Notas explicativas e citações: Salmo 39
Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 39, reunidas por Charles Spurgeon.
Leia o Salmo 39 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
TÍTULO. — "A Jedutum." Um levita da família de Merari, e um dos grandes mestres da música do templo. O departamento supervisionado por Jedutum e seus colegas no serviço do templo era o dos "instrumentos do canto de Deus", pelos quais se entendem o nebel ou saltério, o kinnor ou harpa, e os metsiltaim ou címbalos. Em 2 Crônicas 35:15, Jedutum é chamado de "o vidente do rei", o que parece indicar que ele era o meio de orientação divina para Davi. O nome ocorre no título dos Salmos 39, 62 e 77; onde alguns pensaram que indicasse algum tipo especial de composição, e outros, algum instrumento musical, mas sem razão suficiente. — William Lindsay Alexander, em Kitto's Cyclopaedia.
Salmo inteiro. A mais bela de todas as elegias do saltério. — H. Ewald.
Versículo 1Salmo 39:1
"Eu disse." Foi a si mesmo que ele o disse; e é impossível a qualquer outro provar-se homem bom ou sábio sem grande uso desse tipo de discurso consigo mesmo. É uma das faculdades mais excelentes e distintivas de uma criatura racional; muito além da fala vocal, pois nesta alguns pássaros podem nos imitar; mas nem ave nem animal possui algo desse tipo de linguagem, de refletir ou discorrer consigo mesmo. É uma brutalidade admirável, na maior parte dos homens, que tão pouco se familiarizam com esse tipo de discurso, embora estejam talhados e dispostos para ele, e que não é apenas excelente em si mesmo, mas de contínuo uso e proveito; porém é um mal comum entre os homens sair de si, e para fora de si mesmos, o que é uma loucura, e uma verdadeira distração.
É verdade que o homem precisa de uma mente bem ordenada quando fala consigo mesmo; do contrário, pode ser pior companhia para si do que se estivesse com outros. Mas deveria esforçar-se por ter alguém melhor consigo, chamando a Deus ao seu coração para habitar com ele. Se assim fizéssemos, descobriríamos quão doce é falar conosco mesmos, intercalando de vez em quando o nosso discurso com conversas dirigidas a Deus. Por falta disso, a maior parte não só perde o seu tempo em vaidade, no convívio de fora com os outros, mas carrega também montes dessa vaidade para o depósito que há em seu próprio coração, e conversa com ela em segredo, o que é a maior e mais profunda loucura do mundo. — Robert Leighton.
Nenhuma lição é tão difícil de aprendermos aqui quanto o governo sábio e discreto da língua. Davi prometeu um cuidado singular quanto a isso: "Eu disse: guardarei", etc. Sócrates relata de um tal Pambo, homem honesto e bem-intencionado, que foi ter com um amigo, pedindo-lhe que lhe ensinasse um dos Salmos de Davi; este lhe leu o presente versículo. Respondeu ele: "Este único versículo já basta, se eu o aprender bem." Dezenove anos depois, disse que, em todo esse tempo, mal havia aprendido aquele único versículo. — Samuel Page.
"Para que eu não peque com a minha língua." A boca do homem, embora seja um buraco pequeno, é capaz de conter todo um mundo de pecado. Pois não há pecado proibido na lei ou no evangelho que não seja falado pela língua, tanto quanto pensado no coração, ou praticado na vida. Não é, então, quase tão difícil governar a língua quanto governar o mundo? — Edward Reyner.
Manterei uma mordaça sobre a minha boca, enquanto o ímpio estiver diante de mim. — Nova Tradução, de Charles Carter.
"Enquanto o ímpio estava diante de mim." É uma vexação estar preso a ouvir tanta tagarelice impertinente no mundo, mas é proveitoso discerni-la e aborrecê-la. É de admirar que os homens consigam soltar tanto vento, e quanto mais têm para dizer, mais pródigos são de seu próprio fôlego e da paciência alheia, e descuidados de sua própria prestação de contas. Se cressem que hão de dar conta de cada palavra ociosa, seriam mais parcos em falar tolices. Prefiro calar-me, ou dizer aquilo que edifica. À mesa ou em reuniões, não posso fechar a boca dos outros, mas posso fechar os meus próprios ouvidos, e, por um discurso celestial da alma com Deus, desviar a minha mente da conversa infrutífera. Ainda que esteja entre eles, participarei tão pouco de sua tagarelice quanto eles de minha meditação. — William Struther.
Versículo 2Salmo 39:2
"Emudeci com silêncio." Isto é, por um tempo fiz o que resolvera; fiquei tão inteiramente calado que pareci, de certo modo, incapaz de falar. "Guardei silêncio, até do bem" — isto é, deixei de dizer o que bem e licitamente poderia ter dito, como alegar algo em minha própria defesa, apresentar minha queixa a Deus e pedir justiça de sua mão, e coisas semelhantes; a saber, para que, pouco a pouco, eu não fosse levado a proferir algo mau, e, enquanto pretendia apenas dizer o que era bom, alguma palavra inconveniente me escapasse de repente; ou para que meus inimigos não deturpassem o que eu dissesse. — Arthur Jackson.
"Emudeci com silêncio." Investigaremos que tipo de mudez ou silêncio foi este do salmista, pelo qual ele é louvado, e que tão bem nos conviria quando sofremos sob a vara de Deus; então a doutrina se tornará, em grande medida, evidente por sua própria luz. Procederemos à nossa investigação: 1. Negativamente, para prevenir enganos. 2. Positivamente, para mostrar o que ela de fato significa.
Primeiro, negativamente. 1. Esta mudez não quer dizer que o profeta tivesse chegado ao ponto de nada ter a dizer a Deus por meio de oração e súplica. Ele não estava tão mudo que não pudesse orar e também clamar (Salmo 39:8,10-11). 2. Tampouco estava tão mudo que não pudesse chegar à confissão e ao pranto de seus pecados. 3. Nem era uma mudez de estupidez e insensibilidade. Não significa que, aos poucos, ele tenha chegado ao ponto de não se importar, ou de não dar importância à sua aflição, mas antes, como diz o provérbio, endurecer o coração contra a dura sorte. Não; ele levou sua queixa a Deus, e, à medida que sofria, assim lamentava sob o sentimento da mão que o afligia. 4. Nem estava tão mudo que deixasse de responder à voz da vara que estava sobre ele. 5. Muito menos estava mudo e guardava silêncio à maneira daqueles de quem fala Amós (Amós 6:10), que, em sua miséria, tomaram a resolução de não mais mencionar o nome de Deus, em quem antes se gloriavam.
Segundo, afirmativamente. 1. Ele estava mudo de tal modo que não se queixava, nem discutia com a providência de Deus, nem alimentava pensamentos duros contra ele. A Deus, ele se queixava; mas contra ele, não ousava. 2. Não discutia, nem ousava romper com os caminhos da santidade por causa de todos os seus sofrimentos, coisa a que somos naturalmente propensos. 3. Estava mudo de tal modo que não se defendia, nem justificava os seus próprios caminhos diante de Deus, como se fossem justos, e ele não merecesse o que sofria. 4. Estava mudo de tal modo que escutava a voz da vara. "Ouvirei (diz ele em outro lugar) o que Deus, o Senhor, falará" (Salmo 85:8). Ora, ninguém pode escutar outro enquanto quer reservar para si toda a conversa e o discurso. 5. Por fim, o profeta estava mudo, isto é, aquiescia e ficava satisfeito com a disposição de Deus; e isso não apenas como boa, mas como a melhor. Condensado de um Sermão Fúnebre de Thomas Burroughes, B.D., intitulado "Um Remédio Soberano para toda sorte de Aflição," 1657.
"Guardei silêncio." Um cristão, ao ser perguntado que fruto obtinha de Cristo, respondeu: "Não é este fruto — não me abalar com as vossas ofensas?" Em casos desta natureza, devemos remeter tudo a Deus: si tu tacueris, Deus loquitur — se te calares, Deus fala por ti; e, se Deus fala por nós, é melhor do que nós mesmos poderíamos falar por nós. Diz Davi: Obmutui, quia tu fecisti — Guardei silêncio, porque foste tu quem o fez. — Christopher Sutton, B.D., 1629, em Disce Vicere.
Versículos 2–9Salmo 39:2-9
Um doente, a quem haviam receitado duas pílulas, tomou-as de modo bem absurdo, pois, em vez de engoli-las de uma vez, ficou rolando-as na boca, triturando-as, e assim provou toda a sua amargura. Gotthold estava presente, e assim meditou: os insultos e as calúnias de um caluniador e adversário são pílulas amargas, e nem todos entendem a arte de engoli-las sem mastigá-las. Para o cristão, porém, elas são salutares de muitas maneiras. Lembram-lhe a sua culpa, testam a sua mansidão e paciência, mostram-lhe do que precisa se guardar, e, por fim, redundam em sua honra e glória à vista daquele por cuja causa foram suportadas. Quanto às pílulas da calúnia, porém, tanto quanto às outras, é aconselhável não ficar rolando-as continuamente em nossa mente, nem julgá-las segundo a carne e a opinião do mundo.
Isso só aumentará a sua amargura, espalhará o seu sabor pela língua, e encherá o coração de inimizade equivalente. O caminho verdadeiro é engolir, guardar silêncio e esquecer. Devemos devorar interiormente a nossa dor, e dizer: "Serei mudo, e não abrirei a minha boca, porque tu o fizeste." Os melhores antídotos contra a amargura da calúnia são as doces promessas e consolações da Escritura, entre as quais não é a menor esta: "Bem-aventurados sois quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus" (Mateus 5:11-12). Ai, meu Deus! Quão difícil é engolir as pílulas da difamação, abençoar os que me amaldiçoam, fazer o bem aos que me odeiam, e orar pelos que me maltratam e perseguem! Mas, Senhor, já que assim o queres, dá-me isso como o queres, pois é um assunto no qual, sem a tua graça, nada posso fazer! — Christian Scriver.
Versículo 9Salmo 39:9
"Emudeci, não abri a minha boca; porque tu o fizeste." Veja aqui o proceder de Davi: não era uma paciência forçada, mas nascida da satisfação do espírito; ele viu amor em sua aflição, e isso adoçou a sua alma. — Joseph Symonds.
"Emudeci, não abri a minha boca; porque tu o fizeste." Deus está aqui educando os seus filhos. Este é o verdadeiro caráter de seu trato com eles. A educação dos seus santos é o objetivo que ele tem em vista. É treinamento para o reino; é educação para a eternidade... É a disciplina do amor. Cada passo dela é bondade. Não há ira nem vingança em nenhuma parte do processo. A disciplina da escola pode ser dura e severa; mas a da família é amor. Disso temos certeza; e o consolo que isso proporciona é indizível. O amor não nos fará mal algum. Não haverá sofrimento desnecessário. Se isto fosse apenas lembrado, haveria menos pensamentos duros a respeito de Deus entre os homens, ainda quando os seus golpes são mais severos.
Não conheço melhor ilustração do que devem ser os sentimentos de um santo, na hora da amargura, do que o caso do pai de Richard Cameron. O idoso santo estava na prisão "pela Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo." A cabeça ensanguentada de seu filho mártir lhe foi trazida por seus perseguidores sem coração, e lhe perguntaram, com escárnio, se ele a reconhecia. "Eu a reconheço, eu a reconheço" — disse o pai, ao beijar a testa dilacerada de seu filho de cabelos claros — "é do meu filho, do meu próprio e querido filho! É o Senhor! Bom é o querer do Senhor, que não pode fazer mal a mim nem aos meus, mas que fez com que a bondade e a misericórdia nos seguissem todos os dias de nossa vida." — Horatius Bonar, em The Night of Weeping ("A Noite do Pranto"), 1847.
"Porque tu o fizeste." Este santo homem sofrera, neste momento, uma ruptura tanto no corpo quanto no espírito; estava doente e triste; mas se lembra de que mão veio o golpe. Tu, Senhor, o fizeste; tu, a quem amo profundamente, e por isso posso recebê-lo com brandura; tu, a quem ofendi, e por isso o recebo com paciência; sim, tu, que poderias ter-me lançado num leito de chamas, em vez do meu leito de doença, e por isso aceito a tua correção com gratidão. Assim ele recebe o golpe sem revidá-lo contra Deus com nenhuma palavra de queixa ou descontentamento. — William Gurnall.
"Porque tu o fizeste." Não digerimos bem um golpe de nossos iguais, mas um golpe de nosso rei bem podemos digerir. Se o Rei dos reis põe a sua mão sobre as nossas costas, ponhamos nós, amados, as nossas mãos sobre a nossa boca. Estou certo de que isso deteve a boca de Davi de proferir palavras de impaciência. "Guardei silêncio e nada disse." Por que assim procedeste, Davi? "Porque tu, Senhor, o fizeste"; e Deus dá este testemunho a respeito de tal homem: que é prudente aquele que guarda silêncio no tempo mau (Amós 5:13). — Nicholas Estwick, B.D., 1644.
Perkins, em seu "Bálsamo para um Enfermo," relata as "últimas palavras" de muitos homens santos, entre outros, as de Calvino: "Guardei silêncio, porque tu, Senhor, o fizeste — chorei como uma pomba — Senhor, tu me moeste até virar pó, mas isso me basta, porque é a tua mão."
Uma vez me admirei da providência, e chamei a alva providência de negra e injusta, por ser eu sufocado numa cidade onde nenhuma alma quer tirar Cristo de minha mão. Mas a providência tem outro lustro (brilho; aparência) diante de Deus do que diante dos meus olhos turvos. Proclamo-me um corpo cego, que não sabe distinguir o negro do branco no estranho (unco) curso da providência de Deus. Suponhamos que Cristo pusesse o inferno onde está o céu, e os demônios na glória ao lado dos anjos eleitos (o que, no entanto, não pode ser): eu gostaria de ter um coração que se conformasse ao seu caminho, sem mais discussão. Vejo que a sabedoria infinita é a mãe dos seus juízos, e que os seus caminhos são inescrutáveis. Não consigo aprender, mas desejo aprender, a trazer os meus pensamentos, a minha vontade e as minhas paixões para debaixo (bem debaixo) dos pés de Cristo, para que ele os pise. Mas, ai! Ainda estou do lado errado de Cristo. — Samuel Rutherford.
Uma menina, pela providência de Deus, nasceu surda e muda. Foi recebida e instruída numa instituição criada para essas pessoas aflitas. Certo dia, um visitante foi convidado a examinar as crianças assim tão tristemente afastadas das alegrias comuns da infância. Várias perguntas lhe foram feitas, e rapidamente respondidas por meio de uma lousa e um lápis. Por fim, o cavalheiro escreveu: "Por que você nasceu surda e muda?" Um olhar de angústia nublou por um instante o rosto expressivo da menina; mas logo passou, enquanto ela tomava a sua lousa e escrevia: "Assim mesmo, Pai; porque assim pareceu bem aos teus olhos." — Sra. Rogers, em "The Shepherd King" ("O Rei Pastor").
Versículo 10Salmo 39:10
"Desvia de mim a tua praga:" tua praga e minha; tua pela aflição, minha pela paixão; tua porque a enviaste, minha porque a suporto; tua porque vem da tua justiça, minha porque corresponde à minha injustiça; perdoa o que eu fiz, e remove o que tu fizeste. Mas, seja quem for que a impôs, o Senhor é quem a há de tirar. — Thomas Adams.
Havendo primeiro orado para que o seu pecado fosse tirado, agora ora para que a sua dor também seja tirada, ainda que esta o incomodasse menos; e, para alívio, recorre a Jeová, que tanto cura quanto fere (Oseias 6:1). — John Trapp.
Versículo 11Salmo 39:11
"Fazes consumir-se a sua formosura como traça." O sentido pode ser: assim como a traça se desfaz em pó sob a mais leve pressão, ou o toque mais suave, assim o homem se dissolve com igual facilidade, e se desvanece nas trevas, sob o dedo do Todo-Poderoso. — Paxton's Illustrations of Scripture.
"Fazes consumir-se a sua formosura como traça." As traças eu não devo deixar de mencionar. Certa vez, vi algumas facas cujos cabos negros de osso se diziam meio consumidos por elas. Vi também os restos de um sofá estofado de crina de cavalo que fora devorado. Não é incomum encontrar vestidos consumidos numa única noite. Em Isaías 51:6, "envelhecer" provavelmente se refere a uma veste roída pela traça. Assim também no Salmo 6:7 e no Salmo 31:9, "consumido" significa roído pela traça; e novamente no Salmo 39:11. — John Gadsby.
Como uma traça. As traças do Oriente são muito grandes e belas, mas de vida curta. Depois de algumas chuvas, esses esplêndidos insetos podem ser vistos esvoaçando em cada brisa, mas o tempo seco, e seus numerosos inimigos, logo os conduzem ao destino comum. Assim, a formosura do homem se consome como a desse belo andarilho, vestido em seus mantos de púrpura, escarlate e verde. — John Kitto.
O corpo do homem é como uma "veste" para a alma: nesta veste, o pecado alojou uma "traça", que, aos poucos, corrói e desgasta as suas partes — primeiro a formosura, depois a força, e por fim a própria estrutura. Quem já observou o progresso de uma tísica, ou de qualquer outra enfermidade demorada, ou ainda a devastação lenta e silenciosa do próprio tempo sobre a natureza humana, não precisará de outra ilustração para esta comparação tão justa e comovente; mas perceberá de imediato a propriedade da reflexão que se segue a ela: "Certamente todo homem é vaidade." — George Horne.
"Certamente todo homem é vaidade." O que é grandeza? Podemos atribuí-la ao homem, independentemente de suas qualidades como ser imortal? Ou às suas ações, independentemente de princípios e motivos? Então o brilho da nobreza não é superior à plumagem do pavão; nem a bravura de Alexandre, à fúria de um tigre; nem os prazeres sensuais de Epicuro, aos de qualquer animal que vagueia pela floresta. — Ebenezer Porter, D.D., em Lectures on Homiletics, 1834.
Versículo 12Salmo 39:12
"Ouve a minha oração, ó Senhor," etc. Nesta oração de Davi, encontramos três coisas, que são as principais qualidades de toda oração aceitável. A primeira é a humildade. Ele confessa humildemente os seus pecados, e a sua própria fraqueza e nulidade. Não devemos assumir, sob a aflição, um espírito estoico e empedernido, como que para evitar queixas e lamentos "femininos", sob pena de cairmos no outro mal, o de desprezar a mão de Deus; antes, devemos humilhar os nossos corações soberbos, e quebrar as nossas paixões desordenadas.
A segunda qualidade desta oração é o fervor e a importunidade, que aparece na elegante gradação das palavras: "Ouve a minha oração" — as minhas palavras; se isso não bastar, então "inclina os teus ouvidos ao meu clamor", que é mais alto; e, se isso não prevalecer, então "não te cales perante as minhas lágrimas", que é o mais alto de tudo; por isso Davi, noutro lugar, chama a isso "a voz do choro".
A terceira qualidade é a fé. "Aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam diligentemente" (Hebreus 11:6). E, certamente, assim como aquele que se aproxima de Deus deve crer nisto, também aquele que crê nisto não pode deixar de se aproximar de Deus; e, se não for respondido de imediato, "quem crê não se apressa"; resolve esperar pacientemente pelo Senhor, e não recorrer a nenhum outro. — Condensado de Robert Leighton.
"Não te cales perante as minhas lágrimas." Podemos, com toda humildade, alegar os quebrantamentos e os prantos do nosso coração, no sentimento da falta das misericórdias que ansiamos, e os nossos suspiros e desfalecimentos em busca delas. — Thomas Cobbett.
"Porque estrangeiro sou contigo, e peregrino, como o foram todos os meus pais." Tanto segundo o teu próprio juízo, expresso em Levítico 25:23, quanto segundo a opinião deles mesmos (Hebreus 11:13). Por essa razão, tiveste um cuidado especial com eles; tem, pois, o mesmo cuidado comigo. — Matthew Poole.
"Estrangeiro sou contigo, e peregrino." Por mais estável que seja a sua condição, esta é a disposição dos santos na terra — considerar-se apenas estrangeiros. Todos os homens, de fato, são estrangeiros e peregrinos, mas os santos são os que melhor o percebem, e mais livremente o reconhecem. Os ímpios não têm morada firme na terra, mas isso vai contra as suas intenções; o seu pensamento e desejo íntimo é permanecer para sempre; são estrangeiros contra a sua própria vontade, a sua morada é incerta no mundo, e não podem evitá-lo.
E note bem: há duas palavras distintas usadas neste caso — estrangeiros e peregrinos. Um estrangeiro é aquele que tem a sua morada num país alheio, que não é natural nem cidadão do lugar, embora ali viva, e, em oposição aos naturais, é chamado estrangeiro: como se um francês vivesse na Inglaterra, ele é um estrangeiro. Mas um peregrino é aquele que não pretende se estabelecer, mas apenas atravessa um lugar, estando em marcha, viajando de volta para casa. Assim os filhos de Deus, em relação a uma pátria própria em outro lugar, a saber, o céu, são ali cidadãos, mas estrangeiros no mundo; e são peregrinos e viajantes quanto ao seu movimento e à sua jornada rumo à sua pátria. — Thomas Manton.
Um estrangeiro. 1. Um estrangeiro é alguém ausente de sua pátria, e da casa de seu pai: assim somos nós; o céu é a nossa pátria, Deus está lá, e Cristo está lá. 2. Um estrangeiro em país estranho não é conhecido, nem valorizado segundo o seu nascimento e a sua criação: assim os santos andam pelo mundo como príncipes disfarçados. 3. Estrangeiros estão sujeitos a inconvenientes: assim são os homens piedosos no mundo. A religião, diz Tertuliano, é como uma planta estranha trazida de um país distante, e não se ajusta à natureza do solo; não floresce no mundo. 4. Um estrangeiro é paciente, não reage a maus tratos, e se contenta com a comida e a hospedagem de peregrino. Estamos agora fora de casa, e devemos esperar dificuldades. 5. Um estrangeiro é cauteloso, para não ofender, nem incorrer no ódio e no desagrado dos naturais. 6. Um estrangeiro é grato pelo menor favor; assim devemos nós contentar-nos, com gratidão, com as coisas que Deus nos concedeu: qualquer coisa em país estranho já é muito.
- Um estrangeiro, que tem uma viagem a fazer, gostaria de concluí-la o quanto antes; assim nós, que temos uma jornada para o céu, desejamos ser desatados. 8. Um estrangeiro não compra coisas que não pode levar consigo; não compra árvores, casa, móveis, mas joias e pérolas, e coisas que são portáteis. O nosso maior cuidado deveria ser adquirir as joias da aliança, as graças do Espírito de Deus, coisas que hão de permanecer conosco. 9. O coração de um estrangeiro está na sua pátria; assim é o coração de um santo. 10. Um estrangeiro pergunta insistentemente pelo caminho, temendo desviar-se; assim é o cristão. 11. Um estrangeiro que tem uma viagem de regresso se prepara para ela, como um mercador, para que possa voltar ricamente carregado. Assim devemos nós comparecer diante de Deus em Sião. Que tipo de pessoas deveríamos ser? Voltemos da nossa viagem bem providos. — Condensado de Thomas Manton.
Versículo 13Salmo 39:13
"Ó, poupa-me, para que eu recobre as forças, antes que eu vá, e não seja mais." O homem, em seu estado corrupto, é como Nabucodonosor: tem coração de animal, que não deseja mais do que a satisfação de seu apetite sensual; mas, quando renovado pela graça, o seu entendimento lhe é devolvido, pelo qual, ao orar por coisas temporais, é capaz de elevar os seus desejos a um fim mais nobre. Ora, pede Davi que se lhe acrescente algum tempo mais de vida temporal? Não é por um afeto tolo por este mundo, mas para melhor se preparar para o outro. Consola-se com a esperança de uma estadia mais longa aqui? Não são os prazeres carnais deste mundo que acendem essa alegria em seu peito santo, mas a vantagem que, com isso, terá para louvar a Deus na terra dos viventes.
Davi ainda não se havia recuperado daquele pecado que o trouxera tão baixo, como se pode perceber no Salmo 39:10-11. E o homem bom não pode pensar em morrer com nenhuma disposição, enquanto o seu coração não estiver numa moldura mais santa; e, quanto à paz do evangelho, à serenidade de consciência e à alegria interior — ai! toda impiedade é para elas o que o veneno é para os espíritos que o bebem. — William Gurnall.
"Ó, poupa-me," etc. O apego à vida, sentimento acalentado pelo salmista ao apelar assim ao Soberano do universo, varia em seu caráter conforme as ocasiões e os sentimentos que o suscitam e confirmam. Considerado de um modo, é declarado criminoso; de outro, inocente; de um terceiro, louvável.
A vida pode inspirar um apego criminoso, que merece a nossa censura. O caso mais óbvio e agravado é aquele em que o apego se funda nas oportunidades que a vida oferece de obter "o salário da injustiça" e "os prazeres do pecado".
A vida pode inspirar um apego inocente, que desperta a nossa simpatia... A vida é uma cena em que muitas vezes divisamos um lugar verdejante e exuberante, transbordando de saúde, sossego, harmonia e alegria. Já vimos maridos e esposas cujo afeto entrelaçado, ano após ano, aliviou todas as suas aflições e realçou todos os seus privilégios. Já vimos pais e filhos cujo convívio lhes proporcionou, ao longo das estações que mudam, um banquete diário. Há amos indulgentes e servos fiéis; há bairros tranquilos; há sociedades cristãs de rara atração; aqui e ali temos convívio com pessoas em quem se veem as belezas de um caráter elevado, iluminado pelos raios da prosperidade geral. Ninguém censuraria um homem assim tão felizmente ligado, se ele, ao começar a definhar, como quem "vai pelo caminho de toda a terra," clamasse: "Ó, poupa-me, para que eu recobre as forças, antes que eu vá, e não seja mais."
A última perspectiva que nos propusemos considerar sobre a vida humana mostra que ela pode inspirar um apego louvável, que ao mesmo tempo desafia a nossa aprovação e nos exorta a colocar a nossa mente sob a sua influência. A linguagem diante de nós admite ser ilustrada como a oração de um penitente, de um santo e de um filantropo.
(a) Louvemos aquele que suplica pela vida como penitente. Foi recentemente que o Espírito Santo o feriu pela primeira vez com as flechas da convicção? Talvez ele duvide da origem, da qualidade e do resultado de seus sentimentos poderosos. Sabe que podemos ser solenemente impressionados sem sermos convertidos. Há muitas razões que autorizam um juízo favorável quanto àqueles que, não tendo ainda alcançado uma visão de seu estado moral ao mesmo tempo clara e animadora, desejam ardentemente viver até que a graça os leve de vitória em vitória, e os capacite a "confirmar" a sua "vocação e eleição". Mesmo estes podem cair de sua firmeza; e estas palavras, "Ó, poupa-me, para que eu recobre as forças," podem sair dos lábios de um desviado, uma vez mais corado, trêmulo, suplicando que seja restaurado.
(b) Louvemos, em seguida, aquele que suplica pela vida como santo... O ofício distintivo de suplicar, agir e sofrer pelo avanço da honra divina entre os profanos, os sensuais, os formalistas e os mundanos é delegado, exclusivamente, aos "santos que estão na terra". Ainda assim, aquele cujo apego à vida é fortemente reforçado por uma missão que o condena à contradição dos pecadores, e adia "a plenitude da alegria", um santo tão magnânimo e devotado, expressa uma piedade que os próprios anjos são obrigados a reverenciar.
(c) Louvemos, por fim, aquele que suplica pela vida como filantropo. Refiro-me ao generoso benfeitor, um homem decidido a fazer o bem. Refiro-me também a um pai dedicado. Refiro-me agora a "um pregador da justiça", a "um bom ministro de Jesus Cristo". Esboço de um Sermão intitulado "Apego à Vida," pregado por Joseph Hughes, M.A., como Sermão Fúnebre pelo Rev. John Owen, M.A., 1822.
Não poderiam os próprios eleitos e fiéis temer o dia do juízo, e estar longe de nele buscar consolo? Respondo que sim. Primeiro, em sua primeira conversão e logo depois dela, antes de terem obtido plena persuasão da remissão de seus pecados. E também, em algum abandono espiritual, quando o Senhor parece deixar um homem entregue a si mesmo, como fez com Davi e outros, ele pode temer pensar nisso. E, por último, quando caiu em algum grande pecado depois de já ser homem forte em Cristo, pode temer a morte e o juízo, e ser constrangido a orar com Jó e com Davi: "Ó, poupa-me, para que eu recobre as forças, antes que eu vá, e não seja mais." — Sermão de John Barlow, 1618.