cristalina que jorrou das profundezas, sob a rocha ferida, o povo soube que nas mãos do Senhor estavam as profundezas da terra.
A força dos montes também é sua. Quando o Sinai estava todo em fumaça, as tribos aprenderam que Jeová era Deus dos montes assim como dos vales. Em toda parte e em todo tempo isso é verdade; o Senhor reina sobre os lugares altos da terra em majestade solitária. Os vastos alicerces, os contrafortes gigantescos, as massas incalculáveis, os cumes intocados das montanhas são todos do Senhor. Estas são suas fortalezas e casas do tesouro, onde ele guarda a tempestade e a chuva; de onde também derrama as torrentes de gelo e solta as avalanches.
Os picos de granito e as agulhas adamantinas são seus, e suas são as escarpas e os penhascos salientes. A força é o pensamento principal que toma a mente ao contemplar essas vastas muralhas de rocha que enfrentam o mar bravio, ou perfuram o céu azul, atravessando as nuvens; mas, para a mente devota, é a força de Deus. Indícios da onipotência são dados por essas rochas severas que desafiam a fúria dos elementos e, como muros de bronze, resistem aos assaltos da natureza em sua ira mais violenta.
Versículo 5Salmo 95:5
O mar é seu. Isso se viu verdadeiro no mar Vermelho, quando as águas viram seu Deus e, obedientes, se afastaram para abrir caminho ao seu povo. Não era mar de Edom, embora fosse vermelho, nem mar do Egito, embora banhasse suas costas. O Senhor, nas alturas, reinava soberano sobre as águas, como Rei para todo o sempre. Assim é com o vasto oceano, seja chamado Atlântico ou Pacífico, Mediterrâneo ou Ártico; nenhum homem pode demarcá-lo e dizer "é meu"; a extensão ilimitada das águas não conhece outro senhor senão Deus somente.
Jeová governa as ondas. Bem lá no fundo, em vastos abismos onde nenhum olho humano jamais olhou, nem pé de mergulhador desceu, ele é o único proprietário; cada onda que rola e espuma o reconhece por monarca; Netuno não passa de um fantasma — o Senhor é o Deus do oceano. E ele o fez. Daí seu direito e sua soberania. Ele escavou o canal insondável e derramou a maré transbordante; os mares não foram formados por acaso, nem suas costas traçadas pelo dedo imaginário do destino; foi Deus quem fez o mar, e cada enseada, baía, corrente e maré ressoante reconhece a mão do grande Criador. Salve, Criador e Governador do mar — que aqueles que voam em navios velozes pelo reino maravilhoso das águas adorem só a ti!
E suas mãos formaram a terra seca. Seja campo fértil ou deserto arenoso, ele fez tudo o que os homens chamam de terra firme, erguendo-a das águas e cercando-a contra as inundações. "A terra é do Senhor, e a sua plenitude." Ele ordenou que as ilhas erguessem a cabeça, nivelou as vastas planícies, ergueu os planaltos, levantou as colinas onduladas e empilhou os maciços Alpes. Como o oleiro molda seu barro, assim Jeová, com suas mãos, formou as partes habitáveis da terra.
Vinde, então, vós que habitais este belo mundo, e adorai aquele que se manifesta onde quer que pisem! Considerai tudo isso como o piso de um templo, onde as pegadas da Divindade presente estão visíveis diante dos vossos olhos, se apenas vos importardes em ver. O argumento é irresistível, se o coração estiver reto; a ordem de adorar é, igualmente, inferência da razão e impulso da fé.
Versículo 6Salmo 95:6
Aqui a exortação à adoração é renovada e reforçada com um motivo que, tanto para o Israel de outrora quanto para os cristãos de hoje, é especialmente poderoso; pois tanto o Israel segundo a carne quanto o Israel da fé podem ser descritos como o povo do seu pasto, e ambos são chamados por ele de "nosso Deus". Vinde, adoremos e prostremo-nos. A adoração deve ser humilde. O "som de júbilo" deve vir acompanhado da mais profunda reverência. Devemos adorar de tal modo que o prostrar-se indique que nos consideramos como nada diante do Senhor todo-glorioso. Ajoelhemo-nos diante do SENHOR que nos fez. Devemos chegar como suplicantes: alegres, mas não presunçosos; familiares como filhos diante de um pai, mas reverentes como criaturas diante de seu criador. A postura não é tudo, mas é algo; a oração é ouvida ainda quando os joelhos não podem dobrar-se, mas convém que um coração adorador mostre seu temor prostrando o corpo e dobrando o joelho.
Versículo 7Salmo 95:7
Porque ele é o nosso Deus. Aqui está a razão suprema para a adoração. Jeová entrou em aliança conosco e, dentre todo o resto do mundo, escolheu-nos como seus próprios eleitos. Se outros lhe recusam homenagem, nós ao menos a prestaremos de bom grado. Ele é nosso, e nosso Deus; nosso, portanto o amaremos; nosso Deus, portanto o adoraremos. Feliz o homem que pode crer sinceramente que esta frase é verdadeira a seu respeito.
E nós somos o povo do seu pasto, e as ovelhas da sua mão. Assim como ele nos pertence, também nós lhe pertencemos. "O meu amado é meu, e eu sou dele." E somos dele como o povo que ele diariamente alimenta e protege. Nossos pastos não são nossos, mas seus; de seus celeiros tiramos todo o nosso sustento. Somos dele, como as ovelhas pertencem ao pastor, e sua mão é nossa regra, nossa direção, nosso governo, nosso socorro, nossa fonte de provisão. Israel foi conduzido pelo deserto, e nós somos conduzidos por esta vida por "aquele grande Pastor das ovelhas". A mão que fendeu o mar e trouxe água da rocha ainda está conosco, operando maravilhas iguais.
Podemos nos recusar a "adorar e prostrar-nos" quando vemos claramente que "este Deus é o nosso Deus para todo o sempre, e será nosso guia até a morte"? Mas que advertência é esta que segue? Ah, ela era tristemente necessária ao povo antigo do Senhor, e não é um fio menos necessária a nós mesmos. A nação favorecida ensurdeceu para o mandamento do seu Senhor e provou não ser verdadeiramente seu rebanho, do qual está escrito: "as minhas ovelhas ouvem a minha voz": será que isso também descreverá nosso caráter? Deus nos livre.
Hoje, se ouvirdes a sua voz. Terrível "se". Muitos não quiseram ouvir; adiaram as exigências do amor e provocaram o seu Deus. "Hoje", na hora da graça, no dia da misericórdia, somos postos à prova quanto a termos ouvido para a voz do nosso Criador. Nada se diz de amanhã; ele delimita um certo dia, insiste na atenção imediata, pede, para o nosso próprio bem, obediência instantânea. Vamos concedê-la? O Espírito Santo diz "hoje" — iremos entristecê-lo com a demora?
Versículo 8Salmo 95:8
Não endureçais o vosso coração. Se quiserdes ouvir, aprendei também a temer. O mar e a terra lhe obedecem — não sejais mais obstinados do que eles!
"Cede a esse amor que agora, ao redor,
os laços de um homem lançaria."
Não podemos amolecer nosso coração, mas podemos endurecê-lo, e as consequências serão fatais. Hoje é um dia bom demais para ser profanado pelo endurecimento do nosso coração contra as nossas próprias misericórdias. Enquanto reina a misericórdia, que a obstinação não se rebele. "Como na provocação, e como no dia da tentação no deserto" (ou: "como em Meribá, como no dia de Massá no deserto"). Não sejais rebeldes por vontade própria, de forma leviana, repetida e obstinada.
Que o exemplo daquela geração infeliz vos sirva de farol; não repitais as ofensas que já provocaram o Senhor mais do que o suficiente. Deus se lembra dos pecados dos homens, e ainda mais memoravelmente quando são cometidos por um povo favorecido, contra advertências frequentes, em desafio a juízos terríveis, e em meio a misericórdias superlativas; tais pecados gravam seu registro em mármore.
Leitor, este versículo é para ti — para ti, mesmo que possas dizer: "Ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pasto." Não procures desviar o fio da advertência; tens boa necessidade dela — dá-lhe boa atenção.
Versículo 9Salmo 95:9
Vossos pais me tentaram. Na medida em que podiam, tentaram a Deus para que mudasse seu modo costumeiro de agir e cumprisse os desejos pecaminosos deles; e, embora ele não possa ser tentado pelo mal, e jamais cederá a pedidos ímpios, a intenção deles era a mesma, e sua culpa não era menor por isso. O caminho de Deus é perfeito, e quando queremos que ele o altere para nos agradar, somos culpados de tentá-lo; e o fato de fazermos isso em vão, embora engrandeça a santidade do Senhor, de modo algum desculpa a nossa culpa.
Corremos maior risco desse pecado em tempos de necessidade, pois é então que tendemos a cair na incredulidade e a exigir mudanças naqueles arranjos da providência que são a expressão de sua santidade perfeita e sabedoria infinita. Não anuir à vontade de Deus é, na prática, tentá-lo a alterar seus planos para se ajustarem às nossas visões imperfeitas de como o universo deveria ser governado.
Provaram-me. Puseram o Senhor a provas desnecessárias, exigindo novos milagres, novas intervenções e renovados sinais da sua presença. Não exigimos nós também, com impaciência, sinais frequentes do amor do Senhor além daqueles que cada hora já nos fornece? Não somos propensos a exigir particularidades, com a alternativa secretamente oferecida em nosso coração de que, se não vierem ao nosso chamado, deixaremos de crer?
É verdade que o Senhor é muito condescendente, e frequentemente nos concede evidências maravilhosas do seu poder, mas não deveríamos exigi-las. Fé firme é devida a quem é tão constantemente bondoso. Depois de tantas provas do seu amor, somos ingratos ao querer prová-lo de novo, a não ser pelos modos que ele mesmo estabeleceu, nos quais disse: "Provai-me agora." Se estivéssemos sempre testando o amor de nossa esposa ou de nosso marido, e permanecêssemos incrédulos depois de anos de fidelidade, esgotaríamos a mais extrema paciência humana.
A amizade só floresce na atmosfera da confiança; a suspeita lhe é mortal: será que o Senhor Deus, verdadeiro e imutável, há de ser dia após dia suspeitado pelo seu próprio povo? Não haverá de provocá-lo à ira? E viram a minha obra. Puseram-no à prova repetidas vezes, ao longo de quarenta anos, embora, cada vez, sua obra fosse prova conclusiva da sua fidelidade. Nada conseguia convencê-los por muito tempo.
"Viram suas maravilhas realizadas,
e então seu louvor cantaram;
mas logo suas obras de poder esqueceram,
e com a língua murmuraram."
"Agora creem em sua palavra,
enquanto das rochas jorram rios;
agora, com suas cobiças, provocam o Senhor,
e ele os reduziu à humilhação."
A inconstância está atada ao coração do homem; a incredulidade é o pecado que mais facilmente nos assedia; precisamos estar sempre vendo, ou vacilamos em nossa fé. Esta não é ofensa pequena, e trará consigo castigo não pequeno.
Versículo 10Salmo 95:10
Quarenta anos me afligiu esta geração. A impressão na mente divina é vivíssima; ele os vê diante de si agora, e os chama "esta geração". Ele não deixa aos seus profetas a tarefa de repreender o pecado, mas ele mesmo profere a queixa e declara que ficou aflito, enojado e enfastiado. Não é coisa pequena o que pode afligir nosso Deus tão paciente na medida que a palavra hebraica aqui indica, e, se refletirmos um instante, veremos a abundante provocação que lhe foi dada; pois ninguém que valoriza sua própria veracidade suporta ser suspeitado, desconfiado e desmentido sem motivo algum, quando há, ao contrário, a mais avassaladora razão para confiança.
A tal tratamento vil foi exposto o terno Pastor de Israel, não por um dia ou um mês, mas por quarenta anos seguidos, e isso não por um ou outro incrédulo aqui e ali, mas por toda uma nação, na qual apenas dois homens se mostraram tão plenamente crentes a ponto de escapar da sentença finalmente pronunciada sobre todos os demais. Do que mais devemos nos espantar: da insolência cruel do homem, ou da terna paciência do Senhor? O que deixará a impressão mais profunda em nossa mente: o pecado, ou o castigo? A incredulidade, ou o fechar das portas do descanso de Jeová contra os incrédulos?
E disse: É um povo que erra de coração, e não conheceu os meus caminhos. O coração deles estava obstinada e constantemente errado; não foi a cabeça que errou, mas o próprio coração era perverso: o amor, que apelava aos seus afetos, não conseguiu convertê-los. O coração é a mola-mestra do homem, e, se ele não estiver em ordem, toda a natureza sai dos eixos. Se o pecado fosse apenas superficial, seria coisa leve; mas, já que contaminou a alma, o caso é grave de fato.
Ensinados como foram pelo próprio Jeová, em lições ilustradas por milagres que lhes chegavam diariamente no maná do céu e na água da rocha silícea, deveriam ter aprendido algo, e foi uma vergonha vil que permanecessem obstinadamente ignorantes, recusando-se a conhecer os caminhos de Deus. Andarilhos no corpo, eram também andarilhos no coração, e a clara bondade providencial do seu Deus permaneceu, para suas mentes cegas, um labirinto tão grande quanto aqueles caminhos tortuosos pelos quais ele os conduziu pelo deserto.
Somos nós melhores do que eles? Não somos igualmente propensos a interpretar mal os desígnios do Senhor? Não temos sofrido e gozado tantas coisas em vão? Para muitos, é exatamente assim. Quarenta anos de sabedoria providencial — e até mesmo um período de experiência ainda mais longo — não bastaram para lhes ensinar serenidade de segurança e firmeza de confiança. Há aqui motivo para muito exame de coração.
Muitos tratam a incredulidade como falha menor; chegam a considerá-la antes uma fraqueza do que um crime, mas o Senhor não pensa assim. A fé é devida a Jeová, especialmente por parte daqueles que se dizem povo do seu pasto, e ainda mais enfaticamente por parte daqueles cuja longa vida esteve repleta de provas de sua bondade: a incredulidade insulta um dos mais caros atributos da Divindade, e o faz sem necessidade, sem o menor fundamento, e a despeito de argumentos plenamente suficientes, carregados da eloquência do amor. Que, ao lermos este salmo, nos examinemos e levemos estas coisas a sério.
Versículo 11Salmo 95:11
A quem jurei na minha ira que não entrariam no meu descanso. Não pode haver descanso para um coração incrédulo. Se o maná e os milagres não puderam satisfazer Israel, tampouco se contentariam com a terra que manava leite e mel. Canaã havia de ser o lugar de descanso típico de Deus, onde sua arca haveria de habitar, e onde se estabeleceriam as ordenanças da religião; o Senhor suportara, por quarenta anos, os maus modos da geração que saiu do Egito, e era justo que resolvesse não suportar mais.
Não bastava que se tivessem revoltado ao longo de toda aquela maravilhosa marcha pelo deserto? Seria permitido a eles criar novos Massás e Meribás na própria Terra Prometida? Jeová não o permitiria. Não apenas disse, mas jurou que em seu descanso não entrariam, e aquele juramento excluiu a todos eles; seus cadáveres caíram no deserto. Solene advertência a todos os que abandonam o caminho da fé por veredas de murmuração impaciente e desconfiança.
Os rebeldes de outrora não puderam entrar por causa da incredulidade; "temamos, pois, que, uma vez que nos é deixada a promessa de entrar no seu descanso, algum de nós pareça ter falhado em alcançá-la." Uma bendita conclusão deste salmo não deve ser esquecida. É claro que há um descanso de Deus, e que alguns devem entrar nele: mas "aqueles a quem primeiro foi pregado não entraram por causa da incredulidade; resta, portanto, um descanso para o povo de Deus."
Os incrédulos não puderam entrar, mas "nós, que temos crido, entramos no descanso." Desfrutemos dele, e louvemos ao Senhor por ele para sempre. Nosso é o verdadeiro descanso sabático; cabe-nos descansar das nossas próprias obras, como Deus descansou das suas. Enquanto assim fazemos, "cheguemos à sua presença com ações de graças, e façamos a ele um som de júbilo com salmos."