Tesouros de Davi

Notas explicativas e citações: Salmo 96

Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 96, reunidas por Charles Spurgeon.

Leia o Salmo 96 na íntegra no Midvash, na King James Fiel

Salmo inteiro. O que se disse do Salmo 67 pode ser aplicado com justiça ao presente salmo. Não hesitamos em acrescentar que é um hino milenar. Ele corresponde à condição do mundo quando Cristo estiver entronizado na lealdade voluntária da nossa raça. As nações se unem numa aclamação de louvor a ele como seu legítimo Juiz e Rei. Há unanimidade no cântico, como se ele subisse de um mundo purificado, transformado em templo de santidade, cujos habitantes fossem de fato um sacerdócio real, com um só coração para fazer de Jesus rei, com uma só voz para soltar um único repique de melodia em louvor ao nome acima de todo nome.

Fixe os olhos por um instante na preciosa visão de que assim captamos um vislumbre. É verdade, nos princípios mais profundos da nossa natureza, que aquilo que contemplamos como possível — e mais ainda o que antecipamos como certo — nos empresta a esperança e a energia que conduzem à sua realização. O desespero, ao contrário, paralisa o esforço. Será por isso que, em toda a profecia, antiga e nova, flutua diante de nós o ideal de um mundo restaurado e jubiloso, às vezes transfigurado numa cena mais elevada, os novos céus e a nova terra em que habita a justiça?

Tão profundamente essa ideia impregnou a mente profética, que a linguagem de Paulo se aquece na animação da poesia, quando até mesmo "a própria criatura", segundo sua vívida personificação, como uma nobre ave curvada sob o peso das correntes, de pescoço estendido e olhos arregalados, é descrita olhando para a extensão do tempo vindouro em busca da sua libertação da escravidão da corrupção para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus (Romanos 8:19). Ele se apressa a acrescentar que "somos salvos pela esperança". É verdade da alma individualmente: somos salvos pela esperança. É verdade da nossa raça coletivamente: se algum dia um milênio vai raiar sobre ela, é por essa esperança que seremos salvos.

Nossa terra pode estar em ruínas nesse meio-tempo, negrume no céu, esterilidade no solo, porque o pecado está em toda parte; mas uma mudança está prometida. Aquilo que esperamos, trabalhamos por isso ainda mais, porque nossa esperança não é sonho de fantasia, mas tem sua base na certeza científica da verdade absoluta. "Porque, como a terra produz o seu broto, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações." (Isaías 61:11)

A afinação do instrumento às vezes se ouve antes que a música comece. A mãe ensina o filho a balbuciar um hino antes que ele compreenda todo o seu alcance e significado. E assim aqui, neste salmo santo, a Jerusalém do alto, mãe de todos nós, nos treina a proferir um cântico próprio dos tempos de glória milenar, quando o Moloque da opressão, o Mamom da nossa avareza, a Astarote da luxúria ardente, todo credo errado, toda religião falsa, tiverem cedido lugar à adoração do único Deus vivo e verdadeiro — à fé e ao amor de Cristo. Que os povos te louvem, ó Deus; que todos os povos te louvem. — W. H. Gould, The Mission Hymn of the Hebrew Church: a Sermon, 1865.

Salmo inteiro. Este salmo é intitulado na Septuaginta "Um hino de Davi; quando o templo foi reconstruído depois do cativeiro", e isso parece ser uma descrição verdadeira dele, pois a sua substância se encontra em 1 Crônicas 16:23-33, onde se descreve que foi entregue por Davi nas mãos de Asafe e de seus irmãos, para agradecer ao Senhor quando a arca foi trazida a Sião. O salmo de Davi recebe aqui um nome novo, e é chamado cântico novo (sir chadash), porque novas misericórdias de Deus deveriam agora ser celebradas — misericórdias maiores do que Davi jamais recebera, mesmo quando trouxe a arca a Sião. Os que agora cantavam o cântico antigo, que assim se tornara um cântico novo, se identificavam com Davi, e identificavam Davi com eles mesmos. — Chr. Wordsworth.

Salmo inteiro. Assunto — Chamado ao louvor, em vista da segunda vinda de Cristo e do seu reinado glorioso. Para aplicar: olhe adiante, para o dia glorioso da vinda do Senhor, e perceba a sua aproximação, para que você se prepare para ele. — A. R. C. Dallas.

Versículo 1Salmo 96:1

Cantai ao Senhor um cântico novo, etc. "Um cântico novo", desconhecido de vocês até então. Venham, todas as nações da vasta terra, que até esta hora dedicavam o vosso culto a deuses mortos, que não eram deuses nenhuns; venham e entreguem o coração ao Deus verdadeiro e único neste cântico novo! Henry Cowles.

Um cântico novo. Precisa ser "um cântico novo", um belo cântico, e elegantemente composto; também um cântico por favores recentes; do mesmo modo, um cântico próprio de homens que foram regenerados, em quem a cobiça foi substituída pela caridade; e, por fim, um cântico diferente do de Moisés, ou de Débora, ou de qualquer um dos velhos cânticos que não podiam ser cantados fora da terra prometida, conforme o Salmo 137:4: "Como cantaremos o cântico do Senhor em terra estranha?" — mas um cântico novo que pode ser cantado por todo o mundo; e por isso ele acrescenta: cantai ao Senhor, toda a terra, não só a Judeia, mas o mundo inteiro. Belarmino.

Novo. A palavra é usada para descrever aquilo que é deleitável, requintado, precioso, etc. Martin Geier.

Novo. As coisas novas são geralmente as mais aprovadas, sobretudo em cânticos; pois Píndaro elogia o vinho velho e os cânticos novos. John Cocceius, 1603-1669.

Um cântico novo. Nossos cânticos antigos eram os do orgulho, da gula, do luxo, na esperança de lucro, prosperidade ou mal para outrem; nosso "cântico novo" é de louvor, reverência, obediência e amor a Deus, em novidade de vida, no Espírito que vivifica, não mais na letra que mata, mas guardando o mandamento novo de que amemos uns aos outros — não com o patriotismo estreito e o sentimento de pertença de uma pequena tribo, ou de uma mera igreja nacional, mas com uma cidadania que abrange toda a terra. Neale e Littledale.

Cantai ao Senhor. Encontramos três vezes dito "cantai ao Senhor", para que entendamos que devemos cantar a ele com a mente, com a língua e com as obras. Pois todas essas coisas devem estar unidas, e a vida deve corresponder à boca e à mente. Como diz o Abade Absalão: quando a fala não destoa da vida, há doce harmonia. Le Blanc.

Toda a terra. É um hino missionário para todas as eras da igreja; e se torna cada vez mais adequado aos nossos tempos, à medida que os gentios começam a responder ao chamado "cantai ao Senhor um cântico novo", e à medida que encontramos, na condição melancólica da igreja em casa, motivo para olhar com esperança para o mundo pagão. E. W. Hengstenberg.

Versículo 2Salmo 96:2

De dia em dia. Continuamente; sempre. É assunto próprio para louvor incessante. Todo homem deveria louvar a Deus todos os dias — a cada manhã que retorna, e a cada entardecer — pela certeza de que há um caminho de salvação preparado para ele, e de que ele pode ser feliz para sempre. Se tivéssemos os sentimentos certos, este seria o primeiro pensamento a irromper na mente a cada manhã, irradiando, como raios de sol, tudo ao nosso redor; e seria o último pensamento a demorar-se na alma quando nos deitamos à noite e fechamos os olhos para dormir, tornando-nos gratos, calmos, felizes ao adormecermos, pois, quer acordemos ou não neste mundo, poderemos ser felizes para sempre. Albert Barnes.

De dia em dia. Outras notícias nos agradam só na primeira vez que as ouvimos; mas a boa nova da nossa redenção é doce de dia em dia, ac si eodem die redemptio fuisset operata, diz Kimchi aqui, como se ela tivesse sido feita hoje mesmo. Tam recens mihi nunc Christus est, diz Lutero, ac si hac hora fudisset sanguinem — Cristo me é agora tão recente como se tivesse derramado o seu sangue nesta própria hora. John Trapp.

Versículo 3Salmo 96:3

Anunciai. A palavra correspondente é "livro"; e o particípio é frequentemente traduzido "escriba", "escritor". Salmo 45:1. O verbo é traduzido "contai", "mostrai", "anunciai". A variedade de verbos usados nos Salmo 96:1-3 prova que devemos empregar todos os meios adequados para dar a conhecer o Salvador. Um desses meios é a escrita. W. S. Plumer.

Anunciai a sua glória — que pessoa gloriosa é o Messias; o resplendor da glória do seu Pai; tendo em si todas as perfeições da Divindade; como a glória de Deus aparece nele, e em tudo o que ele fez; e especialmente na obra da redenção, na qual a glória da sabedoria divina, do poder, da justiça, da verdade e da fidelidade, do amor, da graça e da misericórdia se manifesta ricamente; dizei a que glória ele foi elevado, tendo cumprido a sua obra, sendo altamente exaltado, posto à direita de Deus, e coroado de glória e honra, e que plenitude de graça há nele, para o sustento do seu povo; e que glória há sobre ele, que eles vão contemplar por toda a eternidade. John Gill.

A sua glória brilha em cada raio de luz que nos chega de mil estrelas; cintila nos cumes das montanhas que refletem os primeiros e retêm os últimos raios do sol nascente e poente; espalha-se pela vastidão do mar, e fala no murmúrio das suas ondas inquietas; cinge a terra com uma faixa de luz, e lança sobre ela uma auréola de beleza. Nas formas variadas das tribos animais; nas relações do nosso mundo com outros mundos, nas revoluções dos planetas, no brotar das flores, na queda das águas, e no voo das aves; no mar, nos rios e no ar; nas alturas e nas profundezas, nas maravilhas e nos mistérios — Cristo usa a coroa, empunha o cetro, e recebe de todos um tributo à sua soberania. Não podemos aumentá-la; não podemos acrescentar um raio de luz à tênue estrela distante, nem dar asas a um inseto ápetero, nem mudar um cabelo branco em preto. Podemos revelar, mas não criar; podemos adorar, mas não aumentar; podemos reconhecer as pegadas da Divindade, mas não acrescentar a elas. John Cumming, em From Patmos to Paradise, 1873.

Anunciai a sua glória entre os gentios, etc. Faz parte da comissão dada aos ministros do evangelho não só ensinar as suas congregações a respeito de Cristo, mas também cuidar para que aqueles que nunca ouviram falar dele saibam quem ele é, o que fez e sofreu, e que bem se pode obter da sua mediação. Nada é tão glorioso para Deus, nada tão maravilhoso em si mesmo, quanto a salvação do homem por Cristo; contemplar Deus salvando os seus inimigos pela encarnação, pelos sofrimentos e pela obediência de Cristo, o Filho eterno de Deus: anunciai a sua glória entre os gentios, os seus maravilhosos feitos entre todos os povos. David Dickson.

Anunciai a sua glória. É a sua glória que deve ser proclamada, não a erudição, a habilidade e a eloquência do orador que se propõe a falar por ele; é a sua glória, a beleza amorosa, o atrativo do seu evangelho, as promessas generosas aos pecadores arrependidos, a bem-aventurança do céu, que devem ser os temas centrais do discurso — não ameaças, sermões sobre o inferno ou o tormento para amedrontar os homens, e no máximo transformá-los em escravos trêmulos de Deus, e não em seus amigos amorosos. A pregação deve ser para todos os povos, nos distritos rurais mais obscuros, entre congregações incultas e sem instrução, e não deve se restringir, como gostam de fazer os pregadores da moda, às audiências cultivadas e críticas da capital. Hugo, citado por Neale e Littledale.

A sua glória. O que antes chamara de salvação, agora chama de glória, e em seguida de maravilhas. E já que essa salvação, pela qual a raça humana é redimida da morte e da condenação eternas, é gloriosa e plena de maravilhas, ela é, por isso, digna de admiração e de louvor. Mollerus.

Os seus maravilhosos feitos. Que pessoa maravilhosa ele é, pois é Deus manifestado em carne; que amor maravilhoso mostrou em sua encarnação, obediência, sofrimentos e morte; que milagres espantosos operou, e que obra maravilhosa realizou — a obra da nossa redenção, a maravilha de homens e anjos; anunciai a sua maravilhosa ressurreição dos mortos, a sua ascensão ao céu, o assentar-se à direita de Deus, e a intercessão pelo seu povo; a maravilhosa efusão do seu Espírito, as conquistas da sua graça, e a expansão do seu reino no mundo; e também que maravilhas serão feitas por ele quando aparecer pela segunda vez — como os mortos serão ressuscitados e todos serão julgados. John Gill.

Versículo 5Salmo 96:5

Porque todos os deuses dos povos são ídolos. Coisas nenhumas, não-entidades, descrição predileta dos ídolos nas profecias mais tardias de Isaías. Veja, por exemplo, Isaías 41:24, e compare com Levítico 19:4, Levítico 26:1, 1 Coríntios 8:4-6 e 1 Coríntios 10:19. Uma etimologia menos provável da palavra hebraica a faz um diminutivo de El (Deus), análogo a algo como "deusinhos", como expressão de desprezo. J. A. Alexander.

Os deuses dos povos são ídolos. O seu Elohim são elilim. Veja 1 Crônicas 16:26. A palavra elilim ocorre em duas passagens dos Salmos, aqui e no Salmo 97:7. É usada com mais frequência por Isaías, e significa propriamente "coisas nenhumas", como diz Paulo: "um ídolo não é nada" (1 Coríntios 8:4). Chr. Wordsworth.

O Senhor fez os céus. O Salmo 96:5 é digno de nota. Que tributo à astronomia é este, o de o Senhor ser tantas vezes homenageado como aquele que fez os céus! Que a teologia da natureza se una à teologia da consciência — um pleno reconhecimento da força e da glória que brilham palpavelmente nas maravilhas da criação, com as ofertas espirituais do culto e do serviço sagrados. Thomas Chalmers.

Ah, se tanta beleza se revela

em cada veia da vida e da natureza,

quão bela deve ser a própria Fonte,

o Eternamente Radiante!

Esaias Tegnér, 1782-1847.

Versículo 6Salmo 96:6

No seu santuário. Isto é, (1) a sua arca, tabernáculo, ou templo, como consideram muitos autores. Kimchi, citado por Muis, sugere que, onde se menciona alegria ou beleza como estando no seu templo, isso se opõe ao luto perpétuo dos filisteus quando a arca estava em suas cidades. Eles viram a força do Senhor, mas não a sua beleza. (2) Outros referem a palavra "santuário" à igreja de Cristo, que, como observa Munster, é adornada de ornamentos celestiais, e era prefigurada pela magnificência do templo de Salomão. Certamente é na igreja que o poder e a beleza espirituais do Senhor se veem com mais clareza. (3) A passagem pode se referir ao céu, onde a presença divina se manifesta de modo mais peculiar. C. H. S.

Versículo 7Salmo 96:7

Famílias dos povos. Há uma força peculiar, observa um comentarista antigo, Cassiodoro, nesta expressão "famílias dos povos", muito mais do que se tivéssemos apenas a palavra "povos"; pois em cada nação há sempre estrangeiros, forasteiros, peregrinos que habitam de forma permanente ou temporária, mas não contados entre os nativos; enquanto a expressão aqui inclui todos esses, e garante que ninguém seja excluído por causa da sua origem. Neale e Littledale.

Famílias dos povos. Ele os convoca a virem em famílias ou clãs, em alusão ao costume judaico de as famílias virem sozinhas, nos vários dias de festa, adorar em Jerusalém; e o Espírito Santo nos dá a entender aqui que tal costume deveria servir de modelo para os cristãos, cujas famílias deveriam se unir ao vir à igreja para dar glória e honra a Deus por tudo o que ele realizou na redenção do homem; pois não foi pela nossa própria diligência, nem pelos nossos méritos, que chegamos à graça e a sermos filhos adotivos de Deus, mas pela misericórdia de Deus, a quem, portanto, é devida toda honra e glória. Belarmino.

Versículo 8Salmo 96:8

Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome. É uma dívida; e uma dívida, por equidade, deve ser paga. A honra devida ao seu nome é reconhecê-lo santo, justo, verdadeiro, poderoso: "o Senhor, o Deus fiel", "bom, misericordioso, longânimo", etc. Não defraudem o seu nome da menor honra. Adam Clarke.

Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Será que toda a glória é devida ao nome de Deus, e deveria, em estrita justiça, ter sido a ele atribuída pelos homens desde que o homem começou a existir? Quão imensuravelmente grande é, então, a dívida que o nosso mundo contraiu, e sob cujo peso ele agora geme! A cada dia e a cada hora, desde a apostasia do homem, essa dívida cresceu; pois a cada dia e a cada hora todos os homens deveriam ter dado a Jeová a glória devida ao seu nome. Mas nenhum homem jamais fez isso plenamente. E uma vasta parte da nossa raça nunca fez isso de forma alguma. Ora, a diferença entre o tributo que os homens deveriam ter pago a Deus e o que de fato pagaram constitui a dívida de que estamos falando. Quão vasta, então, quão incalculável ela é! Edward Payson.

Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Nem toda glória serve para isso, mas somente a glória própria e peculiar ao Deus a quem servimos. É regra estabelecida na Escritura que o respeito a Deus deve ser proporcional à natureza de Deus. Deus é espírito; por isso será adorado em espírito e em verdade. Deus é um Deus de paz; por isso, ergam-se mãos puras, sem ira nem contenda. Deus é um Deus santo; por isso será santificado. Os que adoravam o sol, entre os gentios, usavam um cavalo alado, coisa mais adequada ao movimento veloz do sol.

Pois bem, os que quiserem glorificar e honrar a Deus com a glória devida ao seu nome devem santificá-lo tanto quanto honrá-lo. Por quê? Porque "Deus é glorioso em santidade" (Êxodo 15:11). Isto é o que Deus considera a sua principal excelência, e a glória que manifestará entre os filhos dos homens. Thomas Minton.

Trazei uma oferta. Esta é linguagem tirada do culto do templo, e significa que Deus deve ser adorado da maneira que ele prescreveu, como expressão adequada da sua majestade. A palavra aqui traduzida "oferta" — minkhah — é a que se usa comumente para designar uma oferta incruenta, uma oferta de gratidão. Albert Barnes.

Versículo 9Salmo 96:9

Na beleza da santidade, ou "no ornamento da santidade", numa alusão às vestes esplêndidas dos adoradores orientais. W. Wilson.

A beleza da santidade. Devo chamar a santidade de atributo? Não será antes a combinação gloriosa de todos os seus atributos num só todo perfeito? Assim como todos os seus atributos procedem do Absoluto, também todos convergem e se encontram de novo na santidade. Assim como, a partir da luz branca insuportável do Absoluto, todos parecem divergir e se separar em tons prismáticos, também todos parecem de novo convergir, encontrar-se e combinar-se no radiante branco ofuscante da sua santidade. Esta é, portanto, antes a intensa brancura, a pureza, a claridade, o infinito brilho e esplendor da sua natureza perfeita — como uma joia sem falha, sem mancha e sem cor. Todos os seus atributos são gloriosos, mas nesta temos uma combinação de todos num todo ainda mais glorioso.

É por isso que a natureza poética do salmista se eleva ao êxtase na contemplação da "beleza da santidade", da "beleza do Senhor". Beleza é uma combinação de elementos segundo as leis da harmonia; quanto mais belas as partes ou elementos, e quanto mais perfeita a combinação harmoniosa, mais elevada a beleza. Quão alta e gloriosa deve ser, então, a beleza deste atributo, que é a combinação perfeita de todas as suas perfeições infinitas! Vê-se, então, por que este atributo é temível para nós.

No homem ideal, todas as faculdades e poderes, mentais, morais e corporais, trabalham juntos em perfeita harmonia, produzindo doce música — a imagem de Deus está clara e pura no coração humano. Mas, ai! Quão longe estamos do ideal! No homem real, a pureza está manchada, a beleza está desfigurada, a harmonia se transformou em discórdia estridente, "como belos sinos dessintonizados". Como isso aconteceu, não estamos agora perguntando. Todos sentimos que é assim. Por isso este atributo é tão temível para nós. É o temor da pureza absoluta na presença da impureza; é o temor da beleza perfeita na presença da deformidade; é o temor da honra na presença da desonra e da vergonha; numa palavra, é o temor da santidade na presença do pecado. Como, então, nos aproximaremos daquele diante de quem os anjos se curvam e os arcanjos velam o rosto — daquele a cujos olhos até o radiante branco do próprio céu está manchado de impureza? Joseph Le Conte, em Religion and Science, 1874.

A beleza da santidade. A religião do evangelho de Cristo é "a beleza da santidade", tanto no que concerne ao seu Autor quanto ao seu plano e aos seus frutos. Primeiro, quanto ao seu Autor: tudo o que podemos entender por beleza ou santidade, nós o vemos nos atributos de Deus, seja quando os consideramos em toda a sua harmonia, seja quando contemplamos qualquer um deles em particular... Segundo, quanto ao seu plano: examine-se o evangelho onde quisermos, ou considere-se o que se revela a respeito dele, e o encontramos todo "belo"; e não podemos chamá-lo por nome mais apropriado do que "a beleza da santidade". Terceiro, quanto aos seus frutos: há uma separação santa, um caráter belo de santidade, uma separação de caráter, sentimentos e conduta; estes são os diversos frutos da graça, e assim o homem se torna belo na santidade. Leigh Richmond, 1772-1827.

Versículo 10Salmo 96:10

Dizei entre os gentios que o Senhor reina. Esta cláusula, na antiga versão latina, se lê: "Anunciai entre os gentios que o Senhor reina desde o madeiro." Justino Mártir acusa os judeus de terem apagado as palavras a ligno, apo xulou, que faltam no original e na Septuaginta. A senhora Charles verte o versículo assim:

A verdade que Davi aprendeu a cantar

aqui alcança o seu profundo cumprimento;

dizei a toda a terra que o Senhor é rei!

Eis que, desde a cruz, ele reina como Rei!

— De Christ in Song. Hymns of Immanuel, with Notes by P. Schaff, 1870.

Dizei entre os gentios que o Senhor reina. Não basta sentir o desejo; precisamos "dizer entre os gentios: o Senhor reina". Há um mandamento que nos foi dado pelo Senhor de "ir a todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura" — de lhes contar o que Cristo nos ensinou — de lhes dizer, de fato: "O Senhor reina."

Vamos entre os gentios e dizemos: "o Senhor reina" — apontamo-los para os vários objetos da criação: para as estrelas do céu, para as belezas da vegetação, para os acontecimentos diários da providência, para o corpo formado de modo temível e maravilhoso, para a sua contínua preservação e sustento. Podemos facilmente tirar o nosso texto de tudo o que nos cerca, e dizer: "O Senhor reina." Mas não devemos parar aqui. É bom ter as visões corretas de Deus como Criador; mas só quando o vemos como o Deus da Redenção é que podemos louvá-lo "na beleza da santidade". Leigh Richmond.

Dizei entre os gentios que o Senhor reina deve ser o lema do cristão, como foi o do israelita. A pregação mais primitiva do nosso Salvador e dos seus discípulos foi a pregação do evangelho do reino. Foi porque todo poder lhe foi dado no céu e na terra que, depois da sua ressurreição dentre os mortos, Jesus enviou seus apóstolos a ir e ensinar todas as nações. A substância da pregação posterior dos apóstolos foi, reconhecidamente, o reino de Deus. J. F. Thrupp.

Dizei entre os gentios. Vão, vós que já vos tornastes prosélitos dele, e publicai por toda parte, em todos os países, que o Senhor Cristo é o soberano do mundo, o único que pode fazê-lo feliz: pois ele estabelecerá em paz aqueles que se submeterem ao seu governo; e não serão mais perturbados como costumavam, com guerras e tumultos; ele vai administrar justiça igual a todos, e não permitirá que o bom fique sem recompensa, nem que o mau escape sem castigo. Symon Patrick.

O mundo também, etc. O mundo natural será estabelecido; a firmeza do mundo, e a sua estabilidade, devem-se à mediação de Cristo. O pecado o abalara, e ainda o ameaça; mas Cristo, como redentor, sustenta todas as coisas e preserva o curso da natureza. O mundo dos homens será estabelecido, será preservado, até que todos os que pertencem à eleição da graça sejam chamados, ainda que seja um mundo culpado e provocador. A religião cristã, na medida em que for abraçada, estabelecerá estados e reinos, e preservará a boa ordem entre os homens. A igreja no mundo será estabelecida, de modo que não possa ser abalada, pois está edificada sobre uma rocha, e as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela; é um "reino que não pode ser abalado". Matthew Henry.

Não será abalado. Quando aprendemos, pelos registros da geologia, tal como estão inscritos nas rochas, quantas e quão completas foram as revoluções da superfície e da crosta do globo em eras passadas; com que frequência e por quanto tempo a atual terra firme esteve alternadamente acima e abaixo do oceano; com que frequência a crosta do globo foi fraturada, dobrada e deslocada; ora erguida, ora derrubada, ora dobrada por pressão lateral; com que frequência matéria derretida foi forçada através dos seus estratos e das suas fissuras até a superfície; em suma, como cada partícula das porções acessíveis do globo passou por metamorfoses inteiras; e especialmente quando lembramos que fortes evidências indicam a existência de oceanos de matéria líquida sob a crosta sólida, e que provavelmente todo o interior da terra está nesse estado, com energia expansiva suficiente para despedaçar o globo — quando revemos todos esses fatos, não podemos deixar de sentir que a condição da superfície do globo deveria ser de grande insegurança e propensão à mudança.

Mas não é assim. Ao contrário, o estado atual do globo é de uniformidade permanente e segurança inteira, exceto por aquelas catástrofes comparativamente leves resultantes de terremotos, vulcões e dilúvios locais. Até o clima não sofreu mudança geral dentro dos tempos históricos, e as pesquisas matemáticas profundas do Barão Fourier demonstraram que, embora as partes internas do globo estejam num estado incandescente sob uma crosta de trinta a quarenta milhas, a temperatura da superfície há muito deixou de ser afetada pela massa central derretida; que ela não é hoje mais de um dezessete avos de grau mais alta do que seria se o interior fosse gelo; e que centenas de milhares de anos não a verão baixar, por essa causa, mais do que um dezessete avos de grau. E quanto ao temor de que toda a crosta do globo possa se romper e cair na matéria derretida abaixo, basta refletir sobre a solidez e a força que deve haver numa massa de rocha dura, de cinquenta a cem milhas de espessura, e o seu temor de tal catástrofe provavelmente desaparecerá.

Ora, tal uniformidade de clima e tal segurança contra a ruína geral são essenciais ao conforto e à existência da natureza animal. Mas deve ter exigido sabedoria e benevolência infinitas dispor e equilibrar assim os poderosos elementos de mudança e ruína que existem na terra, de modo que se contivessem uns aos outros, e fizessem do mundo uma morada tranquila, imutável e segura por tantos milhares de anos. Certamente essa sabedoria deve ter sido guiada por benevolência infinita. Edward Hitchcock, em The Religion of Geology, 1851.

Versículo 11Salmo 96:11

Alegrem-se os céus. Assim como toda a criação, animada e inanimada, gemeu sob o peso da maldição, também toda a criação vai participar da grande libertação. The Speaker's Commentary, 1873.

Ressoe o mar.

Ó tu, modelo supremo das forças elementares,

mistério das águas — mar que nunca dorme!

Orador apaixonado de lábios sublimes,

cujas ondas são argumentos que provam um Deus!

— Robert Montgomery, 1807-1855.

Versículos 11–12Salmo 96:11-12

Deus vai aceitar com bondade as alegrias e os louvores santos de todos os que sinceramente desejam o bem do reino de Cristo, por menor que seja a sua capacidade. O mar só pode rugir, e como as árvores do bosque podem mostrar que se alegram, não sei; mas "aquele que sonda os corações conhece qual é a intenção do Espírito", e entende a linguagem, a linguagem quebrada dos mais fracos. Matthew Henry.

Versículos 11–13Salmo 96:11-13

Estes versículos estão cheios de beleza e poder abrangentes. Apresentam o ajuntamento de tudo sob o domínio reconhecido de Cristo reinante. As coisas nos céus, assim como as coisas na terra, se alegram juntas na bênção reconhecida do Senhor da paz. O salmo é, do começo ao fim, uma doce corrente de profecia milenar. Arthur Pridham.

Nada supera aquela nobre exultação da natureza universal no Salmo 96, tantas vezes elogiada, em que toda a criação, animada e inanimada, se une nos louvores ao seu Criador. A poesia aqui parece assumir o mais alto tom de triunfo e exultação, e se entregar, se me permitem a expressão, a toda a extravagância da alegria. Robert Lowth.

Embora existam alguns que, por "céus", entendam os anjos; por "terra", os homens; por "mar", os espíritos perturbadores; por "árvores" e "campos", os gentios que ainda iriam crer — isso não deve ser tido por estranho, pois tais personificações são frequentes na Escritura. Adam Clarke.

Versículo 12Salmo 96:12

Alegrem-se os campos, etc. Que os lavradores, os pastores e todos os que habitam os campos saltem de alegria; e que os lenhadores e os guardas-florestais gritem de alegria, ao ver aproximar-se o dia feliz, quando todos os ídolos ali adorados forem derrubados junto com os seus bosques sagrados. Symon Patrick.

Alegrar-se. O verbo expressa o movimento vibratório, seja dos pés de um dançarino, seja dos lábios de um cantor. Samuel Horsley.

As árvores do bosque.

Louvem-no, ventos que sopram dos quatro cantos,

soprem suave ou forte; e balancem os cimos, pinheiros,

com cada planta, em sinal de adoração, balancem. John Milton.

Versículos 12–13Salmo 96:12-13

Ele vem, etc.

Aconteceu na alegre, alegre véspera de Natal,

eu ia suspirando, passando a igreja pelo charco triste —

"Ah! nunca o pecado, a miséria e a dor vão deixar esta terra,

e os sinos apenas zombam do pranto ao redor, cantando tão alegres.

Até quando, Senhor! até quando, antes que voltes de novo?

Ainda no porão, e no sótão, e no charco triste,

os órfãos gemem, as viúvas choram, os pobres labutam em vão,

até que a terra se canse da esperança adiada, mesmo com os sinos de Natal tão alegres."

Então se ergueu um clamor jubiloso das aves selvagens no charco,

sob as estrelas, sobre a neve, como sinos límpidos a repicar.

E uma voz interior gritou: "Escutem! Cânticos de Natal até aqui!

Ainda que estejas mudo, sobre o seu trabalho as estrelas e as neves cantam.

Cego! Eu vivo, eu amo, eu reino: e por todas as nações,

com o trovão dos meus juízos, mesmo agora, ressoo;

faze tu a tua obra apenas como fazem ali as aves selvagens,

não vais deixar de atentar ao pranto, mas vais ouvir através dele os anjos cantando."

— Charles Kingsley, 1858.

Versículo 13Salmo 96:13

Porque ele vem, porque ele vem. Porque a coisa era difícil de crer, o Profeta afirma duas vezes que Deus viria, que ele seria Juiz, Rei e Governador de todos. Martinus Bucerus, em Expos. Ecclesiast.

Ele vem. Não [termo hebraico] — "ele virá" —, mas [termo hebraico] — "ele vem" —, para mostrar quão perto está o tempo. Já quase amanhece, e o tribunal está pronto para se reunir: "O juiz está à porta" (Tiago 5:9). Thomas Watson.

Para julgar. Vatábulo observa que "julgar" é a palavra usada em lugar de "reinar" — judicare pro regere —, porque os juízes, nos primeiros dias da Terra Santa, exerciam tanto o poder de reis quanto o de magistrados. O Senhor vem ser, para todas as nações, um juiz mais sábio que Samuel, um campeão maior que Sansão, um libertador mais poderoso que Gideão. C. H. S.

Ele vem para julgar a terra. Isto é, para pôr a terra em ordem, para ser o seu Gideão e o seu Sansão, para ser o seu governante, para cumprir tudo o que o livro dos Juízes delineia do ofício de um juiz. É, como diz Hengstenberg, "um julgamento gracioso" — não um tempo de mera adjudicação de causas ou de pronúncia de sentenças, mas um dia de jubileu. É o dia mais feliz que o nosso mundo já viu. Quem não anseia por ele? Quem há que não ora por ele? É o dia da glória do Juiz, assim como o da liberdade do nosso mundo — o dia em que "o juízo deste mundo" (João 12:31; João 16:11), que a sua cruz começou e assegurou, se completa pela total supressão do reinado de Satanás, e pela remoção da maldição. Tudo isso está aqui antecipado; por isso intitulamos este salmo: A glória devida àquele que vem julgar a terra. Andrew A. Bonar.

Ele vem para julgar a terra, etc. Neste cântico novo, retomam-se as palavras de Enoque, o sétimo depois de Adão (Judas 1:14), que pregou a vinda do Senhor para julgar o mundo. Chr. Wordsworth.

Ir para o salmo

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14
  15. 15
  16. 16
  17. 17
  18. 18
  19. 19
  20. 20
  21. 21
  22. 22
  23. 23
  24. 24
  25. 25
  26. 26
  27. 27
  28. 28
  29. 29
  30. 30
  31. 31
  32. 32
  33. 33
  34. 34
  35. 35
  36. 36
  37. 37
  38. 38
  39. 39
  40. 40
  41. 41
  42. 42
  43. 43
  44. 44
  45. 45
  46. 46
  47. 47
  48. 48
  49. 49
  50. 50
  51. 51
  52. 52
  53. 53
  54. 54
  55. 55
  56. 56
  57. 57
  58. 58
  59. 59
  60. 60
  61. 61
  62. 62
  63. 63
  64. 64
  65. 65
  66. 66
  67. 67
  68. 68
  69. 69
  70. 70
  71. 71
  72. 72
  73. 73
  74. 74
  75. 75
  76. 76
  77. 77
  78. 78
  79. 79
  80. 80
  81. 81
  82. 82
  83. 83
  84. 84
  85. 85
  86. 86
  87. 87
  88. 88
  89. 89
  90. 90
  91. 91
  92. 92
  93. 93
  94. 94
  95. 95
  96. 96
  97. 97
  98. 98
  99. 99
  100. 100
  101. 101
  102. 102
  103. 103
  104. 104
  105. 105
  106. 106
  107. 107
  108. 108
  109. 109
  110. 110
  111. 111
  112. 112
  113. 113
  114. 114
  115. 115
  116. 116
  117. 117
  118. 118
  119. 119
  120. 120
  121. 121
  122. 122
  123. 123
  124. 124
  125. 125
  126. 126
  127. 127
  128. 128
  129. 129
  130. 130
  131. 131
  132. 132
  133. 133
  134. 134
  135. 135
  136. 136
  137. 137
  138. 138
  139. 139
  140. 140
  141. 141
  142. 142
  143. 143
  144. 144
  145. 145
  146. 146
  147. 147
  148. 148
  149. 149
  150. 150

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Fonte