Notas explicativas e citações: Salmo 92
Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 92, reunidas por Charles Spurgeon.
Leia o Salmo 92 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
TÍTULO. Este se intitula Um Salmo para ser cantado no dia de sábado. Sabe-se que os judeus destinavam certos salmos a dias específicos. R. Selomo pensa que se refere ao estado futuro dos bem-aventurados, que é um sábado perpétuo. Outros pretendem que foi composto por Adão, no sétimo dia da criação. Seria mais provável supor que, por ficção poética, foi posto na boca de Adão, contemplando com espanto e gratidão a criação recente. Mas o versículo 2 parece se referir ao sacrifício da manhã e da tarde, que o salmista considera o mais próprio para a oração e o louvor. — D. Cresswell.
Título. Para o dia de sábado. Talvez, como observa Lud. de Dieu a este respeito, cada dia da semana tivesse seus salmos designados, conforme o que diz o Talmude, livro Myvdq. Os cânticos que os levitas antigamente cantavam no santuário são estes: no primeiro dia, o Salmo 24; no segundo, o Salmo 48; no terceiro, o Salmo 82; no quarto, o Salmo 104; no quinto, o Salmo 81; no sexto, o Salmo 93; no sétimo, o Salmo 92, cujo começo é: um salmo ou cântico para o dia de sábado, isto é, para a era futura, que será inteiramente um sábado. — Martin Geier.
Título. Para o Sábado. É digno de nota que o nome JEOVÁ ocorre neste salmo sete vezes — o número sabático (versículos 1, 4, 5, 8, 9, 13, 15). — C. Wordsworth.
Versículo 1Salmo 92:1
É bom dar graças, etc. É bonum, honestum, jucundum, utile; um bem honesto, agradável e proveitoso. O altar do incenso devia ser revestido de ouro puro, e ter uma coroa de ouro ao redor. O que (se pudermos aplicá-lo alegoricamente) nos sugere que o incenso espiritual das orações e dos louvores é coisa rica e preciosa, coisa de ouro e realeza. — Henry Jeanes, em "The Works of Heaven upon Earth", 1649.
É bom dar graças, etc. Dar graças é, em si, mais nobre e mais perfeito que pedir; porque, no pedido, muitas vezes o nosso próprio bem é visado e considerado, mas em dar graças só a honra de Deus está em jogo. O Senhor Jesus disse: "Mais bem-aventurado é dar do que receber." Ora, um fim subordinado do pedido é receber algum bem de Deus, mas o único fim da ação de graças é dar glória a Deus. — William Ames (1576-1633), em "Medulla Theologica."
"Dai graças"; "louvai." Agradecemos a Deus por seus benefícios, e o louvamos por suas perfeições. — Filliucius, citando Aquino.
Cantar louvores.
O canto é a música da natureza. As Escrituras nos dizem que os montes cantam (Isaías 41:23); os vales cantam (Salmos 65:13); as árvores do bosque cantam (1 Crônicas 16:33). E mais: o ar é a sala de música das aves, onde entoam suas notas musicais.
O canto é a música das ordenanças. Agostinho relata de si mesmo que, ao chegar a Milão e ouvir o povo cantar, chorou de alegria na igreja ao ouvir aquela melodia agradável. E Beza confessa que, em sua primeira entrada na congregação, ao ouvi-los cantar o Salmo 91, sentiu-se extraordinariamente confortado, e reteve o som dele depois no coração. Os rabinos nos dizem que os judeus, após celebrada a festa da Páscoa, cantavam o Salmo 91 e os cinco salmos seguintes; e nosso Salvador e seus apóstolos "cantaram um hino" logo depois da bendita ceia (Mateus 26:30).
O canto é a música dos santos. (1) Cumpriram este dever em seus maiores números (Salmos 149:1). (2) Em seus maiores apertos (Isaías 26:19). (3) Em sua maior fuga (Isaías 42:10-11). (4) Em suas maiores libertações (Isaías 65:14). (5) Em suas maiores fartas. Em todas essas mudanças, o canto foi seu dever e deleite constante. E de fato convém que os santos e servos de Deus cantem suas alegrias e louvores ao Senhor Todo-Poderoso; cada atributo dele pode inspirar tanto o seu cântico quanto a sua melodia.
O canto é a música dos anjos. Jó nos diz: "As estrelas da manhã cantaram juntas" (Jó 38:7). Ora, essas estrelas da manhã, como nos conta Pineda, são os anjos; com o que concorda o paráfrase caldaico, chamando essas estrelas da manhã de aciem angelorum, "uma hoste de anjos." E mais: quando essa hoste celestial foi enviada a proclamar o nascimento do nosso queridíssimo Jesus, entregaram sua mensagem dessa forma elevada de louvor (Lucas 2:13). Eles estavam ainountwn, entregando suas mensagens num "canto de louvor", com toda a companhia de anjos formando um coro musical. E mais: no céu, há a música alegre dos anjos, que ali cantam aleluias ao Altíssimo, e ao Cordeiro que se assenta no trono (Apocalipse 5:11-12).
O canto é a música do céu. Os santos e anjos gloriosos acentuam assim seus louvores, e formam uma só harmonia em seu estado de bem-aventurança; e esta é a música da câmara nupcial (Apocalipse 15:3). Os santos que aqui afinavam seus salmos, agora cantam aleluias em tom mais alto, e articulam suas alegrias, que aqui não podiam expressar a sua plena satisfação. Aqui trabalhavam com corações sonolentos e línguas hesitantes; mas na glória esses impedimentos são removidos, e nada resta para perturbar suas alegres celebrações.
— John Wells (m. 1676), em "The Morning Exercises."
Versículo 2Salmo 92:2
Na manhã. Quando, de fato, a mente, após o descanso da noite, está mais ativa, devotada e constante. Nas outras partes do dia, como ao meio-dia ou à tarde, muitos ruídos dos negócios perturbam, e um cansaço maior oprime. Compare-se Salmos 5:4, 59:17, 58:2, 88:14, 119:147-148, onde essa mesma parte do dia é celebrada como a mais própria para as meditações sagradas. Isso, porém, não deve ser tomado de forma exclusiva, como se apenas de manhã, e não também ao meio-dia ou à noite, fosse próprio celebrar a graça divina. — Martin Geier.
Na manhã. Os bramanes se levantam três horas antes do sol para orar. Os indianos considerariam grande pecado comer de manhã antes de orar aos seus deuses. Os antigos romanos julgavam ímpio não ter, em casa, uma pequena câmara destinada à oração. Tiremos uma lição desses turcos e pagãos; seu ardor zeloso deveria envergonhar-nos. Porque possuímos a luz verdadeira, haveria de o zelo deles superar o nosso? — Frederic Arndt, em "Lights of the Morning", 1861.
Para anunciar de manhã a tua benignidade. Nosso louvor deve ser arranjado com propriedade. No tempo da prosperidade, ou pela manhã, devemos declarar a tua benignidade, porque toda prosperidade que temos procede da misericórdia e da graça de Deus; e no tempo da adversidade, ou à noite, devemos declarar a sua justiça ou fidelidade, porque toda adversidade que nos acontece é ordenada pelo justo juízo de Deus. — J. Turrecremata.
A misericórdia de Deus é, ela mesma, o raio da manhã, que espalha as trevas (Salmos 3:5, 59:16); a sua fidelidade, o guarda que nos assegura contra o perigo da noite. — F. Delitzsch.
Na manhã, e ... cada noite. Deus é o Alfa e o Ômega. Convém que comecemos e terminemos o dia com seu louvor, ele que o começa e o termina para nós com misericórdia. Pois bem, vês claramente o teu dever. Assim como queres que Deus prospere o teu trabalho de dia, e adoce o teu descanso à noite, une ambos com tuas devoções da manhã e da noite. Quem não cuida de dedicar a Deus a parte do dia que lhe cabe de manhã não apenas o rouba do que lhe é devido, mas rouba a si mesmo o dia inteiro depois, perdendo a bênção que uma oração fiel poderia trazer do céu sobre os seus empreendimentos. E quem fecha os olhos à noite sem orar deita-se antes de ter feito a sua cama. — William Gurnall.
A tua fidelidade (Vulg. veritas) cada noite. A verdade pode ser tomada em sua acepção própria. Assim a toma São Jerônimo neste salmo, dizendo: "A verdade do Senhor é anunciada de noite, como que envolta em certas obscuridades verbais. Em enigma se fala, e em parábolas; para que, vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Moisés subiu ao Monte Sinai (Êxodo 24:9), e passou para dentro da tempestade e das trevas e escuridão, e ali falou com o Senhor." Assim Jerônimo. Cristo nos traz de volta a luz, como ensina Lactâncio. "Esperaremos", diz ele, "até que Sócrates saiba alguma coisa? Ou que Anaxágoras encontre luz nas trevas? Ou que Demócrito tire a verdade de um poço? Ou até que Empédocles expanda os caminhos de sua alma? Ou até que Ascesilas e Carnéades vejam, sintam e percebam? Eis que uma voz do céu nos ensina a verdade, e a revela com mais clareza do que o próprio sol." ... À noite a verdade há de ser mostrada, para que a noite se converta em dia. — Le Blanc.
Versículo 3Salmo 92:3
Sobre o instrumento de dez cordas. Eusébio, em seu comentário a este salmo, diz: "O saltério de dez cordas é o culto do Espírito Santo realizado por meio dos cinco sentidos do corpo, e das cinco potências da alma." E, para confirmar essa interpretação, cita o apóstolo, 1 Coríntios 14:15: "Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." "Assim como a mente tem sua influência, com a qual move o corpo, também o espírito tem a sua própria influência, com a qual move a alma." Seja qual for o valor dessa glosa, uma coisa fica bem evidente nela: a música instrumental não estava em uso na igreja de Cristo no tempo de Eusébio, que foi próximo de meados do século quarto. Se algo assim existisse então na Igreja cristã, ele sem dúvida a teria mencionado ou espiritualizado; ou, tal como citou as palavras do apóstolo acima, teria mostrado que usos carnais foram substituídos por exercícios espirituais. — Adam Clarke.
Em Agostinho, dirigindo-se a Ambrósio, há a seguinte passagem sobre este mesmo assunto: "Às vezes, por excesso de zelo, eu quereria banir inteiramente de mim e da igreja as melodias dos doces cânticos que usamos no Saltério, para que nossos ouvidos não nos seduzam; e o caminho de Atanásio, bispo de Alexandria, parece ser o seguro, o qual, como muitas vezes ouvi, fazia o leitor entoar com tão leve mudança de voz que era mais falar que cantar. E, no entanto, quando me lembro das lágrimas que derramei ao ouvir os cânticos da tua igreja na infância de minha fé recém-recuperada, e reflito que fui tocado não pela mera música, mas pelo tema, trazido à tona por vozes claras e melodia apropriada, então, por outro lado, confesso quão útil é essa prática."
Não devemos supor que Deus se comprazia com a harpa sentindo, como nós, um deleite na mera melodia dos sons; mas os judeus, que ainda estavam em sua menoridade, ficavam restritos ao uso de tais elementos infantis. A intenção deles era estimular os adoradores, e movê-los mais ativamente à celebração do louvor de Deus com o coração. Devemos lembrar que o culto de Deus nunca se entendeu consistir nesses serviços externos, que só eram necessários para ajudar a conduzir um povo ainda fraco e rude em conhecimento ao culto espiritual de Deus. Uma diferença há de ser observada, a esse respeito, entre o seu povo sob o Antigo e sob o Novo Testamento; pois, agora que Cristo apareceu, e a igreja alcançou a maioridade, seria apenas soterrar a luz do Evangelho se introduzíssemos as sombras de uma dispensação já passada. Disso se vê que os papistas, ao empregarem a música instrumental, não podem dizer-se tanto imitadores do costume do antigo povo de Deus quanto seus imitadores insensatos e absurdos, exibindo um deleite tolo naquele culto do Antigo Testamento que era figurativo, e que terminou com o evangelho. — João Calvino.
Crisóstomo diz: "A música instrumental só foi permitida aos judeus, como o sacrifício, por causa da pesadez e grosseria de suas almas. Deus condescendeu com a sua fraqueza, porque haviam sido recém-tirados dos ídolos; mas agora, em vez de órgãos, podemos usar nosso próprio corpo para louvá-lo." Teodoreto tem muitas expressões semelhantes em seus comentários sobre os Salmos e outros lugares. Mas o autor sob o nome de Justino Mártir é mais explícito quanto ao fato em si, dizendo claramente "que o uso do canto com música instrumental não foi recebido nas igrejas cristãs como o era entre os judeus em seu estado de infância, mas apenas o uso do canto simples." — Joseph Bingham.
A música instrumental, quanto mais penso nela, mais evidentemente me parece de todo inadequada ao gênio da dispensação evangélica. Havia um brilho, se posso dizer assim, que caracterizava mesmo as instituições divinas do judaísmo. Um templo augusto, ornamentado de ouro, prata e pedras preciosas, candelabros de ouro, altares de ouro, sacerdotes em trajes ricos, trombetas, címbalos, harpas; tudo isso adequado a uma era e dispensação em que a igreja estava em estado de infância. Mas, chegada a substância, é tempo de as sombras se dissiparem. A melhor exposição das harpas no canto é dada pelo Dr. Watts —
"Que meu coração se ache afinado,
como a harpa de Davi, de som solene."
— Andrew Fuller.
(última cláusula). Sobre a meditação com uma harpa. (Nova tradução.) Por uma figura ousada, mas inteligível, a meditação é referida como um instrumento, precisamente como a lira e a harpa, sendo esta última associada a ela como mero acompanhamento. — J.A. Alexander.
Com som solene. Que os cristãos se entreguem tanto quanto quiserem ao exercício santo e celestial de cantar na casa de Deus e em suas próprias casas; mas que o façam como ato sagrado, no qual têm, imediata e visivelmente, a ver com Deus. Quando qualquer ato social e aberto de devoção, ou culto solene a Deus, é realizado, Deus deve ser reverenciado como presente. Assim como não quereríamos que a arca de Deus se afastasse de nós, nem provocaríamos Deus a fazer uma brecha contra nós, devemos cuidar de tratar a arca com reverência. — Jonathan Edwards, em "Errors connected with singing praises to God."
Versículo 4Salmo 92:4
Tu, Senhor, me alegraste com a tua obra. Uma das partes do bem passar o sábado é olhar e considerar as obras da criação. A consideração das obras do Senhor nos proporcionará muito doce refrigério e alegria, quando Deus abençoa a meditação; e, quando assim é, devemos reconhecer a nossa alegria com toda gratidão, e erguer o coração em seus caminhos. — David Dickson.
Tua obra. A "obra de Deus" aqui é uma obra não menos maravilhosa que a da criação, que foi o fundamento original para santificar o sábado (veja o título deste salmo) — a saber, a redenção final do seu povo. — A.R. Fausset.
Me alegraste com a tua obra, etc. Certamente não há nada no mundo, à exceção do afeto mais completo e recíproco, que tenha tal poder sobre os movimentos do coração humano quanto a suave doçura da Natureza. O temperamento mais perturbado, ao sair da cidade, se acalmará à vista de uma paisagem estendida repousando no crepúsculo de uma bela tarde. É então que o espírito de paz se assenta sobre o coração, desprende os pensamentos, e eleva a alma ao Criador. É então que contemplamos o Pai do universo em suas obras; vemos sua grandeza na terra, no mar, no céu; sentimos o seu afeto nas emoções que suscitam; e, meio mortais, meio etéreos, esquecemos onde estamos, na antecipação do que deve ser aquele mundo do qual esta terra formosa é apenas a sombra. — Srta. Porter.
Triunfarei nas obras das tuas mãos. Aqui será muito apropriado lembrar ao leitor aqueles três grandes surtos de cântico adorador que, em séculos diferentes, brotaram de almas arrebatadas à vista da natureza. Cada um deles é um exemplo claro de triunfar nas obras das mãos de Deus. Quão majestosamente cantou Milton, quando disse de nossos pais ainda não caídos —
"Nem lhes faltava santo arrebatamento para louvar
o seu Criador, em versos apropriados ou cantados
sem preparo; tal eloquência pronta
fluía de seus lábios em prosa ou verso numeroso,
mais harmonioso que precisasse alaúde ou harpa
para lhe acrescentar mais doçura."
Depois nos dá aquele nobre hino, por demais conhecido para citarmos aqui — o leitor o encontrará no quinto livro do Paraíso Perdido, começando —
"Estas são as tuas obras gloriosas, Pai de todo o bem, Todo-Poderoso!"
Também Thomson, em suas Estações, ergue-se a uma altura admirável, ao encerrar seu poema com um hino —
"Estas, à medida que mudam, Pai Todo-Poderoso, estas
não são senão o Deus variado."
Coleridge, em seu "Hino antes do nascer do sol, no Vale de Chamonix", trilha igualmente bem as alturas da devoção triunfante, ao clamar —
"Desperta, minh'alma! Não só louvor passivo
deves! Não só estas lágrimas transbordantes,
mudo agradecimento e êxtase secreto! Desperta,
voz do doce cântico! Desperta, meu coração, desperta!
Vales verdes e penhascos gelados, todos unam-se ao meu hino."
Versículo 5Salmo 92:5
Teus pensamentos. O plural de tbvrm, do verbo bvr, meditar, contar, tecer; e essa última palavra dá boa ideia do que aqui se toma como objeto de admiração e louvor: a maravilhosa intrincação e engenho com que a Mente Divina concebe e executa seus planos, até que, por fim, o resultado se veja num tecido lindamente entrelaçado de muitos fios, delicadamente misturados e coloridos. — Christopher Wordsworth.
Os teus pensamentos são muito profundos. Em verdade, meus irmãos, não há mar tão profundo quanto esses pensamentos de Deus, que faz o ímpio florescer, e o bom sofrer: nada tão profundo, nada tão fundo; nele naufraga toda alma incrédula, nessa profundeza, nessa profundidade. Queres atravessar essa profundeza? Não te afastes do madeiro da cruz de Cristo; e não afundarás: apega-te firme a Cristo. — Agostinho.
Versículo 6Salmo 92:6
Expressivamente ele escreveu: "O homem-bruto não conhecerá; o tolo não entenderá isto" — a saber, que quando os ímpios brotam com crescimento rápido e aparentemente vigoroso, como as flores de verão na Palestina, é para logo amadurecerem para uma destruição veloz. "Homem-bruto" traduz precisamente as palavras hebraicas; alguém a quem Deus dotou de humanidade, mas que se rebaixou à condição bruta; homem, por ser criatura de Deus feita à sua própria imagem, mas bruto, por ser moldado por si mesmo (diremos: automoldado?) à imagem dos animais inferiores! — Henry Cowles.
Um homem brutal não conhece, etc. Um sensualista tolo, que tem a alma apenas como sal para impedir que o corpo apodreça (como dizemos dos porcos), não toma conhecimento das grandes obras de Deus, mas grunhe e segue o seu caminho, contentando-se com o uso natural das criaturas, como fazem os animais. — John Trapp.
Um homem brutal não conhece, etc. Isto é: sendo ele um animal, e não tendo em si nenhum princípio santificado de sabedoria, não olha mais longe que um animal para todas as obras de Deus e os sucessos das coisas; olha todas as bênçãos como coisas providas para o deleite do homem por Deus; mas raramente extrai de tudo isso pensamentos santos, espirituais e úteis; falta-lhe a arte de fazê-lo. — Thomas Goodwin.
Um homem brutal não conhece. Como se esforçam os homens, universalmente, por meio das alegrias pútridas do sentido e da paixão, em destruir a finura das sensibilidades que Deus lhes deu. Esta mente, que poderia contemplar um mundo de glória nas coisas criadas, e olhar através delas como por um véu transparente para coisas infinitamente mais gloriosas, significadas ou contidas no que as encobre, está tão embotada e pesada quanto um pedaço de carvão antracito. Quem a fez assim? Ai de nós, hábitos de sentido e pecado fizeram isso. Se, desde a infância, a alma tivesse sido educada para Deus, em hábitos concordes com sua natureza espiritual, estaria cheia de vida, amor e sensibilidade, em harmonia com todas as coisas amáveis no mundo natural, contemplando o mundo espiritual através do natural, aberta a toda excitação da beleza natural e intelectual, e tão pronta ao seu dever quanto uma criança à brincadeira.
Que terrível destruição das sensibilidades íntimas da mente resulta de uma vida sensual! Que declínio, decadência e paralisia de suas faculdades intuitivas, a ponto de a própria existência de algo como a intuição espiritual, com respeito a um mundo espiritual, poder ser posta em dúvida, senão negada! Um homem pode ser assustadoramente bem-sucedido em tal processo de destruição, se o continuar por tempo suficiente, sobre a sua própria natureza.
"Quem pode ler sem indignação sobre Kant", observa De Quincey, "que, à sua própria mesa, em sinceridade social e conversa confidencial, dissesse ele o que dissesse em seus livros, se exultava com a perspectiva da aniquilação absoluta e final; que plantava a sua glória na sepultura, e ambicionava apodrecer para sempre! O rei da Prússia, embora amigo pessoal de Kant, viu-se obrigado a lançar os trovões do Estado contra algumas de suas doutrinas, e o aterrorizou em seu avanço; do contrário, estou convencido de que Kant teria formalmente proclamado o ateísmo da cátedra de professor, e teria entronizado o credo horrendo e sinistro que professava em particular, na Universidade de Königsberg. Foi preciso a artilharia de um grande rei para fazê-lo parar.
O fato é que, assim como o estômago é conhecido por, mediante sua secreção natural, atacar não só qualquer corpo estranho nele introduzido, mas também (como primeiro mostrou John Hunter) por vezes atacar a si mesmo e sua própria estrutura orgânica; assim, e com a mesma extensão sobrenatural de instinto, Kant levou adiante suas funções destruidoras, até voltá-las contra as suas próprias esperanças, e contra as garantias de sua própria superioridade sobre o cão, o macaco, o verme." — George B. Cheever, em "Voices of Nature", 1852.
Um tolo. O simplório é um autômato, é uma máquina, é movido por uma mola: a mera gravidade o impele para diante, o faz mover-se, o faz virar, e isso sem cessar e sempre do mesmo jeito, e exatamente com o mesmo passo constante; é uniforme, nunca é inconsistente consigo mesmo; quem o viu uma vez, viu-o em todos os momentos, e em todas as fases de sua vida; é como o boi que berra, ou o melro que assobia; o que nele menos se enxerga é a sua alma; ela não age, não se exercita, ela descansa. — Jean de la Bruyère (1639-1696), citado por Ramage.
Nem o tolo entende isto.
Ele vagava pelos vales e pelos riachos,
no bosque verde e no vale escondido;
eram suas moradas, noite e dia, —
mas a natureza jamais achou o caminho
para o coração de Peter Bell.
Em vão, por todo ano mutável,
a Natureza o conduzia, como antes;
uma primavera à beira do rio,
uma prímula amarela era para ele,
e nada mais que isso.
Em vão, pela água, pela terra e pelo ar,
a alma do som feliz se espalhava,
quando Peter, numa manhã de abril,
sob a giesta ou o espinheiro em botão,
fazia da terra quente seu leito preguiçoso.
Ao meio-dia, quando à beira da floresta
se deitava sob os ramos altos,
o céu azul e suave jamais se fundia
em seu coração; jamais sentiu
o feitiço do céu azul e suave!
Havia dureza em sua face,
havia dureza em seu olhar,
como se o homem tivesse fixado o rosto,
em muitos lugares solitários,
contra o vento e o céu aberto.
— W. Wordsworth, 1770-1850.
Versículo 7Salmo 92:7
Quando os ímpios brotam como a relva, etc. A felicidade deles é a maior infelicidade. — Adam Clarke.
Pouco pensam eles que são deixados prosperar apenas para que, como animais, fiquem mais adequados ao abate. Quanto mais gordos, mais próprios para o abate, e mais cedo abatidos: "matou os mais gordos deles." Salmos 78:31. — Zachary Bogan.
Versículo 8Salmo 92:8
Eis aqui o eixo central do salmo. Mas tu, Senhor, és altíssimo para sempre — lit. "és altura", etc., o abstrato usado pelo concreto, para significar que a essência de tudo o que é alto se concentra em Jeová. Quando Deus e a causa da santidade parecem baixos, Deus nunca está de fato mais alto do que então; pois é a partir de uma fraqueza aparente que ele aperfeiçoa a maior força. Quando os ímpios parecem estar em alto, é justamente quando estão à beira de serem derrubados para sempre. O crente que conseguir compreender isso não desesperará no tempo de sua própria depressão, nem diante da aparente exaltação dos ímpios. Se pudermos sentir que "Jeová é altíssimo para sempre", podemos ficar bem tranquilos, por mais baixo que estejamos. — A.R. Fausset.
Versículo 9Salmo 92:9
"Eis os teus inimigos"; "eis os teus inimigos." Ele representa a destruição deles como presente e certa, o que a repetição das palavras implica. — Matthew Pool.
Os teus inimigos perecerão. Este é o único salmo do Saltério designado como cântico sabático. O antigo sábado era figura do nosso descanso em Cristo em relação ao pecado; e por isso a extirpação final do pecado forma um dos temas principais do salmo. — Joseph Francis Thrupp.
Todos os que praticam a iniquidade serão dispersos. Os ímpios podem se unir e se aliar, mas os laços de sua sociedade são frágeis. Raramente concordam por muito tempo; ao menos quanto ao objeto particular de sua busca. Embora certamente harmonizem no objetivo geral, o de praticar a iniquidade. Mas Deus logo, por seu poder e em sua ira, os confundirá e dispersará até à destruição. — Samuel Burder.
Versículo 10Salmo 92:10
Tu exaltarás, como um reêm, o meu chifre parece apontar para o modo como os bovídeos usam seus chifres, abaixando a cabeça e depois erguendo-a de um golpe. — William Houghton, no Dicionário Bíblico de Smith.
O chifre do unicórnio. — Depois de discutir os vários relatos que escritores antigos e modernos dão desse animal, Winer diz: não hesito em dizer que se trata do Antelope leucoryx, uma espécie de cabra com chifres longos e afiados. — William Walford.
Serei ungido com óleo fresco. Montano traz, em vez de "óleo fresco", o sentido literal do original, virido oleo, "com óleo verde." Ainsworth também traduz: "óleo fresco ou verde." A observação de Calmet é: "As plantas comunicavam algo de sua cor, bem como de sua fragrância, daí a expressão 'óleo verde.'" Harmer diz: "serei ungido com óleo verde." Alguns desses autores pensam que o termo verde, como está no original, significa "óleo precioso e fragrante"; outros, literalmente "verde" de cor; e outros, "fresco" ou recém-feito. Mas penso que aparecerá significar "óleo prensado a frio", aquele que foi extraído ou espremido do fruto ou da noz sem o processo de fervura.
Os orientais preferem esse tipo a todos os outros para se ungirem; é considerado o mais precioso, o mais puro e eficaz. Quase todos os seus óleos medicinais são assim extraídos; e, porque não podem lucrar tanto por esse método quanto pelo de fervura, os óleos assim tirados são muito caros. Daí o nome que dão ao produto assim preparado ser também patche, isto é, "óleo verde." Mas esse termo, na fraseologia oriental, se aplica a outras coisas que não são fervidas ou cruas: assim a água não fervida é chamada patchi-tameer, "água verde"; o leite patche-pal, do mesmo modo, "leite verde", significa o que não foi fervido, e a manteiga feita dele é chamada "manteiga verde"; e carne ou inhame crus são conhecidos pelo mesmo nome. Penso, pois, que o salmista alude a esse artigo valioso, chamado "óleo verde", por ser extraído do fruto ou da noz sem o processo de fervura. — Ilustrações Orientais de Joseph Roberts.
Ungido com óleo fresco. Toda espécie de bênção e refrigério recebi, recebo e receberei, como alguém num banquete, que é acolhido como amigo, e cuja cabeça é copiosamente ungida com óleo ou bálsamo fragrante. Assim os ânimos se refrescam suavemente, uma alegria íntima se desperta, a beleza do rosto e dos membros, segundo o costume do país, se aperfeiçoa. Ou há alusão ao costume de ungir pessoas em sua instalação solene em algum cargo esplêndido. Compare-se o Salmo 23:5, "Unges a minha cabeça com óleo", e o Salmo 45:7, "Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria." — Martin Geier.
(última cláusula). A frase não é "estou ungido", hvm, mas ytlb, imbutus sum — perfusus sum; aparentemente em referência à abundância de perfume empregado na ocasião, a saber, sua eleição como rei sobre todas as tribos, indicativa da maior popularidade do ato, ou da medida mais elevada da bênção de Jeová sobre o seu povo. A diferença, com efeito, entre a primeira unção de Davi e a de Saul, realizada por Samuel, é bem digna de nota nesta ocasião. Quando Samuel foi mandado ungir Saul, "tomou o vaso de azeite, e o derramou sobre a sua cabeça", em particular, 1 Samuel 16:13. Aqui encontramos de novo o chifre em uso, aparentemente cheio até a borda — Davi foi encharcado ou imbuído dele. — John Mason Good.
Versículo 11Salmo 92:11
Meus inimigos. — A palavra aqui usada, rwv shur, não ocorre em nenhum outro lugar. Significa propriamente alguém que fica de espreita, que vigia; alguém emboscado; e se refere a pessoas que observavam a sua conduta, que espreitavam a sua ruína. — A. Barnes.
Versículo 12Salmo 92:12
Como a palmeira. Olhem agora para aquelas palmeiras majestosas, que se erguem aqui e ali na planície, como sentinelas militares, com plumas emplumadas balançando graciosamente sobre suas cabeças orgulhosas. O tronco, alto, esguio e ereto como a própria Retidão, sugere aos poetas árabes muitos símbolos para sua amada; e Salomão, muito antes deles, cantou: "Que formosa e que agradável és, ó amor, em delícias! Esta tua estatura é semelhante à palmeira" (Cantares 7:6-7). Sim; e o pai de Salomão diz: "O justo florescerá como a palmeira", etc.
O poeta real tirou mais de uma figura dos costumes dos homens e dos hábitos dessa árvore nobre, para adornar sua ode sagrada. A palmeira cresce devagar, mas com firmeza, de século em século, imune às alternâncias das estações que afetam outras árvores. Não se rejubila em excesso com a chuva copiosa do inverno, nem se abate sob a seca e o sol ardente do verão. Nem os pesos vultosos que os homens colocam sobre a sua copa, nem a urgência importuna do vento, conseguem desviá-la da retidão perfeita. Ali fica ela, olhando calmamente para o mundo abaixo, e cedendo pacientemente seus grandes cachos de fruto dourado, geração após geração.
Darão fruto na velhice. A alusão a estar plantado na casa do Senhor vem provavelmente do costume de plantar árvores belas e de longa vida nos pátios de templos e palácios, e em todos os "altos" usados para culto. Isso ainda é comum; quase todo palácio, mesquita e convento do país tem tais árvores nos pátios, e, bem protegidas ali, florescem exuberantemente. Salomão cobriu todas as paredes do "Lugar Santíssimo", ao redor, com palmeiras. Foram assim plantadas, por assim dizer, dentro da própria casa do Senhor; e a presença delas ali não era apenas ornamental, mas apropriada e altamente sugestiva. O melhor emblema, não só da paciência em fazer o bem, mas das recompensas dos justos — uma velhice gorda e florescente — um fim pacífico — uma imortalidade gloriosa. — W.M. Thomson.
A palmeira. As palmeiras foram intituladas por Lineu "os príncipes do mundo vegetal"; e Von Martius diz com entusiasmo: "A atmosfera comum do mundo não convém a esses monarcas vegetais; mas naqueles climas amenos onde a natureza parece ter fixado sua corte, e convoca ao seu redor flores, frutos, árvores e seres animados, uma galáxia de beleza — ali se erguem no ar balsâmico, erguendo seus caules majestosos, os mais altos e orgulhosos de todos. Muitas delas, à distância, por causa de seus longos eixos perpendiculares, têm a aparência de colunas erguidas pelo Arquiteto Divino, sustentando o amplo arco do céu acima delas, coroadas com um capitel de folhagem verde esplêndida." E Humboldt fala delas como "as mais elevadas e majestosas de todas as formas vegetais."
A estas, acima de todas as outras árvores, o prêmio da beleza sempre foi concedido por toda nação, e foi do mundo asiático das palmeiras, ou dos países vizinhos, que a civilização humana enviou os primeiros raios de sua aurora. Nas bordas setentrionais do Grande Deserto, ao pé das montanhas do Atlas, os bosques de tamareiras formam a grande característica dessa região ressequida, e poucas árvores além delas podem sobreviver ali. A secura excessiva dessa área árida, onde raramente chove, é tal que o trigo se recusa a crescer, e mesmo a cevada, o milho e o sorgo caffre só rendem ao lavrador uma colheita escassa e incerta. Os ventos quentes do sul mal são suportáveis até para o próprio nativo, e ainda assim ali florescem bosques de tamareiras, e formam uma cortina impenetrável aos raios do sol, sob cuja sombra o limão, a laranja e a romã são cultivados, e a videira sobe por meio de suas gavinhas torcidas; e, embora criados em sombra constante, todos esses frutos adquirem um sabor mais delicioso do que num clima aparentemente mais favorável.
Quão bela ilustração fornecem esses fatos às palavras da Sagrada Escritura: "O justo florescerá como a palmeira!" Imóvel diante dos ventos abrasadores e murchantes das tentações ou perseguições, o cristão, sustentado pelas fontes secretas da graça divina, vive e cresce à semelhança de seu Divino Mestre, quando todos os demais são vencidos, e suas profissões de fé murcham. Quão marcante é o contraste no salmo. Os ímpios e os mundanos são comparados à relva, que dura, quando muito, pouco tempo, e que facilmente murcha; mas o emblema do cristão é a palmeira, que dura séculos. Como a sombra grata dos bosques de palmeiras, o cristão estende ao redor de si uma influência genial, santificada e celestial; e, assim como o grande valor da tamareira está em seu fruto abundante, saudável e delicioso, também os que são verdadeiros discípulos de Cristo abundam em "frutos de justiça", pois, disse nosso Salvador, "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." — "The Palm Tribes and their Varieties", volume mensal da R.T. Society.
O justo florescerá. Davi aqui nos diz como ele florescerá. "Ele florescerá como a palmeira: crescerá como o cedro do Líbano." Do ímpio ele tinha dito pouco antes: "Quando os ímpios brotam como a relva, e quando florescem todos os que praticam a iniquidade, é para serem destruídos para sempre." Florescem como a relva, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno. Que contraste com a inutilidade, a fraqueza, a transitoriedade e o destino da relva — num país quente, ainda por cima — fazem a palmeira e o cedro do Líbano! São perenes. Como crescem com beleza, com firmeza, com grandeza! Quão forte e elevado é o cedro! Quão ereta, majestosa e alta, a palmeira. A palmeira também dá fruto, chamado tâmara, como cachos de uva. Às vezes rende, de uma só vez, o peso de um quintal.
Ele nos diz onde ele florescerá. "Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus." A alusão é marcante. Compara a casa de Deus a um jardim, ou a um solo bem irrigado, favorável à vida, ao verdor e à fertilidade das árvores ali fixadas. A razão é que, no santuário, temos a comunhão dos santos. Ali a nossa comunhão é com o Pai, e com o seu Filho Jesus Cristo. Ali se dispensam as ordenanças da religião, e a palavra da verdade. Ali Deus ordena a bênção, mesmo a vida para sempre.
Ele também nos diz quando florescerá. "Ainda na velhice darão fruto." Isso mostra a permanência dos seus princípios, e os distingue das produções naturais.
"As plantas da graça hão de viver sempre;
a natureza definha, mas a graça há de prosperar;
o tempo, que tudo mais deteriora,
ainda as faz florescer fortes e belas."
O jovem cristão é encantador, como uma árvore em flor na primavera: o cristão idoso é valioso, como uma árvore no outono, curvada de fruto maduro. Devemos, pois, esperar algo superior nos discípulos idosos. Mais morte para o mundo, cuja vaidade tiveram mais oportunidades de ver; mais mansidão de sabedoria; mais disposição para fazer sacrifícios em prol da paz; mais maturidade de juízo nas coisas divinas; mais confiança em Deus; mais riqueza de experiência.
Ele também nos diz por que florescerá. "Serão viçosos e florescentes, para mostrar que o Senhor é reto." Poderíamos antes supor que era necessário mostrar que eles eram retos. Mas, pela graça de Deus, são o que são — não eles, mas a graça de Deus que está neles. Dele vem o seu fruto. Sua preservação e fertilidade, portanto, são para o louvor e a glória de Deus; e, como o que ele faz por eles ele se comprometera a fazer, isso demonstra a sua verdade tanto quanto a sua misericórdia, e prova que ele é reto. — William Jay.
O justo florescerá como a palmeira.
A palmeira cresce no deserto. A terra é um deserto para o cristão; os verdadeiros crentes sempre se refrescam nela, como a palmeira no deserto árabe. Assim foi Ló em meio à maldade de Sodoma, e Enoque, que andou com Deus entre os antediluvianos.
A palmeira cresce da areia, mas a areia não é o seu alimento; a água de baixo alimenta suas raízes profundas, ainda que os céus acima sejam de bronze. Alguns cristãos crescem não como o lírio, Oseias 14:5, junto a verdes pastagens, ou o salgueiro junto às correntes de água, Isaías 44:4, mas como a palmeira do deserto; assim foi José entre os adoradores de gatos do Egito, Daniel na voluptuosa Babilônia. A raiz penetrante da fé alcança as fontes de águas vivas.
A palmeira é bela, com seu dossel alto e verdejante, e os brilhos prateados de suas plumas ondulantes; assim as virtudes cristãs não são como a trepadeira ou o espinheiro, que tendem para baixo — seus ramos de palma brotam para cima, e buscam as coisas do alto, onde Cristo habita, Colossenses 3:1: algumas árvores são tortas e nodosas, mas o cristão é uma palmeira alta, como filho da luz, Mateus 3:12; Filipenses 2:15. Os judeus foram chamados uma geração perversa, Deuteronômio 32:5, e Satanás uma serpente tortuosa, Isaías 27:1, mas o cristão é ereto como a palmeira. Nenhuma poeira gruda em sua folha, como acontece com o carvalho anão; o cristão está no mundo, mas não é do mundo; a poeira do deserto da terra não se apega à sua folha de palma. A folha da palmeira é sempre a mesma — não cai no inverno, e mesmo no verão não tem roupa de festa; é sempre verde; o farfalhar das palmeiras é a oração do deserto.
A palmeira é muito útil. Os hindus contam que ela tem 360 usos. Sua sombra abriga, seu fruto refresca o viajante cansado, ela aponta o lugar da água; assim foi Barnabé, filho da consolação, Atos 4:36; assim foram Lídia, Dorcas e outras, que, no caminho do Rei, mostraram o caminho do céu, como Filipe mostrou ao eunuco etíope, Atos 8:34. Jericó foi chamada a Cidade das Palmeiras, Deuteronômio 34:3.
A palmeira produz até na velhice. As melhores tâmaras se produzem quando a árvore tem entre trinta e cem anos; 300 libras de tâmaras são colhidas anualmente: assim o cristão se torna mais feliz e mais útil quanto mais envelhece. Conhecendo melhor suas próprias faltas, torna-se mais brando para com os outros: é como o sol ao pôr-se, belo, suave e grande, semelhante a Elim, onde os judeus cansados encontraram doze fontes e setenta palmeiras. — J. Long, em "Scripture Truth in Oriental Dress", 1871.
Palmeiras. O campo aberto, além disso, tem agora um aspecto triste: o solo se rasga e se dissolve em pó a cada sopro de vento; o verde dos prados quase desapareceu por completo — só a palmeira preserva, na seca e no calor, sua raiz verdejante de folhas. — Gotthelf H. von Schubert, 1780-1860.
Um cedro do Líbano. Deixando de lado inteiramente qualquer investigação sobre a palmeira, e deixando de lado a dificuldade contida no versículo 13, só me resta comparar esta descrição do cedro do Líbano com os relatos dos que os visitaram em dias modernos. Sem crer (como creem os maronitas, ou habitantes cristãos das montanhas) que os sete cedros muito antigos que ainda restam nas proximidades da aldeia de Éden, no Líbano, sejam remanescentes da idêntica floresta que forneceu a Salomão a madeira para o Templo, há plenos três mil anos, ainda assim pode provar-se que são de idade muito grande.
Esses mesmos cedros foram visitados por Belônio em 1550, há quase trezentos anos, que os encontrou em número de vinte e oito. Rawolf, em 1575, conta vinte e quatro. Dandini, em 1600, e Thévenot, cerca de cinquenta anos depois, contam vinte e três. Maundrell, em 1696, encontrou-os reduzidos a dezesseis. Pococke, em 1738, encontrou quinze de pé, e um décimo sexto recém-derrubado — ou (não poderíamos conjecturar?) fulminado pela voz de Deus. Em 1810, Burckhardt contou onze ou doze; e o Dr. Richardson, em 1818, afirma não serem mais que sete.
Não pode haver dúvida, então, de que esses cedros, que já eram tidos por antigos há quase trezentos anos, devem ser de idade muitíssimo grande; e ainda assim são descritos pelo último desses viajantes como "grandes, altos e belos, as produções mais pitorescas do mundo vegetal que já tínhamos visto." Os mais antigos são grandes e maciços, erguendo suas copas a uma altura enorme, e estendendo os seus ramos ao longe. Pococke observa ainda que "os cedros jovens não se distinguem facilmente dos pinheiros. Observei que dão maior quantidade de fruto que os grandes." Isso mostra que os antigos ainda dão fruto, embora não tão abundantemente quanto os cedros jovens, que, segundo Richardson, são muito produtivos, e lançam muitas sementes anualmente.
Quão apropriada, então, e cheia de sentido, é a imagem do salmista: "O justo florescerá como a palmeira: crescerá como o cedro do Líbano. Ainda na velhice darão fruto; serão viçosos e florescentes." — R.M. Macheyne.
Versículos 12–15Salmo 92:12-15
A vida e a verdura dos ramos são uma honra à raiz de que vivem. A verdura e a fertilidade espiritual são, no crente, uma honra a Jesus Cristo, que é a sua vida. A plenitude de Cristo se manifesta pela fertilidade de um cristão. — Ralph Robinson.
Versículo 13Salmo 92:13
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus não distinguem uns dos outros, como se apenas alguns dos justos florescentes estivessem assim plantados; antes descrevem a todos eles, com o acréscimo do modo e dos meios pelos quais são feitos crescer e florescer assim. E isso é a sua implantação na casa do Senhor — isto é, na igreja, que é o lugar de todos os meios de vida espiritual, tanto quanto ao crescimento como ao florescimento, que Deus se compraz em conceder aos crentes.
Estar plantado na casa do Senhor é estar fixado e enraizado na graça comunicada pelas ordenanças do culto divino. A não ser que estejamos plantados na casa do Senhor, não podemos florescer em seus átrios. Veja Salmos 1:3. A não ser que sejamos participantes da graça administrada nas ordenanças, não podemos florescer numa profissão frutífera. — John Owen.
Os que estão plantados na casa do Senhor, etc. Os santos estão plantados na casa de Deus; têm ali uma espécie de enraizamento: mas, embora o tabernáculo seja um bom lugar de enraizamento, não podemos ali enraizar firmemente, a não ser que estejamos enraizados em Jesus Cristo. Enraizar-se na obra do tabernáculo, ou no mero uso das ordenanças, como se isso bastasse, e nos recomendasse a Deus, quando não há trabalho do coração, quando não há olhar para o poder da piedade, e para a comunhão com Cristo, que é isso senão edificar sobre a areia? Muitos vêm com frequência ao tabernáculo, que são mais estranhos a Cristo; usam ordenanças puras, mas são eles mesmos impuros. Estes podem ter, por algum tempo, grande nome no tabernáculo, mas Deus apaga os seus nomes, e arranca as suas esperanças do tabernáculo; sim, ele os afasta dos chifres do altar, ou os mata ali, como Salomão ordenou a respeito de Joabe. — Abraham Wright.
Na casa do Senhor. Como se num seletíssimo viridarium, ou como num parque, abundante em árvores dedicadas a Deus. E, assim como no Salmo 5:12 tinha feito menção ao Líbano, onde os cedros atingem a sua mais alta perfeição, agora ele opõe tacitamente ao Líbano a casa de Deus, ou igreja, na qual florescemos, crescemos e damos fruto agradável a Deus. — Martin Geier.
Versículo 14Salmo 92:14
Ainda na velhice darão fruto. O ponto em que o salmista se detém, nesta passagem, ao contemplar a bem-aventurança dos próprios filhos de Deus, é a beleza e a felicidade da sua velhice. O pátio ou área aberta no centro de uma habitação oriental, e especialmente o pátio de qualquer habitação grande e majestosa, era muitas vezes adornado com uma árvore, ou às vezes com mais de uma, por beleza, por sombra, e, conforme o caso, por fruto. Ali, às vezes, a palmeira, plantada junto à fonte fresca, erguia seu tronco alto para o céu, e agitava sua copa verde, bem acima do teto, à luz do sol e à brisa. Ali, às vezes, a oliveira, transplantada da encosta rochosa, talvez tenha florescido sob a proteção e o cultivo da família, e talvez tenha recompensado seu cuidado com a rica abundância de suas bagas nutritivas.
Com tais imagens na mente, o salmista, tendo falado da breve prosperidade dos ímpios, e tendo-a comparado com o brotar e florescer da relva, que cresce até sua pequena altura só para logo ser ceifada, compara natural e belamente o justo, não com a folhagem caduca, mas com a árvore resistente que vive através da seca do verão e das tempestades do inverno, e, de estação em estação, ainda renova o seu crescimento. Essas árvores de justiça, como o poeta as concebe, estão "plantadas na casa do Senhor"; ficam belas e "florescendo nos átrios do nosso Deus" — mesmo "na velhice dão fruto" — estão "cheias de seiva e florescentes" — são memoriais vivos "para mostrar que o Senhor é fiel", e que os que nele confiam jamais serão confundidos. — Leonard Bacon, 1845.
Há três coisas que constituem um estado espiritual, ou pertencem à vida de Deus.
Que os crentes sejam gordos; isto é, pela seiva celestial, pela graça ou gordura da verdadeira oliveira, do próprio Cristo, conforme Romanos 11:17. Este é o princípio da vida espiritual e da graça derivada dele. Quando isso abunda neles, a ponto de lhes dar força e vigor no exercício da graça, para preservá-los de decaimentos e do murchar, dizem-se gordos; o que, na linguagem da Escritura, é forte e saudável.
Que floresçam na verdura (como diz a palavra) e no viço da profissão de fé; pois a graça vigorosa produzirá uma profissão florescente.
Que ainda deem fruto em todos os deveres da santa obediência. Tudo isso lhes é prometido mesmo na velhice.
Até as árvores, quando envelhecem (a palmeira e o cedro), tendem a perder parte de sua seiva e verdura: e os homens, na velhice, estão sujeitos a toda sorte de decaimentos, tanto exteriores quanto interiores. É coisa rara ver um homem, na velhice, naturalmente vigoroso, saudável e forte; e quisera que não fosse ainda mais raro ver alguém espiritualmente assim, na mesma estação! Mas isso é aqui prometido aos crentes como graça e privilégio especial, além do que se pode representar no crescimento ou na frutificação de plantas e árvores.
A graça pretendida é que, quando os crentes estão sob toda sorte de decaimentos corporais e naturais, e, pode ser, também foram tomados por decaimentos espirituais, há provisão feita na aliança para torná-los gordos, florescentes e frutíferos — vigorosos no poder da graça interior, e florescentes na expressão dela em todos os deveres de obediência; o que é aquilo que agora buscamos. Bendito seja Deus por esta boa palavra de sua graça, que nos deu tal encorajamento contra todos os decaimentos e tentações da velhice, com os quais temos de lutar!
E o salmista, nas palavras seguintes, declara a grandeza do privilégio: "para mostrar que o Senhor é reto: ele é a minha rocha, e não há nele injustiça." Considerem-se as oposições que se levantam contra o florescimento dos crentes na velhice, as dificuldades disso, as tentações que devem ser vencidas, o agir da mente acima de suas capacidades naturais já decaídas, o cansaço que costuma nos acometer numa longa luta espiritual, os clamores da carne para serem poupados — e veremos que isso é evidência da fidelidade, do poder e da retidão de Deus em aliança; nada mais poderia produzir esse efeito poderoso.
Assim o profeta, tratando da mesma promessa, Oseias 14:4-8, encerra seu discurso com aquele bendito comentário, Oseias 14:9: "Quem é sábio, que entenda estas coisas? Prudente, que as conheça? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles." A sabedoria espiritual nos fará ver que a fidelidade e o poder de Deus se exercem nesta obra de preservar os crentes florescentes e frutíferos até o fim. — John Owen.
A constância é ingrediente da obediência que Cristo exige. As suas árvores dão fruto na velhice. A idade faz decair outras coisas, mas faz o cristão florescer. Alguns são como cavalos fogosos, cheios de ânimo no começo da jornada, e cansados muito antes de chegar ao fim dela. Um bom discípulo, assim como não quereria de Deus uma felicidade temporária, também não quereria dar a Deus uma obediência temporária; assim como quereria que a sua glória durasse tanto quanto Deus vive, também quereria que a sua obediência durasse tanto quanto ele vive. Judas teve um belo começo, mas destruiu tudo no fim, ao trair o seu Mestre. — Stephen Charnock.
Florescente. Aqui não se menciona apenas o crescer, mas o florescer, e aqui se menciona "florescer" três vezes; e é crescer e florescer não só como uma árvore, mas como uma palmeira (que floresce sob opressão), e como um cedro (que não cresce em lugares comuns, mas) "no Líbano", onde estavam os mais formosos cedros. Nem promete aqui o Espírito um florescer apenas em ramos e folhas (como algumas árvores fazem, e nada mais), mas em fruto; e isto não apenas fruto uma vez por ano, ou por um ano, mas eles ainda dão fruto, e isto não apenas nos anos de sua juventude, ou nos começos da graça, mas na velhice, e isto não apenas no início daquele estado chamado velhice, os sessenta anos, mas naquilo que a Escritura chama a perfeição da velhice, os setenta anos, como observam os doutos hebraístas sobre a palavra usada no salmo.
Que divino clímax faz o Espírito de Deus nesta Escritura, para mostrar que o homem piedoso, quanto ao seu estado, está tão longe de declinar, que ainda está subindo cada vez mais alto. — Joseph Caryl.
Versículo 15Salmo 92:15
Ele é a minha rocha, e não há nele injustiça. Dando a entender que Deus não pode ser movido ou removido do agir com justiça, mais do que uma rocha pode ser removida do seu lugar. — Joseph Caryl.