Tesouros de Davi

Notas explicativas e citações: Salmo 130

Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 130, reunidas por Charles Spurgeon.

Leia o Salmo 130 na íntegra no Midvash, na King James Fiel

Salmo inteiro. O Salmo é o décimo primeiro na ordem dos Salmos graduais, e trata do décimo primeiro degrau na ascensão espiritual, a saber, a oração penitencial.—H. T. Armfield.

Salmo inteiro. Dos Salmos chamados Penitenciais, este é o principal. Mas, sendo o mais excelente, foi também pervertido para o abuso mais vergonhoso no Papado: por exemplo, que fosse resmungado em voz baixíssima por ventres preguiçosos, nas vigílias fúnebres para a libertação de almas do purgatório: como se Davi estivesse aqui tratando dos mortos, quando ele nem sequer diz uma palavra sobre eles; antes afirma que ele mesmo, um homem vivo, invocava a Deus; e exorta os israelitas, também homens vivos, a fazerem o mesmo. Mas, deixando as bufonarias dos papistas, consideremos antes o verdadeiro sentido e uso do Salmo. Ele contém a mais ardente oração de um homem gravemente angustiado pelo senso da ira divina contra o pecado: por meio de um voltar-se sincero para Deus e de penitência, ele busca o perdão das suas iniquidades.—Solomon Gesner.

Salmo inteiro. O Espírito Santo expõe aqui, com toda clareza, duas paixões opostas — o temor, quanto aos pecados merecedores do mal, e a esperança, quanto às misericórdias imerecidas.—Alexander Roberts, 1610.

Salmo inteiro. O fervor apaixonado do Salmo é realçado pela repetição, oito vezes nele, do Nome Divino.—The Speaker's Commentary, 1873.

Salmo inteiro. Este Salmo, talvez mais do que qualquer outro, é marcado por seus cumes: profundeza; oração; convicção; luz; esperança; espera; vigilância; anseio; confiança; segurança; felicidade e alegria universais... Assim como o barômetro marca a mudança do tempo, também este Salmo, frase por frase, registra o progresso da alma. E você pode se testar por ele, como por uma régua ou medida, e perguntar a si mesmo, a cada linha: "Já cheguei até aqui? Já cheguei até aqui?" — e assim tomar sua própria medida espiritual.—James Vaughan, em "Steps to Heaven," 1878.

Salmo inteiro. Quem quer que tenha escrito este Salmo, ele faz menção e relato daquela oração que fez ao seu Deus no tempo do seu grande perigo, e isso ele faz até o quinto versículo; então, encontrando na experiência uma resposta consoladora, e quão boa coisa era orar a Deus e esperar nele, ele professa que, assim como antes esperara nele, ainda no tempo por vir continuaria a esperar nele, e isso ele faz até o sétimo versículo. Na terceira e última parte, ele se volta para Israel, para a igreja, e os exorta a esperar em Deus como ele mesmo fizera, prometendo-lhes misericórdia e redenção de todas as suas iniquidades, se esperassem nele.—Robert Rollock, 1555-1599.

Salmo inteiro. Perguntado certa vez sobre quais eram os melhores Salmos, Lutero respondeu: Psalmi Paulini (os Salmos paulinos); e quando seus companheiros à mesa insistiram para que dissesse quais eram, ele respondeu: os Salmos 32, 51, 130 e 143.—Franz Delitzsch.

Salmo inteiro. Lutero, quando foi atormentado pelo diabo em Coburgo, e em grande aflição, disse aos que estavam com ele: Venite, in conternptum Diaboli, Psalmum, De Profundis, quatuor vocibus cantemus — "Vinde, cantemos aquele Salmo, 'Das profundezas', etc., em escárnio do diabo."—John Trapp.

Salmo inteiro. As circunstâncias em que a Exposição do Salmo 130 do Dr. John Owen se originou são particularmente interessantes. O próprio Dr. Owen, numa declaração feita ao Sr. Richard Davis, que por fim se tornou pastor de uma igreja em Rowel, Northamptonshire, explica a ocasião que o levou a um exame muito cuidadoso do quarto versículo do Salmo. O Sr. Davis, estando sob impressões religiosas, buscara uma conversa com Owen. No curso da conversa, o Dr. Owen fez a pergunta: "Jovem, ora, de que modo você pensa em ir a Deus?" "Pelo Mediador, senhor", respondeu o Sr. Davis. "Isso é fácil de dizer", replicou o doutor, "mas lhe garanto que é outra coisa ir a Deus pelo Mediador do que muitos que usam essa expressão imaginam. Eu mesmo preguei a Cristo", continuou ele, "por alguns anos, quando tinha muito pouco, ou nenhum, conhecimento experimental do acesso a Deus por meio de Cristo; até que aprouve ao Senhor visitar-me com uma dolorosa aflição, pela qual fui trazido às portas da sepultura, e sob a qual minha alma foi oprimida por horror e trevas; mas Deus graciosamente aliviou meu espírito por meio de uma poderosa aplicação do Salmo 130:4, Mas contigo há perdão, para que sejas temido, de onde recebi instrução, paz e consolo especiais, ao me achegar a Deus por meio do Mediador, e preguei sobre isso logo após a minha recuperação."—William H. Goold, editor das Obras Completas de Owen, 1851.

Versículo 1Salmo 130:1

Das profundezas a ti clamei, ó Senhor. Não há uma profundeza de pecado, e uma profundeza de miséria por causa do pecado, e uma profundeza de tristeza por causa da miséria? Em todas elas, tanto Davi esteve, quanto eu, que Deus me ajude, estou profundamente mergulhado; e não são essas profundezas suficientes das quais clamar? E, no entanto, talvez nenhuma dessas profundezas seja aquela que Davi tem em mente; mas há profundezas de perigo — um perigo do corpo e um perigo da alma, e destas parece que Davi clamou; pois o perigo do seu corpo era tão profundo que o havia levado às portas da morte, e o perigo da sua alma era tão profundo que quase o havia levado às portas do desespero; e não tinha ele então justa causa para dizer: "Das profundezas clamei a ti, ó Deus"?

E, no entanto, há uma profundeza além dessas, que deve ajudar a nos tirar delas — uma profundeza de devoção, sem a qual o nosso clamor das outras profundezas jamais será ouvido. Pois a devoção é um fogo que dá calor ao nosso clamor, e o carrega até o coelum empyroeum — o céu de fogo, onde o próprio Deus está. E agora juntai todas essas profundezas — a profundeza do pecado, da miséria, da tristeza, a profundeza do perigo, e a profundeza da devoção —, e então me dizei se Davi não teve, se eu não tenho, tanta justa causa quanto Jonas teve, para dizer: "Das profundezas clamei a ti, ó Deus."

De fato, clamar das profundezas tem muitas circunstâncias consideráveis para mover Deus a ouvir: reconhece o seu poder infinito, quando nenhuma distância pode impedir o seu socorro; apresenta a nossa própria fé, quando nenhum extremo pode enfraquecer a nossa esperança; engrandece a bondade de Deus, quando ele, o Altíssimo, atenta para o mais baixo; exprime o nosso próprio fervor, pois clamar das profundezas há de ser necessariamente um clamor profundo; e se cada uma dessas coisas, isoladamente, já é motivo suficiente para mover Deus a ouvir, quão forte deve ser o motivo quando todas estão unidas? E unidas estão elas todas em clamar das profundezas; e por isso, agora que a ti clamo das profundezas, move-te, ó Deus, na tua grande misericórdia, a "ouvir a minha voz".

É causa suficiente para Deus não ouvir alguns, porque não clamam — causa suficiente para não ouvir alguns que clamam, porque não clamam das profundezas; mas quando o clamor e as profundezas se juntam, nunca se soube que Deus recusasse ouvir; e por isso, agora que a ti clamo das profundezas, agrada-te, ó Deus, na tua grande misericórdia, ouvir a minha voz.—Sir Richard Baker, em "Meditations and Disquisitions upon the Three last Psalmes of David", 1639.

Das profundezas. Por lugares profundos (como todos os antigos concordam) entende-se os lugares profundos das aflições, e os lugares profundos do coração perturbado pelo pecado. As aflições são comparadas a águas profundas. Salmo 18:16: "Ele me tirou de muitas águas." "Salva-me, ó Deus, porque as águas entraram até à minha alma." E certamente os filhos de Deus são muitas vezes lançados em casos bem desesperados, e mergulhados em misérias profundas, a fim de que enviem, de um coração contrito e sensível, tais orações que possam subir às alturas e penetrar os céus. Quando estamos na prosperidade, nossas orações vêm dos lábios; e por isso o Senhor é forçado a nos derrubar, para que nossas orações venham do coração, e para que nossos sentidos despertem da segurança em que jazem.

Ainda que o trono de Deus seja altíssimo, ele se compraz em ouvir a petição dos corações mais baixos, mais abatidos pela visão do pecado. Não há aflição, nem lugar tão baixo (sim, ainda que tão baixo quanto o ventre da baleia em que Jonas jazia) que possa nos separar do amor do Senhor, ou impedir que nossas orações cheguem diante dele. Aqueles que são lançados mais para baixo não estão mais longe de Deus, mas mais perto dele. Deus está perto do coração contrito, e este é o assento próprio onde habita o seu Espírito: Isaías 66:2.

E assim Deus trata conosco, como os homens fazem com aquelas casas que pretendem construir suntuosas e altas; pois então cavam fundações profundas. Assim Deus, propondo-se a fazer um belo espetáculo de Daniel e dos três meninos na Babilônia, de José no Egito, de Davi em Israel, primeiro os lançou nas águas profundas da aflição. Daniel é lançado na cova dos leões; os três meninos são lançados na fornalha ardente; José é encarcerado; Davi é exilado. No entanto, a todos ele exaltou e fez deles belos templos para si mesmo.

Note nisto a torpeza da nossa natureza, que é tal, que Deus é forçado a usar remédios severos para nos despertar. Jonas dormia no navio, quando a tempestade da ira de Deus o perseguia: Deus, então, o lançou no ventre da baleia, no fundo do abismo, para que, daqueles lugares profundos, clamasse a ele. Quando, portanto, somos perturbados por doença grave, ou pobreza, ou oprimidos pela tirania dos homens, tiremos proveito e uso disso, considerando que Deus lançou os seus melhores filhos em tais perigos para o proveito deles; e que é melhor estar em profundos perigos orando, do que nos altos montes da vaidade brincando.—Archibald Symson, em "A Sacred Septenarie", 1638.

Das profundezas. "Profundezas!" Ah, a que "profundezas" os homens podem descer! Quão longe da felicidade, da glória e da bondade os homens podem cair. Há a profundeza da pobreza. Um homem pode ficar totalmente despojado de todos os bens terrenos e amigos deste mundo! Às vezes encontramos um homem, ainda vivo, mas em circunstâncias tão abjetas, que nos espanta que um ser humano possa afundar mais do que os animais do campo. Depois há a profundeza da tristeza. Onda após onda se quebra sobre o homem, amigo após amigo se vai, amado e amigo são postos nas trevas. Todas as fontes da sua natureza se rompem. Ele é como um navio encharcado, mergulhando das ondas de cima como se fosse ao fundo do mar. Tantas vezes, nessas profundezas, às vezes como Jonas no ventre da baleia, o monstro o carrega para baixo, para baixo, para baixo, nas trevas. Há profundezas após profundezas de trevas mentais, quando a alma se torna cada vez mais triste, até aquela profundeza que fica bem à beira do desespero. A terra vazia, o céu vazio, o ar pesado, cada forma uma deformidade, todos os sons uma discórdia, o passado uma névoa, o presente um enigma, o futuro um horror. Mais um passo abaixo, e o homem estará na câmara do desespero, cujo piso arde em calor, enquanto o ar é cortante como o frio polar. A que profundezas o espírito de um homem pode cair!

Mas a mais horrível profundeza a que a alma de um homem pode descer é o pecado. Às vezes começamos em declives suaves, e deslizamos tão depressa que logo alcançamos grandes profundezas; profundezas em que há horrores que não estão nem na pobreza, nem na tristeza, nem na depressão mental. É o pecado, é um ultraje contra Deus e contra nós mesmos. Sentimos que não há fundo. Cada abertura revela uma profundeza maior. Este é verdadeiramente o poço sem fundo, com acúmulos eternos de velocidade, e perpétuas lacerações à medida que descemos. Ah, profundezas sob profundezas! Ah, quedas da luz para a névoa, da névoa para as trevas! Ah, o inferno do pecado! Que podemos fazer? Podemos simplesmente clamar, CLAMAR, CLAMAR! Mas clamemos a Deus. Inúteis, nocivos são os outros clamores. São meras expressões de impotência, ou protestos contra um destino imaginário. Mas o clamor do espírito ao Altíssimo é um clamor de homem. Das profundezas de toda pobreza, de toda tristeza, de toda depressão mental, de todo pecado, clamai a Deus!—De "The Study and the Pulpit", 1877.

Das profundezas a ti clamei.

Das profundezas, ó Deus, a ti clamo!

Ouve a oração da minha alma, ouve tu a sua ladainha,

Ó tu que dizes: "Vem, andarilho, para casa, a mim."

Das profundezas da tristeza, onde jazem

Segredos escuros, velados aos olhos sem piedade da terra,

Minhas orações, como anjos coroados de estrelas, voam para Deus.

Do peito calmo, quando na hora silenciosa

O Espírito Santo de Deus reina com o mais amplo poder,

Então cada pensamento na oração se abrirá em flor branca.

Não das rasas de vida, onde as águas dormem,

Um pântano baixo e turvo, onde rastejam vapores estagnados,

Mas com voz de oceano, profundeza chamando profundeza.

Como ele, outrora, o rei Davi, a ti clamou,

Como clama o coração da pobre humanidade,

"Clamavi, Domine, exaudi me!"—C. S. Fenner.

Mas quando ele clama do fundo, ele se ergue do fundo, e o próprio clamor não lhe permite ficar muito tempo no fundo.—Agostinho.

Bem se disse que o versículo apresenta seis condições da verdadeira oração: é humilde, "das profundezas"; é fervorosa, "clamei"; é dirigida diretamente ao próprio Deus, "a ti"; é reverente, "ó SENHOR"; é temerosa — "SENHOR", título solene, é usado de novo; é bem própria de cada um, "ouve a minha voz."—Neale e Littledale.

Clamei. Há muitos tipos e graus de oração no mundo; da forma mais fria à mais intensa agonia. Todo mundo ora; mas muito poucos "clamam." Mas, dentre os que "clamam a Deus", a maioria diria: "Devo isso às profundezas. Aprendi ali. Muitas vezes orei antes; mas nunca — até ser levado a grande profundeza — clamei." "Das profundezas a ti clamei, ó Senhor." Bem vale a pena descer a qualquer "profundeza" para aprender a "clamar." Não é exagero dizer que não sabemos o que a oração pode ser até que tenhamos "clamado." E raramente nos erguemos sem ter descido muito fundo. "Morro! Pereço! Estou perdido! Ajuda, Senhor! Ajuda-me! Salva-me agora! Faze-o agora, Senhor, ou estou perdido. Ó Senhor, ouve! Ó Senhor, perdoa! Ó Senhor, atende e age; não demores, por amor de ti mesmo, ó meu Deus!" Ao meio-dia, se és tirado das cenas claras e ensolaradas da luz, e desces ao fundo de um poço, podes ver as estrelas, que eram invisíveis para ti no ar de cima. E quantos poderiam dizer que as coisas que não conheciam no meio-dia da vida, encontraram-nas na meia-noite da vida, e que devem seus vislumbres de glória, seus melhores caminhos de pensamento, a insistência da oração, e as vitórias da fé, a temporadas em que caminharam em lugares bem escuros. "Das profundezas a ti clamei, ó Senhor."—James Vaughan.

Clamei a ti, Jeová. Deus deu esse nome, Jeová, ao seu povo para confirmar-lhe a fé na estabilidade das suas promessas: Êxodo 3:1-22. Aquele que é o próprio Ser certamente dará ser e subsistência às suas promessas. Tendo de tratar com Deus sobre as promessas da graça, ele lhe dirige a sua súplica sob este nome: "Eu te invoco, Jeová."—John Owen, em "A Practical Exposition upon Psalm 130."

Versículo 2Salmo 130:2

Senhor, ouve a minha voz, etc. Toda oração deveria ter a sua invocação reverente, como todo templo o seu pórtico. As duas maiores orações do Antigo Testamento — a oração de Salomão e a oração de Daniel — têm-na ambas, de modo bem enfático. E ela é parte bem distinta do nosso próprio modelo perfeito: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome." Da nossa parte, ela é deferência, e coloca a mente em sua forma própria; ao mesmo tempo que situa o grande Deus, a quem se dirige, onde ele deve estar — no temor da sua glória; na grandeza do seu poder; na infinitude da sua sabedoria e do seu amor. Nunca menospreze essa parte da sua oração: nunca a omita, nunca apresse a saudação de abertura. Não entre na presença dele sem uma pausa, ou alguma devota atribuição de louvor.

Senhor, ouve a minha voz: estejam atentos os teus ouvidos à voz das minhas súplicas. É verdade, ele está sempre escutando e esperando pelo "clamor" de seus filhos — muito mais pronto a responder, do que nós a pedir. E o próprio fato de estarmos orando é uma prova da sua atenção — pois quem, senão ele, colocou em nossos corações fazer aquela oração? Contudo, convém a nós, e a ele honra, estabelecer, desde o início, a relação correta entre uma criatura e o seu Criador; entre um filho e o seu Pai: "Senhor, ouve a minha voz: estejam atentos os teus ouvidos à voz das minhas súplicas."—James Vaughan.

Senhor. Hebraico, Adonai. Assim como Jeová marca a sua fidelidade imutável às suas promessas de livrar o seu povo, Adonai marca o seu senhorio sobre todos os obstáculos no caminho de livrá-lo.—Andrew Robert Fausset, em "A Commentary, Critical, Experimental and Practical", 1866.

Senhor, ouve a minha voz, etc. As expressões são metafóricas, e tomadas de empréstimo do trato de um pai com um filho, e, no fundo, a sua súplica é esta: Senhor, atenta em mim quando oro, como um pai atenta ao clamor de seu filho aflito, quando este está prestes a se arruinar. Estejam atentos os teus ouvidos à voz das minhas súplicas; isso vai um pouco mais além; assim como um pai, sabendo que um filho está em perigo, escutará e prestará atenção com cuidado se puder ouvi-lo chorar, e notará e ponderará esse choro, e o que ele pede chorando; assim ele suplicava a Deus, que estivesse à espera e atento, para ver e ouvir se um clamor viesse dele, e que ponderasse e notasse esse clamor com afeto, quando o ouvisse.—George Hutcheson, 1678.

Versículo 3Salmo 130:3

Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, etc. Mas não observa o Senhor a iniquidade? Não toma ele nota de todo pecado praticado por qualquer um dos filhos dos homens, especialmente pelos seus próprios filhos? Por que, então, o Salmista o coloca sob um se? "Se tu, SENHOR, observares a iniquidade." É verdade, o Senhor observa toda iniquidade para conhecê-la, mas não observa nenhuma iniquidade em seus filhos para condená-los por ela: assim, o sentido do Salmo é que, se o Senhor observasse o pecado com olho estrito e severo, como um juiz, para imputá-lo à pessoa pecadora, nenhum homem poderia suportá-lo.

A palavra traduzida por observar significa, primeiro, vigiar, ou observar com a mais estrita diligência, e é por isso, no substantivo, traduzida por torre de vigia, sobre a qual um homem é colocado para observar tudo o que se faz, e todas as pessoas que passam, ou se aproximam e se achegam. Um vigia colocado numa torre alta é obrigado a observar, com diligência e rigor, todos os transeuntes e passagens, tudo o que o seu olho alcança. Assim diz o texto: se tu observasses como um vigia, e olhasses com rigor tudo o que passa de nós, "quem subsistirá?" isto é, quem fará valer a sua causa no dia do seu juízo e prova diante de ti.

Em segundo lugar, a palavra significa guardar na memória, armazenar, ter, por assim dizer, um estoque e reserva, um memorial ou registro, de tais e tais coisas conosco. Nesse sentido se diz (Gênesis 37:11): "Os irmãos de José o invejavam; mas o seu pai guardava o caso na memória": ele notou o que José disse sobre os seus sonhos, guardou isso, e não deixou que passasse como um sonho, ou como uma visão da noite. Assim, por "se o Senhor observasse a iniquidade", entendemos: se ele guardasse os nossos pecados em sua memória, e os retivesse consigo, "quem seria capaz de subsistir quando prestasse contas?" O Senhor, à maneira da graça, vê como se não visse, e muitas vezes finge não notar quando erramos.—Joseph Caryl.

Estejam atentos os teus ouvidos à voz da minha súplica, mas não estejam os teus olhos atentos às manchas do meu pecado; pois, se tu, SENHOR, observares as iniquidades, ó Senhor, quem subsistirá? ou quem será capaz de suportá-lo? Não caíram os anjos quando observaste as suas loucuras? Pode a carne, que não é senão pó, ser limpa diante de ti, quando as estrelas, que são de substância muito mais pura, não o são? Pode algo ser limpo aos teus olhos, que não seja tão limpo quanto os teus olhos? E pode alguma pureza igualar a tua? Ai, Senhor, não somos anjos nem estrelas, e como poderíamos então subsistir, quando eles caíram? Como poderíamos ser limpos, quando eles são impuros? Se observasses o que é feito de errado, haveria trabalho de observação suficiente para ti enquanto o mundo durasse; pois que ação do homem está livre da mancha do pecado, ou da falta da justiça? Portanto, não observes em mim, ó Deus, nada que eu tenha feito, mas observa em mim apenas o que tu mesmo fizeste. Observa em mim a tua própria imagem; e então poderás olhar para mim, e ainda assim dizer, como uma vez disseste, Et erant omnia valde bona — "E todas as coisas eram muito boas".—Sir Richard Baker.

Somos introduzidos de uma vez em toda a solenidade de um tribunal criminal. O juiz está sentado no banco: o réu está de pé diante da barra, acusado de um delito capital, as testemunhas estão dando o seu testemunho contra ele. O juiz escuta atentamente tudo o que se diz; e, para ajudar a sua memória, anota as partes mais importantes. Se o Senhor nos julgasse dessa maneira, qual seria o resultado? Suponde-o sentado em seu trono de justiça inflexível, tomando notas, com uma pena na mão, das transgressões provadas contra nós. Nada é omitido. Cada pecado é anotado com os seus agravantes peculiares. Não há possibilidade de escapar da condenação merecida. A evidência contra nós é clara, abundante e esmagadora. Uma milésima parte dela é suficiente para determinar o nosso destino. O Juiz não tem alternativa senão pronunciar a terrível sentença. Devemos morrer a morte de um criminoso. Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, ó Senhor, quem subsistirá?—M. M'Michael.

Se tu, SENHOR, observares. Se investigasses e examinasses, e depois retivesses e imputasses (pois a palavra hebraica traz ambos os sentidos): se investigasses, encontrarias algo de iniquidade no mais justo dos homens; e, tendo-a encontrado, se a retivesses, e o chamasses a prestar contas por ela, ele de modo algum poderia se livrar da acusação, ou expiar o crime. Investigando, facilmente encontrarias iniquidade; mas o pecador, pela mais diligente investigação, não conseguirá descobrir um resgate, e por isso será incapaz de subsistir, não terá lugar onde firmar o pé, mas cairá pelos juízos irresistíveis da tua lei, e pela sentença da tua justiça.—Robert Leighton.

Se tu, SENHOR. Aqui ele se fixa noutro nome de Deus, que é Jah: um nome que, embora venha da mesma raiz que o anterior, raramente é usado senão para sugerir e exprimir a majestade terrível de Deus. "Ele cavalga sobre os céus, e é exaltado pelo seu nome, Jah": Salmo 68:4. Ele há de tratar agora com Deus sobre a culpa do pecado: e Deus é representado à alma como grande e terrível, para que ela saiba o que esperar e temer, se o caso houver de ser julgado segundo o merecimento do pecado.—John Owen.

Se tu, SENHOR... ó Senhor. Note-se aqui que, neste terceiro versículo, ele nomeia a Deus duas vezes por Senhor (como também faz no nono versículo), mostrando-nos com isso o seu fervoroso desejo de segurar Deus com as duas mãos. Ele o nomeia não só Adonai, mas também Jah (que ambos significam a sua natureza e o seu poder); todos os atributos de Deus devem se unir e concorrer juntos por nós: pois, embora ele seja Adonai, se não for também Jah, estamos perdidos.—Archibald Symson.

Senhor... Senhor. Se Deus se mostrasse como JAH, nenhuma criatura seria capaz de subsistir diante dele, que é Adonai, e pode por isso executar a sua vontade ou propósito judicial.—Franz Delitzsch.

Iniquidades. O sentido literal da palavra "iniquidade" é "uma coisa que não é igual", ou "não é justa." Tudo o que rompe um mandamento de Deus "não é igual." Não se ajusta ao que o homem é, nem ao que Deus é. Não mantém o alto nível da lei. Está totalmente desproporcional a tudo o que Deus fez. Destrói a harmonia da criação. Nem sequer se ergue à altura da consciência. Mais ainda, macula e produz uma falha no governo divino. Portanto, o pecado é uma coisa desigual, que não se ajusta a nada, que desarranja tudo. E não é justo. Não é justo para com aquele Deus contra cujo domínio ele é uma transgressão. Não é justo para com as tuas criaturas irmãs, para quem pode ser um dano muito grande. Não é justo para contigo mesmo, pois a tua felicidade está na obediência. Por isso chamamos o pecado de "iniquidade." Ou, como a Versão do Livro de Oração exprime a mesma ideia, "uma coisa errada", que erra o seu alvo próprio. "Se fores rigoroso em observar o que é feito de errado."—James Vaughan.

Ó Senhor, quem subsistirá? Assim que Deus manifesta sinais de ira, mesmo aqueles que parecem ser os mais santos adotam esta linguagem. Se Deus decidisse tratar com eles segundo a justiça, e os chamasse ao seu tribunal, nenhum seria capaz de subsistir; mas seria obrigado a fugir para o refúgio da misericórdia de Deus. Veja as confissões de Moisés, Jó, Davi, Neemias, Isaías, Daniel, Paulo, e outros dos apóstolos. Ouvi a Cristo ensinando os seus discípulos a clamar ao Pai que está nos céus: "Perdoa-nos as nossas dívidas!" Se, diante de Deus, os Patriarcas, os Profetas e os Apóstolos, embora possuindo santidade incomum, ainda assim se prostraram, e como suplicantes oraram por perdão, o que se fará com aqueles que acrescentam pecado a pecado?—D. H. Mollerus.

Versículos 3–4Salmo 130:3-4

Estes dois versículos contêm a soma de todas as Escrituras. No terceiro está a forma do arrependimento, e no quarto as misericórdias do Senhor. Estes são os dois montes, Gerizim e Ebal, mencionados em Deuteronômio 27:12-13. Estas são as colunas no templo de Salomão (1 Reis 7:21), chamadas Jaquim e Boaz. Devemos, com Paulo, persuadir-nos de que viemos do Monte Sinai ao Monte Sião, onde está a misericórdia, ainda que algumas uvas azedas devam ser comidas pelo caminho. Jeremias provou, em sua visão, primeiro um figo amargo de um cesto, depois um figo doce do outro. Nos dias de Moisés, as águas eram primeiro amargas, depois adoçadas pela madeira doce. E Eliseu lançou sal na sopa dos filhos dos profetas, e ela se tornou saudável.—Archibald Symson.

Estando eu assim meditando e em meus estudos, considerando como amar o SENHOR, e como exprimir-lhe o meu amor, veio-me à mente aquela sentença: Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, ó Senhor, quem subsistirá? Mas contigo há perdão, para que sejas temido. Estas foram boas palavras para mim, especialmente a última parte delas; a saber, que contigo há perdão, para que sejas temido; isto é, como então eu entendi, para que ele fosse amado e tido em reverência; pois assim me foi revelado, que o grande Deus dava tão alta estima ao amor de suas pobres criaturas, que, antes de ficar sem o amor delas, perdoaria as suas transgressões.—John Bunyan.

Versículo 4Salmo 130:4

Mas contigo há perdão, para que sejas temido. Poder-se-ia pensar que o castigo deveria gerar temor, e o perdão, amor; mas nemo majus diligit, quam qui maxime veretur offendere — ninguém ama a Deus mais verdadeiramente do que aquele que mais teme ofendê-lo. "Tua misericórdia alcança até os céus, e a tua fidelidade até as nuvens" — isto é, acima de todas as sublimidades. Deus é glorioso em todas as suas obras, mas mais glorioso nas suas obras de misericórdia; e esta pode ser uma razão por que Paulo chama o evangelho de Cristo de "evangelho glorioso": 1 Timóteo 1:11. Salomão nos diz: "É glória do homem passar por cima de uma ofensa." Nisto Deus é mais glorioso, em que passa por cima de todas as ofensas de seus filhos. Senhor, quem pode te conhecer e não te amar, te conhecer e não te temer? Nós te tememos pela tua justiça, e te amamos pela tua misericórdia; sim, te tememos pela tua misericórdia, e te amamos pela tua justiça; pois és infinitamente bom em ambas.—Thomas Adams.

Mas contigo há perdão, para que sejas temido. Mas não seria um engano de Davi dizer: há misericórdia em Deus, para que ele seja temido; o mesmo que dizer: há severidade nele, para que seja amado — pois, se não podemos amar alguém por ser severo, como poderíamos temê-lo por ser misericordioso? Não deveria, então, ter sido dito antes: há justiça contigo, para que sejas temido? Visto que é a justiça que provoca terror e mantém em temor; a misericórdia gera ousadia, e ousadia não pode conviver com o temor, e por isso não com a misericórdia. Mas não há, poderia eu dizer, um temor ativo, de não ofender a Deus, assim como um temor passivo, de já o ter ofendido? E com a misericórdia de Deus bem pode conviver o temor ativo, ainda que talvez não tão bem o temor passivo, que é próprio da sua justiça.

Há um erro comum no mundo, o de pensar que podemos ser mais ousados para pecar porque Deus é misericordioso; mas, ó minha alma, cuidado com esse erro, pois a misericórdia de Deus não serve a esse propósito; não é para nos tornar ousados, mas para nos fazer temer: quanto maior a sua misericórdia, maior deve ser o nosso temor, pois há misericórdia nele para que seja temido. A menos que temamos, ele pode escolher se será misericordioso ou não; ou antes, podemos estar certos de que não o será, visto que não tem misericórdia senão para os que o temem; e há grande razão para isso, pois a quem deveria a misericórdia se mostrar, senão a quem dela necessita? E se pensamos que dela necessitamos, certamente temeremos. Ó, portanto, Deus cheio de graça, faze-me temer-te; pois, assim como não serás misericordioso comigo a menos que eu te tema, também eu não posso te temer a menos que tu primeiro sejas misericordioso comigo.—Sir Richard Baker.

Mas contigo há perdão, para que sejas temido. Até o próprio Saul levantará a voz e chorará quando vir um claro testemunho do amor e da bondade imerecida de Davi. Já viste alguma vez um prisioneiro condenado desfazer-se em lágrimas ao receber, inesperada e imerecidamente, o perdão, ele que até então era duro como pedra? O martelo da lei pode quebrar o coração gelado do homem com terrores e horrores, e ainda assim ele pode permanecer gelo, inalterado; mas quando o fogo do amor gentilmente derrete esse gelo, ele se transforma e se dissolve em água — não é mais gelo, mas de outra natureza.—George Swinnock.

Mas contigo há perdão, para que sejas temido. A doutrina evangélica do perdão gratuito dos pecados não gera, por si mesma, descuido, como falsamente alegam os papistas; mas antes um temor a Deus verdadeiro e genuíno; assim como o Salmista mostra aqui que esta é a causa final e o efeito da doutrina.—Solomon Gesner.

Mas contigo há perdão, etc. Os seus juízos e a sua ira podem nos deixar espantados e estupefatos; mas, se não houver mais nada, jamais nos farão chegar a Deus. Se isso, então, não basta, o que mais é necessário? Justamente a visão da misericórdia do Senhor, pois esta é a mais poderosa para atrair, como diz aqui o profeta, e como diz a igreja de Deus (Cântico dos Cânticos 1:3): "Por causa do cheiro dos teus bons unguentos, as virgens te amam." Só isto é poderoso para atrair o pecador: pois todos os juízos de Deus, e todas as maldições da lei, jamais o atrairão.

O que foi a principal coisa que moveu o filho pródigo a voltar para casa, para o seu pai? Foi principalmente a aflição, a desonra e a pobreza de que estava carregado, ou a fome que quase o fez morrer de necessidade? Não, mas a principal coisa foi esta: ele se lembrou de que tinha um pai amoroso. Isso o fez resolver-se, com humilde confissão, a ir para casa (Lucas 15:1-32). Assim mesmo é com o pecador; não são os terrores e as ameaças que principalmente o moverão a vir a Deus, mas a consideração das suas muitas e grandes misericórdias.—Robert Rollock.

Mas. Quão significativa é essa palavra "mas"! Como se ouvíssemos a justiça clamando: "Que o pecador morra", e os demônios no inferno uivando: "Lancem-no nos fogos", e a consciência gritando: "Que ele pereça", e a própria natureza gemendo sob o seu peso, a terra cansada de o carregar, e o sol cansado de brilhar sobre o traidor, o próprio ar enjoado de encontrar fôlego para quem só o gasta em desobediência a Deus. O homem está prestes a ser destruído, a ser tragado vivo, quando de repente vem este "mas" três vezes bendito, que detém o curso desenfreado da ruína, ergue o seu braço forte, portando um escudo dourado entre o pecador e a destruição, e pronuncia estas palavras: "Mas contigo há perdão, para que sejas temido."—C. H. S.

Há uma propiciação contigo, assim leem alguns: Jesus Cristo é a grande propiciação, o resgate que Deus encontrou; ele está sempre com ele, como advogado por nós, e por meio dele esperamos obter o perdão.—Matthew Henry.

Perdão. Hebraico, selichah, palavra usada só aqui, e uma vez por Daniel (Daniel 9:9), e por Neemias (Neemias 9:17).—Christopher Wordsworth.

Para que sejas temido. Este perdão, este sorriso de Deus, prende a alma a Deus com um belo temor. Temor de perder um só olhar de amor. Temor de perder uma só obra de bondade. Temor de ser arrastado para longe do céu da sua presença por uma corrente insidiosa de mundanismo. Temor do torpor. Temor do erro. Temor de não agradá-lo o bastante. O nosso dever, então, é beber fundo do amor perdoador de Deus. Estar cheio dele é estar cheio de pureza, fervor e fé. Os nossos pecados têm de esconder as cabeças diminuídas, e fugir por frestas, quando o perdão — quando Cristo — entra na alma.—George Bowen, em "Daily Meditations," 1873.

Versículos 4–5Salmo 130:4-5

7-8. Davi liberta a sua alma de todo temor de que Deus tome este rumo, ajustando contas com rigor com pobres almas penitentes, ao estabelecer esta conclusão consoladora, como uma verdade indubitável: Mas contigo há perdão, para que sejas temido. Isto é, há perdão na tua natureza, tu trazes um coração perdoador no teu peito; sim, há perdão na tua promessa; o teu coração misericordioso não só te inclina a pensamentos de perdão, mas a tua promessa fiel te obriga a estendê-lo a todos os que, humilde e oportunamente, o reivindiquem.

Ora, lançado este fundamento, note que edifício este homem santo levanta (Salmo 130:5): Espero no SENHOR, a minha alma espera, e na sua palavra espero. Como se dissesse: Senhor, te tomo pela tua palavra, e estou resolvido, pela tua graça, a esperar à porta da tua promessa, nunca de lá me mover até receber a esmola prometida (o perdão dos meus pecados) enviada a mim. E este é um bocado tão doce, que ele relutaria em comê-lo sozinho, e por isso envia o prato até a ponta mais baixa da mesa, para que toda pessoa piedosa possa saboreá-lo com ele (Salmo 130:7-8): Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e com ele há redenção abundante. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades.

Como se dissesse: aquilo que é fundamento de esperança para mim, apesar do clamor dos meus pecados, oferece uma base tão sólida e firme a qualquer verdadeiro israelita, ou alma sincera no mundo, se ao menos se compreendesse bem a si mesma, e a mente de Deus na sua promessa. Sim, tenho por outros uma fé tão forte quanto pela minha própria alma, e ousaria empenhar a eternidade da minha felicidade neste princípio: que Deus há de remir todo israelita sincero de todas as suas iniquidades.—William Gurnall.

Versículo 5Salmo 130:5

Espero no SENHOR, etc. Declaramos que esta é uma posição bem-aventurada do crente. Ela corre contra tudo o que é natural, e, por isso mesmo, é ainda mais uma graça sobrenatural da alma agraciada. Em primeiro lugar, é a postura da fé. Aqui está a alma agraciada suspensa pela fé em Deus, em Cristo Jesus; na veracidade de Deus para cumprir a sua promessa, no poder de Deus para ajudá-la na dificuldade, na sabedoria de Deus para aconselhá-la na perplexidade, no amor de Deus para protegê-la no perigo, na onisciência de Deus para guiá-la com o seu olhar, e na onipresença de Deus para animá-la com a sua presença, em todo tempo e em todo lugar, seu sol e seu escudo. Ah, tende fé em Deus.

É também uma postura de oração. A alma que espera em Deus é a alma que espera sobre Deus. O Senhor muitas vezes nos leva a esta espera pela sua intervenção em nosso favor, para que ele nos mantenha esperando e vigiando ao pé da sua cruz, em oração fervorosa, crente e insistente. Ah, é a espera pelo Senhor que mantém a alma esperando sobre o Senhor!

É também a postura de uma espera paciente pelo Senhor. Não há graça mais honrosa para com Deus no caráter cristão do que a paciência — uma espera paciente sobre e pelo Senhor. É essa graça cristã, fruto do Espírito, que te capacitará a suportar com dignidade, calma e submissão os tratos aflitivos do teu Pai celestial, a censura do mundo, e o ferimento dos santos.

É a postura do descanso. Uma alma que espera pelo Senhor é uma alma que descansa no Senhor. Esperar e descansar! Cansada de atravessar em vão o amplo círculo dos recursos humanos; chegando ao fim de toda a tua própria sabedoria, força e recursos; o teu espírito inquieto e exausto é trazido a esta postura de descanso, de esperar sobre, e esperar por, o Senhor; e assim recolhe as suas asas caídas sobre o próprio seio de Deus. Ah, quão real e imediato é o descanso encontrado em Jesus! Repousando nele, por mais profunda que seja a profundeza da alma, por mais escuras que sejam as nuvens que a cobrem, ou revoltas as águas que a submergem, tudo é luz do sol e serenidade por dentro.—Resumido de "Soul Depths and Soul Heights", de Octavius Winslow, 1874.

Espero no SENHOR. Esperar é uma grande parte da disciplina da vida, e por isso Deus exercita com frequência a graça da espera. A espera tem quatro propósitos. Ela pratica a paciência da fé. Dá tempo para a preparação para o dom que vem. Torna a bênção mais doce quando ela chega. E mostra a soberania de Deus — dar exatamente quando e exatamente como lhe apraz. Pode ser difícil definir com exatidão o que o Salmista tinha em mente quando disse: "Espero no SENHOR, a minha alma espera, e na sua palavra espero. A minha alma espera pelo Senhor mais do que os que vigiam pela manhã." Pode ter sido o Messias, cuja vinda era algo bem próximo à mente dos antigos judeus, assim como a Segunda Vinda é para nós. Pode ter sido alguma intervenção especial da Providência Divina.

Mas, mais provavelmente, olhando o lugar que ocupa, e todo o tom do Salmo, e a sua linha de pensamento, o "Senhor" que ele esperava tão intensamente era aquele pleno senso de segurança, paz e amor que a presença sentida de Deus proporciona, e que é, na verdade, nada menos que a vinda do próprio Senhor, de modo bem sensível e palpável, a um coração ansioso e ansiado. O quadro do homem que espera é impressionante. É como o de alguém no alto de uma jornada, olhando adiante no seu caminho, de pé nas pontas dos pés, e por isso precisando de algo em que se apoiar, e que o sustente. "Espero no SENHOR" — espiritualmente, com meus pensamentos mais profundos — bem no centro do meu ser — "Espero no SENHOR, a minha alma espera." E descanso, apoio-me no que tu, ó Senhor, disseste. "A minha alma espera, e na sua palavra espero." Em toda a tua espera, lembra-te de duas coisas: que não seja tanto o acontecimento que esperas, mas o Senhor do acontecimento; o Senhor no acontecimento. E cuida para que tenhas uma promessa debaixo de ti — "na sua palavra espero" — do contrário, a "espera" será demais para ti, e no fim pode ser em vão.—James Vaughan.

Espero... espero. Esperar e ter esperança sempre acompanham a mesma coisa. Ninguém espera por aquilo de que não tem esperança alguma, e quem tem esperança sempre esperará. Ele não desiste de esperar, até desistir de ter esperança. O objeto da esperança é algum bem futuro, mas o ato de esperar é um bem presente, e este é o pagamento presente para custear as despesas da espera. A palavra implica tanto uma espera paciente quanto uma confiança esperançosa. Assim Cristo a expõe (Mateus 12:21), traduzindo a do profeta (Isaías 42:1-4): "As ilhas esperarão pela sua lei", assim: "Em seu nome confiarão os gentios."—Joseph Caryl.

Versículos 5–6Salmo 130:5-6

Nestes dois versículos ele quatro vezes faz menção da sua esperança, e da sua espera em Deus e na sua palavra, para nos deixar ver quão firme apoio devemos tomar em Deus, e com quantas tentações a nossa fé é atacada, quando não vemos razão nenhuma para isso. Nada nos sustentará senão a esperança. Spero meliora — Espero coisas melhores. O que anima os lavradores e os marinheiros contra as ondas e vagas do mar, e o mau tempo, senão a esperança de tempos melhores? O que consola um doente em tempo de enfermidade, senão a esperança de saúde? Ou um pobre na sua aflição, senão a esperança de riquezas? Ou um prisioneiro, senão a esperança de liberdade? Ou um desterrado, senão a esperança de voltar para casa? Todas essas esperanças podem falhar, por muitas vezes lhes faltar garantia.

Ainda que um médico possa animar um doente com suas belas palavras, não pode lhe dar certeza da sua recuperação, pois a sua saúde depende de Deus: amigos e cortesãos podem prometer alívio aos pobres, mas todos os homens são mentirosos; só Deus é fiel, aquele que prometeu. Portanto, firmemos a nossa fé em Deus, e a nossa esperança em Deus; pois ele há de cumprir a sua promessa. Ninguém jamais esperou nele em vão, nem jamais alguém foi decepcionado em sua esperança.—Archibald Symson.

Versículos 5–7Salmo 130:5-7

A fé, em última análise, se centra na Divindade. O próprio Deus, em sua natureza gloriosa, é o objeto último ao qual a nossa fé se resolve. A promessa, considerada simplesmente, não é o objeto da confiança, mas Deus na promessa; e, a partir da consideração desta, ascendemos à Divindade, e ali lançamos a nossa âncora. "Esperar na palavra" é o primeiro ato, mas é sucedido por esperar no Senhor: "Na sua palavra espero" — isso não é tudo; mas, Espere Israel no SENHOR. Este é o objeto último da fé, no qual consiste a essência da nossa felicidade, e esse objeto é Deus. O próprio Deus é a verdadeira e plena porção da alma.—Stephen Charnock, 1628-1680.

Versículo 6Salmo 130:6

A minha alma espera pelo SENHOR. E agora, minha alma, para que vives, senão apenas para esperar sobre Deus e esperar por Deus? Esperar sobre ele, para servi-lo; esperar por ele, para ser capacitado a servi-lo melhor; esperar sobre ele, como sendo o Senhor de tudo; e esperar por ele, como sendo o galardoador de tudo; esperar sobre aquele cujo serviço é melhor do que qualquer outro comando, e esperar por aquele cuja expectativa é melhor do que qualquer outra posse. Que outros, então, esperem sobre o mundo, esperem pelo mundo; eu, ó Deus, esperarei sobre ti, por ti, visto que encontro nesta espera mais verdadeiro contentamento do que todo o mundo poderia me dar em posse; pois como poderia duvidar de receber recompensa pela minha espera por ti, quando o meu esperar por ti já é, em si mesmo, a recompensa do meu esperar sobre ti?

E por isso a minha alma espera; pois, se a minha alma não esperasse, o que valeria a minha espera, mais do que eu mesmo valeria, se não tivesse uma alma; mas a minha alma põe vida na minha espera, e a transforma em sacrifício vivo. Ai, meu corpo frágil é bem inapto para servir de vigia: antes precisa ele mesmo ser servido: precisa de tanto descanso, precisa tão frequentemente ser dispensado da vigília, que, se Deus não tivesse outros vigias além dos corpos, ficaria muitas vezes tendo de esperar sobre si mesmo; mas a minha alma é divinae particula aurae, uma porção do sopro divino, dotada de todas as qualidades próprias de um vigia; e não recebeu ela as suas capacidades, ó Deus, de ti? E por isso a minha alma espera, e está tão empenhada no serviço, que espera "mais do que os que vigiam pela manhã."—Sir Richard Baker.

Hammond traduz assim o versículo: "A minha alma se apressa para o Senhor, para longe das guardas da manhã, das guardas da manhã."

Mais do que os que vigiam pela manhã. Veja, como a sentinela cansada, molhada e enrijecida pelo frio e pelo orvalho da noite, ou como os porteiros que vigiavam no Templo, os levitas, esperavam pela luz do dia, assim, "mais do que os que vigiam pela manhã", esperava ele por algum vislumbre do favor de Deus. Ainda que ele não nos alivie de imediato a dor, nem satisfaça os nossos desejos, devemos esperar sobre Deus. Com o tempo teremos boa resposta. As demoras de Deus não são recusas. O dia há de chegar por fim, ainda que a sentinela ou o vigia cansado o considere demorado antes; assim Deus há de vir por fim; ele não estará ao nosso chamado. Não merecemos nada, mas devemos esperar por ele no uso diligente dos meios; como os servos de Ben-Hadade vigiavam por alguma palavra de "irmão", ou algo de bondade, que caísse do rei de Israel.—Thomas Manton.

Mais do que os que vigiam pela manhã. Quantos, nos recintos sagrados do Templo, voltavam o olhar ansioso para o oriente, buscando a primeira listra vermelha sobre os montes de Moabe, que anunciava a aproximação do dia; e, no entanto, não era pela libertação que esperavam, mas pela hora costumeira em que o sacrifício da manhã podia ser oferecido, e a alma podia aliviar a sua gratidão no hino de ação de graças, e o peso das suas tristezas e pecados pela oração, e podia tirar aquela força do convívio renovado com o céu, que a capacitaria, neste mundo, a respirar o espírito e a se ocupar dos feitos benéficos e santos de um mundo melhor.—Robert Nisbet.

Digo, mais do que os que vigiam pela manhã, pois não deve haver uma proporção entre a causa e o efeito? Se a minha causa para vigiar é maior que a deles, não deveria a minha vigília ser maior que a deles? Os que vigiam pela manhã têm boa causa, sem dúvida, para vigiar por ela, para que lhes traga a luz do dia; mas não tenho eu mais causa para vigiar, eu que espero pela luz que ilumina a todo homem que vem ao mundo? Os que vigiam pela manhã esperam apenas pelo nascer do sol, para se livrarem das trevas que impedem a sua visão; mas eu espero pelo nascer do Sol da justiça, para dissipar os horrores das trevas que aterrorizam a minha alma. Eles vigiam pela manhã para terem luz por onde caminhar; mas eu espero pela Aurora do Alto, para dar luz aos que estão sentados nas trevas e na sombra da morte, e guiar os nossos pés no caminho da paz. Mas, ainda que se possa questionar a intensidade da nossa vigília, quanto à sua extensão não se pode questionar nada, pois os que vigiam pela manhã vigiam, no máximo, uma parte da noite; mas eu vigiei dias inteiros e noites inteiras, e não poderei então dizer, com justiça: espero mais do que os que vigiam pela manhã?—Sir Richard Baker.

Homens santos como Simeão, e sacerdotes devotos como Zacarias, havia, em meio a este povo fervilhante, que, meditando, ansiando, esperando, entoavam para si mesmos, dia após dia, as palavras do Salmista: "A minha alma espera pelo Senhor mais do que os que vigiam pela manhã." Como amantes que esperam a vinda combinada, e se sobressaltam ao tremer de uma folha, ao voo de um pássaro, ou ao zumbido de uma abelha, e se cansam da tensão prolongada, assim os judeus esperavam pelo seu Libertador. É uma das cenas mais lamentáveis da história, especialmente quando refletimos que ele veio — e não o conheceram.—Henry Ward Beecher, em sua "Life of Jesus the Christ."

Vigiar. Fazemos injustiça a essa boa e feliz palavra, "vigiar", quando a tomamos como vigiar contra; contra um perigo; contra um mal que se aproxima. Ela comporta essa interpretação; mas é coisa muito mais alta, melhor e mais filial vigiar por um bem que vem do que vigiar contra um mal que se aproxima. Assim, "vigiando por", enviamos as nossas flechas de oração, e depois olhamos confiantes para ver onde caem de volta. Assim, "vigiando por", escutamos, em silêncio, a voz familiar que amamos. Assim, "vigiando por", esperamos o Noivo! Cuidai, para que, como quem está sempre à véspera — não de perigo, mas de felicidade — a vossa "vigília" seja a "vigília" do amor, da confiança e da esperança alegre.—James Vaughan.

No ano de 1830, na noite anterior ao primeiro de agosto, dia em que os escravos das nossas colônias das Índias Ocidentais deveriam entrar na posse da liberdade que lhes fora prometida, muitos deles, conta-se, nunca foram para a cama. Milhares, e dezenas de milhares deles, se reuniram em seus lugares de culto, engajados em deveres devocionais, e cantando louvores a Deus, esperando pela primeira listra da luz da manhã daquele dia em que seriam feitos livres. Alguns dentre eles foram enviados aos morros, de onde poderiam obter a primeira vista do dia que vinha, e, por um sinal, avisar aos seus irmãos lá no vale a alvorada do dia que os faria homens, e não mais, como até então haviam sido, meros bens e mercadorias — homens com almas que Deus criara para viver para sempre. Com quanta avidez deve ter vigiado esse povo pela manhã!—T. W. Aveling, em "The Biblical Museum," 1872.

Versículo 7Salmo 130:7

Espere Israel no SENHOR. Este título se aplica a todo o povo do Senhor; ele expõe a sua dignidade — eles são PRÍNCIPES; refere-se à sua experiência — lutam com Deus em oração, e prevalecem. O desânimo não convém a um príncipe, muito menos a um cristão. O nosso Deus é "O DEUS DA ESPERANÇA"; e devemos esperar nele. Israel deveria esperar na sua misericórdia, na sua paciência, na sua provisão, na sua abundante redenção. Deveria esperar por luz nas trevas; por força na fraqueza; por direção na perplexidade; por libertação no perigo; por vitória no combate; e por triunfo na morte. Deveria esperar em Deus com confiança, porque ele prometeu; com oração, pois ele ama ouvir-nos; com obediência, pois seus preceitos devem ser observados por nós; e com constância, pois ele é sempre o mesmo.—James Smith (1802-1862), em "The Believer's Daily Remembrancer."

Espere Israel no SENHOR. Enquanto, em todos os versículos anteriores do Salmo, os pensamentos, as tristezas, a oração, a penitência, o temor, a espera, a vigília, eram todos pessoais e restritos a si mesmo; aqui uma grande mudança se deu, e já não é mais "eu", mas "Israel"; todo o Israel. "Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e com ele há redenção abundante. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades." Assim deveria sempre ser... É próprio do gênio da nossa religião voltar-se para as multidões.—James Vaughan.

Porque no SENHOR há misericórdia. A misericórdia nos tem sido mostrada, mas ela habita em Deus. É uma de suas perfeições. O exercício dela é o seu deleite. Há misericórdia no Senhor em toda a sua plenitude; ele nunca foi mais misericordioso do que agora, nem jamais o será mais. Há misericórdia no Senhor em toda a sua ternura, ele está cheio de compaixão, as suas entranhas se perturbam por nós, as suas ternas misericórdias estão sobre nós. Há misericórdia nele em toda a sua variedade, ela se ajusta a cada caso. Aqui está a misericórdia que recebe pecadores, a misericórdia que restaura os desviados, a misericórdia que guarda os crentes. Aqui está a misericórdia que perdoa o pecado, que introduz no gozo de todos os privilégios do evangelho, e que abençoa a alma orante muito além das suas expectativas.

No Senhor há misericórdia, e ele ama exibi-la, está pronto para concedê-la, determinou exaltá-la e glorificá-la. Há misericórdia no Senhor; isso deveria encorajar o infeliz a se aproximar dele; isso informa ao temeroso que não precisa trazer nada para induzi-lo a abençoá-lo; isso convoca os desviados a voltarem para ele; e isso é próprio para animar o cristão provado, sob todas as suas aflições e angústias. Lembra-te: a misericórdia é como Deus, é infinita e eterna. A misericórdia está sempre no trono. A misericórdia pode ser obtida por qualquer pecador.—James Smith.

Com ele há redenção abundante. Esta redenção abundante não deixa atrás de si mais resquícios de pecado do que Moisés deixou cascos de animais atrás de si no Egito. Ela redime não só da culpa, mas do castigo; não só a tanto, mas a toto; não só desta, mas de todo pecado e pena; não só do sentimento, mas do temor da dor; e, na culpa, não só do delito, mas da mancha; não só de ser censurado, mas de ser questionado. Ou será que se quer dizer, por redenção abundante, que ele não só leva cativo o cativeiro, mas dá dons aos homens? Pois de que adianta a um prisioneiro ter o seu perdão, se ainda é mantido preso por não pagar as suas taxas? Mas se o príncipe, junto com o perdão, também envia uma generosa dádiva que possa sustentá-lo quando for posto em liberdade, esta, sim, é uma redenção abundante; e tal é a redenção que a misericórdia de Deus nos consegue.

Ela não só nos livra de uma masmorra, mas nos põe na posse de um palácio; não só nos livra de comer o pão com o suor do rosto, mas nos restitui ao Paraíso, onde todos os frutos crescem por si mesmos; não só nos livra de sermos cativos, mas nos torna caros como filhos; e não só filhos, mas herdeiros; e não só herdeiros, mas co-herdeiros com Cristo; e quem pode negar que isto seja uma redenção abundante? Ou será dita abundante em razão do preço que foi pago para nos redimir? Pois somos redimidos com um preço, não de ouro ou pedras preciosas, mas com o precioso sangue do Cordeiro morto antes da fundação do mundo. Porque Deus tanto amou o mundo, que deu o seu único Filho para ser resgate por nós, e isto, tenho certeza, é uma redenção abundante.—Sir Richard Baker.

Redenção abundante, ou, mais literalmente, "redenção abundantemente." Ele a chama abundante, como diz Lutero, porque tal é a estreiteza do nosso coração, a fraqueza da nossa esperança, a debilidade da nossa fé, que ela excede em muito toda a nossa capacidade, todas as nossas petições e todos os nossos desejos.—J. J. Stewart Perowne.

Versículos 7–8Salmo 130:7-8

Este Salmo contém uma evidente profecia do Messias; ao expor a sua abundante redenção, e que ele haveria de remir a Israel, isto é, a Igreja, de todos os seus pecados. Palavras que, em seu pleno sentido, foram usadas por um anjo a José, ao lhe dizer que o nome do menino seria JESUS, "porque ele salvaria o seu povo dos seus pecados": Mateus 1:21.—Sir John Hayward (1560-1627), em "David's Tears," 1623.

Versículo 8Salmo 130:8

Ele remirá. "ELE" enfático, ele somente, pois nenhum outro pode.—J. J. Stewart Perowne.

De todas as suas iniquidades. Não apenas do castigo (como querem Ewald e Hupfeld). A redenção inclui o perdão dos pecados, o quebrantamento do poder e do domínio do pecado, e a libertação de todas as consequências do pecado.—J. J. Stewart Perowne.

Iniquidades. Iniquidade do olho — não tem a consciência voz ali? Não se pratica nenhuma iniquidade com o teu olho? Que fale a consciência. Iniquidade do ouvido — não há iniquidade que entre no teu coração pelo ouvido? Não podes escutar uma conversa na rua sem que a iniquidade entre no teu coração por aquilo que Bunyan chama "a porta do ouvido." Iniquidade do lábio — mantens sempre a tua língua como que refreada? Nunca deixam teus lábios cair algo impróprio do evangelho? Não há conversa carnal, nenhuma palavra irritada em casa, nenhuma expressão que não gostarias que os santos de Deus ouvissem?

O quê! Teus lábios sempre guardados tão estritamente, que jamais uma única expressão neles caiu, da qual terias vergonha de proferir diante de uma assembleia do povo de Deus? Iniquidade do pensamento — se teus olhos, ouvidos e lábios são limpos, não há iniquidade de pensamento? O quê! Naquela oficina interior, nenhuma sugestão iníqua, nenhuma obra maligna? Ah, quão ignorantes de nós mesmos devemos estar, se sentimos que não temos iniquidade de pensamento! Iniquidade da imaginação — não te traz às vezes a fantasia cenas de sensualidade, nas quais a tua natureza carnal é vil o bastante para se comprazer? Iniquidade da memória — não traz a memória, às vezes, de volta pecados que outrora cometeste, e talvez a tua natureza má seja baixa o bastante para desejar que tivessem sido maiores?

Iniquidade do sentimento — nenhuma inimizade contra o povo de Deus jamais atuando? Nenhum orgulho de coração? Nenhuma cobiça? Nenhuma hipocrisia? Nenhuma justiça própria? Nenhuma sensualidade? Nenhum pensamento vil que não possas revelar nem ao teu amigo mais íntimo? Mas eis aqui a bendita promessa — uma promessa própria só de Israel: pois todos, menos Israel, perdem de vista as suas iniquidades, e se justificam na própria justiça própria. Ninguém além de Israel sente e confessa as suas iniquidades, e por isso a Israel é limitada a promessa da redenção: Ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades. O quê! Todas? Sim. Nenhuma sobra? Não, nem um traço, nem uma sombra, nem a sombra de uma sombra; todas sepultadas, todas idas, todas tragadas, todas apagadas, todas livremente perdoadas, todas lançadas para trás das costas de Deus.—Joseph C. Philpot, 1802-1869.

Que conclusão graciosa e apropriada para este Salmo tão abrangente e instrutivo! Como o sol, ele amanhece velado em nuvens, e se põe banhado em esplendor; abre-se com profundeza de alma, e se fecha com altura de alma. Redenção de toda iniquidade! Isso desafia a linguagem mais descritiva, e ultrapassa a mais alta medida. A imaginação mais viva desfalece ao concebê-la, a imagem mais ardente falha em retratá-la, e a fé baixa as suas asas na tentativa ousada de escalar o seu cume. Ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades. O versículo é um quadro em palavras do homem restaurado, e do Paraíso reconquistado.—Octavius Winslow.

Ir para o salmo

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14
  15. 15
  16. 16
  17. 17
  18. 18
  19. 19
  20. 20
  21. 21
  22. 22
  23. 23
  24. 24
  25. 25
  26. 26
  27. 27
  28. 28
  29. 29
  30. 30
  31. 31
  32. 32
  33. 33
  34. 34
  35. 35
  36. 36
  37. 37
  38. 38
  39. 39
  40. 40
  41. 41
  42. 42
  43. 43
  44. 44
  45. 45
  46. 46
  47. 47
  48. 48
  49. 49
  50. 50
  51. 51
  52. 52
  53. 53
  54. 54
  55. 55
  56. 56
  57. 57
  58. 58
  59. 59
  60. 60
  61. 61
  62. 62
  63. 63
  64. 64
  65. 65
  66. 66
  67. 67
  68. 68
  69. 69
  70. 70
  71. 71
  72. 72
  73. 73
  74. 74
  75. 75
  76. 76
  77. 77
  78. 78
  79. 79
  80. 80
  81. 81
  82. 82
  83. 83
  84. 84
  85. 85
  86. 86
  87. 87
  88. 88
  89. 89
  90. 90
  91. 91
  92. 92
  93. 93
  94. 94
  95. 95
  96. 96
  97. 97
  98. 98
  99. 99
  100. 100
  101. 101
  102. 102
  103. 103
  104. 104
  105. 105
  106. 106
  107. 107
  108. 108
  109. 109
  110. 110
  111. 111
  112. 112
  113. 113
  114. 114
  115. 115
  116. 116
  117. 117
  118. 118
  119. 119
  120. 120
  121. 121
  122. 122
  123. 123
  124. 124
  125. 125
  126. 126
  127. 127
  128. 128
  129. 129
  130. 130
  131. 131
  132. 132
  133. 133
  134. 134
  135. 135
  136. 136
  137. 137
  138. 138
  139. 139
  140. 140
  141. 141
  142. 142
  143. 143
  144. 144
  145. 145
  146. 146
  147. 147
  148. 148
  149. 149
  150. 150

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Fonte