Notas explicativas e citações: Salmo 149
Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 149, reunidas por Charles Spurgeon.
Leia o Salmo 149 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
Salmo inteiro. O Salmo anterior era um hino de louvor ao Criador; este é um hino ao Redentor. — Matthew Henry.
Salmo inteiro. A igreja espiritual do Novo Testamento não pode orar como aqui ora a igreja nacional do Antigo Testamento. Sob a ilusão de que deve ser usado como oração sem nenhuma transposição espiritual, Salmos 149:1-9 tornou-se o lema dos mais horríveis erros. Foi por meio deste Salmo que Caspar Scloppius, em seu Classicum Belli Sacri, que, como diz Bakius, foi escrito não com tinta, mas com sangue, inflamou os príncipes católico-romanos para a Guerra dos Trinta Anos. E na igreja protestante, Thomas Müntzer instigou a Guerra dos Camponeses por meio deste Salmo. Vemos que o cristão não pode fazer deste Salmo algo diretamente seu, sem renegar a advertência apostólica: "As armas da nossa milícia não são carnais" (2 Coríntios 10:4). O cristão em oração deve, portanto, transpor a letra deste Salmo para o espírito da Nova Aliança. — Franz Delitzsch.
Versículo 1Salmo 149:1
Um cântico novo; pois este Salmo é um cântico de renovação. Se Israel, quando restaurado e renovado, tinha novo motivo para se regozijar, muito mais deveria o Israel da Nova Aliança sentir-se impelido a entoar a nova nota de triunfo. Os incrédulos blasfemam, os ingratos murmuram, os insensatos calam, os tristes choram, todos agindo segundo a sua velha natureza; mas os homens novos assumem um modo novo, que é o cântico divinamente inspirado de paz, caridade e alegria no Senhor. — Johannes Paulus Palanterius.
Um cântico novo. O homem velho tem um cântico velho, o homem novo um cântico novo. O Antigo Testamento é um cântico velho, o Novo Testamento é um cântico novo... Quem ama as coisas terrenas canta um cântico velho: quem deseja cantar um cântico novo, que ame as coisas da eternidade. O próprio amor é novo e eterno; por isso é sempre novo, porque nunca envelhece. — Agostinho.
Santos. Título que não deve restringir-se aos piedosos dos primeiros tempos, mas comum também a todos os que são salvos em todos os tempos posteriores, como em Efésios 4:12. Este nome deixa a mera moralidade e a profissão formal sem sombra, como o sol faz ao pirilampo. A santidade é obra divina, e por isso é muito mais notável do que a excelência humana. Devemos manter o nome de "santos", para que a realidade da verdadeira religião não seja rebaixada pela recusa deste título; pois receia-se que, em nossos dias, o nome esteja fora de uso porque a própria santidade está fora de moda. — Thomas Goodwin.
Versículo 2Salmo 149:2
Alegre-se Israel, etc. Dai-nos, ó, dai-nos o homem que canta no seu trabalho! Seja qual for a sua ocupação, ele se iguala a qualquer dos que seguem o mesmo ofício em silenciosa amargura. Fará mais no mesmo tempo — fará melhor — perseverará por mais tempo. Mal se sente o cansaço enquanto se marcha ao som da música. Diz-se que as próprias estrelas fazem harmonia ao girarem em suas órbitas. Maravilhosa é a força da alegria, de todo incalculável o seu poder de resistência. Os esforços para sermos permanentemente úteis devem ser uniformemente jubilosos — um sol espiritual — graciosos de puro contentamento — belos por serem brilhantes. — Thomas Carlyle.
Alegre-se naquele que o fez; alegrem-se os filhos de Sião. Nunca estamos certos até que possamos ser cordialmente alegres no Senhor, nem até que possamos gozar contentamento em conexão com a santidade. — Walter Marshall.
Naquele que o fez. Jeová é chamado Feitor, como aquele que formou Israel como nação, e constituiu o povo em reino, embora tivessem sido uma raça de escravos. Isto é mais do que uma criação geral de homens. — Hermann Venema.
Literalmente, o hebraico traz aqui à tona a doutrina mística da Trindade, pois se lê: "Alegre-se Israel em Deus, seus Feitores." — Simon de Muis.
Alegres em seu Rei. Peço ao leitor que note comigo: nada se diz aqui de Israel estar alegre pelo que o seu rei fizera por eles. Essas coisas, em seu devido lugar, tornam-se doces motivos de louvor. Mas o assunto do louvor em que Israel agora se ocupa é o próprio Jesus. Leitor, detenha-se sobre esta distinção aparentemente pequena, mas de grande importância.
O Senhor é gracioso em seus dons, gracioso em seu amor, gracioso em sua salvação. Tudo o que ele dá vem da sua misericórdia, e assim deve ser sempre reconhecido. Mas os dons de Jesus não são ele mesmo: não posso me satisfazer com os seus dons, sabendo que a outros ele dá a sua Pessoa. É o próprio Jesus que eu quero. Ainda que me dê todas as coisas de que preciso, se ele mesmo for para mim todas as coisas de que preciso, nele tenho tudo. Vejamos, pois, que Jesus não apenas nos dá tudo, mas que ele é o nosso tudo. — Robert Hawker.
Versículo 3Salmo 149:3
A dança foi, em tempos antigos, um dos modos de exprimir alegria religiosa (Êxodo 15:20; 2 Samuel 6:16). Quando, por alguma causa, as ideias dos homens sofrerem revolução tal que os leve a fazer a mesma coisa com o mesmo propósito, haverá tempo de sobra para discutir o assunto. Em nossos dias, a dança não tem tal uso, e não pode, portanto, de modo algum, justificar-se alegando a prática dos judeus piedosos de outrora. — William Swan Plumer.
Cantem-lhe louvores com o adufe e a harpa. Os que daqui querem tirar o uso da música no culto religioso devem, pela mesma regra, introduzir a dança, pois andavam juntas, como na dança de Davi diante da arca (Juízes 21:21). Mas, ao passo que muitas passagens do Novo Testamento mantêm o cantar como ordenança evangélica, nenhuma prevê a manutenção da música e da dança; o cânone evangélico para o saltério é "cantar com o espírito e com o entendimento." — Matthew Henry.
Adufe. O tof era empregado por Davi em todas as festividades religiosas (2 Samuel 6:5). As ocasiões em que era usado eram em geral alegres, e os que o tocavam eram geralmente mulheres (Salmos 68:25), como acontecia entre a maioria dos povos antigos, e ainda hoje no Oriente. Os costumes do Oriente moderno bastariam para ilustrar todas as alusões bíblicas a este instrumento, mas felizmente temos ilustração mais antiga e muito valiosa dos monumentos do Egito. Neles encontramos que o tamborim era instrumento predileto, tanto em ocasiões sagradas quanto festivas. Havia três tipos, diferindo, sem dúvida, tanto no som quanto na forma; um era circular, outro quadrado ou oblongo, e o terceiro consistia em dois quadrados separados por uma barra. Todos eram tocados com a mão, e frequentemente usados como acompanhamento da harpa e de outros instrumentos. O tamborim era normalmente tocado por mulheres, representadas dançando ao seu som sem o acompanhamento de nenhum outro instrumento. — John Kitto.
Harpa. Do kinnor, a Escritura oferece pouca informação além de que era composto das partes sonoras de boa madeira, e provido de cordas. Josefo afirma que tinha dez cordas, e era tocado com plectro; o que, todavia, não se entende como implicando que nunca teve outro número de cordas, ou que era sempre tocado com plectro. Davi certamente o tocava com a mão (1 Samuel 16:23; 18:10; 19:9); e provavelmente era usado dos dois modos, conforme o seu tamanho. Que este instrumento fosse realmente uma harpa é hoje muito geralmente negado (Kitto). O leitor, a esta altura, já terá pesado as probabilidades quanto à natureza e à construção do kinnor; e é mais provável que se incline a pensar que era um violão ou lira, crença que parece ganhar terreno, em razão da aptidão de tais instrumentos para os usos a que o kinnor se destinava. — J. Stainer.
Versículo 4Salmo 149:4
Porque o Senhor se agrada do seu povo. No texto são apontadas duas razões pelas quais os santos devem ser movidos a louvar o Senhor, e a se alegrar em seu Rei.
- O deleite que o SENHOR tem nos santos. "Ele se agrada do seu povo." Nesta afirmação há três pontos a investigar, a saber: (a) Quem é o povo do Senhor? (b) Por que ele se agrada deles? (c) Em que aspectos ele se agrada deles?
(a) Quem é o povo do Senhor? Muitos são os nomes e títulos que lhe são dados na Escritura. Encontramos um na segunda cláusula do texto; mas ele pertence igualmente à primeira. "Ele embelezará os mansos." O termo bíblico "mansidão" é um dos que singularmente caracterizam e distinguem o verdadeiro cristão. Contém, de fato, em si uma combinação de graças que são evidentemente fruto do Espírito, e que não podem crescer em outra árvore senão na videira cristã.
A mansidão, como graça cristã, pode ser considerada em relação a Deus e em relação ao homem. Em relação a Deus, implica pobreza de espírito; humilhação de coração nascida do senso de culpa e do sentimento de corrupção; submissão à vontade de Deus; silêncio e paciência sob a sua vara; conformidade com as suas disposições; e a entrega dos nossos próprios desejos e inclinações naturais às suas determinações soberanas. Em relação ao homem, a mansidão compreende humildade de ânimo, e prontidão para preferir os outros a nós mesmos; brandura de disposição e de conduta; paciência sob provocações; perdão das ofensas; quietude de espírito, e moderação em promover o próprio interesse e proveito.
Estas são as qualidades que distinguem "os mansos". Não são estas, meus irmãos, as graças, os temperamentos e as disposições que caracterizam e adornam os verdadeiros cristãos? São eles, de modo especial, "os mansos da terra". De fato, não há, nem pode haver, outros a quem este título realmente pertença. Nenhum homem em seu estado natural pode ser manso, no sentido bíblico da palavra.
(b) Mas por que o Senhor "se agrada" deles? Há algo neles mesmos que ele possa contemplar com complacência e deleite? Não: eles sabem e sentem que não têm pretensão alguma desse tipo. Não é por causa deles, mas por causa dele mesmo; por causa do seu nome, da sua verdade e da sua misericórdia, que ele agora lhes tem afeição. O Senhor "se agrada do seu povo" porque são o seu povo; aqueles que ele comprou com o seu sangue, renovou pelo seu Espírito, e redimiu pelo seu poder. Ele "se agrada deles" porque neles ele mesmo é honrado e glorificado; porque vê neles o trabalho da sua alma, o fruto do seu sofrimento e da sua mediação; por causa da obra que já começou neles; porque já exibem alguns traços da sua própria imagem, alguma cópia daquela mente que havia nele, que era "manso e humilde de coração".
(c) Em que aspectos o Senhor se agrada do seu povo. Primeiro: o Senhor se agrada deles pois se deleita no exercício das graças deles para com ele. Todos creem nele, e têm fé na sua palavra e nas suas promessas; confiam na sua verdade e no seu poder; esperam na sua misericórdia; temem o seu desagrado; amam a sua pessoa e o seu nome.
Segundo: o Senhor tem prazer nos serviços do seu povo. É verdade que pouco podem fazer por ele, e esse pouco nada vale por si mesmo. No melhor dos casos, apenas lhe devolvem o que é dele. Mas ele considera os seus serviços não pelo valor intrínseco que têm em si mesmos, mas pela disposição de boa vontade de que procedem. Ele se agrada das suas pobres tentativas de agradá-lo, porque são tentativas. Não pesa o valor ou o mérito da ação, mas o princípio e o motivo de onde ela brota.
Terceiro: o Senhor tem prazer na prosperidade do seu povo. O seu nome é amor; a sua natureza é bondade; e podemos duvidar de que ele goste de ver o seu povo feliz? Antes, somos expressamente informados de que "ele se regozija sobre eles com alegria"; que "ele se regozija sobre eles para lhes fazer o bem". Mesmo naquelas disposições que em si mesmas são penosas e dolorosas, ele busca o bem deles, e ao fim promove a sua felicidade. Que consolo trazem estas reflexões aos servos mansos e sofredores do Senhor!
- Consideremos agora os desígnios graciosos do SENHOR para com o seu povo: ele os embelezará com a salvação. Ele não deseja apenas salvar, mas adornar e honrar o seu povo. Aqueles "a quem ele justifica, a esses também glorifica". Ele os embelezará com a salvação; promessa que se refere tanto à vida presente quanto à futura.
(a) Quanto à vida presente. É propósito de Deus embelezar o seu povo com a salvação neste mundo. Há muitas passagens na Escritura que sugerem esse propósito, e nos conduzem a esta visão dos efeitos felizes da religião, já na vida presente. Quando o filho pródigo voltou à casa do pai, contrito, arrependido e reformado, não foi apenas recebido com bondade, assegurado do perdão e acolhido como filho, mas foi também ornado e embelezado (Lucas 15:22). Assim, no quadragésimo quinto Salmo, a igreja, a esposa de Cristo, é assim descrita: "Toda gloriosa está a filha do rei, no seu interior; o seu vestido é de ouro tecido. Com vestidos bordados será levada ao rei." "Assim o rei grandemente desejará a tua formosura." Veja também Efésios 5:25-27.
Mas qual é a glória, a beleza, que aqui se quer dizer nestas passagens, com que Cristo ornará e embelezará o seu povo? É "a beleza da santidade". Já vimos que o espírito manso e quieto que distingue o cristão lhe é "ornamento"; e lemos noutro lugar que ele é "adornado" com boas obras. É o grande objetivo do evangelho santificar todos os que o abraçam, restaurando-lhes a imagem de Deus que perderam pelo pecado.
(b) Consideremos agora esta promessa quanto ao mundo futuro. Por mais formosos e gloriosos que sejam os santos na terra, a sua beleza fica muito aquém da perfeição que ainda vão alcançar. Estão "predestinados a serem conformes à imagem do Filho"; e quando despertarem noutro mundo, será à semelhança dele, sem mácula, defeito ou mancha que reste.
Levai adiante os vossos pensamentos até a manhã da ressurreição, quando esta corrupção se revestir da incorrupção, esta mortalidade da imortalidade; quando o corpo, erguido em honra e glória, se vestir do seu belo traje, e, feito semelhante ao corpo glorioso de Cristo, resplandecer como o sol no firmamento; quando, então, unido de novo ao seu espírito afim e santificado, não seja mais peso, nem estorvo, nem obstáculo, mas se torne promotor da sua alegria, partícipe e auxílio na sua felicidade espiritual. Este é o sentido do texto, esta é a beleza que ele projetou para o seu povo, e para a qual já o está preparando. Ao contemplar estas coisas, com razão se pode dizer a eles: "Louvai ao Senhor." — Condensado de um sermão de Edward Cooper, 1826.
Aqui está a ratio propositionis, a importante razão do louvor que se propõe ao Senhor. Aqueles que sabem que são objetos da complacência divina tendem a agir pelo princípio da reciprocidade. Deus se agrada em santificá-los, justificá-los e glorificá-los; eles certamente se agradarão em exaltá-lo como Amigo, Protetor, Legislador, Guia, Rei, Deus! — Simon de Muis.
Ele embelezará os mansos com a salvação. A mansidão não só dá grande paz de espírito, como também frequentemente acrescenta lustre ao semblante. Só lemos na Escritura de três cujos rostos brilharam de modo notável — a saber, Cristo, Moisés e Estêvão — e todos se distinguiam pela mansidão. — Matthew Henry.
Os mansos. Em hebraico, anavim, significa os pobres e aflitos; mas o termo passou depois a ser aplicado às pessoas misericordiosas, já que as aflições corporais tendem a subjugar o orgulho, ao passo que a abundância gera crueldade. — John Calvin.
Versículo 5Salmo 149:5
Alegrem-se os santos, etc. Aqui começa uma bela exegese da passagem anterior. Um povo protegido pode alegrar-se com confiança. Um povo ansioso e temeroso não poderia cantar em voz alta em seus leitos de repouso. — Simon de Muis.
Alegrem-se os santos em glória: exultem em seus leitos. Em qualquer tempo em que Deus se agrade de nos inspirar a sua graça e o seu consolo, devemos alegrar-nos nisso, e, de noite, no leito, buscar aquele a quem a nossa alma ama; encurtando esse tempo de descanso e repouso, para que se torne tão proveitoso para nós quanto o próprio dia.
Davi não se contentava em oferecer o sacrifício de ação de graças nos átrios da casa do Senhor, e em pagar os seus votos na presença de todo o povo; também de noite continuava o seu cântico à misericórdia de Deus. Como aquela excelente ave, o rouxinol, que nunca se cansa nem se esgota de continuar as suas notas deliciosas, assim este doce cantor de Israel era incessante em louvar o Senhor; não dava sono aos seus olhos até ter bendito o seu santo nome.
Em tempo de aflição, fazia o seu leito nadar em lágrimas, orando ao Senhor que se voltasse e livrasse a sua alma. Agora, na prosperidade, dá graças pelas bênçãos que recebe. Quando os nossos ossos são atormentados, e o nosso sono se afasta de nós, oramos a Deus que trate conosco com misericórdia; mas quando as nossas enfermidades são curadas, não voltamos a dar graças, sendo logo tomados pela pesadez e pela segurança.
E, no entanto, Davi se esforçava por velar de noite, para cantar louvor ao Senhor. Não se limitava a meditar na lei de Deus apenas quando não conseguia descansar (como Assuero mandou ler diante de si o livro das crônicas quando não conseguia dormir); pois já podia deitar-se em paz, e dormir, quando Deus o fazia habitar em segurança. Muito menos pretendia procurar o sono por meio de algum bom exercício feito de modo torto, como aqueles que, cantando, lendo, ouvindo ou meditando, buscam, com propósito indigno, adormecer.
Davi diz: "Exultem os santos em seus leitos": para testemunhar a sua alegre devoção, e também para afugentar o espírito de sonolência. — William Bloys, em Meditations upon the xlii. Psalm, 1632.
Os santos em glória descansarão dos seus trabalhos, mas não dos seus louvores. — Robert Bellarmine.
Em seus leitos, onde antes, na solidão da noite, se consumiam de tristeza por causa da sua vergonha. Compare com Oséias 7:14. — E. W. Hengstenberg.
Os santos de Deus conhecem, mais do que ninguém, a alegria e a paz do lar. Como registram as palavras de Jesus em João 14:1-31, têm tristezas em abundância, mas quanto mais tristezas, maior será a sua alegria, porque as suas tristezas serão transformadas em alegrias. Devem exultar em seus leitos, ou antes, em seus divãs, pois nestes os orientais não só dormem, mas também comem e banqueteiam. Assim, este versículo chama os santos a celebrar um banquete, uma festa de manjares gordurosos. Eles devem, como Davi canta no Salmo 23, sentar-se à mesa preparada pelo Senhor na presença dos seus inimigos. — Johannes Paulus Palanterius.
Este versículo tem-se cumprido em crises solenes da vida dos santos. Em leitos de morte, e no cadafalso e na fogueira, alegria e glória se acenderam nos corações das testemunhas fiéis de Cristo. — Thomas Le Blanc.
Como anseio pelo meu leito! Não para dormir — muitas vezes fico acordado, e por muito tempo! — mas para ter doce comunhão com o meu Deus. Que retribuirei a ele por todas as suas revelações e dons para comigo? Ainda que não houvesse evidência histórica da verdade do cristianismo, ainda que não houvesse milagres bem estabelecidos, eu ainda assim creria que a religião propagada pelos pescadores da Galileia é divina. A santa alegria que ela me traz só pode vir do céu. Escrevo isto com jactância, irmão? Não; é com lágrimas de humilde gratidão que conto a bondade do Senhor. — De uma carta particular de Bapa Padmanji, em Feathers for Arrows, 1870.
Versículo 6Salmo 149:6
Estejam os altos louvores de Deus em sua boca, e uma espada de dois gumes em sua mão. Louvor e poder andam sempre de mãos dadas. As duas coisas agem e reagem uma sobre a outra. Uma era de força espiritual na Igreja é sempre uma era de louvor; e quando surge alguma grande explosão de cântico sagrado, podemos esperar que o povo de Deus esteja entrando em alguma nova cruzada por Cristo.
Os Ironsides de Cromwell eram chamados, com escárnio, de "cantores de salmos"; mas os cantores de salmos de Deus são sempre Ironsides. Quem tem "um cântico novo na boca" é sempre mais forte, tanto para sofrer quanto para trabalhar, do que o homem de espírito mudo e coração sem hino. Quando canta no seu trabalho, fará mais, e fará melhor, do que sem o seu cântico. Por isso não devemos estranhar que, ao longo de toda a sua história, a Igreja de Deus tenha caminhado "ao som da música." — William Taylor, em The Study, 1873.
Os altos louvores de Deus. Esta expressão precisa de uma pequena explicação, pois é traduzida de modo tão variado pela maioria dos intérpretes; alguns a traduzem apenas por exaltações de Deus; outros, louvor que exalta a Deus; outros, sublimes louvores de Deus; outros ainda, louvores proferidos em alta voz a Deus. A razão disso é que a palavra romemoth no texto significa, ora ativamente — e então indica a altura, a exaltação e o erguer de algo à observação de outros —, ora passivamente — e então indica a altura, o valor, a excelência da própria coisa exaltada ou erguida.
Mas o alcance e a natureza do dever prescrito no texto necessariamente compreendem ambos: tanto os altos feitos pelos quais Deus deve ser louvado, quanto os altos louvores a serem dados a Deus por esses altos feitos; mas especialmente o segundo, a saber, a altura e a excelência do dever do louvor a ser cumprido por causa desses altos feitos de Deus. Isto se evidencia por todo o argumento do Salmo, que é inteiramente laudatório, e também pelo instrumento com que esses altos louvores devem ser executados, a saber, a "boca" — "os altos louvores de Deus em sua boca" —, mostrando que a altura aqui mencionada é propriedade da obra do homem ao louvar a Deus, e não apenas da obra de Deus, pela qual ele deve ser louvado. Em minhas observações compreenderei ambos, e todos os demais pormenores do dever prescrito, que é este:
O dever de louvar a Deus é um dever elevado, que deve exaltar e erguer o Deus altíssimo nele mesmo.
Esforçar-me-ei por demonstrar esta verdade a partir de quatro pontos: 1. O Objeto. 2. O Efeito. 3. O Preço. 4. O Cumprimento; ou, para usar os termos da Escolástica, os louvores são "altos": 1. Objetivamente. 2. Efetivamente. 3. Apreciativamente. 4. Perfectivamente.
Os louvores de Deus são "altos" em relação ao seu Objeto, que não é outro senão o Deus Altíssimo, considerado na sua transcendente altura e sublimidade acima de todas as demais coisas ou pessoas: assim o indica a resolução do salmista (Salmos 7:17): "Louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça", o que ele expressa nas palavras seguintes: "e cantarei louvores ao nome do Senhor altíssimo"; e no Salmo 92:1: "Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Nestas passagens, e em muitas outras da Escritura, é evidente que o Senhor, considerado na sua altíssima sublimidade, é o objeto do alto louvor, apropriado a ele de modo especial e peculiar, e a nenhum outro (Isaías 42:8).
Em segundo lugar, os louvores de Deus se revelam de natureza alta e sublime pelo seu alto efeito, o fruto genuíno e próprio que produzem: pois, ainda que o seu objeto, ao qual são peculiarmente apropriados (refiro-me ao próprio Senhor), seja em sua própria natureza, e por si mesmo, infinitamente alto e transcendente, contudo, pela atribuição e pelo cumprimento do louvor a ele, ele considera o seu nome, o seu poder, a sua sabedoria e a sua justiça, e a si mesmo, exaltados por isso. Que outra coisa implicam aquelas expressões da Escritura em que se afirma que, por este alto dever de louvor, o alto Jeová é exaltado (Salmos 108:32 [sic]); que as suas sublimes perfeições são extoladas e erguidas (Salmos 68:4); que o seu grande Nome é magnificado (Lucas 1:64); que a sua infinita majestade é glorificada (Salmos 50:23)? Ó, quão elevado é aquele dever que acrescenta altura ao Deus alto, que magnifica o Deus grande, e glorifica o Deus da glória, tornando-o mais alto, mais grande e mais glorioso do que antes!
Em terceiro lugar, os louvores de Deus são de natureza alta e apreciativa, quanto à alta estima que o próprio Senhor tem por eles, o que se revela de duas maneiras: (1) pelo alto preço com que os compra; (2) pelo alto deleite que neles encontra, depois de os ter obtido.
Primeiro. O preço com que Deus está disposto a comprá-los é muito alto, pois não somente o dispêndio de toda a sua sabedoria, poder e bondade, empregados na criação, não somente o emprego de todo o seu conselho, cuidado, amor e fidelidade na providência e na preservação; mas também o rico tesouro das suas promessas, da sua aliança, da sua graça, sim, o precioso sangue do seu próprio Filho, na nossa redenção, é dado livremente, absolutamente, de propósito e por fim, por nenhuma outra coisa senão a compra dos altos louvores a Deus (Efésios 1:5-6). Tudo o que Deus faz e dá; tudo o que Cristo faz e sofre, é para o louvor da glória da sua graça.
Confesso que, se consideradas como obra do homem, as mais altas louvações que os homens fazem de Deus são coisas pobres e insignificantes; mas, consideradas como testemunho e expressão de um coração que crê, declarando e dando a conhecer a inefável sabedoria, fidelidade, generosidade e excelências de Deus, exercidas em suas obras — sob este aspecto, a Escritura declara que o coração de Deus está tão tomado pelo desejo delas, que ele está disposto a dar o céu, a terra, a si mesmo e o Filho a homens pobres em troca dos louvores dos seus corações, mãos e línguas; e se considera plenamente satisfeito. Por isso, quando o seu povo fala bem do seu nome, fala dele no dialeto das notas dos anjos: "os altos louvores de Deus."
Segundo. O alto valor que Deus atribui aos "altos louvores" se evidencia pelo alto deleite e prazer que Deus toma neles, uma vez obtidos; pois artistas hábeis, e entendimentos elevados e de altos princípios, nunca se comprazem ou deleitam em coisa ou obra alguma que não corresponda aos seus princípios mais elevados, e proporcional à sua maior habilidade e desejo. Ora, o Senhor, que é de entendimento perfeitíssimo, e de mais profunda habilidade e conhecimento, declara comprazer-se infinitamente nos louvores do seu povo. É seu consolo e prazer ser cercado por eles, seja na terra ou no céu, por homens ou anjos; e a sua alma se rejubila ao pensar e contemplar neles.
- Em quarto lugar, os louvores de Deus são altos, e de natureza perfectiva, isto é, quanto à alta medida de graça com que devem ser acompanhados no seu cumprimento: exigindo o Senhor que o dever do alto louvor seja executado com grande medida de luz bíblica, com alto grau de fé eficaz, e com proporção mais ampla de santidade prática do que qualquer outro dos mais solenes exercícios do seu culto público. — Condensado de um sermão de Samuel Fairclough, intitulado The Prisoner's Praise, 1650.
Versículo 8Salmo 149:8
Para prender os seus reis com cadeias, etc. Agripa era cativo de Paulo. A palavra o tinha em prisão, como a um preso, e o fez confessar contra si mesmo, diante de Festo, que estava "quase persuadido a ser cristão". Ali se cumpriu o que antes fora profetizado: prenderão reis com cadeias, e nobres com grilhões de ferro. Ó, a majestade e a força da palavra! — Henry Smith.
Costumava dizer Pompeu que, com um só bater de pé, poderia levantar toda a Itália em armas; e os poderosos deste mundo podem ter nações, reinos e repúblicas ao seu comando, mas ainda assim Deus é mais poderoso que todos eles. Se ele apenas se levantar, todos fugirão diante dele. Se uma vez começar a pôr príncipes a ferros, isso se fará de modo tão certo que nenhuma carne será capaz de lhes soltar novamente os grilhões. — Stephen Gosson, 1554-1623.
Versículo 9Salmo 149:9
Esta honra têm todos os seus santos. Todas as demais glórias e honras não passam, diante desta, de coisas frágeis, fracas e pobres. Deus é a sua glória; são honrados com a sua bendita presença, honrados com a sua vista, com os seus abraços; eles o veem e o gozam. Esta é a própria glória da sua honra, o ápice e o cume de tudo, pois "na tua presença há alegria, e à tua direita há delícias para sempre" — honra elevada a glória eterna; e "esta honra" também "têm todos os seus santos": uns in spe, e outros in re — uns em esperança, e outros em posse; todos, ou na promessa, ou já na posse. — Mark Frank.
Esta honra têm todos os seus santos. "Seus santos", enfaticamente; pois a providência divina previu que, em tempos futuros, alguns usurpariam o título de santidade a que não tinham direito. "Seus santos", exclusivamente; excluindo os santos traidores, como Becket e Garnet; os santos hipócritas, e muitos outros que, no mesmo sentido do auri sacra fames (a maldita sede de ouro), poderiam ser chamados sacri, ou malditos, e não sancti, santos.
Mas que honra têm todos os seus santos? Observe-se o que veio antes — "como está escrito"; mas por quem, e onde? Embora capítulos e versículos sejam de data posterior, o Espírito Santo poderia ter citado o livro. Ó, não! Ele, para estimular a nossa diligência, remete-nos à Palavra em geral. Contudo, "examinai as Escrituras", e nelas encontraremos muitas honras concedidas aos santos, tanto enquanto viviam quanto depois de mortos. A honra à sua memória é, por vezes, prestada com grande abundância, até mesmo por aqueles que antes eram tão mesquinhos e avarentos que não lhes davam uma boa palavra em vida.
Muitos se convertem pelos fins piedosos de homens bons; como o próprio centurião, que assistiu e ordenou a crucificação de Cristo, e que, após a sua morte, prorrompeu naquele testemunho a respeito dele: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus." Assim, os que caluniam, insultam, amaldiçoam, condenam, perseguem e executam pessoas piedosas falam de outro modo delas quando esses homens já passaram pela purgação da morte, e confessam que eram servos fiéis e sinceros de Deus.
A última "honra" é a imitação dos seus exemplos virtuosos. Os papistas se gabam de que Stapleton, o grande teólogo controversista deles, nasceu no exato dia em que Sir Thomas More foi executado; mas a Providência assim ordena as coisas, que das cinzas dos santos mortos brotam e crescem muitos vivos, seguindo os piedosos precedentes de tais pessoas piedosas já falecidas. — Thomas Fuller, em Abel Redivivus.