Notas explicativas e citações: Salmo 137
Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 137, reunidas por Charles Spurgeon.
Leia o Salmo 137 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
Salmo inteiro. Note que este mesmo Salmo, no qual se faz a pergunta "Como poderíamos cantar?", é ele próprio um cântico, um dos cânticos do Senhor, ainda hoje. Nada pode ser mais triste, mais desalentado. Fala do choro na lembrança de Sião; fala de harpas penduradas nos salgueiros por exilados que não têm ânimo para usá-las; e, no entanto, o próprio relato dessas tristezas, dessa incapacidade de cantar, ainda é um cântico. Nós o entoamos em nossas congregações hoje, centenas e milhares de anos após sua composição, como uma das melodias da Igreja, um dos cânticos do Senhor. Ele nos dá um exemplo marcante da variedade, da versatilidade do culto, mesmo naquele departamento que poderia parecer todo alegria, todo louvor. A própria recusa a cantar pode ser, em si, um cântico. Qualquer expressão verdadeira de bons pensamentos, sejam eles pensamentos de alegria ou de tristeza, pode ser um hino verdadeiro, uma melodia autêntica para a congregação, ainda que não traduza a cada instante o pensamento de todos os adoradores. "Como cantaremos?" é, ele mesmo, um hino permanente, um cântico inspirado, para todas as igrejas.
— C. J. Vaughan.
Salmo inteiro. Este Salmo se compõe de duas partes. A primeira é uma pesada queixa da igreja, até Salmos 137:7. A outra é uma pesada imprecação e uma denúncia profética contra os inimigos da igreja, até o fim do Salmo.
— Robert Rollock.
Salmo inteiro. Que mistura maravilhosa é este Salmo, de suave melancolia e ardente patriotismo! A mão que o escreveu deve ter sabido golpear duramente com a espada, tanto quanto afinar a harpa. As palavras são palavras ardentes de um coração que respira amor imorredouro por sua pátria, ódio imorredouro por seu inimigo. O poeta é, de fato,
"Dotado do ódio ao ódio, do desprezo ao desprezo,
Do amor ao amor."
— J. J. Stewart Perowne.
Salmo inteiro. Vários dos Salmos claramente se referem ao tempo do cativeiro babilônico... Os sentimentos pesarosos de melancolia pensativa e de anseio cansado dos cativos, durante sua longa e fatigante duração, constituem o tema do Salmo cento e trinta e sete. Foi provavelmente escrito por algum levita cativo e talentoso naquela época. Alguns supõem que tenha sido composto por Jeremias, o profeta das lágrimas, e enviado a seus compatriotas na terra do exílio, a fim de despertar ternas lembranças do passado e sustentar uma esperança viva para o futuro; e certamente a ode é digna até mesmo da sua pena, pois é uma das elegias mais doces, mais plangentes e mais primorosamente belas em qualquer língua. É plena de patético que derrete corações e traz lágrimas. O gemido do cativo, o lamento do exilado e o suspiro dos santos se ouvem em cada linha.
— W. Ormiston, em "The Study," 1874.
Salmo inteiro. Aqui,
Os cativos melancólicos não conseguem desfrutar de si mesmos, Salmos 137:1-2.
Não conseguem satisfazer o humor de seus orgulhosos opressores, Salmos 137:3-4.
Não conseguem esquecer Jerusalém, Salmos 137:5-6.
Não conseguem esquecer Edom e a Babilônia, Salmos 137:7-9.
— Matthew Henry.
Versículo 1Salmo 137:1
Junto aos rios da Babilônia. Os canais da própria Babilônia, provavelmente (confira Salmos 137:2).
— William Kay.
Junto aos rios. Eufrates, Tigre, Cabora etc., e os canais que cortavam o país. Os exilados naturalmente buscavam as margens dos cursos d'água como lugares sombreados, frescos e retirados, onde podiam entregar-se às suas lembranças pesarosas. Os profetas do exílio tiveram suas visões junto ao rio. Ezequiel 1:1; Daniel 8:2; 10:4.
— "Bibliotheca Sacra and Theological Review," 1848.
Junto aos rios. A margem de um rio, como a beira-mar, é lugar predileto de permanência para aqueles a quem a dor profunda afasta do rebuliço dos homens em direção à solidão. A linha que delimita o rio dá à solidão um limite seguro; o borbulhar monótono das águas mantém a alternância opaca e melancólica dos pensamentos e sentimentos; e, ao mesmo tempo, a visão da água fresca e límpida exerce influência apaziguadora sobre a febre que consome o coração por dentro.
— Franz Delitzsch.
Junto aos rios. A razão peculiar de os filhos de Israel serem representados sentados junto às correntes é o choro. Uma referência interna do choro às correntes deve, portanto, ter dado origem à representação do assentar-se. Nem é difícil descobrir essa referência. Todas as línguas conhecem regatos, ou correntes de lágrimas; compare, na Escritura, Lamentações 2:18: "Corram as lágrimas como um rio, de dia e de noite"; Lamentações 3:48; também Jó 28:11, onde, inversamente, o jorrar das águas é chamado de choro (à margem). Os filhos de Israel se colocavam junto às correntes de Babel porque viam nelas a imagem e o símbolo dos seus rios de lágrimas.
— E. W. Hengstenberg.
Ali nos assentávamos. Entre os poetas, sentar-se no chão é sinal de miséria ou de cativeiro.
Multos illa dies incomtis moesta capillis
sederat. — Propertius.
Com os cabelos em desalinho, pesarosa, por muitos dias
ela ficara sentada.
O utinam ante tuos sedeam captiva penates. — Propertius.
Ah, se eu pudesse sentar-me cativa à tua porta!
Encontra-se a mesma postura numa moeda antiga que celebra uma vitória de Lúcio Vero sobre os partos. Encontramos a Judeia em várias moedas de Vespasiano e de Tito na postura que denota tristeza e cativeiro.
— De Dialogues on Medals, de Joseph Addison.
Assentávamo-nos implica que a explosão de dor foi longa, e também que os cativos a encaravam como uma espécie de alívio e repouso.
— Crisóstomo.
Chorávamos quando nos lembrávamos de Sião. O homem piedoso toma a peito as misérias da igreja. Já li a respeito de certas árvores cujas folhas, quando cortadas ou tocadas, fazem as demais folhas se contraírem e se encolherem, pendendo a cabeça por um tempo: tal é a simpatia espiritual entre os cristãos; quando outras partes da igreja de Deus sofrem, eles se sentem, por assim dizer, tocados na própria pessoa.
Ambrósio relata que, quando Teodósio estava à beira da morte, ele se afligia mais com a igreja de Deus do que com a própria doença. Quando Eneias quis salvar a vida de Anquises, este disse: "Longe de mim desejar viver quando Troia jaz sepultada em suas ruínas."
Há na música dois uníssonos: se você tocar um, perceberá o outro vibrar, como se fosse afetado; quando o Senhor toca os outros, um coração piedoso se comove profundamente, Isaías 16:11: "Minhas entranhas soarão como harpa." Ainda que vá bem com um filho de Deus em sua vida particular, e ele habite numa casa de cedro, ele se aflige ao ver as coisas irem mal para a coletividade. A rainha Ester desfrutava do favor do rei e de todas as delícias da corte; contudo, quando um decreto sangrento foi assinado para a morte dos judeus, ela se lamenta, jejua e arrisca a própria vida para salvar a deles.
— Thomas Watson.
Só por Sião choravam, ao contrário de muitos que choram com o choro e se alegram com a alegria da Babilônia, porque todo o seu interesse e afeto está preso às coisas deste mundo.
— Agostinho.
Choremos, porque nesta vida somos forçados a assentar-nos junto às águas da Babilônia, e ainda somos estrangeiros, como que banidos e impedidos de nos satisfazer com os prazeres daquele rio que alegra a cidade de Deus. Ai, se considerássemos que a nossa pátria é o céu, e entendêssemos este lugar aqui embaixo como nossa prisão, ou lugar de banimento, a menor ausência de nossa pátria arrancaria lágrimas dos nossos olhos e suspiros dos nossos corações, com Davi (Salmos 120:5): "Ai de mim, que peregrino em Meseque, e que sou obrigado a habitar nas tendas de Quedar."
Lembra-se de como os judeus se comportaram no tempo do seu exílio e cativeiro, enquanto se assentavam junto aos rios e águas da Babilônia? Choravam, não se deixavam consolar; penduravam suas harpas e instrumentos. O que são as águas da Babilônia senão os prazeres e deleites do mundo, as águas da confusão, como o próprio termo significa? Ora, quando o povo de Deus se assenta junto a elas — isto é, não descuidadamente, mas de modo deliberado, com reflexão firme, vendo-as escorrer e passar — e as compara com Sião, isto é, com os rios inconcebíveis de prazer que são permanentes na Jerusalém celestial, como poderiam deixar de chorar, ao se verem assentados junto a umas e peregrinando longe da outra?
E vale a pena observar que, apesar de os judeus terem muitas causas de lágrimas — os caldeus lhes haviam roubado bens, honras, pátrias, liberdade, pais, filhos, amigos —, a principal coisa pela qual, apesar de tudo isso, se lamentam é a sua ausência de Sião: "Chorávamos quando nos lembrávamos de ti, ó Sião" — pela sua ausência de Jerusalém. O que deveríamos então fazer nós, por nossa ausência de outro tipo de Jerusalém! A deles era uma Jerusalém terrena, velha, saqueada, espoliada, incendiada, arrasada; a nossa é uma Jerusalém celestial, nova, na qual nenhuma flecha pode ser lançada, nenhum ruído de tambor ouvido, nenhum som de trombeta, nenhum chamado à batalha: quem, então, não choraria por estar ausente dali!
— Walter Balcanqual, em "A Sermon Preached at St. Maries Spittle," 1623.
Nos lembramos de Sião. Isso necessariamente implica que tinham esquecido, pois de outro modo como poderiam agora lembrar-se? Em sua paz e fartura, davam então pouca atenção a Sião.
— John Whincop, em sermão intitulado "Israel's Tears for Distressed Zion," 1645.
Nada poderia apresentar um contraste mais marcante com sua terra natal do que a região para a qual os hebreus foram transplantados. Em vez da sua cidade montanhosa, irregular e pitoresca, coroando alturas desiguais e debruçada sobre seus desfiladeiros profundos e escarpados — por um dos quais serpenteava um riacho escasso — entravam agora na vasta, quadrada e plana cidade da Babilônia, ocupando ambas as margens do largo Eufrates; enquanto ao redor se estendiam planícies imensas, cortadas por longos canais retos, ladeados por fileiras de salgueiros.
Como era diferente do seu templo nacional — edifício pequeno, mas altamente acabado e ricamente adornado, erguido no meio de seus pátios, sobre a testa de um precipício elevado — o templo colossal do Bel caldeu, erguendo-se da planície com seus oito estupendos andares ou torres, um sobre o outro, até a altura perpendicular de um oitavo de milha! O palácio dos reis babilônicos era mais de duas vezes o tamanho de toda a sua cidade; cobria oito milhas, com seus jardins suspensos construídos sobre terraços arqueados, cada um se elevando acima do outro, ricos em toda a exuberância do cultivo artificial.
Quão diferente dos penhascos ensolarados da sua própria terra, onde a oliveira e a videira cresciam espontaneamente, e dos vales frescos, sombreados e recolhidos, onde sempre podiam achar abrigo do calor do meio-dia ardente! Não é de admirar, então, que, nas palavras patéticas do seu próprio hino, "junto às águas da Babilônia se assentaram e choraram, quando se lembraram de ti, ó Sião."
Do seu tratamento geral como cativos sabemos pouco. O Salmo acima citado parece indicar que os babilônios tinham bom gosto suficiente para apreciar o talento poético e musical dos exilados, e que eram convocados ocasionalmente para animar os banquetes de seus senhores, ainda que fosse muito contra sua vontade que cantassem os cânticos de Sião em terra estranha.
Em geral, parece que os exilados judeus tinham permissão para viver juntos em grupos consideráveis, não vendidos como escravos domésticos, pessoais ou agrícolas — pelo menos não os da melhor condição, dos quais o cativeiro em sua maioria era composto. Eram colonos, mais do que cativos, e passaram a possuir, com o tempo, bens consideráveis. Tinham seguido o conselho do profeta Jeremias (que não lhes deu esperança de retorno rápido às suas casas): tinham construído casas, plantado jardins, se casado e criado filhos, submetendo-se como súditos pacíficos às autoridades locais: tudo isso implica certa liberdade, certo grau de prosperidade e conforto. Gozavam de livre exercício da sua religião, ao menos os que permaneciam fiéis à sua crença em Jeová. Não temos notícia de perseguição religiosa especial e generalizada.
— Henry Hart Milman (1791-1868), em "The History of the Jews."
Assentavam-se em silêncio; lembravam-se em silêncio; choravam em silêncio.
— J. W. Burgon.
Versículos 1–6Salmo 137:1-6
Israel era um povo típico. 1. Eram figura da igreja de Deus em todas as eras do mundo. E 2. Eram figura da alma de cada crente individual. Este Salmo foi composto para Israel em seu cativeiro. Vamos percorrê-lo, buscando seu sentido figurado.
- Quando um crente está em cativeiro, guarda uma lembrança pesarosa de Sião. Assim foi com o antigo povo de Deus: Junto aos rios da Babilônia nos assentávamos; sim, chorávamos, quando nos lembrávamos de Sião (Salmos 137:1). No último capítulo, 2 Crônicas 36:14-20, encontramos o triste relato do cativeiro de Judá. Muitos de seus amigos tinham sido mortos à espada — a casa de Deus fora incendiada — os muros de Jerusalém, derrubados — e eles mesmos eram cativos em terra estrangeira. Não é de admirar que se assentassem e chorassem ao se lembrarem de Sião.
Assim é, muitas vezes, com o crente levado cativo pelo pecado — ele se assenta e chora quando se lembra de Sião. Sião é o lugar onde Deus se faz conhecer. Quando um pobre pecador despertado é levado a conhecer o Salvador, e a entrar, pelo véu rasgado, no santo dos santos, então ele se torna um do povo de Sião: "Um dia nos teus átrios é melhor que mil." Ele habita em Sião; e ao povo que ali habita é perdoada a iniquidade. Mas quando um crente cai em pecado, cai nas trevas — é levado cativo, longe de Sião. Não encontra mais entrada além do véu; não se alegra mais quando lhe dizem: "Vamos à casa do Senhor." Ele se assenta e chora quando se lembra de Sião.
- O mundo escarnece do crente em seu cativeiro. Assim foi com o antigo Israel. Os caldeus eram conquistadores cruéis. Diz Deus, por seu profeta: "Eu me indignara só um pouco, mas eles ajudaram a agravar a aflição." Não somente os levaram para longe do seu templo, da sua terra e dos seus lares, mas fizeram troça das suas dores. Quando os viram assentar-se para derramar lágrimas amargas junto aos rios da Babilônia, exigiram alegria e um cântico, dizendo: "Cantai-nos um dos cânticos de Sião."
Assim é com o mundo e o cristão cativo. Há momentos em que o mundo não escarnece do cristão. Muitas vezes o cristão se enche de uma alegria tão estranha que o mundo se admira em silêncio. Muitas vezes há no cristão um espírito manso e quieto, que desarma a oposição. A resposta branda desvia o furor; e até seus inimigos são forçados a viver em paz com ele. Mas espere até chegar o dia sombrio do cristão — espere até que o pecado e a incredulidade o tenham levado ao cativeiro — espere até que seja excluído de Sião, levado para longe, e se assente e chore; então o mundo cruel ajudará a agravar a aflição — então exigirão alegria e cântico; e, ao verem a lágrima amarga escorrer pela face, perguntarão com escárnio selvagem: "Onde estão agora os seus salmos?" "Cantai-nos um dos cânticos de Sião." Até Cristo sentiu essa amargura quando pendia da cruz.
- O cristão não consegue cantar em cativeiro. Assim foi com o antigo Israel. Eram particularmente apegados aos doces cânticos de Sião. Estes lhes lembravam os tempos de Davi e Salomão — quando o templo foi construído e Israel estava em sua glória máxima. Lembravam-lhes, acima de tudo, o seu Deus, o seu templo e os serviços do santuário. Três vezes por ano subiam do interior em grupos, cantando esses doces cânticos de Sião — erguendo os olhos para os montes de onde vinha o seu socorro.
Mas agora, em cativeiro, penduravam suas harpas nos salgueiros; e, quando seus cruéis espoliadores exigiam alegria e cântico, respondiam: "Como cantaremos o cântico do Senhor em terra estranha?" Assim é com o crente nas trevas. Ele pendura sua harpa nos salgueiros e não consegue cantar o cântico do Senhor. Todo crente tem uma harpa. Todo coração renovado se transforma em harpa de louvor. A boca se enche de riso — a língua, da mais divina melodia. Todo cristão verdadeiro ama o louvor — os cristãos mais santos o amam mais. Mas quando o crente cai em pecado e trevas, sua harpa fica nos salgueiros, e ele não consegue cantar o cântico do Senhor, pois está em terra estranha.
(a) Perde todo o senso do perdão. É o senso do perdão que dá seus tons mais doces ao cântico do cristão. Mas quando um crente está em cativeiro, perde esse doce senso de perdão, e por isso não consegue cantar.
(b) Perde todo o senso da presença de Deus. É a doce presença de Deus com a alma que faz o crente cantar. Mas quando essa presença se ausenta, a casa do Senhor não passa de um deserto uivante; e você diz: "Como poderíamos cantar o cântico do Senhor em terra estranha?"
(c) Perde de vista o Canaã celestial. A visão dos montes eternos desperta as melodias celestiais da alma crente. Mas, quando um crente peca e é levado cativo, perde essa esperança de glória. Assenta-se e chora — pendura sua harpa nos salgueiros e não consegue cantar o cântico do Senhor em terra estranha.
(d) O crente nas trevas ainda se lembra de Sião e a prefere à sua maior alegria. Muitas vezes descobre, ao cair em pecado e cativeiro, que caiu entre delícias mundanas e amigos mundanos. Mil prazeres o tentam a fixar ali seu repouso; mas, se é verdadeiro filho de Sião, jamais se acomodará em terra estranha. Olhará para todos os prazeres do mundo e os prazeres do pecado e dirá: "Um dia nos teus átrios é melhor que mil" — "Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua habilidade."
— Condensado de Robert Murray M'Cheyne, 1813-1843.
Versículos 1–2Salmo 137:1-2
O Salmo é universalmente admirado. Na verdade, nada poderia ser mais requintadamente belo. Está escrito num tom de sensibilidade capaz de tocar toda alma que seja capaz de sentir. É notável que o Dr. Watts, em sua excelente versificação, o tenha omitido. Ele tem, é verdade, alguns versos sobre ele em seus Lyrics, e muitos outros já escreveram sobre esta ode. Já vimos mais de dez composições desse tipo; a última, e talvez a melhor, é a de Lord Byron. Mas quem se satisfaz com qualquer dessas tentativas?
Assim começa: Junto aos rios da Babilônia nos assentávamos; sim, chorávamos, quando nos lembrávamos de Sião. Esses rios eram provavelmente alguns dos braços que se ramificavam do Eufrates e do Tigre. Supõe-se comumente que ali esses judeus cativos eram colocados por seus feitores, para preservar ou reparar as obras hidráulicas. Mas será impróprio conjecturar que o salmista se refira a estarem ali não constantemente, mas ocasionalmente; não por compulsão, mas por escolha?
Imagino-os retirando-se para ali, para desafogar suas mentes oprimidas na solidão. "Vem", dizia um desses judeus piedosos a outro, "vem, saiamos por um instante dessa vaidade e vileza. Reunamo-nos à parte, sob a sombra reconfortante dos salgueiros junto aos cursos d'água. E levemos conosco nossas harpas, e consolemo-nos com alguns dos cânticos de Sião." Mas, assim que chegam e começam a tocar as cordas, as notas — tal é o poder da associação — despertam a lembrança de seus privilégios e prazeres passados. E, tomados de dor, assentam-se na relva; e choram quando se lembram de Sião; seus semblantes abatidos, desviados uns dos outros, parecendo dizer: Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua habilidade. Se de ti eu não me lembrar, apegue-se a minha língua ao céu da boca; se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
Mas o que fazem com suas harpas? Não se ouve mais a voz da alegria, e todas as filhas da música são abatidas. A melodia não convém a um espírito angustiado. "Está alguém aflito? Ore. Está alguém alegre? Cante salmos." "Como aquele que tira a roupa em tempo frio, e como vinagre sobre nitro, assim é o que canta cânticos a um coração pesaroso."
Não as despedaçaram, porém, nem as lançaram na corrente — apenas as penduraram. Esperavam que aquilo que não podiam usar agora, pudessem retomar em época mais feliz. Ser derrubado não é ser destruído. A angústia não é o desespero.
"Cuidado com os passos desesperados; o dia mais sombrio,
se vivido até amanhã, terá passado."
Sobre os salgueiros, no meio dela, penduramos as nossas harpas. Passemos do judeu ao cristão em suas dores espirituais. Quem prega bem, diz Lutero, distingue bem. É particularmente necessário discriminar quando entramos neste assunto. Pois nem todas as dores do cristão são da mesma espécie ou origem. Consideremos quatro fontes da sua tristeza moral.
A primeira será física.
A segunda será criminosa.
A terceira será intelectual.
A quarta será piedosa.
— William Jay, em "The Christian Contemplated."
Versículo 2Salmo 137:2
As nossas harpas. Muitos cantores foram levados cativos: Esdras 2:41. Estes naturalmente levariam consigo seus instrumentos, e seriam insultados, como aqui. Seus cânticos eram sagrados, e impróprios para serem cantados diante de idólatras.
— Das "Anonymous Notes" nas Anotações de James Merrick, 1768.
Salgueiros. Toda a planície sobre a qual se erguia a Babilônia, sendo, por causa de tantos rios e canais que a atravessavam, transformada em pântano em muitos lugares — especialmente perto desses rios e canais — fazia-a abundar muito em salgueiros; por isso é chamada na Escritura de "Vale dos Salgueiros"; pois é assim que devem ser traduzidas as palavras de Isaías 15:7, que traduzimos como "o ribeiro dos salgueiros".
— Humphrey Prideaux (1648-1724), em "The Old and New Testament Connected."
Salgueiros. O salgueiro-chorão da Babilônia cresce até se tornar uma grande árvore; seus ramos, longos, delgados e pendentes, tornam-no próprio para ser plantado às margens de rios, lagoas e sobre nascentes; as folhas, também, são longas e estreitas; e quando cai alguma neblina ou orvalho, vê-se uma gota d'água pendurada em suas extremidades, o que, junto com seus ramos pendentes, produz uma aparência das mais lúgubres. Diz-se que as grinaldas dos namorados eram feitas de uma espécie deste salgueiro, cujos ramos são muito delgados e flexíveis; e a própria planta sempre foi procurada para plantios ornamentais, seja para se misturar com outras de crescimento semelhante nos maiores jardins, seja para ser plantada isoladamente sobre nascentes, ou em grandes espaços abertos, pela peculiar variedade que seu aspecto pesaroso proporciona.
— John Evelyn (1620-1706), em "Silva; or, A Discourse of Trees."
Salgueiros. É fato curioso que, durante a Comunidade da Inglaterra, quando Cromwell, como político sábio, permitiu que se estabelecessem em Londres e tivessem sinagogas, os judeus vieram até ali em número suficiente para celebrar a festa dos Tabernáculos em cabanas, entre os salgueiros às margens do Tâmisa. A perturbação do seu sossego causada pelos inúmeros espectadores, principalmente aprendizes londrinos, exigiu alguma proteção dos magistrados locais. Não que qualquer insulto fosse feito às suas pessoas, mas a curiosidade natural, despertada por espetáculo tão novo e extraordinário, levava muitos a se aproximar demais do seu acampamento, e talvez a invadir sua privacidade.
— Maria Callcott (1788-1842), em "A Scripture Herbal," 1842.
Salgueiros. Conta-se uma bela história sobre o modo como o salgueiro-chorão foi introduzido na Inglaterra.* Muitos anos atrás, o conhecido poeta Alexander Pope, que residia em Twickenham, recebeu de presente da Turquia uma cesta de figos. A cesta era feita dos ramos flexíveis do salgueiro-chorão, a mesma espécie sob a qual os judeus cativos se assentavam quando choravam junto às águas da Babilônia. Sobre os salgueiros penduramos as nossas harpas. O poeta valorizava muito os pequenos ramos delgados por sua associação com algo tão interessante, e desmanchou a cesta, plantando um dos ramos no chão. Ele tinha alguns brotos saudáveis, e o poeta esperava conseguir cultivá-lo, já que nenhuma espécie desse salgueiro era conhecida na Inglaterra. Felizmente, o salgueiro cria raízes e cresce muito depressa. O pequeno ramo logo se tornou uma árvore, e se inclinou graciosamente sobre o rio, do mesmo modo como sua espécie havia feito sobre as águas da Babilônia. Daquele único ramo descendem todos os salgueiros-chorões da Inglaterra.
— Mary e Elizabeth Kirby, em "Chapters on Trees," 1873.
*Os dois extratos anteriores parecem provar que esta história não é verdadeira; ao menos o salgueiro de Evelyn é evidentemente o salgueiro-chorão, e parece já ser conhecido havia muito tempo.
No meio dela. Isto se entende mais naturalmente como a cidade da Babilônia, que era quase do tamanho de Middlesex, e tinha parques e jardins em seu interior.
— William Kay.
Versículo 3Salmo 137:3
Os que nos levaram cativos nos pediam uma canção — ou melhor, como deveria ser traduzido, "as palavras de uma canção". Não veem inconsistência alguma numa religião que se mistura livremente com o mundo. Em sua ignorância, exigem apenas "as palavras de uma canção"; jamais captaram sua melodia celestial. Os que nos devastaram exigiram de nós alegria. Lembre-se: é este elemento mundano que devasta, ou reduz a escombros, seja no que diz respeito ao nosso próprio coração, seja à igreja de Deus.
Mas, fiel aos seus instintos espirituais, o filho de Deus responde: "Como cantaremos o cântico de Jeová na terra de um estrangeiro?"; e então, longe de se abater ou se deixar vencer, ergue-se com um novo ímpeto de resolução e vigor renovado, para proferir os votos dos versículos 5 e 6. Pois, depois de atravessar tal conflito espiritual, saímos dele não cansados, mas revigorados; não mais fracos, mas mais fortes. É uma das aparentes contradições do evangelho que a cura do cansaço, e o alívio do peso que sobrecarrega, esteja justamente em tomar sobre nós a cruz. Depois do conflito de Israel durante toda a noite, quando ele passou por Peniel, o sol se levantou sobre ele — ainda que "coxeasse da coxa".
— Alfred Edersheim.
Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Nenhuma música serve aos epicuristas do profeta senão a música do templo: Amós 6:5, "Inventam para si instrumentos de música como Davi." Tão seletos e excelentes quanto Davi era no serviço do templo, assim queriam ser em seus banquetes particulares. Os tragos de Belsazar não são nem de longe tão doces em outros vasos quanto nos utensílios do templo: Daniel 5:2, "Ordenou que trouxessem os vasos de ouro e de prata que haviam sido tirados da casa de Deus." Assim, o humor babilônico não se compraz com nada tanto quanto com um dos cânticos de Sião; não uma canção qualquer, mas "cantai-nos um dos vossos cânticos de Sião". Nenhuma piada agrada tanto a um espírito profano quanto quando a Escritura é abusada e reduzida a serviçal da sua alegria frívola. O homem vão pensa que jamais poderá dar humor demais aos seus prazeres, nem escárnio suficiente a Deus e às coisas sagradas.
— Thomas Manton.
Cantai-nos um dos cânticos de Sião. A natureza insultuosa da exigência se tornará ainda mais evidente se considerarmos que os temas usuais desses cânticos eram a onipotência de Jeová e o seu amor pelo povo escolhido.
— William Keatinge Clay, 1839.
Os babilônios lhes pediam, com escárnio, um dos cânticos de Sião. Cobriam de ridículo sua religião pura e venerável, e agravavam o sofrimento dos exilados cansados e oprimidos com sua zombaria e sua indecência. Lamentamos dizer que a semelhança ainda persiste entre os judeus em estado de cativeiro e os cristãos em estado de peregrinação. Também temos de suportar o escárnio dos profanos e dos insensatos. O ridículo e o desdém são muitas vezes o destino da piedade sincera neste mundo. A moda, a frivolidade e a falsa filosofia formaram uma combinação formidável contra nós; e a mesma verdade, a mesma honestidade, a mesma integridade de princípios, que em qualquer outra causa seriam tidas como viris e respeitáveis, são desprezadas e ridicularizadas quando ligadas à causa do evangelho e a seus interesses sublimes.
— Thomas Chalmers.
Versículos 3–4Salmo 137:3-4
São João Crisóstomo observa a melhora que essa tribulação produziu nos judeus, os quais antes ridicularizavam — e até matavam — alguns dos profetas; mas agora, cativos em terra estrangeira, não se dispunham a expor seus cânticos sagrados ao escárnio dos gentios.
— Robert Bellarmine.
Versículo 4Salmo 137:4
Como cantaremos o cântico do SENHOR em terra estranha? Ora, não é verdade que, em muitos sentidos, nós, como os exilados judeus, temos de cantar o cântico do Senhor em terra estranha? Se não uma terra estranha a nós, então, ainda mais estranha a ele — uma terra estrangeira, por assim dizer, alheia ao cântico do Senhor. A própria vida que vivemos aqui no corpo é uma vida de vista e sentido. Naturalmente andamos pela vista; e cantar o cântico do Senhor só é possível pela fé. A fé é a vista da alma: a fé é ver o Invisível: isso não vem da natureza, e sem isso não podemos cantar o cântico do Senhor, porque estamos em terra estranha a ele.
De novo, os sentimentos da vida presente são muitas vezes contrários ao louvor. Os exilados na Babilônia não conseguiam cantar porque estavam abatidos. A mão de Deus pesava sobre eles. Ele tinha uma controvérsia com eles por causa dos seus pecados. Ora, os sentimentos de muitos de nós são, do mesmo modo, contrários ao cântico do Senhor. Alguns de nós estamos em grande tristeza. Perdemos um amigo; estamos ansiosos por alguém que é tudo para nós; não sabemos para onde nos voltar em busca do pão de amanhã ou do consolo de hoje. Como poderíamos cantar o cântico do Senhor?
E há outra espécie de tristeza, ainda mais fatal, se é que isso é possível, ao exercício vivo da adoração. E essa é o peso e o fardo do pecado não perdoado. Cânticos podem ser ouvidos vindos da cela da prisão de Filipos; cânticos podem ser ouvidos do leito de morte sereno, ou junto à sepultura aberta; mas cânticos não podem brotar da alma sobre a qual repousa o peso do desagrado de Deus, real ou imaginado, ou que ainda é incapaz de compreender a graça e a vida para os pecadores que há em Cristo Jesus. Essa, imaginamos, era a dificuldade que oprimia o exilado israelita; essa certamente é, hoje, um impedimento, em muitos, à explosão do louvor cristão.
E, mais uma vez, há uma terra ainda mais estranha e estrangeira ao cântico do Senhor do que a terra da culpa não perdoada — e essa é a terra do pecado não abandonado.
— Condensado de C. J. Vaughan.
O cântico do Senhor — em terra estranha. Era o contraste, era a incongruência que os perturbava. Os cativos na Babilônia — aquela cidade enorme e desmesurada, com seu templo do Bel caldeu erguendo-se em seus oito estupendos andares até a altura de um oitavo de milha no céu — os exilados israelitas, chamados ali para um banquete idólatra, a fim de servirem de diversão à companhia cantando uma das célebres melodias hebraicas, para satisfação da curiosidade ou entretenimento do ouvido — como poderia ser feito? O cântico do Senhor — uma daquelas composições inspiradas de Moisés ou de Davi, nas quais a alma santa do rei ou do profeta se derramava na mais humilde e mais elevada adoração diante do único Criador, Redentor e Santificador Divino — como poderia ser cantado, perguntam eles, em cena tão incongruente? As palavras desfaleceriam na língua, as notas se recusariam a soar na harpa em desuso. Tal salmodia exige seu acompanhamento e sua adequação — se não de fato nos pátios do Templo de Sião, ao menos nas brisas amenas da Palestina e na atmosfera de fé de Israel.
— C. J. Vaughan, em "The Family Prayer and Sermon Book."
O cântico do Senhor. Estes cânticos antigos, para distingui-los dos cânticos pagãos, eram chamados cânticos de Deus, cânticos do Senhor; porque ensinados por ele, aprendidos dele, e por ele ordenados que fossem cantados ao seu louvor.
— John Bunyan.
Muitos eram os pensamentos tristes que a lembrança de Sião despertava: os privilégios de que ali haviam gozado; as festas solenes e os felizes encontros de suas tribos para adorar ali diante do Senhor; o Templo — "a bela casa onde seus pais haviam adorado" — agora arrasado. Mas o único pensamento amargo que de fato lhes pesava no coração, silenciava suas vozes e destemperava suas harpas, era a causa dessa calamidade: o seu pecado. Paulo e Silas podiam cantar num calabouço, mas não foi o pecado deles que os levou ali: e assim os santos que sofriam pelo nome de Cristo podiam dizer: "somos extremamente alegres em toda a nossa tribulação." Não há tristeza real em nenhuma circunstância para a qual Deus nos conduz, ou onde ele nos guia e vai conosco; mas onde há pecado, e o sofrimento é sentido — não como perseguição, mas como julgamento — ali não há, nem pode haver, alegria; a alma se recusa a ser consolada. Israel não consegue cantar junto às águas da Babilônia.
— William De Burgh.
Há uma distinção entre nós e o antigo povo de Deus; pois, naquele tempo, o culto a Deus estava confinado a um só lugar; mas agora ele tem o seu templo onde quer que dois ou três estejam reunidos em nome de Cristo, se estes se separam de toda profissão idólatra e mantêm a pureza do culto divino.
— John Calvin.
É um dos toques comoventes sobre o cativeiro inglês do rei João II da França que, certa vez, sentado como convidado para assistir a um grande torneio realizado em sua honra, ele olhava com tristeza, e, sendo instado por alguns dos presentes a se animar e desfrutar do esplêndido espetáculo, respondeu com um sorriso pesaroso: "Como cantaremos o cântico do SENHOR em terra estranha?"
— Polydore Virgil, 1555.
Versículo 5Salmo 137:5
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém. Calvário, Monte das Oliveiras, Siloé, como sois fragrantes com o Nome que está acima de todo nome! "Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém!" Poderia eu esquecer onde ele caminhou tantas vezes, onde falou palavras tão cheias de graça, onde morreu? Poderia eu esquecer que os seus pés hão de se firmar naquele "Monte das Oliveiras, que está diante de Jerusalém, ao oriente"? Poderia eu esquecer que ali esteve o Cenáculo, e ali caíram as chuvas de Pentecostes?
— Andrew A. Bonar.
Esqueça-se a minha destra da sua habilidade. Há um ponto marcante e apropriado nisto, que tem sido negligenciado. É que, assim como é costume no Oriente as pessoas jurarem pelas suas profissões, também aquele que não tem profissão — que é pobre e destituído, e não possui nada de valor reconhecido no mundo — jura pela sua mão direita, que é o seu único bem na sociedade, e pela "habilidade" da qual tira o pão de cada dia. Daí o provérbio árabe comum (citado por Burckhardt) que reflete a mudança de comportamento produzida por circunstâncias melhores: "Costumava jurar 'pelo corte da sua mão direita!' Agora jura 'pela doação de dinheiro aos pobres.'"
As palavras "sua habilidade" foram acrescentadas pelos tradutores, em cuja época "cunning" (do saxão cannan, holandês konnen, "saber") significava "destreza"; e um homem "cunning" era o que hoje chamaríamos de homem hábil. No presente caso, a destreza indicada é sem dúvida a de tocar harpa, sentido particular em que a palavra aparece, tão tarde quanto em Prior:
"Quando Pedro comanda o alaúde,
ela guia a mão do hábil artista."
Os tradutores modernos substituem por "destreza"; mas talvez um termo ainda mais geral fosse melhor — algo como "Que a minha mão direita perca a sua força."
— John Kitto, em "The Pictorial Bible."
Esqueça-se a minha destra. Algo precisa ser suprido a partir do contexto... o tocar do instrumento de cordas, Salmos 137:2, se a mão direita deveria ou não ser empregada para esse fim, era o ponto em questão. Então, o castigo também se harmoniza perfeitamente com a falta, como em Jó 31:22: se eu, empregando mal a minha mão direita para tocar melodias alegres no meu instrumento, me esquecer de ti, Jerusalém, que a minha mão direita, como castigo, esqueça a nobre arte; e então também Salmos 137:6 se ajusta admiravelmente ao que precede: que a minha mão mal empregada perca a capacidade de tocar, e a minha língua, mal empregada em cantar canções alegres, perca a capacidade de cantar.
— E. W. Hengstenberg.
Versículo 6Salmo 137:6
Se de ti eu não me lembrar. Ou nossas camas são macias demais, ou nossos corações duros demais, para conseguirmos descansar quando a igreja está inquieta, sem sentir as cordas ásperas dos nossos irmãos através das nossas camas macias.
— John Trapp.
Se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria. Literalmente, "se eu não colocar Jerusalém acima da cabeça da minha alegria." Se eu não colocar Jerusalém como diadema sobre a cabeça do meu regozijo, e coroar com ela toda a minha felicidade.
— Christopher Wordsworth.
Versículo 7Salmo 137:7
Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom etc. Os judeus eram seus irmãos: Obadias 1:10; Amós 1:11. Eram seus vizinhos, a Idumeia e a Judeia faziam fronteira uma com a outra: Marcos 3:8. Eram aliados dos judeus (Jeremias 27:3: havia um embaixador edomita em Jerusalém), os quais, junto com os embaixadores dos outros reis ali mencionados, se fortaleciam com Zedequias contra Nabucodonosor; veja Obadias 1:7. Que eles, portanto, se vingassem de antigas ofensas cometidas contra si mesmos sobre os judeus, e isso no dia da sua calamidade, foi o que tornou o seu pecado extremamente pecaminoso.
— William Greenhill, 1591-1677.
Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom etc. Ou toda espécie de má fala contra o nosso irmão — este pecado de Edom, de afiar um inimigo contra o irmão no dia da sua tristeza e angústia, este abrir bem a boca contra ele, para exultar sobre a sua calamidade — é coisa das mais bárbaras e anticristãs.
Note como a crueldade dos edomitas é agravada por este momento; o tempo mais dolorido que Jerusalém jamais teve, por isso chamado o dia de Jerusalém. Quando tudo conspirava para tornar completa a sua dor, então, na angústia e no acesso do seu mal mortal, foi que Edom armou seu olho, sua língua, seu coração, sua mão, e uniu tudo isso ao inimigo contra o seu irmão. Aprendamos que Deus repara não só no que fazemos contra outrem, mas também quando o fazemos; pois ele há de pôr essas coisas em ordem diante de nós; pois o Deus de misericórdia não pode suportar a crueldade.
— Edward Marbury, 1649.
Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom. Edom será lembrado pelo conselho maligno que deu; e a filha da Babilônia será para sempre apagada da memória por arrasar Jerusalém até o chão. E que todos os inimigos secretos e declarados da igreja de Deus tomem cuidado com o uso que fazem da língua e das mãos contra os secretos de Deus: os que se atrevem a fazer uma coisa ou outra podem aqui ler sua sentença fatal escrita no pó de Edom, e nas cinzas da Babilônia.
— Daniel Featley (1582-1645), em "Clavis Mystica."
Em Herodes, o idumeu, o ódio de Edom encontrou sua expressão mais concentrada. Seu intento era destruir aquele que Deus havia posto em Sião como o "fundamento seguro".
— William Kay.
Pode-se observar que os judeus depois agiram da mesma forma para com a igreja cristã que os edomitas haviam agido para com eles, encorajando e incitando os gentios a persegui-la e destruí-la da face da terra. E Deus "se lembrou" deles por causa dos cristãos, assim como estes lhe pediram que "se lembrasse de Edom" por causa deles. Aprendamos daqui que crime é, para os cristãos, ajudar o inimigo comum, ou chamar o inimigo comum para ajudá-los, contra seus irmãos.
— George Horne.
Não devemos considerar as imprecações deste Salmo sob outra luz senão a de profecia. Estão fundadas nas muitas profecias que já haviam sido proferidas sobre a destruição da Babilônia, se, como podemos admitir, este Salmo foi escrito depois da desolação de Jerusalém. Mas essas profecias ainda não se cumpriram em cada particularidade, e restam para se realizar na Babilônia mística, quando o domínio do Anticristo for para sempre varrido, e a verdadeira igreja for introduzida na gloriosa liberdade dos filhos de Deus, no aparecimento do seu Senhor e Salvador Jesus Cristo em seu próprio reino.
— William Wilson.
O ódio de Edom era o mesmo ódio com que a mente carnal, em sua inimizade natural contra Deus, sempre encara tudo o que é objeto eleito do seu favor. Jerusalém era a cidade de Deus. "Arrasai-a, arrasai-a até o chão" é o desejo maligno de toda mente não regenerada contra todo edifício que repousa sobre a Pedra eleita do fundamento divino. Pois a eleição de Deus nunca agrada ao homem até que, pela graça, o seu próprio coração se torne receptor adorante daquela misericórdia que, em seu estado natural, ele ressentia com raiva e se recusava a reconhecer em seus efeitos sobre os outros homens. De Caim ao Anticristo, esta verdade solene sempre se confirma.
— Arthur Pridham.
Versículos 7–9Salmo 137:7-9
Não sei se o mesmo sentimento já ocorreu a outros, mas muitas vezes desejei que os últimos versos deste Salmo tivessem sido separados deste início tão doce e comovente. Soa como se uma das cordas de suas harpas bem afinadas estivesse desafinada, como se golpeasse uma nota dissonante e discordante. E, no entanto, sei que esse sentimento está errado, pois não é mais do que o próprio Senhor havia predito e declarado que seria a desolação final da orgulhosa Babilônia.
Ainda assim, anseia-se mais intensamente pelo tempo em que as nações da terra não mais aprenderão a guerra; e toda harpa e toda voz — mesmo as dos mártires sob o altar de Deus, as mais altas e mais doces de todas — cantarão os cânticos do Senhor, o cântico de Moisés e do Cordeiro, naquela terra aprazível onde não se veem suspiro nem lágrimas.
— Barton Bouchier.
Versículo 8Salmo 137:8
Ó filha da Babilônia, que hás de ser destruída. No começo do quinto ano de Dario, aconteceu a revolta dos babilônios, que lhe custou o trabalho de um cerco demorado para reduzi-los de novo... ele cercou a cidade com todas as suas forças... Assim que os babilônios se viram cercados por um exército com o qual não podiam competir em campo aberto, voltaram todos os seus pensamentos a se sustentar durante o cerco; para isso, tomaram a resolução mais desesperada e bárbara que qualquer nação já praticou. Pois, para fazer suas provisões durarem mais, concordaram em eliminar todas as bocas desnecessárias entre eles; e assim, reunindo todas as mulheres e crianças, estrangularam a todas — fossem esposas, irmãs, filhas ou crianças pequenas inúteis para a guerra —, exceto que a cada homem foi permitido salvar uma das suas esposas, a que mais amasse, e uma criada para fazer o serviço da casa.
— Humphrey Prideaux.
Que hás de ser destruída. A palavra hebraica aqui [transmitida de forma corrompida no original] foi explicada de diversas maneiras. Setenta: "a desgraçada"; Vulgata: "mísera"; outros: destruidora, poderosa, violenta ou feroz. Talvez o que melhor se ajuste ao contexto seja considerá-la como expressando algo já consumado: é tão certo, na visão do salmista, que a ruína há de vir, que ele usa o particípio passado, como se a obra já estivesse concluída. "Ó filha da Babilônia, a destruída!"
— "Bibliotheca Sacra and Theological Review."
Quem semeia o mal colherá o mal; quem semeia o mal do pecado colherá o mal do castigo. Assim Elifaz disse a Jó que tinha visto (Jó 4:8): "os que lavram a iniquidade e semeiam a maldade, colhem o mesmo." E isso ou em espécie, ou em qualidade, proporção ou quantidade. Em espécie, a mesma coisa que ele fez a outros lhe será feita; ou em proporção, uma medida correspondente a ela. Assim colherá o que semeou, em qualidade ou em quantidade; seja na mesma porção, seja em proporção semelhante.
O profeta, amaldiçoando Edom e Babel, diz assim: "Ó filha de Sião, bem-aventurado aquele que te retribuir como tu nos serviste." O original é: "que te recompensa o feito que fizeste conosco." ... Assim a maldade é recompensada em seu próprio gênero. Muitas vezes o transgressor é retribuído pelo transgressor, o ladrão rouba o ladrão, o traidor é traído pelo traidor; assim, em Roma, muitos imperadores não cristãos, e muitos papas cristãos, obtiveram a soberania por sangue e traição, e por sangue e traição a perderam. Os maus bebem da sua própria cerveja, são açoitados com sua própria vara, afogados na cova que cavaram para outros, como Hamã foi enforcado em sua própria forca, e Perilo torturado em seu próprio instrumento!
— Thomas Adams.
Versículos 8–9Salmo 137:8-9
O tema destes dois versículos é o mesmo de muitos capítulos em Isaías e Jeremias; a saber, a vingança do céu executada sobre a Babilônia por Ciro, levantado para ser rei dos medos e dos persas, unidos sob ele para essa finalidade. O sentido das palavras "bem-aventurado será" é: ele prosseguirá e prosperará, pois o SENHOR dos exércitos irá com ele, e travará suas batalhas contra o inimigo e opressor do seu povo, capacitando-o a retribuir sobre os caldeus as obras das suas mãos, e a recompensá-los como serviram a Israel.
— George Horne.
Não é preciso registro para nos dizer que, no cerco e na deportação de Jerusalém, os conquistadores cometeram grandes atrocidades. Podemos ter certeza de que
muitas mães em pranto então,
e recém-nascidos, morreram,
pois as guerras do mundo antigo sempre vinham acompanhadas de tais crueldades bárbaras. A apóstrofe de Salmos 137:8-9, consequentemente, apenas proclama a certeza de uma retribuição justa — a mesma retribuição que os profetas haviam predito (Isaías 13:16; 47:1-15; Jeremias 50:46; compare "que hás de ser destruída", Salmos 137:8) — e a felicidade daqueles que fossem seus ministros; que retribuíssem a ela o que ela mediu ao judeu vencido. Era decreto do céu que seus "filhos" fossem "despedaçados diante dos seus olhos". O salmista simplesmente reconhece o decreto como justo e salutar; declara que a terrível vingança foi merecida. Acusá-lo de vingatividade, portanto, é impugnar a justiça e a misericórdia do Altíssimo. E não há nada que sustente a acusação, pois suas palavras são simplesmente uma predição, como a do profeta. "Como fizeste, assim te será feito; a tua recompensa voltará sobre a tua própria cabeça": Obadias 1:15.
— Joseph Hammond, em "The Expositor," 1876.
Versículo 9Salmo 137:9
Bem-aventurado aquele que tomar etc. Isto é: tão opressora foste para com todos sob o teu domínio, que te tornaste universalmente odiada e detestada; de modo que aqueles que puderem dar o golpe final na tua destruição, e na completa extirpação dos teus habitantes, serão tidos por "felizes" — serão celebrados e exaltados como os que livraram o mundo de uma maldição tão pesada. Estas declarações proféticas não contêm incitação a pessoa alguma para cometer atos de crueldade e barbárie; mas apenas declaram o que aconteceria na ordem da providência retributiva e da justiça de Deus, e a opinião geral que, em consequência, se manifestaria sobre o assunto; portanto, orar pela destruição dos nossos inimigos está totalmente fora de questão.
— Adam Clarke.
Bem-aventurado aquele que etc. Com toda a força e rapidez possíveis, oponha-se aos primeiríssimos surgimentos e movimentos do coração para o pecado; pois estes são os brotos que produzem o fruto amargo; e se o pecado não for cortado bem no broto, não se pode imaginar quão depressa germinará. Ora, estes pecados, ainda que pareçam pequenos em si mesmos, são extremamente nocivos em seus efeitos. Estas raposinhas destroem as uvas tanto ou mais que as maiores, e por isso devem ser diligentemente procuradas, caçadas e mortas por nós, se quisermos manter frutífero o nosso coração. Devemos tratar estes primeiros escoamentos do pecado como o salmista gostaria que o povo de Deus tratasse os filhotes da Babilônia: bem-aventurado aquele que tomar os teus pequeninos e os despedaçar contra as pedras. E sem dúvida, o mais feliz e bem-sucedido em seu bem-estar espiritual será o homem que não tem entranhas de piedade nem mesmo para com suas corrupções ainda infantis, mas mata tanto as pequenas quanto as grandes; e assim não só vence seus inimigos ao se opor à sua força presente, mas também extingue sua futura descendência. As menores crianças, se viverem, se tornarão homens adultos; e os primeiros movimentos do pecado, se deixados em paz, se espalharão em grandes, abertas e audaciosas presunções.
— Robert South, 1633-1716.
Contra as pedras. Que a palavra hebraica indica uma rocha é indubitável, pelo testemunho concorde de todos os melhores lexicógrafos hebraicos. Segue-se, portanto, que, como não há rocha, nem montanha, nem colina, seja na cidade, seja na província da antiga Babilônia, o local contra o qual se lança a maldição deste Salmo não pode ser a metrópole do antigo império assírio, mas deve ser a Babilônia apocalíptica, ou Roma papal, construída sobre sete colinas, uma das quais é a célebre Rocha Tarpeia.
Mas o oitavo versículo declara enfaticamente que a justiça retributiva de Deus há de infligir sobre a Babilônia apocalíptica o mesmo castigo que a Babilônia assíria, e também a Roma pagã, infligiram sobre Jerusalém. Assim como Nabucodonosor, e também Tito, "queimaram a casa do SENHOR, e a casa do rei, e todas as casas de Jerusalém, e a casa de todo grande homem queimou ele a fogo" (2 Reis 25:9), assim também "os dez chifres odiarão a prostituta, e a farão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão a fogo; e ela será totalmente queimada a fogo" (Apocalipse 17:16; 18:8).
Quando os cananeus tinham enchido a medida da sua iniquidade, Israel recebeu comissão divina para exterminar a nação culpada. Quando a Roma papal tiver enchido a medida da sua iniquidade, então "um anjo poderoso tomará uma pedra, como uma grande mó, e a lançará ao mar, dizendo: Assim, com violência, será derrubada aquela grande cidade, a Babilônia": "Porque os seus pecados chegaram até o céu, e Deus se lembrou das suas iniquidades. Retribuí-lhe como ela vos retribuiu, e em dobro pagai-lhe em dobro segundo as suas obras: no cálice em que ela encheu, enchei-lhe em dobro" (Apocalipse 18:5-6). Então se ouvirá a proclamação divina: "Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque Deus vos vingou dela" (Apocalipse 18:20).
— John Noble Coleman, em "The Book of Psalms, with Notes," 1863.
Aquele que tomar os teus pequeninos e os despedaçar contra as pedras.
Meus heróis mortos, meu leito nupcial revirado,
minhas filhas violadas, e a minha cidade em chamas,
meus filhos sangrando, arremessados contra o chão;
isto ainda hei de ver, talvez ainda mais.
— Ilíada de Homero, tradução de Pope, Livro 22, 89-91.