Tesouros de Davi

Notas explicativas e citações: Salmo 11

Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 11, reunidas por Charles Spurgeon.

Leia o Salmo 11 na íntegra no Midvash, na King James Fiel

Salmo inteiro. O relato mais provável da ocasião deste Salmo é o dado por Amyraldus. Ele acha que foi composto por Davi enquanto estava na corte de Saul, num momento em que a hostilidade do rei começava a se manifestar, e antes de irromper em perseguição aberta. Os amigos de Davi, ou os que professavam sê-lo, aconselharam-no a fugir para suas montanhas natais por um tempo, e permanecer em retiro, até que o rei se mostrasse mais favorável. Davi não aceita o conselho naquele momento, embora depois pareça tê-lo seguido. Este Salmo se aplica ao estabelecimento da igreja contra as calúnias do mundo e o conselho transigente dos homens, naquela confiança que se deve depositar em Deus, o Juiz de todos. W. Wilson, D.D., in loc., 1860.

Salmo inteiro. Se posso oferecer uma conjectura modesta, não é improvável que este Salmo tenha sido composto por ocasião do triste assassinato dos sacerdotes por Saul (1 Samuel 22:19), quando, depois da matança de Aimeleque, o sumo sacerdote, Doegue, o edomita, por ordem de Saul, "matou naquele dia oitenta e cinco homens que vestiam éfode de linho." Não sou tão carnal a ponto de fundar a igreja espiritual dos judeus sobre os muros materiais da cidade dos sacerdotes em Nobe (que então foi ferida por Doegue a fio de espada), mas isto é muito verdadeiro: que "o conhecimento deve preservar o povo"; e (Malaquias 2:7), "os lábios do sacerdote preservarão o conhecimento"; e então é fácil concluir que terremoto este massacre poderia causar nos fundamentos da religião. Thomas Fuller.

Salmo inteiro. Note quão notavelmente todo o Salmo corresponde ao livramento de Ló de Sodoma. Este verso, com a exortação do anjo, "Escapa para o monte, para que não pereças," e a resposta de Ló, "Não posso escapar para o monte, para que não me apanhe algum mal, e eu morra." Gênesis 19:17-19. E novamente, "O assento do SENHOR está no céu, e sobre o ímpio fará chover laços, fogo, enxofre, tempestade e tormenta," com "Então o SENHOR fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo do céu"; e ainda, "O seu rosto contemplará o que é justo," com "Livrou o justo Ló... porque aquele justo, vendo e ouvindo, afligia todos os dias a sua alma justa com as obras injustas deles." 2 Pedro 2:7, 8. Cassidoro (560 d.C.), no "Commentary on the Psalms, from Primitive and Mediaeval Writers" de John Mason Neale, 1860.

Salmo inteiro. Diz-se que os combatentes no Lago Trasimeno estavam tão absortos no conflito que nenhum dos dois lados percebeu as convulsões da natureza que sacudiam o solo —

"Um terremoto se afastou sem ser notado,

Ninguém sentiu a dura natureza tremer sob seus pés."

Por uma causa mais nobre, assim é com os soldados do Cordeiro. Eles creem e, por isso, não se apressam; antes, mal se pode dizer que sintam as convulsões da terra como os outros homens, porque sua esperança ardente avança para o desfecho, na vinda do SENHOR. Andrew A. Bonar.

Versículo 1Salmo 11:1

"Confio no SENHOR: como dizeis à minha alma, desvia-te para o teu monte como ave?" (outros, "Ó tu, ave.") Saul e seus partidários escarneciam e zombavam de Davi com tais palavras de deboche, imaginando que ele não conhecia outro expediente ou refúgio senão o de se lançar a vagar e se esconder pelos montes, saltitando, por assim dizer, de um lugar a outro como uma ave tola; mas mesmo assim pensavam apanhá-lo bem, sem considerar Deus, que era o consolo, o descanso e o refúgio de Davi. Tradução de Theodore Haak das "Anotações Holandesas, ordenadas pelo Sínodo de Dort, em 1618." Londres, 1657.

"Em Jeová me abriguei; como dizeis à minha alma, fugi, pardais, para o vosso outeiro?" "Vosso outeiro" — aquele outeiro de onde dizeis que vem vosso socorro: um deboche. Recorram àquele outeiro tão gabado, que pode de fato dar-vos a ajuda que dá ao pardal: um abrigo contra as intempéries de um céu tempestuoso, mas nenhuma defesa contra o nosso poder. Samuel Horsley, in loc.

"No SENHOR confio: como dizeis à minha alma, foge qual ave para o teu monte?" A santa confiança dos santos na hora da grande prova é belamente ilustrada pela seguinte balada que Anne Askew, queimada em Smithfield em 1546, compôs e cantou quando estava em Newgate:

Como o cavaleiro armado,

Designado para o campo,

Com este mundo lutarei,

E Cristo será meu escudo.

A fé é essa arma forte,

Que não falhará na necessidade:

Entre meus inimigos, portanto,

Com ela hei de avançar.

Como ela tem em força

E poder o caminho de Cristo,

Há de prevalecer no fim,

Ainda que todos os demônios digam não.

A fé nos pais antigos

Obteve justiça;

O que me torna muito ousada

Para não temer angústia alguma do mundo.

Agora me alegro no coração,

E a esperança me manda assim fazer;

Pois Cristo tomará meu partido,

E aliviará minha aflição.

Tu dizes, Senhor, que quem bate,

A ele atenderás:

Abre, pois, a fechadura,

E envia teu forte poder.

Mais inimigos tenho agora

Do que cabelos na cabeça:

Não deixes que me difamem,

Mas luta tu em meu lugar.

Sobre ti lanço meu cuidado,

Por toda a maldade deles:

Não me importo com sua pressa;

Pois tu és meu deleite.

Não sou eu quem deseja

Deixar cair minha âncora

A cada neblina fina,

Meu navio é sólido.

Não costumo escrever muito,

Nem em prosa, nem em rima;

Mas quero mostrar uma cena

Que vi em meu tempo.

Vi um trono real,

Onde a justiça devia estar sentada,

Mas em seu lugar havia uma

De temperamento cruel e sombrio.

Absorta estava a justiça,

Como que por um dilúvio furioso:

Satanás, em seu excesso,

Sugava o sangue inocente.

Então pensei: Jesus Senhor,

Quando julgares a todos nós,

Duro é registrar

O que cairá sobre estes homens.

Contudo, Senhor, te peço,

Por aquilo que me fazem,

Não deixes que provem o salário

De sua iniquidade.

"Como dizeis à minha alma, foge qual ave para o teu monte?" Podemos observar que Davi se compraz na metáfora, comparando-se com frequência a uma ave, e de várias espécies: primeiro, a uma águia (Salmo 103:5), "Minha juventude se renova como a da águia"; às vezes a uma coruja (Salmo 102:6), "Sou como coruja no deserto"; às vezes a um pelicano, no mesmo versículo, "Como pelicano no ermo"; às vezes a um pardal (Salmo 102:7), "Vigio, e sou como pardal"; às vezes a uma perdiz, "Como quando se caça uma perdiz." Não posso dizer que ele se compare a uma pomba, mas gostaria de se comparar (Salmo 55:6), "Ah! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em repouso."

Alguns dirão: como é possível que aves de penas tão diferentes voem todas juntas assim, encontrando-se no caráter de Davi? A isso respondemos que dois homens não podem diferir mais um do outro do que o mesmo servo de Deus, em ocasiões diferentes, difere de si mesmo. Davi na prosperidade, quando comandava, era como uma águia; na adversidade, quando desprezado, como uma coruja; na devoção, quando retirado, como um pelicano; na solidão, sem companhia (por causa de Saul), como uma perdiz. Esta metáfora geral da ave, que Davi tantas vezes usou para si mesmo, seus inimigos usaram para ele logo no primeiro versículo deste Salmo, ainda que sem especificar a espécie: "Foge qual ave para o teu monte"; isto é, refugia-te depressa em teu Deus, em quem esperas socorro e segurança.

Vendo que este conselho era bom em si mesmo, e bom naquele momento, por que Davi parece tão irritado e descontente com ele? Aquelas palavras suas, "Por que dizeis à minha alma, foge qual ave para o teu monte?" indicam alguma paixão, ao menos um desgosto com o conselho. Responde-se que Davi não se ofendeu com o conselho, mas com a maneira de propô-lo. Seus inimigos o fizeram ironicamente, de modo zombeteiro, como se fugir para lá não tivesse utilidade, e fosse improvável que ele encontrasse ali a segurança que buscava.

Contudo, Davi não ficou por isso desiludido com o conselho, começando este Salmo com sua firme resolução: "No SENHOR confio: como dizeis então à minha alma," etc. Aprendamos daqui: quando os homens nos dão bom conselho de modo zombeteiro, tomemos o conselho, e o pratiquemos; e deixemos a eles o deboche, para que sejam punidos por ele. De fato, os cordiais para o corpo podem ser envenenados quando embrulhados em papéis envenenados; não assim o bom conselho espiritual, onde a boa matéria não recebe infecção alguma da má maneira de sua entrega. Assim, quando os principais sacerdotes zombaram de nosso Salvador (Mateus 27:43), "Confiou em Deus; livre-o agora, se lhe quer bem." Cristo não confiou em Deus nem um pouco menos por causa do escárnio e do zombar que a irreverência deles quis lhe dedicar.

De outro modo, se o deboche dos homens nos fizesse desvalorizar o bom conselho, poderíamos, nesta era, ser debochados para longe de nosso Deus, e de Cristo, e das Escrituras, e do céu; tendo o apóstolo Judas, versículo 18, predito que nos últimos tempos haveria escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências. Thomas Fuller.

É tão grande ofensa criar um novo deus quanto negar o verdadeiro. "No SENHOR confio"; como então "dizeis à minha alma" (ó sedutores de almas) "que ela deve voar para os montes como ave"; buscar ajudas desnecessárias e estranhas, como se o SENHOR sozinho não bastasse? "O SENHOR é minha rocha, e minha fortaleza, e o que me livra, meu Deus, e minha força; nele confiarei; meu escudo, e a força da minha salvação, e meu refúgio. Invocarei o SENHOR, que é digno de louvor, e assim serei salvo de meus inimigos." "A quem tenho eu no céu senão a ti," entre aqueles milhares de anjos e santos, que Miguel ou Gabriel, que Moisés ou Samuel, que Pedro, que Paulo? "e não há ninguém na terra que eu deseje além de ti." John King, 1608.

Nas tentações de perturbação e terror interior, não convém disputar o assunto com Satanás. Davi, no Salmo 42:11, parece corrigir-se por seu erro; sua alma estava abatida dentro dele, e para curar essa tentação ele se havia preparado com argumentos para uma disputa; mas, percebendo-se em rumo errado, chama sua alma da inquietação para uma aplicação imediata a Deus e às promessas: "Espera ainda em Deus, pois ainda o louvarei"; mas aqui ele está mais adiantado em sua obra; pois, enquanto seus inimigos eram movidos por Satanás para desencorajá-lo, ele rejeita a tentação desde o início, antes que ela se assentasse em seus pensamentos, e a espanta como coisa a que não daria ouvidos. "No SENHOR confio: como dizeis à minha alma, foge qual ave para o teu monte?" E há razões de peso que deveriam nos dissuadir de entrar em disputa com Satanás nas tentações de perturbação interior. Richard Gilpin.

A sombra não refresca a menos que se esteja nela. De que adianta ter a sombra, ainda que de uma poderosa rocha, se ficamos sentados ao sol aberto? Ter o poder onipotente comprometido por nós, e nós mesmos nos lançarmos para fora dele, com investidas ousadas na boca da tentação! As quedas dos santos aconteceram quando saíram de sua trincheira e fortaleza; pois, como os coelhos, são em si mesmos um povo fraco, e sua força está na rocha da onipotência de Deus, que é sua morada. William Gurnall.

Os santos de outrora não aceitavam livramentos em termos vis. Desdenhavam fugir para gozar de descanso a menos que fosse com asas de pomba, cobertas de inocência prateada. Tão dispostos estavam muitos dos mártires a morrer quanto a jantar. Os algozes se cansaram de torturar Blandina. "Envergonhamo-nos, ó Imperador! Os cristãos riem de vossa crueldade, e se tornam mais resolutos," disse um dos nobres de Juliano. Isto os pagãos consideravam obstinação; mas não conheciam o poder do Espírito, nem a armadura secreta que os santos trazem em torno do coração. John Trapp.

Versículo 2Salmo 11:2

"Porque eis que os ímpios armam o arco," etc. Este versículo apresenta um combate desigual entre o poder armado, favorecido pela astúcia, de um lado; e a inocência desarmada, do outro. Primeiro, o poder armado: "armam o arco, e preparam suas flechas nas cordas," sendo toda a artilharia daquela época; segundo, favorecido pela astúcia: "para atirarem secretamente," a fim de surpreendê-los com uma emboscada de surpresa, provavelmente fingindo amizade para com eles; terceiro, a inocência desarmada: se a inocência pode ser chamada desarmada, sendo ela mesma sua própria armadura; "aos retos de coração." Thomas Fuller.

"Porque eis que os ímpios armam o arco, e põem a sua flecha na corda, para atirarem secretamente aos retos de coração." As tramas dos principais sacerdotes e fariseus para prenderem Jesus com astúcia e matá-lo. Armaram o arco quando subornaram Judas Iscariotes para trair seu Mestre; prepararam suas flechas na corda quando buscaram "falsas testemunhas contra Jesus, para o matarem." Mateus 26:59. "Os retos de coração." Não somente o próprio SENHOR, o único verdadeiro e justo, mas seus apóstolos, e a longa linha dos que fielmente se apegariam a ele desde então até hoje. E, como com o Mestre, assim com os servos: testemunhem as calúnias e injúrias que, desde a acusação de José por sua senhora até os dias de hoje, têm sido a sorte do povo de Deus. Michael Ayguan, 1416, no Commentary de J. M. Neale.

"Para atirarem secretamente aos retos de coração." Não carregam seus arcos e flechas como espantalhos num pepinal, para assustar, mas para atirar, não em estacas, mas em homens; suas flechas são jacula mortifera (Salmo 7), setas mortíferas, e para não falharem em acertar, aproveitam-se da escuridão, do sigilo e do segredo; atiram secretamente. Ora, esta é a própria aliança do inferno. Pois que poder criado na terra é capaz de dissolver a obra que a crueldade e a astúcia, como Simeão e Levi, irmãos no mal, se unem e se aliam para realizar? Onde a astúcia é engenhosa e insidiosa em inventar, a crueldade é bárbara em executar; a astúcia dá o conselho, a crueldade dá o golpe. A astúcia ordena o tempo, o lugar, os meios, ajusta e combina as circunstâncias; a crueldade empreende o ato: a astúcia esconde a faca, a crueldade corta a garganta: a astúcia, com cabeça hábil, arma a emboscada, trama a cilada, o estratagema; e a crueldade, com coração igualmente selvagem, não recua diante dos objetos mais terríveis e pavorosos, pronta a vadear até os tornozelos, até o pescoço, num mar vermelho inteiro de sangue humano, sim, de sangue da própria pátria: quão temível é a situação dos que assim são atacados! John King.

Versículo 3Salmo 11:3

"Se os fundamentos forem destruídos, que pode fazer o justo?" Mas agora encontramos uma objeção gigantesca, que, como Golias, precisa ser removida, ou obstruirá nosso caminho. Será possível que os fundamentos da religião sejam destruídos? Pode Deus estar num sono tão longo, sim, num tal letargo, a ponto de permitir pacientemente essa ruína?

Se ele olha, e ainda assim não vê esses fundamentos sendo destruídos, onde está sua onisciência? Se ele vê, e não pode impedir, onde está sua onipotência? Se ele vê, pode impedir, e não quer, onde está sua bondade e misericórdia? Marta disse a Jesus (João 11:21): "Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido." Mas muitos dirão: se Deus estivesse efetivamente presente no mundo com os atributos mencionados, certamente os fundamentos não teriam morrido, não teriam sido destruídos.

Respondemos negativamente: é impossível que os fundamentos da religião sejam alguma vez total e definitivamente destruídos, seja em relação à igreja em geral, seja em referência a cada membro verdadeiro e vivo dela. Quanto ao primeiro ponto, temos a promessa expressa de Cristo. Mateus 16:18: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Fundamenta tamen stant inconcussa Sionis [contudo os fundamentos de Sião permanecem inabalados]. E quanto a cada cristão em particular (2 Timóteo 2:19): "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus."

Contudo, embora pelas razões já mencionadas nas objeções (a incompatibilidade disso com os atributos da onipotência, onisciência e bondade de Deus) os fundamentos jamais possam ser total e definitivamente destruídos, ainda assim podem ser parcialmente destruídos, quoad gradum [quanto ao grau], em um quádruplo grau, como segue. Primeiro, nos desejos e nos esforços máximos dos homens ímpios,

Trazem consigo o seu —

  1. Hoc velle,

  2. Hoc agere,

  3. Totum posse.

Se não destroem os fundamentos, não é por falta de vontade, pois todo o mundo há de testemunhar que fizeram o melhor de si (isto é, o pior de si), tudo o que seu poder e sua malícia podiam realizar. Segundo, em suas próprias imaginações vangloriosas: podem não apenas se gabar vaidosamente, mas de fato acreditar que destruíram os fundamentos. Aplica-se aqui aquela arrogância do imperador romano (Lucas 2:1): "E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse." Todo o mundo! Quando ele tinha, embora muito, não tudo na Europa, pouco na Ásia, menos ainda na África, nada na América, que estava tão longe de ser conquistada que nem sequer era conhecida dos romanos. Mas o exagero não é uma figura de linguagem, e sim a linguagem comum do orgulho; pois, tendo Augusto de fato muito, ele proclama ter todo o mundo.

Terceiro, os fundamentos podem ser destruídos quanto a toda aparência exterior visível e ilustre. A igreja em perseguição é como um navio em tempestade; caem todos os mastros, sim, às vezes, para maior rapidez, é preciso cortá-los: nenhum pedaço de lona a brincar com os ventos, nenhuma vela à vista; ficam bem presos à própria quilha, para que a tempestade tenha menos poder sobre eles, ainda que, passada a tormenta, possam içar as velas tão altas e estendê-las tão largas quanto antes.

Assim a igreja, no tempo da perseguição, temida, mas sobretudo ferida, perde toda a alegria e o brilho que poderiam atrair e seduzir os olhos dos espectadores, e se contenta com sua própria discrição. Em uma palavra: nos dias de trabalho da aflição, ela veste suas piores roupas, enquanto as melhores ficam guardadas em seu guarda-roupa, na certeza e esperança segura de que Deus lhe dará um dia santo e feliz, quando com alegria vestirá suas melhores vestes.

Por fim, podem ser destruídos nas apreensões ciumentas dos melhores santos e servos de Deus, especialmente em seus momentos de melancolia. Não citarei um qualquer, mas uma estrela de primeira grandeza e maior eminência: o próprio Elias, queixando-se (1 Reis 19:10): "E só eu fiquei; e buscam a minha vida, para ma tirarem." Thomas Fuller.

"Se" — é a única palavra de consolo no texto: que o que se diz não é positivo, mas suposto; não tético, mas hipotético. E, contudo, este consolo, que é apenas uma faísca (na qual gostaríamos de acender nossas esperanças), logo se entristece com uma dupla consideração. Primeiro, suposições impossíveis produzem consequências impossíveis, "qual a mãe, tal a filha." Portanto, certamente o Espírito Santo de Deus não suporia algo assim, senão o que fosse exequível e possível, o que ou já tinha, ou estava, ou poderia vir a acontecer.

Segundo, a palavra hebraica não é o condicional im, si, si forte, mas chi, quia, quoniam, "porque" (e, embora aqui seja favoravelmente traduzida como "se"), parece indicar mais: que o triste caso já havia acontecido nos dias de Davi. Vejo, então, que este "se", nossa única esperança no texto, corre o risco de se mostrar, como os amigos de Jó, um miserável consolador. Bem, é bom conhecer o pior das coisas, para que possamos nos precaver adequadamente; e por isso vejamos este caso doloroso, não como duvidoso, mas como consumado; não como temido, mas como sentido; não como suspeitado, mas como já realmente acontecido neste tempo. Thomas Fuller.

"Se os fundamentos," etc. Meu texto é uma resposta a uma objeção tácita que alguns podem levantar; a saber, que os justos falham a si mesmos, e por sua própria acomodação e inatividade (não ousando nem fazendo tanto quanto poderiam e deveriam) se entregam a essa má condição. Em defesa dos quais Davi mostra que, se Deus, em sua sábia vontade e agrado, julga conveniente, por razões só a ele conhecidas, permitir que a religião seja reduzida a termos de extremidade, não está ao alcance do melhor homem vivo remediar e reparar isso.

"Se os fundamentos forem destruídos, que pode fazer o justo?" Meu texto está envolto em luto, como um sermão fúnebre, e contém: primeiro, um triste caso suposto, "Se os fundamentos forem destruídos"; segundo, uma triste pergunta proposta, "Que pode fazer o justo?"; terceiro, uma triste resposta implícita, a saber, que eles não podem fazer absolutamente nada, quanto a restabelecer o fundamento destruído. Thomas Fuller.

"Se os fundamentos forem destruídos," etc. O fundamento civil de uma nação ou povo são suas leis e constituições. A ordem e o poder que existem entre eles, isso é o fundamento de um povo; e uma vez destruído esse fundamento, "que pode fazer o justo?" Que pode fazer o melhor, o mais sábio do mundo, em tal caso? Que pode qualquer homem fazer, se não resta fundamento de governo entre os homens?

Não há ajuda nem resposta em tal caso, senão a que segue no versículo 4 do Salmo: "O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está no céu: os seus olhos observam, as suas pálpebras provam os filhos dos homens"; como se dissesse, no meio dessas confusões, quando se diz (Salmo 82:5), "todos os fundamentos da terra estão fora de curso", ainda assim Deus mantém seu curso, ele está onde estava e como estava, sem mudança nem sombra de variação. Joseph Caryl.

"O justo." O justo, indefinidamente, equivale ao justo universalmente; não apenas o justo como uma única flecha, mas em todo o feixe; não apenas o justo em sua capacidade pessoal, mas na coletiva. Ainda que todos os justos vivos na mesma época em que os fundamentos são destruídos fossem reunidos num só corpo, convocados e moldados numa única corporação, todos os seus esforços conjuntos seriam ineficazes para restabelecer os fundamentos caídos, por não ser essa obra do homem, mas somente de Deus. Thomas Fuller.

"Os fundamentos." Posições, as coisas antes fixadas, colocadas e assentadas. Não se diz: se o telhado estiver arruinado, ou se as paredes laterais estiverem abaladas, mas se os fundamentos.

"Os fundamentos forem destruídos." No plural. Aqui não me atrevo a garantir minha perícia em arquitetura, mas creio que isto pode passar por uma verdade indiscutível: é possível que um edifício assentado sobre vários fundamentos inteiros (suponhamos que sejam pilares), próximos uns dos outros, ainda permaneça de pé — ou antes, permaneça pendurado (ao menos por pouco tempo) — pela força de conexão que recebe dos fundamentos que ainda permanecem seguros, mesmo que um deles caia. Mas, no caso de haver uma derrota total e uma ruína completa de todos os fundamentos, ninguém pode imaginar a possibilidade de tal edifício se manter de pé. Thomas Fuller.

"Que PODE o justo?" O poder do justo é um poder limitado, confinado à regra da palavra de Deus; eles só podem fazer o que podem fazer licitamente. 2 Coríntios 13:8: "Porque nada podemos contra a verdade, mas sim pela verdade." Illud possumus, quod jure possumus [só podemos aquilo que podemos por direito]. Os homens ímpios podem fazer qualquer coisa; sua consciência, que é tão larga que não é consciência alguma, os autoriza a fazer qualquer coisa por mais ilícita que seja — apunhalar, envenenar, massacrar, por quaisquer meios, a qualquer tempo, em qualquer lugar, quem quer que se interponha entre eles e a realização de seus desejos.

Não assim o justo; ele tem uma regra pela qual caminhar, que não quer, não deve, não ousa transgredir. Se, portanto, um homem justo tivesse certeza de que, pela quebra de um dos mandamentos de Deus, poderia restaurar a religião decaída e restabelecê-la statu quo prius, suas mãos, sua cabeça e seu coração estão amarrados, ele não pode fazer nada, porque é justa a condenação daqueles que dizem (Romanos 3:8): "Façamos o mal, para que venha o bem."

"Fazer." Não se diz: que podem eles pensar? É uma grande bênção que Deus concedeu ao povo injustiçado que, embora oprimido e constrangido de outras formas, possa livremente expandir-se em seus pensamentos. Thomas Fuller.

Os tempos de pecado sempre foram os tempos de oração dos santos: isso levou Esdras, de coração pesado, a confessar o pecado de seu povo e a lamentar suas abominações diante do SENHOR. Esdras 9. E Jeremias diz aos ímpios de sua geração degenerada que "a sua alma choraria em lugares secretos por causa da soberba deles." Jeremias 13:17. De fato, às vezes o pecado chega a tal ponto que isto é quase tudo o que os piedosos podem fazer: recolher-se a um canto e lamentar as corrupções gerais da época.

"Se os fundamentos forem destruídos, que pode fazer o justo?" Tais dias sombrios de confusão nacional nossos olhos já viram, quando os fundamentos do governo foram destruídos, e tudo foi lançado numa confusão militar. Quando assim é com um povo, "que pode fazer o justo?" Sim, isto podem, e devem fazer: "jejuar e orar." Ainda há um Deus no céu a quem recorrer, quando o livramento de um povo está além do alcance da política ou do poder humano.

Agora é o momento certo para apelar a Deus, como sugerem as palavras seguintes: "O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está no céu"; palavras nas quais Deus é apresentado sentado no céu como num templo, para encorajamento deles, penso eu, em tal estado desesperador de coisas, a fim de dirigir suas orações para lá, buscando livramento. E certamente foi este o mecanismo que serviu, mais do que qualquer outro, para restaurar esta pobre nação e reassentá-la sobre o fundamento daquele governo legítimo do qual ela se havia tão perigosamente afastado. William Gurnall.

Versículo 4Salmo 11:4

O entendimento infinito de Deus conhece exatamente os pecados dos homens; ele sabe de modo a considerar. Ele não apenas os conhece, mas os observa intensamente: "as suas pálpebras provam os filhos dos homens," metáfora tirada dos homens que contraem as pálpebras quando querem olhar fixa e minuciosamente para algo: não é um olhar passageiro e descuidado. Stephen Charnock.

"Os seus olhos observam," etc. Deus não pesquisa como o homem pesquisa, indagando sobre o que antes lhe era oculto; sua pesquisa nada mais é que seu olhar; ele vê o coração, ele examina os rins; a própria visão de Deus é uma investigação. Hebreus 4:13: "Todas as coisas estão nuas e patentes aos seus olhos," tetrachēlismena, dissecadas ou dissecionadas. Ele tem, de uma só vez, uma visão tão exata das coisas mais escondidas, das próprias entranhas da alma, como se tivessem sido dissecadas diante dele com o mais extremo cuidado. Richard Alleine, 1611-1681.

"Os seus olhos observam," etc. Considerem que Deus não apenas vê tudo o que fazem, mas vê para o fim de examinar e investigar aquilo. Ele não os contempla apenas com um olhar comum e indiferente, mas com um olho perscrutador, atento e inquisitivo: ele penetra nas razões, nos motivos, nos fins de todas as suas ações. "O trono do SENHOR está no céu: os seus olhos observam, as suas pálpebras provam os filhos dos homens."

Apocalipse 1:14, onde Cristo é descrito, diz-se que seus olhos são como chama de fogo: sabem que a propriedade do fogo é examinar e provar as coisas que lhe são expostas, e separar as escórias do metal puro; assim o olho de Deus é como fogo, para examinar e provar as ações dos homens: ele conhece e discerne quanto de mistura há em seus deveres mais puros, e quantos fins vis de formalismo, hipocrisia, distração e frieza; ele vê através de todos os seus pretextos aparentes, aquilo que se lança como névoa diante dos olhos dos homens quando você não passa de um embusteiro na religião: todos os seus truques e artimanhas de profissão externa, todas as coisas que costuma usar para enganar e iludir os homens, não podem de forma alguma se impor a ele: ele é um Deus que pode ver através de todas essas folhas de figueira do profissionalismo exterior, e discernir a nudez de seus deveres através delas. Ezekiel Hopkins, D.D.

"Os seus olhos observam," etc. Toma Deus por conselheiro. O céu enxerga além do inferno. Deus, a qualquer momento, pode te dizer que tramas ali se urdem contra ti. William Gurnall.

"Os seus olhos observam, as suas pálpebras provam os filhos dos homens." Quando um réu, ou alguém acusado de qualquer ofensa, é levado diante de um juiz, e fica no banco para ser julgado, o juiz olha para ele, fixa nele o olhar, e manda que o réu erga o rosto diante dele: "Olha para mim," diz o juiz, "e fala em voz alta": a culpa costuma nublar a fronte e cobrir a testa; o peso da culpa abate a cabeça! O malfeitor tem um olhar mau, ou não ousa erguer os olhos; como fica aliviado se o juiz desvia o olhar dele!

Temos aqui uma expressão semelhante, falando do SENHOR, o grande Juiz do céu e da terra: "as suas pálpebras provam os filhos dos homens," como um juiz prova um réu culpado com seu olhar, e lê os traços de sua maldade impressos em seu rosto. Daí termos uma expressão comum em nossa língua: fulano tem um olhar suspeito, ou, ele tem um olhar de culpado.

Naquela grande soltura de prisioneiros descrita em Apocalipse 6:16, todos os presos clamam para se esconder do rosto daquele que está assentado no trono. Não podiam olhar para Cristo, e não podiam suportar que Cristo os olhasse; as pálpebras de Cristo provam os filhos dos homens. A maldade não suporta estar sob a observação de olho algum, muito menos do olho da justiça. Por isso os que a praticam dizem: "Quem nos vê?" É muito difícil não deixar transparecer no rosto a culpa do coração, e é igualmente difícil não a deixar ver ali. Joseph Caryl.

Versículo 5Salmo 11:5

"O SENHOR prova o justo." Exceto nossos pecados, não há tanta abundância de nada no mundo todo quanto de aflições que vêm do pecado, como um pesado mensageiro que chegava a Jó após outro. Já que não estamos no paraíso, mas no deserto, devemos esperar uma aflição após outra. Como um urso veio a Davi depois de um leão, e um gigante depois de um urso, e um rei depois de um gigante, e filisteus depois de um rei, assim, quando os crentes tiverem lutado contra a pobreza, lutarão contra a inveja; quando tiverem lutado contra a inveja, lutarão contra a infâmia; quando tiverem lutado contra a infâmia, lutarão contra a doença; serão como um trabalhador que nunca fica sem serviço. Henry Smith.

"O SENHOR prova o justo." Os tempos de aflição e perseguição distinguirão o precioso do vil, diferenciarão o professante falso do verdadeiro. A perseguição é a pedra de toque do cristão, é um lapis lydius que provará de que metal os homens são feitos, se prata ou estanho, ouro ou escória, trigo ou palha, sombra ou substância, carnal ou espiritual, sincero ou hipócrita. Nada fala mais de solidez e retidão do que a busca pela santidade, mesmo quando a santidade é mais afligida, perseguida e atacada no mundo: permanecer firme nas provações de fogo revela muita integridade interior. Thomas Brooks.

Note a singular oposição das duas sentenças. Deus odeia o ímpio, e por isso, em contraste, ama o justo; mas aqui se diz que ele os prova: segue-se, portanto, que provar e amar são, para Deus, a mesma coisa. C. H. S.

Versículo 6Salmo 11:6

"Sobre os ímpios fará chover laços." Laços para prendê-los; então, se não forem livrados, seguem-se fogo e enxofre, e não podem escapar. Este é o caso de um pecador se não se arrepender; se Deus não perdoar, ele está no laço da tentação de Satanás, está no laço da vingança divina; clame, pois, em voz alta por seu livramento, para que seus pés fiquem numa larga desafogada. Os ímpios armam laços para o justo, mas Deus ou os impede antes que suas almas escapem, ou os subverte: "Os laços se quebraram, e nós escapamos." Nenhum laço nos prende tão firme quanto os de nossos próprios pecados; eles curvam nossa cabeça, e nos inclinam de modo que não podemos erguer os olhos: pouquíssimo alívio dão eles a quem não tem a consciência cauterizada. Samuel Page, 1646.

"Fará chover laços." Como na caça com laço, o caçador lança de cima um laço sobre sua presa para enredar-lhe a cabeça ou os pés, assim o SENHOR, do alto, com muitas voltas da linha do terror, cercará, atará, e capturará os que odeiam a sua lei. C. H. S.

"Fará chover laços," etc. Fará chover sobre eles quando menos pensarem, mesmo em meio a sua alegria, como a chuva cai num dia claro. Ou fará chover a vingança quando lhe aprouver, pois nem sempre chove. Ainda que ele demore, há de chover. William Nicholson, Bispo de Gloucester, em "David's Harp Strung and Tuned," 1662.

"Sobre os ímpios fará chover laços, fogo e enxofre, e vento tempestuoso." A estranha disposição dos assuntos deste mundo é um argumento que prova convincentemente que haverá um dia em que todos os enredos e emaranhados da providência serão claramente desvendados. Então se resolverá o enigma de por que Deus deu a este ou àquele ímpio tanta riqueza, e tanto poder para fazer o mal: não é para que sejam destruídos para sempre? Então serão chamados a prestar contas rigorosas de toda aquela abundância e prosperidade pela qual agora são invejados; e quanto mais dela abusaram, mais terrível será sua condenação.

Então se verá que Deus não os deu como misericórdias, mas como "laços." Diz-se que Deus "fará chover sobre os ímpios laços, fogo e enxofre, e um vento tempestuoso": quando ele espalha as coisas desejáveis deste mundo — riquezas, honras, prazeres etc. —, então ele faz chover "laços" sobre eles; e quando ele os chamar a prestar contas dessas coisas, então fará chover sobre eles "fogo e enxofre, e um vento tempestuoso" de sua ira e furor.

Dives, que se banqueteou na terra, contudo, no inferno não pôde obter sequer uma pobre gota de água para refrescar sua língua ressecada e em chamas: se seu excesso e sua intemperança não tivessem sido tão grandes em vida, sua sede ardente não seria tão atormentadora depois da morte; e por isso, naquele triste lembrete que Abraão lhe dá (Lucas 16:25), ele o manda "lembrar-se de que, em sua vida, recebeste os teus bens, e da mesma forma Lázaro os males; mas agora ele é consolado, e tu és atormentado." Considero isto o mais amargo e o mais merecido dos sarcasmos, censurando-o por sua grosseira tolice em fazer das ninharias desta vida seus bens.

Recebeste teus bens, mas agora és atormentado. Ah, nunca chames de bens a púrpura e a farta mesa de Dives, se assim terminam em tormentos! Foi bom para ele ser envolto em púrpura quem agora está envolto em chamas? Foi bom para ele banquetear-se deliciosamente quem só assim engordava para o dia da matança? Ezekiel Hopkins.

"Laços, fogo e enxofre, tempestade e vento: esta será a porção do seu cálice." Depois do julgamento segue-se a condenação: prefigurada, como já vimos, pela destruição de Sodoma e Gomorra. "Laços": porque os atrativos de Satanás nesta vida serão seu pior castigo na próxima; o fogo da ira, o enxofre da impureza, a tempestade do orgulho, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida. "Esta será a sua porção"; comparem com o próprio dito do salmista: "O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice." Salmo 16:5. Cassidoro, no Commentary de J. M. Neale.

"A porção do seu cálice." Hebraico: a distribuição do seu cálice. A expressão se refere ao costume de distribuir a cada convidado sua porção de carne. William French e George Skinner, 1842.

Versículo 7Salmo 11:7

Que Deus dê graça sem glória é compreensível; mas admitir um homem à comunhão com ele na glória sem graça não é compreensível. Não condiz com a santidade de Deus fazer de alguém habitante do céu, e tratar livremente com ele em amor íntimo, sem essa qualificação de graça: "o SENHOR justo ama a justiça"; "o seu rosto contempla o reto." Ele o olha com um olhar sorridente, e por isso não pode olhar favoravelmente para um homem injusto.

De modo que essa necessidade não se funda apenas no mandamento de Deus de que sejamos renovados, mas na própria natureza da coisa, porque Deus, quanto à sua santidade, não pode conviver com uma criatura impura. Deus precisaria mudar sua natureza, ou a natureza do pecador precisaria ser mudada. Não pode haver comunhão amigável entre dois de naturezas diferentes sem que uma delas se transforme na semelhança da outra. Lobos e ovelhas, trevas e luz, jamais podem se harmonizar.

Deus não pode amar um pecador como pecador, porque odeia a impureza por necessidade de natureza, tanto quanto por escolha de vontade. É tão impossível para ele amá-la quanto deixar de ser santo. Stephen Charnock.

Ir para o salmo

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14
  15. 15
  16. 16
  17. 17
  18. 18
  19. 19
  20. 20
  21. 21
  22. 22
  23. 23
  24. 24
  25. 25
  26. 26
  27. 27
  28. 28
  29. 29
  30. 30
  31. 31
  32. 32
  33. 33
  34. 34
  35. 35
  36. 36
  37. 37
  38. 38
  39. 39
  40. 40
  41. 41
  42. 42
  43. 43
  44. 44
  45. 45
  46. 46
  47. 47
  48. 48
  49. 49
  50. 50
  51. 51
  52. 52
  53. 53
  54. 54
  55. 55
  56. 56
  57. 57
  58. 58
  59. 59
  60. 60
  61. 61
  62. 62
  63. 63
  64. 64
  65. 65
  66. 66
  67. 67
  68. 68
  69. 69
  70. 70
  71. 71
  72. 72
  73. 73
  74. 74
  75. 75
  76. 76
  77. 77
  78. 78
  79. 79
  80. 80
  81. 81
  82. 82
  83. 83
  84. 84
  85. 85
  86. 86
  87. 87
  88. 88
  89. 89
  90. 90
  91. 91
  92. 92
  93. 93
  94. 94
  95. 95
  96. 96
  97. 97
  98. 98
  99. 99
  100. 100
  101. 101
  102. 102
  103. 103
  104. 104
  105. 105
  106. 106
  107. 107
  108. 108
  109. 109
  110. 110
  111. 111
  112. 112
  113. 113
  114. 114
  115. 115
  116. 116
  117. 117
  118. 118
  119. 119
  120. 120
  121. 121
  122. 122
  123. 123
  124. 124
  125. 125
  126. 126
  127. 127
  128. 128
  129. 129
  130. 130
  131. 131
  132. 132
  133. 133
  134. 134
  135. 135
  136. 136
  137. 137
  138. 138
  139. 139
  140. 140
  141. 141
  142. 142
  143. 143
  144. 144
  145. 145
  146. 146
  147. 147
  148. 148
  149. 149
  150. 150

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Fonte