Tesouros de Davi

Notas explicativas e citações: Salmo 66

Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 66, reunidas por Charles Spurgeon.

Leia o Salmo 66 na íntegra no Midvash, na King James Fiel

Salmo inteiro. Diz-se que este salmo é recitado no dia da Páscoa pela igreja grega: é descrito na Bíblia grega como um Salmo da Ressurreição, e pode ser entendido, em sentido profético, como referência à regeneração do mundo através da conversão dos gentios. Daniel Cresswell.

Versículo 1Salmo 66:1

Fazei ao Senhor um alegre ruído, todas as terras. Hebraico: toda a terra; gritai alto de alegria, como o povo fazia quando a arca retornava, de modo que a terra ecoava de novo. Deus há de mostrar-se não apenas o Deus dos judeus, mas também dos gentios; estes clamarão Cristo, tanto quanto aqueles Jesus; estes dirão Pai, tanto quanto aqueles Aba. E, assim como houve grande alegria em Samaria quando ali se recebeu o evangelho (Atos 8:8), assim haverá o mesmo em todas as outras partes da terra. John Trapp.

Todas as terras. Considerai que não canta bem os louvores quem deseja cantar sozinho. Thomas Le Blanc.

Versículo 2Salmo 66:2

Dai glória ao seu louvor. Outro sentido é: dai ou coloque a glória, isto é, vossa glória, no seu louvor; ficai plenamente persuadidos, ao louvá-lo, de que isso redundará em vossa própria glória; considerai isto como vossa própria glória; louvai-o de tal modo que todos os vossos louvores sirvam para glorificar a Deus; ou, que vossa glória tenda nesta direção, para que ele seja louvado. Não desejeis a glória da bem-aventurança eterna, senão para o louvor de Deus, assim como os espíritos bem-aventurados naquele templo nada fazem senão dizer glória a Deus, e cantar o hino da sua glória sem fim: "Santo, santo, santo." Lorinus.

Versículo 3Salmo 66:3

Dizei. Dicite, dizei, diz Davi, comprazei-vos em falar de Deus; Dicite, dizei algo. Exigia-se mais do que apenas pensar em Deus. Consideração, meditação, contemplação sobre Deus e os objetos divinos têm seu lugar e sua ocasião; mas isto é mais do que isso, e mais do que admiração também; pois todas essas coisas podem terminar em êxtases, em estupores, e em imaginações inúteis e frívolas. John Donne.

A Deus. A Deus, não a respeito de Deus, como alguns interpretam, mas a ele mesmo; aos seus louvores, e com as mentes voltadas para Deus, como está em Salmos 66:4, cantar a ele mesmo; Gejerus também observa corretamente que o discurso que se segue é dirigido a Deus. Além disso, é ao nosso Deus, como em Salmos 66:8, "bendizei, povos, ao nosso Deus": ele é chamado Deus de modo absoluto, porque só ele é o Deus verdadeiro. Hermann Venema.

Quão terrível. Tirai da Bíblia suas terríveis doutrinas, e da providência seus atos terríveis, e todo o sistema sob o qual Deus nos colocou ficaria emasculado. William S. Plumer.

Se te submeterão os teus inimigos. Nisto, nossa primeira consideração é que o próprio Deus tem inimigos; e então, como poderíamos esperar estar, ou melhor, por que desejaríamos estar, sem eles? Deus tirou proveito, isto é, glória, dos seus inimigos; e nós podemos tirar proveito, isto é, vantagem no caminho para a glória, pelo exercício da nossa paciência, dos inimigos também. Aqueles a quem Deus mais beneficiou, os anjos, foram os primeiros a se tornar inimigos; não te aflijas se aqueles a quem amaste mais te odeiam mortalmente... O próprio Deus tem inimigos. "Teus inimigos se submeterão", diz o texto, a Deus; aí tens um consolo, ainda que tenhas inimigos também; mas o consolo maior é que Deus chama os teus inimigos de seus. "Não toqueis nos meus ungidos" (Salmos 105:15), diz Deus de todo o povo santo; seria o mesmo que me tocar, tocar em qualquer um deles, pois "são a menina dos meus olhos" (Salmos 17:8). Nosso Salvador Cristo nunca reclamou por si mesmo; nunca disse: Por que me açoitais? Por que cuspis em mim? Por que me crucificais? Enquanto a fúria deles se limitava à sua própria pessoa, ele não abriu a boca; quando Saulo estendeu a violência à igreja, aos seus servos, então Cristo veio a dizer: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" ...Eis aqui uma santa aliança, defensiva e ofensiva; Deus não só nos protegerá dos outros, mas lutará por nós contra eles; nossos inimigos são seus inimigos. Condensado de John Donne.

Teus inimigos se submetem. Literalmente, mentem a ti. Este foi notavelmente o caso do Faraó e dos egípcios. Prometeram repetidas vezes deixar o povo ir, quando a mão do Senhor estava sobre eles; e com igual frequência falsearam sua palavra. Adam Clarke.

(segunda cláusula). Em tempos de aflição, todo hipócrita — toda escória e ralé — estará pronto a vir a Deus numa profissão exterior; mas geralmente essa submissão a Deus, nessa hora, não é sincera. Por isso se diz: "Pela grandeza do teu poder, se te submeterão os teus inimigos": no original está, "mentirão a ti", e assim é traduzido por Arias Montanus, e alguns outros, notando com isso que uma submissão forçada a Deus raramente é verdadeira. Jeremiah Burroughs.

Os terremotos na Nova Inglaterra causaram uma espécie de pânico religioso. Um escritor, que era então um dos ministros de Boston, informa-nos que, imediatamente após o grande terremoto, como foi chamado, um grande número de seu rebanho veio expressar o desejo de se unir à igreja. Mas, ao conversar com eles, ele não conseguiu encontrar evidência de melhora em suas visões ou sentimentos religiosos, nenhuma convicção da própria pecaminosidade; nada, em suma, além de uma espécie de temor supersticioso, causado pela crença de que o fim do mundo estava próximo. Todas as suas respostas provaram que não haviam encontrado a Deus, embora tivessem visto a grandeza do seu poder no terremoto. Edward Payson, D.D.

Versículo 5Salmo 66:5

Vinde e vede as obras de Deus. Uma censura indireta é aqui feita àquela descuidada indiferença quase universal que leva os homens a negligenciar os louvores de Deus. John Calvin.

Vinde e vede. A igreja, em todos os tempos, apela ao mundo: “vinde e vede”, assim como Jesus disse aos dois discípulos de João Batista, e Filipe a Natanael. João 1:39,46. As maravilhas de Deus devem ser vistas por todos, e vê-las é o primeiro passo para crer em seu divino autor. A. R. Faussett.

Versículo 6Salmo 66:6

Tornou o mar em terra seca. O salmista refere-se à passagem pelo Mar Vermelho e pelo Jordão, não como transações que ocorreram e se concluíram num dado momento do tempo, mas como algo que acontece verdadeiramente em toda época. A condução do seu povo por Deus é uma constante secagem do mar e do Jordão, e a alegria pelos seus feitos poderosos está sempre recebendo material novo. E. W. Hengstenberg.

Ali nos alegramos nele; onde essas coisas foram feitas, ali nos alegramos nele, não tomando qualquer crédito para nós mesmos como se fossem nossos atos, mas alegrando-nos e gloriando-nos em Deus, e o louvamos, como se pode ver em Êxodo 15 e Josué 3. O profeta usa o futuro pelo passado, a menos que, talvez, quisesse insinuar que a esses milagres se sucederiam outros muito maiores, dos quais eram apenas tipos e figuras. Um milagre muito maior é que os homens atravessem o mar amargo desta vida, e cruzem o rio da mortalidade, que nunca cessa de correr, e que engole e afoga tantos, e ainda cheguem seguros e vivos à terra da promessa eterna, e ali se alegrem no próprio Deus, contemplando-o face a face; e, no entanto, esse milagre maior é assim realizado por Deus, de modo que muitos atravessam esse mar como se fosse terra seca, e cruzam esse rio a pé enxuto; isto é, não tendo dificuldade em desprezar todas as coisas temporais, sejam boas ou más; isto é, não se apegando aos bens, nem temendo os males deste mundo, para que cheguem em segurança à Jerusalém celestial, onde nos alegraremos nele, não em esperança, mas em posse completa por toda a eternidade. Robert Bellarmine.

Versículo 7Salmo 66:7

Os seus olhos observam as nações. O sentido radical da palavra hebraica é augazein, brilhar, e por metonímia examinar com um olho brilhante; inspecionar com olhar penetrante, e daí contemplar, seja para o bem ou para o mal, como em Provérbios 15:3: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." Aqui é tomado em sentido adverso, e significa vigiar de uma torre de vigia, ameaçar de um lugar elevado. Salmos 37:32: "O ímpio espreita o justo"; e Jó 15:22: ele é aguardado "da torre de vigia pela espada"; isto é, a espada está desembainhada sobre a cabeça do ímpio, como se o ameaçasse da torre de vigia de Deus. Mas, ao mesmo tempo, há também uma referência ao olhar de Deus, desde a coluna de fogo e de nuvem, sobre o exército do Faraó no Mar Vermelho. Êxodo 14:24. Hermann Venema.

Os seus olhos observam as nações. Isso deveria refrear muita iniquidade. Pode a consciência de um homem engolir com facilidade e deleite aquilo que ele sabe cair sob o conhecimento de Deus, quando isso é odioso ao olho da sua santidade, e torna o ato repugnante a ele? "Não vê ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos?" diz Jó (Jó 31:4)... A consideração deste atributo deveria nos tornar humildes. Quão abatida ficaria uma pessoa se tivesse certeza de que todos os anjos no céu, e os homens na terra, conhecessem perfeitamente os seus crimes, com todos os seus agravantes! Mas o que é o conhecimento criado diante de um entendimento infinito e justamente censor?

Quando consideramos que ele conhece nossas ações, das quais há multidões, e nossos pensamentos, dos quais há milhões; que ele contempla todas as bênçãos que nos concedeu; todas as injúrias que lhe retribuímos; que ele conhece exatamente sua própria generosidade, e nossa ingratidão; toda a idolatria, blasfêmia e inimizade secreta no coração de cada homem contra ele; todas as opressões tirânicas, luxúrias ocultas, omissões de deveres necessários, violações de preceitos claros, cada imaginação tola, com todas as suas circunstâncias, e isso perfeitamente, em toda a sua completa anatomia, cada partícula de indignidade e maldade em cada circunstância... não deveria essa consideração derreter nossos corações em humilhação diante dele, e nos tornar fervorosos em pedir-lhe perdão e absolvição. Stephen Charnock.

Versículo 9Salmo 66:9

Que sustém em vida a nossa alma. Assim como as obras da criação, no princípio, e a sustentação de tudo pelo seu poder e providência, estão atreladas como obras de admiração semelhante, ambas concedidas em comum na criação, Hebreus 1:2-3; assim, do mesmo modo, encontramos a regeneração e a perseverança unidas, como a soma de todas as outras obras nesta vida. Assim, "regenerados" e "guardados pelo poder de Deus para a salvação" são unidos pelo apóstolo, 1 Pedro 1:3,5: "chamados e preservados em Cristo Jesus"; assim também em Judas 1:1... "Bendito seja Deus", diz Pedro, "que, segundo a sua abundante misericórdia, nos regenerou." E, "bendizei ao nosso Deus, ó povos, que sustém em vida a nossa alma", diz o salmista. Sim, se observarmos de perto as palavras em ambos, tanto Pedro quanto o salmista bendizem a Deus pelos dois ao mesmo tempo. Bendito seja Deus por "nos regenerar", nós que também somos "guardados pelo poder de Deus"; assim segue em Pedro. No salmista, ambos estão compreendidos nesta única palavra:

  1. Que põe em vida a nossa alma (assim a margem, do hebraico), isto é, que põe vida na tua alma no princípio, como o fez em Adão quando o fez alma vivente;

  2. E então, que sustém, isto é, continua a nossa alma naquela vida. Assim também os tradutores a vertem, conforme o escopo do salmista, e "bendizei ao Senhor", diz o salmista, por estas duas coisas, ambas. Thomas Goodwin.

Que sustém em vida a nossa alma. É verdade que tudo o que temos está na mão de Deus; mas Deus guarda a nossa vida na sua mão por último, e a tem ali de modo especial. Ainda que a alma continue, a vida pode não continuar; há alma quando não há vida: a vida é a união da alma com o corpo. Tu sustens a nossa alma em vida; isto é, mantens juntos alma e corpo. Assim Daniel descreve Deus a Belsazar, Daniel 5:23: "O Deus em cuja mão está a tua respiração, e de quem são todos os teus caminhos, a este não glorificaste." A respiração dos príncipes está na mão de Deus, e a mesma mão sustém a respiração do súdito mais humilde. Isto pode ser motivo de consolo para nós em tempos de perigo e tempos de morte: quando a mão do homem se ergue para tirar a tua vida, lembra-te de que a tua vida está retida na mão de Deus; e assim como Deus disse a Satanás (Jó 2:6): aflige o corpo de Jó, mas poupa a sua vida; assim Deus ainda diz aos algozes sanguinários, que são como membros de Satanás: os corpos de tais e tais estão em vossas mãos, os bens de tais e tais estão em vossas mãos, mas poupai as suas vidas. Joseph Caryl.

Que põe em vida a nossa alma. Expressão elegante e enfática, que só se compreende observando a força exata das palavras. A alma é a vida, como bem se sabe; a palavra hebraica para "põe" significa colocar, colocar sobre, pressionar em; e a palavra para "vida" significa propriamente junções, ligações entre si, e daí as faculdades e forças pelas quais a natureza se mantém unida e firme. Hermann Venema.

Que sustém em vida a nossa alma. Ele sustém a nossa alma em vida, para que não escorregue por si mesma; pois, estando continuamente em nossas mãos, ela tende a deslizar por entre os dedos. Matthew Henry.

E não permite que resvalem os nossos pés. É grande misericórdia sermos guardados de atos desesperados em tempo de calamidades tristes, sermos sustentados sob os fardos, para que não afundemos; e sermos impedidos de negar a Deus, ou a sua verdade, em tempo de perseguição. David Dickson.

Versículo 10Salmo 66:10

Tu, ó Deus, nos provaste. Não se sabe o que o trigo há de render, até chegar ao malho; nem o que as uvas darão, até chegarem ao lagar. A graça está oculta na natureza, como água doce nas pétalas de rosa; o fogo da aflição é que a extrai. Tu nos provaste, como se prova a prata. Os ímpios também são provados (Apocalipse 3:10), mas se revelam prata reprovada (Jeremias 6:28), ou, na melhor das hipóteses, como ouro de alquimista, que não suporta o sétimo fogo, como Jó suportou (Jó 23:10). John Trapp.

Como se prova a prata. Convencido, pelo uso frequente desta ilustração, de que havia algo mais que o habitual em instrução no processo de ensaiar e purificar a prata, reuni alguns fatos sobre o assunto. A conhecida história do refinador que vê sua imagem na prata derretida enquanto ela está no fogo encantou tantos de nós, que não fomos além; contudo, com estudo mais cuidadoso, muito mais poderia ser trazido à luz. Ensaiar a prata exige grande cuidado pessoal do operador.

"O princípio de ensaiar ouro e prata é muito simples em teoria, mas na prática é necessária grande experiência para garantir precisão; e não há ramo de negócio que exija mais atenção pessoal e indivisa. O resultado está sujeito à influência de tantas contingências que nenhum ensaiador que preze sua reputação delegará o processo principal a alguém não tão habilidoso quanto ele mesmo. Além do resultado apurável por peso, há compensações e ajustes a fazer, conhecidos apenas por um ensaiador experiente, e se estes fossem ignorados, como poderia ocorrer com um mero principiante, o relatório se distanciaria muito da verdade." (Encyclopaedia Britannica.)

A versão de Pagnini diz: "Tu nos fundiste soprando sobre nós", e nos monumentos do Egito veem-se artífices com o soprador operando pequenas fornalhas, com anteparos para conter e refletir o calor; o trabalhador evidentemente dando atenção pessoal, o que também se percebe em Malaquias 3:3: "Ele se assentará como fundidor e purificador de prata." Ensaiar prata requer uma fornalha habilmente construída. A descrição desta fornalha só cansaria o leitor, mas é evidentemente uma obra de arte em si mesma.

Mesmo a prova da nossa fé é muito mais preciosa do que a do ouro que perece. Ele nos refinou, mas não com prata, pois ali não confiaria em nós; a fornalha da aflição é organizada de modo muito mais hábil do que essa. Para ensaiar a prata, o calor precisa ser cuidadosamente regulado.

"Durante a operação, a atenção do ensaiador deve estar voltada para o calor da fornalha, que não deve ser nem quente demais nem fria demais: se quente demais, pequenas porções de prata serão levadas junto com o chumbo, viciando o ensaio; além disso, sendo os poros do cadinho mais abertos, ocorrerá maior absorção, e há risco de perda por essa causa. Uma indicação de excesso de calor na fornalha é a subida rápida e perpendicular das fumaças até o teto do forno, cujo modo de conter e controlar foi apontado na descrição da fornalha aperfeiçoada. Quando se observa que as fumaças descem ao fundo do forno, a fornalha está fria demais; e, se não corrigida, verificar-se-á que a cupelação foi imperfeitamente realizada, e a prata não se terá livrado inteiramente dos metais básicos." (Encyclopaedia Britannica.)

O ensaiador repete seu processo de prova. Geralmente fazem-se duas ou mais provas da mesma peça, para que se garanta grande precisão. Diz-se que a prata é purificada sete vezes, e os santos, através de variadas provações, alcançam o descanso prometido. C. H. S.

Versículo 11Salmo 66:11

Tu nos meteste na rede, etc. Nossos inimigos nos perseguiram (como feras caçadas pelo caçador) até as mais penosas dificuldades (1 Samuel 13:6). Trataram-nos como bestas de carga, e puseram sobre nós cargas pesadas, que amarraram firmemente às nossas costas. Puseste sobre os nossos lombos um peso aflitivo. Um estreitamento nos lombos; não somos apenas presos, como numa rede, mas acorrentados, como com grilhões; como se estivéssemos nas mãos do carcereiro ou do carrasco. John Trapp.

Versículo 12Salmo 66:12

Fizeste homens cavalgar sobre as nossas cabeças. Os agentes são homens. O homem é uma criatura vivente sociável, e deveria conviver com o homem em amor e tranquilidade. O homem deveria ser sustentáculo do homem; tornou-se ele um destruidor? Deveria ajudá-lo e mantê-lo de pé; cavalga ele sobre ele e o pisa aos pés? Ó apostasia, não só da religião, mas até mesmo da humanidade! Quid homini inimicissimum? Homo. (Sêneca.) O maior perigo que acomete o homem vem de onde menos deveria vir, do próprio homem. Caetera animantia, diz Plínio, in suo genere, probe degunt, etc. Leões não lutam contra leões; serpentes não gastam seu veneno em serpentes; mas o homem é o principal instigador de malefícios contra a sua própria espécie...

  1. Cavalgam. Que necessidade têm de montar sobre bestas, quando têm pés maliciosos o bastante para nos pisar? Têm um "pé de orgulho" (Salmos 36:11), do qual Davi orou para ser livrado; um calcanhar presunçoso, que ousam levantar contra Deus; e, portanto, um dedo tirânico, para pontapear os abatidos. Não precisam de cavalos e mulas, eles que já sabem chutar com o pé de uma malícia vingativa, Salmos 32:9.

  2. Sobre nós. Bastante largo é o caminho por onde viajam, pois é a estrada do diabo. Bem poderiam nos deixar de fora, há espaço de sobra; não precisam cavalgar sobre nós. Seria mais nobre de sua parte disputar com campeões que não lhes cederiam o caminho. Nunca contendemos pelo caminho deles; eles o têm sem a nossa inveja, ainda que não sem a nossa pena. Por que hão de cavalgar sobre nós?

  3. Sobre as nossas cabeças. Não basta ao seu orgulho cavalgar, à sua malícia cavalgar sobre nós, mas precisam ainda deleitar-se em sangue, cavalgando sobre as nossas cabeças? Não lhes bastaria quebrar-nos os braços e as pernas, e outros membros inferiores, para satisfazer sua indignação? Não basta esgotar nossa força, zombar da nossa inocência, saquear nossos bens, mas precisam ter sede do nosso sangue e da nossa vida? Quo tendit saeva libido? Aonde chegará a sua loucura? Mas não devemos prender-nos à letra. Há aqui uma gradação mística ou metafórica de sua crueldade. Cavalgar é orgulho; cavalgar sobre nós é malícia; e cavalgar sobre as nossas cabeças é opressão sanguinária. Thomas Adams.

(primeira cláusula). Houve tempo em que os Bonners e os carniceiros cavalgavam sobre os rostos dos santos de Deus, e umedeciam a terra com o seu sangue, cada gota do qual gerava um novo crente. Thomas Adams.

Fizeste homens cavalgar sobre as nossas cabeças. Este versículo é como aquele mar (Mateus 8:24), tão tempestuoso a princípio, que a embarcação foi coberta pelas ondas; mas a repreensão de Cristo tudo aquietou, e seguiu-se uma grande calmaria. Aqui há cruéis Ninrodes cavalgando sobre cabeças inocentes, como cavalgariam sobre terras em pousio; e passagens perigosas pelo fogo e pela água; mas a tempestade logo termina, ou melhor, os passageiros chegam a terra. Tu nos trouxeste a um lugar espaçoso. De modo que este trecho da música, ou salmodia, de Davi, consiste de duas notas — uma pesarosa, outra alegre; uma um toque de angústia, a outra de alívio: o que dirige nosso olhar para uma observação da miséria e da misericórdia; de miséria pesarosa, de misericórdia graciosa. Há desolação e consolação num só versículo: uma profunda prostração, como sob os pés das bestas; uma feliz libertação, "tu nos trouxeste a um lugar espaçoso." Em ambos esses movimentos, Deus tem sua marca; ele é figura principal neste concerto. Ele é trazido como ator, e como autor; ator na perseguição, e autor na libertação. "Tu fazes", etc.; "tu trouxeste", etc. No primeiro ele é causa que atua; no segundo, causa única que trabalha. No primeiro está associado com outros; no segundo age sozinho. Ele tem um dedo no primeiro; sua mão inteira está no segundo.

Devemos começar pela miséria antes de chegar à misericórdia. Se não houvesse aflição, não conheceríamos o valor de uma libertação. A paixão dos santos é dada, pela descrição sincera e ponderada, como muito pesarosa; contudo, está escrito na fronte do texto: "O Senhor a causou." "Tu fazes homens cavalgar", etc. Diante disso, algum libertino ímpio poderia se atrever a esfregar sua imundície na pureza de Deus, e a alegar uma derivação autêntica de toda a sua vilania contra os santos, a partir do mandado do Senhor: ele a causou. Respondemos, para justificação da própria verdade, que Deus ordena e dispõe cada perseguição que atinge seus filhos, sem conceder qualquer permissão ao instrumento que desfere o golpe. Deus age na mesma ação com outros, mas não do mesmo modo. Na aflição de Jó havia três agentes — Deus, Satanás e os sabeus. O diabo atua sobre seu corpo, os sabeus sobre seus bens; contudo, Jó confessou uma terceira parte: "O Senhor dá, e o Senhor tira." Aqui os opressores pisam sobre os piedosos, e diz-se que Deus a causa. Ele causa a aflição para provação (assim Salmos 66:10-11: "tu nos provaste", etc.); eles a causam por malícia; nem Deus pode ser acusado, nem eles desculpados. Thomas Adams.

Puseste homens sobre as nossas cabeças. Assim traduz Jerônimo, ainda que o substantivo hebraico esteja no singular; a própria palavra denota um homem obscuro e vil, mencionado com desdém, mas que deveria estar sepultado no esquecimento. O substantivo singular é tomado coletivamente, e assim também outro termo hebraico com o seu afixo. Tais eram os idólatras egípcios e babilônicos, a quem o hebreu servia. Colocar alguém sobre a cabeça de outro, ou, como significa a palavra hebraica, cavalgar, ser superior a, subjugar a si e sujeitar, e assentar-se e insultar, tal como o cavaleiro governa com rédea, esporas e chicote a besta que monta. Lorinus.

Cavalgar sobre as nossas cabeças. Trata-se de uma alusão a bestas de carga, e particularmente a camelos, cujas cabeças o cavaleiro quase se assenta sobre elas, e assim os domina como bem entende. Thomas Fenton, em "Annotations on the Book of Job, and the Psalms." 1732.

Passamos pelo fogo e pela água. Os filhos de Israel, quando escaparam do Mar Vermelho e viram seus inimigos, os egípcios, mortos, pensaram que tudo estava garantido, e por isso cantaram Epicínias, cânticos de regozijo pela vitória. Mas o que veio a seguir, pouco depois? O Senhor levantou contra eles outro inimigo, saído de suas próprias entranhas, por assim dizer, que foi a fome, e isso os apertou mais, pensavam eles, do que o egípcio. Mas foi este o último? Não; depois da fome veio a sede, e isso os fez murmurar tanto quanto a primeira; e depois da sede vieram as serpentes ardentes, e o fogo, e a peste, e os amalequitas, e os midianitas, e o que mais? Assim tem sido com a igreja, não só sob a lei, mas também sob Cristo, como facilmente se poderia demonstrar. Nem foi melhor com os seus vários membros; também eles foram feitos conformes ao corpo e à Cabeça. Que quantidade de tentações suportou Abraão? Assim Jacó, assim José, assim os patriarcas, assim os profetas? Sim, e todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus, embora sua tristeza ao fim se tenha convertido em alegria, primeiro choraram e lamentaram. Ainda que finalmente fossem trazidos a um lugar espaçoso, primeiro passaram pelo fogo e pela água. Miles Smith, 1624.

Passamos pelo fogo e pela água. Havia grande variedade desses perigos; e não apenas de várias espécies, mas de espécies contrárias: passamos pelo fogo e pela água, cada um dos quais, isoladamente, já denota um extremo de males. Assim, pela água (Salmos 69:1-2): "Salva-me, ó Deus; pois as águas entraram até a minha alma. Afundo em lodo profundo, onde não há onde firmar-me: entrei em águas profundas, onde as correntes me submergem." Ou, pelo fogo (Ezequiel 15:7): "E porei o meu rosto contra eles; sairão de um fogo, e outro fogo os devorará; e sabereis que eu sou o Senhor, quando puser o meu rosto contra eles." Mas quando por ambos, sucessivamente, um após o outro, isso denota de fato um acúmulo de misérias, ou provações: como lemos em Isaías 43:2, com a promessa de Deus ao seu povo em tais condições: "Quando passares pelas águas, estarei contigo; e pelos rios, eles não te submergirão: quando andares pelo fogo, não te queimarás; nem a chama se acenderá sobre ti." Promessa esta que aqui, note-se, é reconhecida pelo salmista como cumprida: Deus esteve com os três jovens quando andaram pelo fogo, na própria letra da fala de Isaías; e com os filhos de Israel quando passaram pela água do Mar Vermelho. Thomas Goodwin.

Passamos pelo fogo e pela água. Em alusão, provavelmente, à ordália pelo fogo e pela água, de grande antiguidade. Sobre a questão de quem havia sepultado o corpo de Polinices:

"Todos negaram:

Oferecendo, em prova de inocência, segurar

O aço em brasa, andar pelo fogo, e fazer

Seu solene juramento de que nada sabiam do feito."

Sófocles. De T. S. Millington, "Testimony of the Heathen to the Truths of Holy Writ." 1863.

Fogo e água. A lei judaica exigia ambos para a purificação dos despojos de guerra, onde pudessem ser suportados. Números 31:23: "Tudo o que pode suportar o fogo, fareis passar pelo fogo, e será limpo: todavia, será purificado com a água da purificação." Os santos de Deus estão, portanto, sujeitos a ambas as ordálias. C. H. S.

Mas tu nos trouxeste a um lugar espaçoso. Cada palavra é docemente significativa, e amplia a misericórdia de Deus para conosco. Quatro delas são especialmente notáveis:

  1. O libertador;

  2. A libertação;

  3. Os libertados; e,

  4. A sua felicidade ou bendito engrandecimento.

Assim, há o libertador, aliquid celsitudinis, "Tu"; na libertação, certitudinis, "trouxeste"; nos libertados, solitudinis, "nos"; na felicidade, plenitudinis, "a um lugar espaçoso." Há altura e baixeza, certeza e plenitude. O libertador é grande, a libertação é certa, a angústia é pesada, a exaltação é gloriosa. Há ainda uma primeira palavra que, como chave, destranca este portão dourado de misericórdia, um veruntamen: MAS. Esta é vox respirationis, um suspiro que traz de volta a própria vida do consolo. "Mas tu nos trouxeste", etc. Estávamos temerosamente em perigo, nas mãos dos nossos inimigos; eles cavalgaram e pisaram sobre nós, e nos conduziram por duras perplexidades. Mas tu, etc. Se houvesse um ponto final ou período na nossa miséria, se aqueles abismos de perseguição nos tivessem inteiramente engolido, e toda a nossa luz de consolo tivesse sido assim abafada e extinta, poderíamos ter clamado: Periit spes nostra, sim, periit salus nostra — nossa esperança, nossa ajuda, de todo se foi. Teria zombado de nós quem dissesse: tende bom ânimo. Este mesmo "mas" é como um remo feliz, que desvia o nosso barco das rochas do desespero, e o leva ao porto do consolo. Thomas Adams.

(segunda e terceira cláusulas).

  1. A saída da aflição é feliz. Estão no fogo e na água, contudo passam por eles; passamos pelo fogo e pela água, e não perecemos nas chamas nem nas enchentes. Sejam quais forem as aflições dos santos, bendito seja Deus, há um caminho através delas.

  2. A entrada num estado melhor é ainda muito mais feliz. "Tu nos trouxeste a um lugar espaçoso", a um lugar bem regado; pois a palavra é, como os jardins do Senhor, e por isso fértil. Matthew Henry.

(última cláusula). Tu, ó Deus, com a tentação deste também o desfecho. "Tu nos trouxeste a um lugar espaçoso."

  1. Tu nos provaste, e tu nos trouxeste.

  2. Puseste sobre nós a aflição, e a tiraste; sim, e nos fizeste ampla recompensa, pois nos trouxeste a um lugar úmido, agradável, adorável, fértil, rico, uma condição feliz, uma condição florescente das coisas, de modo que nos fizeste esquecer toda a nossa aflição. William Nicholson, em "David's Harp strung and tuned." 1662.

Um lugar espaçoso. A mão de Deus os conduziu naquele fogo e água de aflição pelos quais passaram; mas quem os conduziu para fora? O salmista nos diz nas palavras seguintes: "tu nos trouxeste a um lugar espaçoso"; a margem diz, "a um lugar úmido." Antes estavam no fogo e na água. O fogo é o extremo do calor e da secura; a água é o extremo da umidade e do frio. Um lugar úmido indica um justo equilíbrio de calor e frio, de secura e umidade, e por isso ilustra elegantemente aquela condição confortável e contente para a qual a boa mão de Deus os havia trazido, o que se expressa significativamente, em nossa tradução, por "um lugar espaçoso"; florescem mais em fertilidade, e assim em riqueza, aqueles lugares que não são nem quentes demais nem frios demais, nem secos demais nem úmidos demais. Joseph Caryl.

Versículo 13Salmo 66:13

Veja todas as partes deste cântico; todo o concerto ou harmonia de tudo é louvar a Deus. Veja quo loco, na sua casa; quo modo, com holocausto; quo animo, pagando os nossos votos. Thomas Adams.

Holocaustos. Quanto a nós mesmos, tenhamos certeza de que o melhor sacrifício que podemos dar a Deus é a obediência; não um animal morto, mas uma alma viva. O Senhor não se deleita no sangue de criaturas brutas. É a mente, a vida, a alma, a obediência, que ele requer: 1 Samuel 15:22, "obedecer é melhor que sacrificar." Que este seja o nosso holocausto, o nosso holocausto completo, um corpo e uma mente santificados entregues ao Senhor, Romanos 12:1-2. Primeiro, o coração: "Filho meu, dá-me o teu coração." Não basta o coração? Não, também a mão: Isaías 1:16, lavai as mãos do sangue e da poluição. Não basta a mão? Não, também o pé: "afasta o teu pé do mal." Não basta o pé? Não, também os lábios: "guarda as portas da tua boca"; Salmos 34:13, "refreia a tua língua do mal." Não basta a tua língua? Não, também o ouvido: "quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Não basta o ouvido? Não, também o olho: "que os teus olhos estejam voltados para o Senhor." Não é tudo isso suficiente? Não, dá o corpo e o espírito: 1 Coríntios 6:20, "fostes comprados por preço: glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, que são de Deus." Quando os olhos abominarem objetos de luxúria, o ouvido a calúnia, o pé os caminhos errantes, as mãos a injustiça e a violência, a língua a lisonja e a blasfêmia, o coração o orgulho e a hipocrisia; este é o teu holocausto, o teu holocausto completo. Thomas Adams.

Versículos 13–15Salmo 66:13-15

Nos holocaustos, vemos sua aproximação do altar com o sacrifício comum e geral; e a seguir, ao pagar os votos, vemos que trouxe consigo as suas ofertas de paz. De novo, portanto, diz ele no altar: "eu te oferecerei holocaustos de animais cevados" (Salmos 66:15). Esta é a oferta geral, trazida do melhor do seu rebanho e da sua manada. Seguem-se então as ofertas de paz: "com o incenso" (fumaça ardente) "de carneiros; eu ofertarei novilhos com bodes." Selá. Tendo trazido suas ofertas, ele não se apressa em partir, apesar disso; pois o seu coração está cheio. Antes, portanto, de deixar o santuário, ele profere a linguagem de uma alma em paz com Deus: Salmos 66:16-20. Este, verdadeiramente, é alguém a quem o próprio Deus da paz santificou, e cujo espírito, corpo e alma inteiros ele preservará irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23. Andrew A. Bonar.

Ele conta quais foram os votos que prometeu em suas aflições, e diz que prometeu o mais rico sacrifício de gado que se pudesse fazer segundo a lei. Eram três — carneiros, vacas e bodes. Carneiros incluíam cordeiros; vacas incluíam novilhas; e bodes, cabritos. Robert Bellarmine.

Versículo 14Salmo 66:14

Que os meus lábios pronunciaram. Hebraico, abriram; isto é, o que proferi, diductis labiis, com lábios bem abertos. Videmus qualiter vota nuncupari soleant, diz Vatábulo. Aqui vemos de que modo se costumam fazer os votos, quando estamos sob alguma aflição premente; mas, uma vez libertos, quão pesadamente muitos se esquivam na hora de cumpri-los. John Trapp.

Menção expressa se faz aos lábios abertos, para indicar que os votos foram feitos com grande veemência de espírito, e em estado de necessidade e pressão; de modo que seus lábios se romperam e se abriram amplamente. Pois a raiz da palavra contém a ideia de abrir algo com violência; romper, como se diz em latim, rumpere labia. Hermann Venema.

Versículo 15Salmo 66:15

Eu oferecerei, etc. Terás o melhor do rebanho e do aprisco. Adam Clarke.

Animais cevados. Pois, assim como não virei de mãos vazias à tua casa, também não te trarei um presente mesquinho; mas oferecerei sacrifícios de toda espécie, e os melhores e mais escolhidos em cada tipo. Symon Patrick.

Novilhos com bodes. Isto é, providenciarei generosamente para cada parte do serviço no tabernáculo. Thomas Scott.

Versículo 16Salmo 66:16

Vinde e ouvi, todos vós que temeis a Deus. Uma razão pela qual os santos tantas vezes convidam todos os que temem a Deus a vir a eles é que os santos veem e sabem o grande bem que hão de obter por meio daqueles que temem a Deus. Os filhos das trevas são tão sábios na sua geração que desejam a maior familiaridade e proximidade com as pessoas que julgam poder ser-lhes mais proveitosas e vantajosas, e fingem grande amizade ali onde há esperança de maior benefício. E não haverão os santos, filhos da luz, pelo mesmo motivo, de desejar e ansiar pela companhia dos que temem a Deus, porque veem o grande bem que hão de ganhar por meio deles? Não é de admirar que a companhia dos que temem a Deus seja tão procurada, já que é totalmente vantajosa e proveitosa; não é de admirar que recebam tantos convites, já que são hóspedes dos quais sempre se ganha algo; e, de fato, entre todas as pessoas vivas, os que temem a Deus são os mais úteis e enriquecedores. Samuel Heskins, em "Soul Mercies Precious in the Eyes of Saints... set forth in a little Treatise on Salmos 66:16." 1654.

Todos vós que temeis a Deus. Pois só estes ouvirão com bom proveito; outros ou não podem, ou não se importam. E eu declararei, etc. Comunicar-vos os segredos e experiências da minha alma. Não é pequeno o bem que se pode obter com tais declarações. Bilney, percebendo que Latimer era zeloso sem conhecimento, foi até ele em seu gabinete e pediu-lhe, por amor de Deus, que ouvisse sua confissão. "Assim o fiz", diz Latimer, "e, para dizer a verdade, com essa confissão aprendi mais do que antes em muitos anos. Então, a partir daquele momento, comecei a sentir o cheiro da palavra de Deus, e a abandonar os doutores da escola, e tais tolices." John Trapp.

Vós que temeis a Deus. Observai que o convite é dado apenas àqueles que temem a Deus, porque "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria"; ele solta os pés para vir, abre os ouvidos para ouvir; e por isso, quem não tem temor de Deus será chamado em vão, seja para vir, seja para ouvir. Robert Bellarmine.

Eu declararei. Considerai os fins que um crente deveria propor ao cumprir este dever ("de comunicar a experiência cristã"). O fim principal que deveria ter em vista ao declarar sua experiência é a glória daquele Deus que tão generosamente o tratou. Ele certamente desejaria ver o Senhor exaltado por sua fidelidade e bondade para consigo; desejaria que se publicasse, para que o nome do Senhor fosse grande; que os pecadores soubessem que o seu Deus é fiel à sua palavra; que ele não apenas se comprometeu a ser "pronto socorro nas tribulações", mas que de fato o encontrou assim na realidade. Como sabe que os inimigos de Deus estão bastante prontos a acusá-lo de negligenciar o seu povo, por causa das provações e aflições em que são exercitados, ele desejaria, em contradição a eles, declarar o que encontrou em sua própria experiência: que, na sua verdadeira fidelidade, ele aflige aqueles que lhe são mais caros. E com que brilho resplandece a glória de Deus, quando seus filhos estão prontos a reconhecer que ele nunca os chamou a nenhum dever sem que sua graça lhes bastasse; que ele nunca pôs sua mão sobre eles em nenhum exercício aflitivo sem, ao mesmo tempo, suprir-lhes todo o apoio de que precisavam?

Digo, para que os cristãos assim se levantem, em ocasiões apropriadas, e prestem seu testemunho experimental à fidelidade e à bondade de Deus, que tendência isso tem de tornar glorioso, no meio da terra, o nome do Senhor, que tem sido sua forte torre... Como devemos corar de vergonha por termos tanta conversa no mundo e tão pouca sobre o que Deus tem feito por nossas almas? É um sinal muito ruim, em nossos dias, que as coisas de Deus sejam geralmente adiadas; enquanto os assuntos de estado, ou as circunstâncias da vida exterior, ou outras coisas, talvez de natureza mais trivial, são os temas gerais de nossa conversa. Como! Envergonhamo-nos do mais nobre, do mais interessante dos temas? É pobre sinal de que sentimos algo dele, se julgamos desnecessário declará-lo aos nossos irmãos cristãos.

Que pensais? Suponde que dois de nós fôssemos lançados numa costa bárbara, onde não entendêssemos nem a língua nem os costumes dos habitantes, e fôssemos por eles tratados com desprezo e crueldade; não pensais que consideraríamos uma felicidade poder desabafar um com o outro, e comunicar nossas dores e aflições? E deveríamos pensar que é menos assim, enquanto estamos num mundo como este, em terra estranha, e longe da casa do nosso Pai? Deveríamos negligenciar a conversa uns com os outros? Não; que nossa conversa não esteja apenas nos céus, mas seja também sobre as coisas espirituais e celestiais. Samuel Wilson (1703-1750), em "Sermons on Various Subjects."

Eu declararei. Depois de sermos libertos das terríveis apreensões da ira de Deus, é nosso dever agradecer publicamente. É para a glória do nosso Médico falar das feridas miseráveis que outrora nos doíam; e daquela mão bondosa que nos salvou quando estávamos muito abatidos. É para a glória do nosso Piloto contar das rochas e dos bancos de areia; dos muitos perigos e calamidades ameaçadoras dos quais, por sua sábia condução, ele nos fez escapar: e ver-nos a salvo na praia pode fazer com que outros, ainda aflitos e sacudidos pelas tempestades, olhem para ele em busca de ajuda; pois ele é tão capaz e disposto a salvá-los quanto a nós. Devemos, como soldados, quando termina uma guerra tediosa, relatar nossos combates, nossos temores, nossos perigos, com prazer; e dar a conhecer nossas experiências a cristãos que duvidam e estão aflitos, e àqueles que ainda não passaram por provações tão longas e severas como as nossas. Timothy Rogers (1660-1729), em "A Discourse on Trouble of Mind."

Versículo 17Salmo 66:17

Este versículo pode ser assim traduzido: clamei a ele com a minha boca, e a sua exaltação estava debaixo da minha língua; isto é, eu considerava e meditava como poderia levantar e exaltar o nome de Deus, e tornar glorioso o seu louvor. Diz-se que os santos pensamentos estão debaixo da língua quando estamos preparados para trazê-los à tona. Joseph Caryl.

Ele foi exaltado pela minha língua. É prova de que a oração procedeu de motivos indignos, quando as bênçãos que a ela se sucedem não são reconhecidas com o mesmo fervor com que originalmente foram suplicadas. Os dez leprosos todos clamaram por misericórdia, e todos a obtiveram, mas apenas um voltou para render graças. John Morison.

Ele foi exaltado pela minha língua: literalmente, uma exaltação (dele estava) debaixo da minha língua, implicando plenitude de louvor (Salmos 10:7). Uma reserva de louvor concebida como estando debaixo da língua, de onde se poderia tirar uma porção em toda ocasião. O sentido é: mal clamei a ele quando, ao libertar-me, ele me deu abundante razão para exaltá-lo. (Salmos 34:6.) A. R. Faussett.

Pela minha língua. Que o louvor de Deus esteja na tua língua, debaixo da tua língua, e sobre a tua língua, para que brilhe diante de todos os homens, e para que vejam que o teu coração é bom. O peixe lúcerna tem uma língua brilhante (um revisor nos condena por citar história natural falsa, mas nenhum leitor inteligente será enganado por isso. — O Editor), da qual toma o seu nome; e nas profundezas do mar a luz da sua língua o revela: se o teu coração tem uma língua, brilhando com os louvores de Deus, ela suficientemente mostrará de que espécie ele é. Daí o velho ditado: "Fala, para que eu te veja." Thomas Le Blanc.

Versículo 18Salmo 66:18

Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá. A própria suposição de que "se ele atendesse à iniquidade em seu coração, o Senhor não o ouviria" implica a possibilidade de que tal seja o estado até mesmo dos crentes; e há motivo de sobra para temer que seja assim que suas orações tão frequentemente são impedidas, e suas súplicas tão frequentemente permanecem sem resposta. Nem é difícil conceber como os crentes podem ser acusados de atender à iniquidade em seu coração, mesmo em meio a toda a solenidade de vir à presença imediata de Deus, e diretamente dirigir-se a ele na linguagem da oração e da súplica.

É possível que se coloquem em tal situação num estado de espírito pouco apropriado para se dedicar a esse exercício santo; o mundo, de uma forma ou de outra, pode ter, por algum tempo, o predomínio em seus corações; e pode ter havido tanto formalismo em suas confissões, e tanta indiferença em suas súplicas, que, quando o exercício termina, não poderiam honestamente declarar que quiseram dizer de fato o que reconheceram, ou seriamente desejaram o que pediram em oração. É verdade que um cristão não poderia contentar-se em permanecer num estado assim; e, quando desperta dele, como mais cedo ou mais tarde despertará, não deixará de olhar para trás com humilhação e vergonha.

Mas tememos que haja ocasiões em que os próprios crentes se aproximem muito de tal estado; e qual é, então, a verdadeira interpretação das orações oferecidas nesse momento? É, de fato, dizer que há algo que, por ora, preferem ao que formalmente pedem a Deus; que, embora a bênção que pedem lhes seja por algum tempo negada, ainda assim encontrariam compensação no desfrute das coisas mundanas que naquele instante absorvem os seus afetos; e que, na realidade, não escolheriam ter, naquele momento, tão abundante comunicação de influência espiritual concedida a eles, que tornasse esses objetos mundanos menos valiosos a seus olhos, e virasse toda a maré dos seus afetos para as coisas espirituais...

O cristão pode às vezes recorrer à oração para pedir a Deus conselho em alguma perplexidade quanto à verdade divina, ou buscar direção em algum ponto duvidoso do dever; mas, em vez de estar preparado para exercer honestamente o seu juízo, na esperança de que, ao fazê-lo, as considerações do lado da verdade se tornem claras e convincentes à sua mente, pode ter permitido que suas inclinações influenciassem e inclinassem o seu juízo para o lado do erro, ou a favor da linha de conduta que deseja seguir, de modo que, quando pede conselho, isso pode ser apenas na esperança de que sua opinião anterior seja confirmada, e quando busca direção, é na realidade sobre um ponto acerca do qual já estava previamente decidido...

Outro caso, temo, é comum demais, e nele o crente pode ser ainda mais diretamente acusado de atender à iniquidade em seu coração. É possível que haja em seu coração ou em sua vida algo que ele sabe não estar de todo como deveria estar — algum apego terreno que não pode facilmente justificar — ou algum ponto de conformidade com as máximas e práticas do mundo, que ele acha difícil conciliar com o princípio cristão; e, no entanto, toda a luta que essas coisas de tempos em tempos lhe custaram pode ter sido apenas um esforço de engenhosidade da sua parte para retê-las sem fazer violência direta à consciência — uma laboriosa elaboração de argumentos para mostrar como podem ser defendidas, ou de que modo podem legitimamente ser praticadas; enquanto a verdadeira e simples razão de praticá-las, a saber, o amor ao mundo, permanece o tempo todo fora de vista.

E, como prova experimental de quão fracos e inconclusivos são todos esses argumentos, e ao mesmo tempo de quão relutante ainda está em abandonar seus objetos favoritos, pode estar consciente de que, ao confessar seus pecados, os deixa de fora da enumeração, mais porque gostaria de passá-los por alto do que porque está convencido de que não precisam estar ali; pode sentir que não pode, e não ousa, torná-los objeto imediato de comunhão solene e deliberada com Deus; e, depois de todas as suas múltiplas e engenhosas defesas, pode reconciliar-se com eles ao fim, apenas cessando de discutir a questão de se são ou não legítimos. Robert Gordon, D.D., 1825.

Donde vem que o atender ou o amar o pecado no coração de um homem impede que suas orações sejam aceitas por Deus?

  1. A primeira razão é que, nesse caso, ele não pode orar pelo Espírito. Todas as orações que são aceitáveis a Deus são as respirações do seu próprio Espírito conosco. Romanos 8:26. Assim como sem a intercessão de Cristo não podemos ter nossas orações aceitas, também sem a intercessão do Espírito não podemos orar...

  2. A segunda razão é que, enquanto um homem atende à iniquidade em seu coração, não pode orar em fé; isto é, não pode edificar uma confiança racional sobre nenhuma promessa de que Deus o aceitará. Ora, a fé sempre respeita a promessa, e a promessa de aceitação é feita apenas aos retos: enquanto, portanto, os homens nutrirem em seu coração o amor ao pecado, ou não entendem as promessas, e assim oram sem entendimento, ou as entendem, e mesmo assim as aplicam mal a si mesmos, e assim oram em presunção: em nenhum dos casos têm grande motivo para esperar aceitação...

  3. A terceira razão é que, enquanto atendemos à iniquidade em nosso coração, não podemos orar com fervor; o que, depois da sinceridade, é a grande qualificação da oração, à qual Deus anexou uma promessa de aceitação (Mateus 11:12): "o reino dos céus é tomado à força, e os violentos o arrebatam." Mateus 7:7: só os que buscam encontram, e os que batem são recebidos; todas essas expressões denotam veemência e insistência. Ora, a causa da veemência, na busca de qualquer bem, é o nosso amor por ele; pois proporcional ao afeto que nutrimos por algo é o ardor dos nossos desejos e a diligência da nossa busca por ele. Enquanto, portanto, o amor ao pecado possuir nossos corações, nosso amor pelas coisas espirituais é fraco, pesado, inativo, e nossas orações por elas serão correspondentes.

Ó a miserável falácia que a alma aqui impõe a si mesma! Ao mesmo tempo amará o seu pecado e orará contra ele; ao mesmo tempo suplicará por graça, com o desejo de não prevalecer: como confessa de si mesmo um pai, que antes de sua conversão orava pela castidade, com uma reserva secreta no seu desejo de que Deus não atendesse sua oração. Tais são as misteriosas e intricadas traições pelas quais o amor ao pecado fará com que uma alma se engane e se ilude a si mesma. Quão languidamente e debilmente orará por misericórdias espirituais; enquanto a consciência, entretanto, desmente cada uma dessas petições! A alma, nesse caso, não pode orar contra o pecado com seriedade; luta contra ele, mas nem com esperança nem com intenção de vencer; como amantes, geralmente, num jogo um contra o outro, com o desejo de perder.

Assim, pois, enquanto atendemos à iniquidade, como nos é possível atender às coisas espirituais, o único objeto legítimo das nossas orações? E, se não atendemos a elas, como podemos ser insistentes com Deus para que no-las conceda? E onde não há fervor de nossa parte, não é de admirar se não há resposta da parte de Deus. Robert South, 1633-1716.

Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá. Ainda que o assunto da oração de um santo esteja fundado na palavra, se o fim que ele almeja não estiver bem direcionado, esta é uma porta na qual sua oração será barrada: "pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossas concupiscências." Tiago 4:3. Tomai, confesso, um cristão em seu justo estado, e ele visa à glória de Deus; contudo, assim como uma agulha tocada por um ímã pode ser desviada do ponto ao qual a natureza a destinou, ainda que trema até recuperá-lo de novo, também uma alma cheia de graça pode, num ato e pedido particular, desviar-se desse fim, empurrada por Satanás, sim, perturbada por um inimigo mais próximo de casa — sua própria corrupção não mortificada.

Não julgais possível que um santo, em angústia de corpo e espírito, ore por saúde num, e conforto no outro, com respeito demasiado egoísta ao seu próprio conforto e sossego? Sim, decerto; e ore por dons e assistência em algum serviço eminente, com o olho posto em seu próprio crédito e aplauso; ore por um filho com desejo demasiado desmedido de que a honra da sua casa se edifique nele. E isto pode ser entendido como o sentido, em parte, daquela expressão: se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá. Pois, embora desejar nossa própria saúde, paz e reputação não seja iniquidade, quando contido dentro dos limites que Deus estabeleceu; contudo, quando transbordam a tal ponto que superam a glória de Deus, sim, que ficam apenas em nível igual a ela, são grande abominação.

Aquilo que, em primeiro ou segundo grau, é alimento saudável, seria veneno mortal em quarto ou quinto grau: portanto, cristão, examina-te antes de orar: ó minha alma, o que te envia nesta missão? Sabe apenas o que pedes em tua mente, e logo saberás a mente de Deus quanto ao que te sucederá. Garante a Deus a sua glória, e logo saberás a mente de Deus quanto ao que te sucederá. William Gurnall.

Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá.

  1. Atendem à iniquidade em seu coração aqueles que a praticam secretamente, que são contidos pelo mundo, mas não possuem um temor habitual do Deus onisciente, o escrutinador de todos os corações, e de cujos olhos não há trevas espessas que possam cobrir onde os obreiros da iniquidade se escondam. Jeremias 23:24.

  2. Atendem à iniquidade no coração aqueles que acolhem e satisfazem o desejo do pecado, ainda que, pelo curso da providência, possam ser impedidos da sua efetiva execução. Estou persuadido de que não são raros os casos de homens que se alimentam de desejos pecaminosos, mesmo quando, por falta de oportunidade, por temor do homem, ou por alguma restrição parcial da consciência, não ousam pô-los em prática.

  3. Atendem à iniquidade em seu coração aqueles que refletem sobre pecados passados com prazer, ou sem sincera humilhação de espírito. Talvez a nossa real disposição, tanto para com o pecado quanto para com o dever, possa ser tão certamente descoberta pelo estado de nossas mentes depois, quanto no momento da ação. A força e a súbita investida da tentação podem levar até um homem bom a cometer o pecado; a relutância do coração e o poder da corrupção interior podem tornar o dever pesado e ocasionar muitas falhas em seu cumprimento; mas todo cristão genuíno recorda seus pecados passados com contrição sincera de espírito, e profundo senso de indignidade diante de Deus; e o cumprimento do seu dever, por mais difícil que tenha sido no momento, proporciona-lhe o maior prazer ao refletir sobre ele. É diferente com muitos; eles podem lembrar-se de seus pecados sem tristeza, podem falar deles sem vergonha, e às vezes até com uma mistura de jactância e vanglória. Nunca os ouvistes relembrar suas loucuras passadas, e falar delas com tal gosto, que parece mais renovar o prazer do que lamentar o pecado? Mesmo supondo que tais pessoas tenham abandonado a prática de algum pecado, se ainda podem olhá-lo com íntima complacência, sua aparente reforma deve dever-se a uma causa muito diferente da renovação do coração.

  4. Atendem à iniquidade em seu coração aqueles que olham para os pecados dos outros com aprovação; ou, na verdade, que podem contemplá-los sem tristeza. O pecado é coisa tão abominável, tão desonrosa para Deus, e tão destrutiva para as almas dos homens, que nenhum cristão genuíno pode testemunhá-lo sem pesar. Por isso é tantas vezes notado nas Escrituras, como característica de um servo de Deus, que ele lamenta os pecados dos outros. Salmos 119:136,158.

  5. Por fim, suspeito que atendem ao pecado no coração aqueles que relutam em se submeter à prova, e que não estão verdadeiramente dispostos a que o próprio Deus os examine e os prove. Se alguns, portanto, relutam em ser provados, se são renitentes ao autoexame, é evidência de um apego forte e poderoso ao pecado. Isso só pode proceder de um secreto temor de alguma descoberta desagradável, ou da detecção de alguma concupiscência que não podem consentir em abandonar...

Há demasiados que, embora vivam na prática do pecado, e atendam à iniquidade em seu coração, continuam ainda a comparecer exteriormente às ordenanças da instituição divina, e em tempos determinados se apossam dos selos da aliança de Deus. Encontrarão eles alguma aceitação junto a ele? Não. Ele considera isso uma zombaria profana; considera isso uma usurpação sacrílega. Salmos 50:16-17. Terão eles algum consolo nisso? Não: a menos que, na medida em que, em juízo justo, ele lhes permita ser enganados; e são enganados, e são muitíssimo infelizes, os que mais tempo permanecem sob a ilusão. Salmos 50:21. Terão eles algum proveito nisso? Não: em vez de aplacar sua ira, isso provoca sua vingança; em vez de iluminar suas mentes, isso cega seus olhos; em vez de santificar sua natureza, isso endurece seus corações. Veja uma descrição daqueles que por muito tempo tinham sido favorecidos com privilégios exteriores, e neles se gloriavam. João 12:39-40.

De modo que nada é mais essencial para uma aproximação aceitável a Deus nos deveres da sua adoração em geral, e particularmente para receber os selos da sua aliança, do que uma separação completa e universal de todo pecado conhecido. Jó 11:13-14. John Witherspoon (1722-1749), num sermão intitulado "The Petitions of the Insincere Unavailing."

Versículos 18–20Salmo 66:18-20

Senhor, encontro Davi fazendo um silogismo, em modo e figura, duas proposições ele aperfeiçoou. Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá; mas, na verdade, Deus me ouviu; ele atendeu à voz da minha oração. Ora, eu esperava que Davi concluísse assim: "Portanto, não atendo à maldade em meu coração"; mas ele conclui de modo bem diferente: bendito seja Deus, que não afastou a minha oração, nem a sua misericórdia de mim. Assim Davi me enganou, mas não me lesou. Eu esperava que ele pusesse a coroa sobre sua própria cabeça, e ele a põe sobre a cabeça de Deus. Aprenderei esta excelente lógica; pois gosto mais dos silogismos de Davi do que dos de Aristóteles, de modo que, qualquer que seja a premissa, faço da glória de Deus a conclusão. Thomas Fuller.

Ir para o salmo

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14
  15. 15
  16. 16
  17. 17
  18. 18
  19. 19
  20. 20
  21. 21
  22. 22
  23. 23
  24. 24
  25. 25
  26. 26
  27. 27
  28. 28
  29. 29
  30. 30
  31. 31
  32. 32
  33. 33
  34. 34
  35. 35
  36. 36
  37. 37
  38. 38
  39. 39
  40. 40
  41. 41
  42. 42
  43. 43
  44. 44
  45. 45
  46. 46
  47. 47
  48. 48
  49. 49
  50. 50
  51. 51
  52. 52
  53. 53
  54. 54
  55. 55
  56. 56
  57. 57
  58. 58
  59. 59
  60. 60
  61. 61
  62. 62
  63. 63
  64. 64
  65. 65
  66. 66
  67. 67
  68. 68
  69. 69
  70. 70
  71. 71
  72. 72
  73. 73
  74. 74
  75. 75
  76. 76
  77. 77
  78. 78
  79. 79
  80. 80
  81. 81
  82. 82
  83. 83
  84. 84
  85. 85
  86. 86
  87. 87
  88. 88
  89. 89
  90. 90
  91. 91
  92. 92
  93. 93
  94. 94
  95. 95
  96. 96
  97. 97
  98. 98
  99. 99
  100. 100
  101. 101
  102. 102
  103. 103
  104. 104
  105. 105
  106. 106
  107. 107
  108. 108
  109. 109
  110. 110
  111. 111
  112. 112
  113. 113
  114. 114
  115. 115
  116. 116
  117. 117
  118. 118
  119. 119
  120. 120
  121. 121
  122. 122
  123. 123
  124. 124
  125. 125
  126. 126
  127. 127
  128. 128
  129. 129
  130. 130
  131. 131
  132. 132
  133. 133
  134. 134
  135. 135
  136. 136
  137. 137
  138. 138
  139. 139
  140. 140
  141. 141
  142. 142
  143. 143
  144. 144
  145. 145
  146. 146
  147. 147
  148. 148
  149. 149
  150. 150

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Fonte