Salmo 137
Leia o Salmo 137 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
Esta ode plangente é uma das composições mais encantadoras de todo o Livro dos Salmos por sua força poética. Mesmo que não fosse inspirada, ainda assim ocuparia lugar elevado na poesia — sobretudo a primeira parte, terna e patriótica ao mais alto grau.
Nos versos finais (Salmos 137:7-9) encontramos expressões de indignação ardente contra os principais adversários de Israel — uma indignação tão justa quanto fervorosa. Que a critique quem nunca viu seu templo incendiado, sua cidade arrasada, suas mulheres violentadas e, depois, os filhos trucidados; talvez não fossem tão comedidos de boca se tivessem sofrido dessa maneira.
Uma coisa é falar do sentimento amargo que movia os israelitas cativos na Babilônia; outra, bem diferente, é sermos nós mesmos cativos sob um poder selvagem e implacável, que não sabia mostrar misericórdia, mas se comprazia em barbaridades contra os indefesos.
O cântico é tal que caberia bem ser entoado no muro das lamentações dos judeus. É fruto do cativeiro na Babilônia, e muitas vezes deu voz a dores que, de outro modo, seriam inexprimíveis. É um Salmo opalescente, em cujo brilho suave arde um fogo que causa espanto a quem o contempla.
Exposição
Versículo 1Salmo 137:1
Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentávamos. Havia cursos d'água em abundância na Babilônia, onde corriam não só rios naturais, mas também canais artificiais: era terra de largos rios e correntes. Contentes de escapar das ruas barulhentas, os cativos buscavam a beira do rio, onde o fluir das águas parecia estar em sintonia com suas lágrimas.
Era algum pequeno conforto sair da multidão, ter um pouco de espaço para respirar; por isso se assentavam, como que para descansar um instante e consolar-se na dor. Em pequenos grupos sentavam-se e faziam lamento comum, misturando lembranças e lágrimas.
Os rios eram bons o bastante, mas, ai, eram os rios da Babilônia, e o solo onde os filhos de Israel se assentavam era terra estrangeira; por isso choravam. Aqueles que vinham interromper seu silêncio eram cidadãos da cidade destruidora, e sua companhia não era desejada. Tudo lembrava a Israel do seu banimento da cidade santa, da sua servidão à sombra do templo de Bel, da sua impotência sob um inimigo cruel; por isso seus filhos e filhas se assentavam em tristeza.
Sim, chorávamos quando nos lembrávamos de Sião. Nada mais teria abatido aqueles espíritos valentes; mas a lembrança do templo do seu Deus, do palácio do seu rei, do centro da sua vida nacional, os quebrantou por completo. A destruição varrera todas as suas delícias, e por isso choravam — os homens fortes choravam, os doces cantores choravam!
Não choravam quando se lembravam das crueldades da Babilônia; a memória da opressão feroz secava suas lágrimas e fazia seus corações arderem de ira. Mas quando a amada cidade das suas solenidades lhes vinha à mente, não conseguiam conter as torrentes de lágrimas.
Assim também os verdadeiros crentes lamentam quando veem a igreja despojada e se sentem incapazes de socorrê-la: poderíamos suportar qualquer coisa melhor do que isso. Nos nossos dias, a Babilônia do erro devasta a cidade de Deus, e os corações dos fiéis se ferem profundamente ao verem a verdade caída nas ruas e a incredulidade dominante entre os que se dizem servos do Senhor.
Levantamos nossos protestos, mas parecem em vão; a multidão está louca por seus ídolos. Que seja nosso chorar em segredo pelo mal que sofre nossa Sião: é o mínimo que podemos fazer; talvez, em seu resultado, venha a ser o melhor que podemos fazer.
Que seja nosso também assentar-nos e considerar profundamente o que deve ser feito. Que seja nosso, em todo caso, guardar em mente e coração a memória da igreja de Deus, que nos é tão querida. Os frívolos podem esquecer, mas Sião está gravada em nossos corações, e sua prosperidade é o nosso maior desejo.
Versículo 2Salmo 137:2
Sobre os salgueiros, no meio dela, pendurávamos as nossas harpas. Os ramos pendentes pareciam chorar como nós, e assim demos a eles nossos instrumentos musicais; os salgueiros podiam fazer melodia tão bem quanto nós, pois não tínhamos disposição para o canto.
No meio dos salgueiros, ou no meio dos rios, ou no meio da Babilônia — pouco importa qual — penduravam suas harpas no alto: aquelas harpas que outrora, nos salões de Sião, derramavam a alma da música. Melhor pendurá-las do que espatifá-las; melhor pendurá-las nos salgueiros do que profaná-las a serviço de ídolos.
Triste, de fato, é o filho da dor quando se cansa da sua harpa, da qual em dias melhores conseguia extrair doces consolos. A música tem encantos para dar descanso aos espíritos inquietos; mas quando o coração está profundamente triste, ela só zomba da dor que a ela recorre. Os homens deixam de lado seus instrumentos de alegria quando uma nuvem pesada escurece suas almas.
Versículo 3Salmo 137:3
Pois lá os que nos levaram cativos nos pediam uma canção. Já era ruim ser cantor de todo modo, quando se exigia que esse talento fosse posto em servidão à vontade de um opressor. Melhor emudecer do que ser forçado a agradar um inimigo com canto forçado. Que crueldade fazer um povo suspirar e depois exigir que cante!
Serão homens arrancados de casa e de tudo o que lhes é caro, e ainda assim terão de entoar alegremente para o prazer de seus captores sem coração? Isto é tortura estudada: o ferro entra na alma. É de fato "ai dos vencidos" quando são forçados a cantar para aumentar o triunfo dos vencedores. A crueldade aqui alcançou um refinamento raramente imaginado. Não é de admirar que os cativos se sentassem para chorar diante de tal insulto.
E os que nos devastaram exigiam de nós alegria. Os cativos não deviam apenas cantar, mas sorrir, e acrescentar júbilo à sua música. O cego Sansão, em dias passados, tinha de ser trazido para divertir os filisteus, e agora os babilônios provam ser pães do mesmo fermento. Saqueados, feridos, acorrentados, levados ao cativeiro e à pobreza, ainda assim o povo devia rir como se tudo fosse brincadeira, e divertir-se como se não sentisse dor nenhuma. Isto era absinto e fel para os verdadeiros amantes de Deus e da sua terra escolhida.
Dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Nada mais lhes serviria senão um hino sagrado, uma melodia consagrada ao culto de Jeová. Nada contentaria os zombadores babilônicos senão um dos Salmos de Israel — daqueles que, nos dias mais felizes, ela cantava ao Senhor cuja misericórdia dura para sempre: isso seria diversão rara para seus perseguidores, que ridicularizariam seu culto e zombariam da sua fé em Jeová.
Nessa exigência havia um insulto ao seu Deus, além de um escárnio contra eles mesmos, e isso a tornava ainda mais intensamente cruel. Nada poderia ser mais malicioso, nada mais produtor de dor. Esses perseguidores gratuitos tinham seguido os cativos até seu retiro, notado seu aspecto pesaroso, e ali, então, ordenaram aos que choravam que fizessem alegria para eles.
Não podiam deixar os sofredores em paz? Não teriam os exilados nenhum descanso? A filha da Babilônia parecia decidida a encher sua taça de iniquidade, torturando o povo do Senhor. Aqueles que tinham sido os agentes mais ativos da ruína de Israel precisavam agora seguir suas ferocidades com escárnios. "As misericórdias dos ímpios são cruéis." Piores que os egípcios, não pediam trabalho que suas vítimas pudessem prestar, mas exigiam alegria que não podiam dar, e cânticos sagrados que não ousariam profanar para tal propósito — agravando o sofrimento dos exilados cansados e oprimidos com sua zombaria e sua indecência.
Lamentamos dizer que a semelhança ainda persiste entre os judeus em estado de cativeiro e os cristãos em estado de peregrinação. Também temos de suportar o escárnio dos profanos e dos insensatos. O ridículo e o desdém são muitas vezes o destino da piedade sincera neste mundo. A moda, a frivolidade e a falsa filosofia formaram uma combinação formidável contra nós; e a mesma verdade, a mesma honestidade, a mesma integridade de princípios, que em qualquer outra causa seriam tidas como viris e respeitáveis, são desprezadas e ridicularizadas quando ligadas à causa do evangelho e a seus interesses sublimes.
— Thomas Chalmers.
Versículos 3–4Salmo 137:3-4
São João Crisóstomo observa a melhora que essa tribulação produziu nos judeus, os quais antes ridicularizavam — e até matavam — alguns dos profetas; mas agora, cativos em terra estrangeira, não se dispunham a expor seus cânticos sagrados ao escárnio dos gentios.
— Robert Bellarmine.
Versículo 4Salmo 137:4
Como cantaremos o cântico do SENHOR em terra estranha? Como poderiam sequer cantar? Cantar em terra estranha? Cantar o cântico de Jeová entre os incircuncisos? Não, isso não podia ser; não seria.
De uma só voz recusam, mas a recusa é enunciada com humildade, formulada como pergunta. Se os homens da Babilônia eram maus o bastante para sugerir a profanação de coisas santas para satisfazer curiosidade ou criar entretenimento, os homens de Sião não tinham endurecido tanto o coração a ponto de estarem dispostos a agradá-los a tão terrível custo.
Há muitas coisas que os ímpios podem fazer, e nem pensar duas vezes ao fazê-las, das quais os homens piedosos não podem se arriscar. A pergunta "Como poderia eu?" ou "Como poderíamos nós?" nasce de uma consciência sensível e denota uma incapacidade de pecar que muito convém cultivar.
Versículo 5Salmo 137:5
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua habilidade. Cantar os cânticos de Sião para deleite dos inimigos de Sião seria esquecer a Cidade Santa. Cada judeu declara por si mesmo que não fará isso; pois o pronome muda de "nós" para "eu". Individualmente, os cativos empenham-se em fidelidade a Jerusalém, e cada um afirma que preferiria esquecer a arte de tirar música das cordas da sua harpa a usá-la para deleite da Babel.
Muito melhor que a mão direita esqueça seu ofício costumeiro, perca toda a sua destreza, do que buscar música para rebeldes nos instrumentos do Senhor, ou acompanhar com doce habilidade um Salmo sagrado profanado em canção comum para os tolos rirem. Nenhum deles desonrará assim a Jeová para glorificar Belo e agradar seus devotos. Solenemente rogam vingança sobre si mesmos, caso se mostrem falsos, caso se mostrem infiéis.
Versículo 6Salmo 137:6
Se de ti eu não me lembrar, apegue-se a minha língua ao céu da boca. Assim os cantores rogam silêncio eterno sobre suas bocas, caso esqueçam Jerusalém para agradar a Babilônia. Os tocadores de instrumentos e os doces cantores são de uma só mente: os inimigos do Senhor não conseguirão deles nenhuma melodia ou canção alegre.
Se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria. A cidade sagrada deve estar sempre em primeiro lugar em seus pensamentos, rainha das suas almas; preferiam ficar mudos a desonrar seus hinos sagrados e dar ao opressor ocasião de ridicularizar seu culto.
Se tal era o apego de um judeu banido à sua terra natal, quanto mais devemos amar a igreja de Deus, da qual somos filhos e cidadãos. Quão zelosos devemos ser da sua honra, quão fervorosos pela sua prosperidade. Nunca busquemos motivo de troça nas palavras da Escritura, nem façamos diversão das coisas santas, para que não sejamos culpados de esquecer o Senhor e a sua causa. Há razão para temer que muitas línguas tenham perdido todo poder de encantar as congregações dos santos porque esqueceram o evangelho, e Deus se esqueceu delas.
Versículo 7Salmo 137:7
Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém. A causa é deixada nas mãos de Jeová. Ele é um Deus de retribuições, e distribuirá justiça com imparcialidade. Os edomitas deveriam ter sido amigos dos israelitas, por parentesco; mas mostraram ódio profundo e rancor cruel. O mais velho não gostava de servir ao mais novo, e assim, quando chegou o dia da tribulação de Jacó, Esaú estava pronto para tirar proveito dela.
Os israelitas cativos, movidos pela dor a levar suas queixas a Deus, acrescentaram também uma prece para que ele visitasse a nação que covardemente se aliou aos seus inimigos, e ainda incitou os invasores a mais que a crueldade costumeira.
Que disseram: Arrasai-a, arrasai-a até os seus fundamentos. Desejavam ver o fim de Jerusalém e do estado judaico; não queriam deixar pedra sobre pedra, desejavam ver a completa demolição do templo, do palácio, do muro e das habitações.
É horrível que vizinhos sejam inimigos; pior ainda que mostrem sua inimizade em tempos de grande aflição; pior de tudo que vizinhos instiguem outros a atos maliciosos. São responsáveis pelos pecados alheios os que se servem deles como instrumentos da própria inimizade. É uma vergonha que homens incitem os ímpios a feitos que eles mesmos não seriam capazes de realizar.
Os caldeus já eram ferozes o bastante sem serem incitados a maior fúria; mas o ódio de Edom era insaciável. Merecem ser lembrados pela vingança aqueles que, em tempos maus, não se lembram da misericórdia; quanto mais aqueles que se aproveitam das calamidades para se vingar dos que sofrem. Quando chegar o dia da restauração de Jerusalém, Edom será lembrado e apagado da existência.
Versículo 8Salmo 137:8
Ó filha da Babilônia, que hás de ser destruída. Ou a destruidora: aceitemos a palavra de qualquer dos dois jeitos, ou dos dois ao mesmo tempo: a destruidora seria destruída, e o salmista, em visão, já a via como destruída. É comum falar de uma cidade como filha virgem. A Babilônia estava em seu auge e em sua beleza, mas já estava condenada por seus crimes.
Bem-aventurado aquele que te retribuir como tu nos serviste. O vingador cumpriria uma missão honrosa ao derrubar um poder tão brutal, tão desumano. Os exércitos assírios e caldeus tinham sido jactanciosamente brutais em suas conquistas; era justo que sua conduta lhes fosse medida de volta no próprio peito. Nenhuma sentença de castigo pode ser mais indiscutivelmente justa do que aquelas que seguem de perto a lex talionis, até a última letra.
A Babilônia devia cair, como fez cair Jerusalém; e seu saque e sua matança deviam ser tais quais os que ela impôs a outras cidades. O poeta patriota, sentado com tristeza em seu exílio, encontra consolo na perspectiva da derrubada da cidade imperial que o mantém em cativeiro, e considera Ciro verdadeiramente feliz por ser designado para tal obra justa.
A terra inteira abençoaria o conquistador por livrar as nações de um tirano; as gerações futuras o chamariam de bendito por permitir aos homens respirar de novo, e por tornar a liberdade novamente possível sobre a terra. Podemos ter certeza de que todo poder injusto está condenado à destruição, e que do trono de Deus a justiça será distribuída a todos cuja lei é a força, cujo domínio é o egoísmo, e cuja política é a opressão.
Feliz é o homem que ajudar a derrubar a Babilônia espiritual, a qual, apesar de suas riquezas e poder, "há de ser destruída". Mais feliz ainda será aquele que a vir afundar como pedra de moinho no dilúvio, para nunca mais se levantar. O que seja essa Babilônia espiritual ninguém precisa perguntar. Há apenas uma cidade sobre a terra que corresponde a esse nome.
Versículo 9Salmo 137:9
Bem-aventurado aquele que tomar os teus pequeninos e os despedaçar contra as pedras. Feroz era o coração do judeu que vira sua amada cidade tornar-se cenário de tão terrível carnificina. Seu coração pronunciava igual sentença sobre a Babilônia. Ela deveria ser açoitada com seu próprio látego de arame.
O desejo de retribuição justa é mais o espírito da lei do que do evangelho; e ainda assim, em momentos de ira justa, o velho fogo arde; e enquanto a justiça sobreviver no peito humano, não faltará combustível entre as várias tiranias que ainda subsistem.
Faremos bem em considerar esta passagem como profecia. A história nos informa que ela se cumpriu literalmente: o povo babilônico, em seu terror, chegou a destruir sua própria prole, e os homens se julgavam felizes quando tinham passado ao fio da espada suas próprias mulheres e filhos. Por horrível que fosse todo esse episódio, é algo com que podemos nos alegrar se olharmos para o bem-estar do mundo em sentido amplo; pois a Babilônia, ladra gigantesca, havia por muitos anos massacrado nações sem misericórdia, e sua queda foi o levantar de muitos povos para um estado mais livre e mais seguro.
O assassinato de crianças inocentes jamais poderá ser suficientemente lamentado, mas era um episódio da guerra antiga que os babilônios não haviam poupado em seus próprios massacres, e, por isso, não foram poupados dele. As retribuições da providência podem ser lentas, mas são sempre certas; nem podem ser recebidas com pesar por aqueles que veem nelas a mão justa de Deus.
É uma coisa lamentável que uma nação precise de um carrasco; mas ainda assim, se os homens cometem assassinatos, mais cabem lágrimas às vítimas do que aos próprios assassinos. Um sentimento de amor universal é admirável, mas não deve estar divorciado de um senso agudo de justiça.
Os cativos na Babilônia não faziam música, mas derramavam suas justas maldições, e estas estavam muito mais em harmonia com sua situação do que cânticos e risos poderiam estar. Aqueles que zombam do povo do Senhor receberão mais do que desejam, para sua própria confusão: terão bem pouco motivo para alegria, e mais que suficiente para se encherem de miséria.
As execrações dos homens bons são coisas terríveis, pois não são proferidas levianamente, e são ouvidas nos céus. "A maldição sem causa não sobrevirá"; mas não há causa aqui? Esmagarão os déspotas a virtude sob o calcanhar de ferro sem jamais serem punidos? O tempo dirá.
Obras sobre este salmo
An Exposition upon some select Psalms of David. Escrito por aquele fiel servo de Deus M. Robert Rollok. E traduzido do latim para o inglês por Charles Lumisden, Edimburgo, 1600, in-8º. Contém uma breve exposição do Salmo 137. De pouco valor.