Notas explicativas e citações: Salmo 119:33-40 (He)
Citações de puritanos, reformadores e outros comentaristas sobre o Salmo 119:33-40, reunidas por Charles Spurgeon.
Leia o Salmo 119 na íntegra no Midvash, na King James Fiel
Versículo 33Salmo 119:33
A PALAVRA POSTA DIANTE DOS OLHOS. Ensina-me; literalmente, "aponta-me," "indica-me." A raiz hebraica yarah, aqui empregada, significa "estender a mão," especialmente no sentido de apontar. Daí "mostrar," "indicar," "ensinar." O salmista pede aqui direção em sua forma mais superficial: muitos caminhos estavam diante dos seus olhos, levando à morte; um caminho estava diante dele, levando à vida. Ele pede aqui que lhe seja mostrado qual é o caminho de Jeová. Se o Senhor sempre mostrar aos seus olhos qual é o caminho certo, então ele o guardará até o fim. Aqui se pede luz para os olhos. Assim como o indígena segue a sua trilha com olhar infalível e passo firme, também nós, atentos a todo desvio que possa nos extraviar, devemos seguir o caminho que leva à vida.
Versículos 33–40Salmo 119:33-40
Neste Octonário, uma vez e outra, repete-se a mesma oração, da qual várias vezes já se fez menção. Pois ele ora para ser divinamente ensinado, governado, fortalecido e defendido contra as calúnias, as afrontas e as ameaças dos seus inimigos. E a oração está cheia dos mais ardentes anseios, o que se manifesta pela mesma resolução ser tantas vezes repetida. Pois, quanto mais conhece a ignorância, a obscuridade, as dúvidas e a fraqueza da mente humana, e vê como os homens são impelidos por um pequeno impulso a se afastarem da verdade e abraçarem erros contrários à palavra divina, ou a caírem em grandes pecados, tanto mais ardente e fortemente pede em oração que seja divinamente ensinado, governado e fortalecido, para que não rejeite a verdade reconhecida, nem se lance na maldade. E, por seu exemplo, ensina que também nós, contra a cegueira que trazemos de nascença, e a fraqueza da nossa carne, e também contra as ciladas e a loucura dos demônios, devemos nos fortificar com essas armas: a saber, com o reto estudo e conhecimento da Palavra divina, e com a oração constante. Pois, se um homem tão grande, que alcançara tais avanços eminentes, orava por isso, quanto mais devem fazê-lo os que são apenas noviços e principiantes ignorantes. Esta é a suma deste Octonário.
— D. H. Mollerus.
Nesta parte, nove vezes o salmista eleva a sua petição ao seu Deus, e seis delas ele acompanha de uma razão para ser ouvido... Estas petições são as manifestações de um coração renovado; o homem de Deus não podia deixar de expressá-las — tal era o novo processo de refinamento que nele se operara... O esboço é este: petições são oferecidas por Instrução (Salmos 119:33) e Entendimento (Salmos 119:34), e também por Capacidade Espiritual (Salmos 119:35) e Inclinação (Salmos 119:36). Seguem-se petições por Isenção do Espírito de Vaidade (Salmos 119:37), e por Vivificação Divina (Salmos 119:37). Pede-se ao Senhor que cumpra a sua Palavra de Promessa ao seu servo (Salmos 119:38), e que o livre do Opróbrio Temido. Por fim, o homem de Deus baseia a sua oração por vivificação na Justiça Divina (Salmos 119:40). Que o Espírito Divino nos ensine a nos compararmos com o que aqui encontramos, para que vejamos a salvação do nosso Deus!
— John Stephen.
Observo que, neste único octonário, o que não se encontra em nenhum outro, a saber, que em cada versículo há uma oração distinta. No primeiro, ele ora para ser ensinado, e depois promete acolher aquilo que Deus lhe ensinar. Já havia resolvido correr por este caminho; mas logo sentiu os seus próprios desvios naturais, e por isso vem a este guia para ser ensinado.
— Richard Greenham.
Versículo 33Salmo 119:33
Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus estatutos, etc. A instrução vinda do alto é necessária aos filhos de Deus, enquanto permanecerem neste mundo. Quanto mais conhecemos, mais desejaremos conhecer; pediremos um suprimento diário de graça, assim como de pão; e um gosto do "cacho de Escol" nos fará ansiar pela vindima de Canaã (Números 13:23). A religião é a arte de viver santamente, e só se conhece quando se pratica; assim como não é mestre de música quem sabe ler as notas que a compõem, mas quem aprendeu a tirar uma lição do livro com presteza e a tocá-la em seu instrumento; depois do que o prazer que isso proporciona será motivo suficiente para continuar a fazê-lo.
— George Horne.
Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus estatutos, etc. Na sinceridade do vosso coração, ide a Deus em busca do seu ensino. Deus se agrada desse pedido. "Dá, pois, ao teu servo um coração entendido, para julgar o teu povo, para discernir entre o bem e o mal; pois quem poderá julgar este teu tão grande povo? E pareceu bem aos olhos do Senhor que Salomão pedisse isto" (1 Reis 3:9-10). Ah, pedi isso a Deus, por estas três razões:
O caminho dos estatutos de Deus é digno de ser achado por todos.
É difícil de ser achado e guardado por qualquer um.
É tão perigoso perdê-lo que isso deveria nos impelir a sermos fervorosos com Deus.
— Thomas Manton.
Ensina-me, Senhor, etc. "Quem é seu próprio discípulo," observa São Bernardo, "tem um tolo por mestre." Um soldado que entra em marcha não decide por si mesmo a ordem da sua jornada, nem começa o caminho por vontade própria, nem escolhe atalhos agradáveis, para não sair da fileira, longe dos estandartes; mas recebe a rota do seu general, e a ela se atém; avança em ordem prescrita, marcha armado, e segue direto até o fim da sua marcha, para ali encontrar os suprimentos providos pela intendência. Se for por qualquer outro caminho, não recebe ração, nem encontra alojamento pronto, porque as ordens do general são que todas essas coisas sejam preparadas para os que o seguem, e não se desviam nem para a direita nem para a esquerda. E assim, quem segue o seu general não fraqueja, e por boas razões; pois o general não cuida da própria conveniência, mas da capacidade de todo o seu exército. E esta é também a ordem de marcha de Cristo, ao conduzir o seu grande exército, para fora do Egito espiritual, até a eterna Terra do Paraíso.
— Ambrósio, citado por Neale e Littledale.
Ensina-me, Senhor, o caminho, etc. Nunca se deveria esquecer, como esta quinta seção nos ensina, que há um caminho traçado pela própria ordenação de Deus, para que todo o seu povo nele ande, e nele persevere. Outros traçam um caminho, cada um para si mesmo, e, apegando-se a ele, pensam estar seguros. Davi não confiava em nada disso; desejava apenas ser achado no caminho da ordenança de Deus, e ser de tal modo ensinado por Deus que o guardasse até o fim; ou, como diz o original, guardá-lo até o fim, o fim da sua profissão, a salvação da sua alma.
— W. Wilson.
Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus estatutos; e o guardarei, etc. Se tu continuares a ser meu mestre, diz Davi, eu continuarei a ser teu servo. Não pode haver perseverança sem que continuamente nos sejam dados luz e graça da parte do Senhor. Assim como a árvore que não tem seiva na raiz pode florescer por um tempo, mas não pode continuar, também o homem cujo coração não é regado continuamente pelo orvalho da graça de Deus pode, por um tempo, fazer bela demonstração de piedade, mas, ao fim, cairá. Não somos nós que sustentamos a raiz, mas a raiz que nos sustenta: tremamos e temamos. Se não permanecermos no nosso Senhor, tornamo-nos ramos secos, bons apenas para o fogo. Oremos sempre para que ele permaneça sempre conosco, para nos instruir com a sua luz, e nos conduzir com o seu poder, naquele caminho que pode nos levar até ele mesmo.
— William Cowper.
Estatutos, de uma palavra que significa marcar, traçar, descrever e ordenar; porque marcam o nosso caminho, descrevem a linha de conduta que devemos seguir, e ordenam o que devemos observar.
— Adam Clarke.
Os "estatutos" de Deus declaram a sua autoridade e o seu poder de nos dar leis.
— Matthew Pool, 1624-1679.
Até o fim, ou, à guisa de retorno, ou recompensa, ou gratidão para contigo; sendo a misericórdia de Deus em ensinar, em toda razão, para ser recompensada ou correspondida pela nossa observância e cuidado exato daquilo que ele ensina. Ou então, por analogia com Salmos 19:11, onde guardar os seus mandamentos traz consigo grande recompensa; pode-se aqui traduzir "pela recompensa", significando o gozo presente dela, Salmos 119:32, sem excluir a coroa futura.
— H. Hammond.
Até o fim. Completamente; o hebraico diz, até o calcanhar. A força das palavras parece ser: "Completamente, da cabeça aos pés."
— Zachary Mudge, 1744.
Versículos 33–34Salmo 119:33-34
Até o fim. Ele não será um oportunista; guardá-lo-á "até o fim." Ele não será um hipócrita; guardá-lo-á "de todo o coração."
— Adam Clarke.
Versículo 34Salmo 119:34
A PALAVRA POSTA DIANTE DA MENTE. Dá-me entendimento. A palavra aqui usada se refere à compreensão mental, distinta da mera direção, ou indicação, pedida no versículo anterior. Aqui a oração é: "faze-me discernir," "faze-me perceber," isto é, com o entendimento. "A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Os sentidos externos devem primeiro ver o caminho, depois a mente deve entendê-lo, e então, com fé e amor, o coração deve segui-lo. Assim também o salmista: se Deus o fizer entender a lei, ele a guardará de todo o coração. Ainda assim, o coração tende a se inclinar para as coisas terrenas e pecaminosas, e o socorro divino precisa logo ser invocado também para isso.
Dá-me entendimento. O salmista vai à raiz do assunto; ele é ensinado a fazê-lo pelo Espírito de todo o ensino. Ele não queria apenas ser ensinado, como um mestre ensinaria, mas queria ter a sua mente remodelada e formada como só o Criador poderia fazer. As palavras implicam tanto. "Dá-me entendimento" — faze-me entender. Não queria apenas conhecer uma coisa — a sua natureza geral; mas desejava entender o começo, o desenvolvimento e o fim dela. Queria alcançar o poder de distinguir entre o certo e o errado — o discernimento espiritual, para que pudesse discernir o certo, e, ao mesmo tempo, tudo o que lhe fosse contrário; queria entendimento, para que pudesse conhecer, discernir e prezar a verdade, o verdadeiro caminho de Deus, evitando cuidadosamente tudo o que dele se desviasse.
— John Stephen.
Dá-me entendimento. Isto é o que devemos a Cristo; pois "o Filho de Deus veio, e nos deu entendimento" (1 João 5:20).
— Matthew Henry.
Entendimento. O entendimento é o piloto e o guia de todo o homem; a faculdade que se assenta ao leme da alma: mas, assim como o guia mais hábil pode errar no escuro, também pode errar o entendimento, quando lhe falta a luz do conhecimento. "Sem conhecimento a mente não pode ser boa" (Provérbios 19:2); nem a vida boa; nem a condição externa segura (Efésios 4:18). "O meu povo perece por falta de conhecimento" (Oseias 4:6).
É comum na Escritura atribuir a profanidade, e todo tipo de erro, à conta da ignorância. As doenças do corpo muitas vezes têm origem em perturbações da cabeça; e os excessos na prática, em erros do juízo. E, de fato, em todo pecado há algo tanto de ignorância quanto de erro no fundo: pois, se os pecadores soubessem verdadeiramente o que fazem ao pecar, poderíamos dizer de todo pecado o que o apóstolo diz daquele grande pecado: "se o conhecessem, não teriam crucificado o Senhor da glória" (1 Coríntios 2:8). Se soubessem verdadeiramente que todo pecado é provocar o Senhor a zelo, proclamar guerra contra o céu, crucificar de novo o Senhor Jesus, ajuntar de novo ira sobre si mesmos para o dia da ira; e que, se algum dia forem perdoados, isso não pode ser por menos do que o preço do seu sangue — dificilmente o pecado, em vez de atrair, deixaria de aterrorizar, e, em vez de tentar, de espantar.
— Do "Epístola Recomendatória" prefixada à Confissão e aos Catecismos de Westminster.
Todo o meu coração. O homem todo é de Deus, por todo tipo de direito e título; e por isso, quando ele exige todo o coração, exige apenas o que já é seu. Deus nos deu por inteiro na criação, preserva-nos por inteiro, redime-nos por inteiro, e promete glorificar-nos por inteiro. Se tivéssemos sido mutilados na criação, ficaríamos perturbados; se nascêssemos sem mãos ou pés. Se Deus nos entregasse a nós mesmos para guardarmos para nós a parte que dele reservamos, ou se, na morte, fizesse tal divisão, levando uma parte ao céu; ou se Cristo tivesse comprado apenas uma parte: "fostes comprados por preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais são de Deus" (1 Coríntios 6:20).
Se alguma boa obra se operou em vós, Deus santificou o todo em sentido evangélico, isto é, cada parte: "e o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam preservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23). Não apenas a consciência, mas a vontade e os afetos, o apetite e o corpo. E vós destes tudo a ele para o seu uso: "eu sou do meu amado"! não uma parte, mas o todo. Ele não pôde suportar Ananias, que reteve parte do preço; tudo lhe é devido. Quando o mundo, o prazer, a ambição, o orgulho, o desejo de riquezas, o amor impuro, desejam uma parte em nós, lembremo-nos de que não temos afetos para dispor sem a licença de Deus.
Tudo é dele, e é sacrilégio roubar ou reter dele qualquer parte. Alienarei eu o que é de Deus para satisfazer o mundo, a carne e o Diabo?
— Thomas Manton.
Versículos 34–35Salmo 119:34-35
Dá-me entendimento. Faze-me andar. O entendimento que ele busca conduz ao andar, e é buscado para esse fim. O ensino de Deus gera obediência; ele nos mostra o caminho da vida, e nos faz andar nele. É uma instrução que dá força, que desperta a vontade indolente, e quebra a força das inclinações corruptas; remove a vontade indolente e as trevas que a corrupção e o pecado trouxeram sobre a mente, e nos torna dóceis e prontos para obedecer; sim, dá não apenas a vontade, mas a ação; em suma, empenha-nos numa obediência vigilante, cuidadosa, uniforme e constante.
— Thomas Manton.
Versículo 35Salmo 119:35
A PALAVRA POSTA DIANTE DOS PÉS. A palavra hebraica aqui usada vem da raiz que significa "pisar com os pés," "trilhar." Daí, "faze-me andar" alude aqui ao próprio ato de caminhar no caminho divino, em distinção da mera percepção do caminho pelos olhos e pelo entendimento. É nesta questão do caminhar prático que as dificuldades reais do caminho parecem se apresentar com mais força; por isso já não se usa aqui a palavra do versículo 33, que pode significar um caminho largo e aberto, mas outra que (diz Gesenius) "nunca designa uma estrada pública e real, tal como se ergue e se forma pela arte, mas sempre uma vereda de pé." Assim, Buxtorf, o jovem, traduz a palavra por semita. Quando os pés de fato chegam a trilhá-lo, o caminho da verdade sempre se revela ser "o caminho estreito."
Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos. Davi, nos versículos anteriores, pedira luz; agora pede força para andar segundo essa luz. Precisamos não só de luz para conhecer o nosso caminho, mas de um coração para nele andar. A direção é necessária por causa da cegueira das nossas mentes; e os impulsos eficazes da graça são necessários por causa da fraqueza dos nossos corações. Não basta ao nosso dever ter uma noção nua das verdades, a menos que as abracemos e as sigamos. Por isso, precisamos de um duplo socorro de Deus: a mente deve ser iluminada, a vontade movida e inclinada. A obra de um cristão não está na profundidade da especulação, mas na altura da prática. A excelência da graça divina consiste nisto: que Deus primeiro ensina o que deve ser feito, e depois nos faz fazer o que foi ensinado: "faze-me andar na vereda dos teus mandamentos."
— Thomas Manton.
A vereda dos teus mandamentos. Chamam-se "veredas" porque as veredas são passagens estreitas, curtas, retas e limpas, para pessoas a pé apenas, e não para cavalos e carruagens; e assim é o caminho do Senhor, comparado ao da carne e do mundo, cujos caminhos são todos largos, imundos e tortuosos, trilhados por animais brutos, figura do homem carnal e animal. Ele dá uma razão para ser ouvido quando diz: "por isso mesmo o desejei"; porque, pela graça de Deus, escolhi esta vereda, e desejei nela andar, e é justo que aquele que dá a vontade dê também a graça para a cumprir, como diz São Paulo: "aquele que opera em vós tanto o querer como o efetuar."
— Roberto Belarmino.
A vereda é "a vereda dos teus mandamentos." Não um caminho novo, mas o caminho antigo e já trilhado, no qual todos os servos de Deus andaram antes dele, e que os gregos (como observa Eutímio) chamavam tribon, como que "caminho trilhado." Mas, por mais trilhado que seja este caminho, pelo andar e pisar de muitos nele, ainda assim ele reconhece que é um só, e um caminho estreito e difícil de guardar, e por isso busca ser guiado nele.
— William Cowper.
A vereda. É uma "vereda," não uma estrada pública; uma vereda por onde nenhum animal passa, e os homens raramente.
— Adam Clarke.
Versículos 35–37Salmo 119:35-37
A vereda. O teu caminho. Os hindus chamam de panth, ou caminho, a linha doutrinária de qualquer seita que se segue, a fim de alcançar mukti, ou libertação do pecado. "Caminho" significa o meio principal para um fim, e se aplica às Escrituras (Salmos 119:27), aos desígnios de Deus, às obras de Deus. Este caminho espiritual é: (1) fácil de achar (Isaías 35:8); (2) limpo, sem a lama do pecado; (3) nunca precisa de reparo — Cristo é hoje o mesmo de seis mil anos atrás; (4) não há nele leão nem feras; (5) custoso, pois o sangue de Cristo o fez; (6) não solitário, pois muitos crentes estão nele (Hebreus 12:1); (7) sem pedágio, todos podem vir; (8) largo — o caminho para as cidades de refúgio tinha quarenta e oito pés de largura; o mapa da Bíblia mostra esta vereda; (9) o fim é agradável — o Céu.
— J. Long, em Eastern Proverbs and Maxims illustrating old Truths, 1881.
Versículos 35–36Salmo 119:35-36
Nela tenho prazer. Inclina o meu coração aos teus testemunhos. Um filho de Deus não tem a inclinação do coração tão perfeitamente fixada em Deus que ela não volte, de vez em quando, à sua antiga tendência e viés. Os melhores podem constatar que não conseguem manter os seus afetos tão livres do mundo quando têm casas, terras e tudo o que desejam à sua disposição, como conseguiam quando eram mantidos humildes e despojados. Os melhores podem constatar que o seu amor pelas coisas celestiais mingua à medida que as coisas mundanas aumentam. Conta-se de Pio Quinto que ele dizia de si mesmo que, quando entrou nas ordens, tinha alguma esperança da sua salvação; quando se tornou cardeal, duvidou dela; mas, desde que se tornou papa, quase chegou a desesperar dela.
Muitos podem constatar em si mesmos uma mudança muito grande, uma grande decadência do zelo pela glória de Deus, do amor e do prazer na palavra de Deus, e da lembrança das coisas celestiais, à medida que as coisas lhes correm melhor no mundo. Ora, é bom observar isso antes que o mal aumente. Assim como o ciúme e a cautela são necessários para impedir a entrada e o início desse mal, também a observação é necessária para impedir o seu aumento. Quando o mundo ganha um interesse profundo demais em nossos corações, quando começa a se insinuar e a nos seduzir para longe de Deus, e a enfraquecer o nosso prazer nos caminhos de Deus e o nosso zelo pela sua glória, então precisamos lembrar com frequência quão difícil é para um rico entrar no reino dos céus.
— Thomas Manton.
Versículo 36Salmo 119:36
A PALAVRA POSTA DIANTE DO CORAÇÃO. Inclina o meu coração aos teus testemunhos. De nada vale que os olhos vejam, que a mente entenda, nem mesmo que os pés sejam feitos andar no caminho da verdade, se o coração também não se inclinar para ele. É com o coração que o homem crê para a justiça. Estar sem amor é, segundo 1 Coríntios 13:1-3, estar sem tudo.
Assim, o sentido destas quatro petições metódicas nesta seção é o seguinte: faze-me ver, faze-me entender, faze-me andar, e faze-me amar andar, na vereda trilhada e estreita dos teus testemunhos. Pelo que colho, Lutero dá quase o sentido exato da exposição anterior; pois ele traduz as palavras iniciais dos Salmos 119:33-36 por termos que significam, respectivamente, "aponta-me," "explica-me," "conduz-me" e "inclina (curva, dobra) o meu coração," etc.
Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. Precisamos estar convencidos de que a cobiça, refiro-me à nossa própria cobiça, é vício; pois ela conserva algo de virtude, de frugalidade, que não é aquilo que se tem; e isso nos leva a pensar que não é vício; e muitas vezes dizemos que é bom ser um pouco apegado ao mundo; gostamos de uma pouca cobiça; o que mostra que não a consideramos, de fato e de coração, pecado. Pois, se o pecado é mau, um pouco de pecado não pode ser bom. Seria como dizer que um pouco de veneno é bom, contanto que não seja demais. E assim vemos que os homens repreendem os filhos por gastarem, e estão prontos a expulsá-los de casa se se derem ao desperdício; mas, se são econômicos e apertados, então gostamos demais disso; e mal conheço um homem que costume advertir os filhos para não pouparem demais, para não economizarem demais.
Sei que a juventude tende antes para o outro lado, e é mais sujeita a desperdiçar e consumir, porque o calor natural é vivo e ativo nela; e por isso há mais medo e perigo de que se tornem pródigos, e por isso mais se pode dizer e fazer nesse sentido em relação aos jovens. Mas o que eu insisto é que, se virmos os nossos filhos, na sua juventude, começarem a ser cobiçosos e apegados ao mundo, os chamamos de bons administradores, e ficamos até satisfeitos demais em vê-los assim. Pouco pensamos que o apego ao mundo é um pecado gravíssimo diante de Deus, e prejudicial diante dos homens. Ouçamos o que a palavra de Deus diz sobre isso, Efésios 5:5: é idolatria, e a idolatria é o primeiro pecado da primeira tábua. É a raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10). Não há mal que um homem apegado ao mundo não faça para poupar a sua bolsa.
Assim Davi: "inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça": ele não diz este ou aquele testemunho, mas (incluindo todas as leis de Deus) diz "testemunhos", para nos mostrar que a cobiça nos afasta não só de alguns, mas de todos os mandamentos de Deus. Assim também São Paulo: onde há cobiça, há "muitas concupiscências" (1 Timóteo 6:9) e "muitas dores" (1 Timóteo 6:10). "Ela afoga os homens em perdição e destruição" (1 Timóteo 6:9). E a palavra grega significa um afogamento tal que quase não deixa esperança de resgate. É a ruína de toda a sociedade: os homens clamam contra ela, porque não querem que ninguém seja cobiçoso e rico, exceto eles mesmos. É um odiador da humanidade; odeia todos os pobres, porque lhe pediriam algo; e todos os ricos, porque têm o que ele gostaria de ter. Um homem cobiçoso quer ter tudo o que todos têm. Assim fala um nobre pai da igreja (Crisóstomo).
Tais homens não creem na palavra, não confiam nem em Deus nem no homem. Pois quem não confia em Deus não pode confiar no homem. Ela rouba de Deus a confiança que lhe devemos, e a dependência que lhe devemos; afasta o homem de todos os mandamentos. Por isso o profeta ora a Deus que volte o seu coração para os seus mandamentos, "e não para a cobiça." Pois não só não devemos, mas, como diz a frase, "não podemos servir a Deus e a mamom" (Lucas 16:13).
— Richard Capel, em Temptations: their Danger, Cure, 1655.
Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. Sem uma mão que a contenha, o coração tende a se desviar pelos atalhos de um amor mesquinho pelo dinheiro. O remédio precisa vir do alto. Por isso se busca o socorro celestial.
— Henry Law.
Inclina o meu coração. Se fôssemos natural e espontaneamente inclinados à justiça da lei, não haveria ocasião para a súplica do salmista: "inclina o meu coração." Resta, portanto, que os nossos corações estão cheios de pensamentos pecaminosos, e de todo rebeldes, até que Deus, por sua graça, os mude.
— John Calvin.
Inclina o meu coração. Nos versículos anteriores, Davi pedira entendimento e direção para conhecer a vontade do Senhor; agora pede uma inclinação de coração para fazer a vontade do Senhor. O entendimento precisa não só ser iluminado, mas a vontade movida e mudada. O coração do homem é, por si mesmo, avesso a Deus e à santidade, mesmo quando o engenho é mais refinado, e o entendimento está abastecido e provido de altos conceitos a respeito dela: por isso Davi não diz apenas "dá-me entendimento," mas "inclina o meu coração." Podemos ser mundanos por nós mesmos, mas não podemos ser santos e celestiais por nós mesmos; isso precisa ser pedido àquele que é o Pai das luzes, de quem desce todo bom e perfeito dom. Os que advogam pelo poder da natureza excluem o uso da oração. Mas bem disse Agostinho: a natureza precisa de uma confissão verdadeira, não de uma falsa defesa: precisamos antes confessar a nossa fraqueza do que defender a nossa força. Assim faz Davi, e assim fará todo cristão de coração quebrantado que tenha experimentado as inclinações da própria alma: virá a Deus, e dirá: inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.
— Thomas Manton.
Inclina. Então não declinarei.
— James G. Murphy.
Aos teus testemunhos. O contraste é impressionante. De um lado estão os testemunhos divinos, do outro a "cobiça". Deus está de um lado, o mundo do outro. O homem renovado escolhe entre os dois; não precisa de muito tempo para pensar, e Deus é a sua escolha.
— John Stephen.
Não à cobiça. Ele ora, em particular, para que o seu coração seja desviado da cobiça, que não é apenas um mal, mas, como diz o apóstolo, "a raiz de todos os males." Aqui Davi a opõe, como adversária, a toda a justiça dos testemunhos de Deus: ela inverte a ordem da natureza, e torna terrena a alma celestial. É serva de todos os pecados; pois não há pecado a que o homem cobiçoso não sirva por ganho. Devemos nos precaver de todos os pecados, mas especialmente dos pecados-mães.
— William Cowper.
Cobiça, ou antes, "ganho obtido injustamente."... A palavra hebraica só pode significar saque, rapina, ganho injusto.
— J. J. Stewart Perowne.
Cobiça. São Boaventura, sobre este salmo, diz que a cobiça deve ser odiada, evitada, afastada: deve ser odiada, porque ataca a vida da natureza; deve ser evitada, porque impede a vida da graça; deve ser afastada, porque obstrui a vida da glória. Clemente de Alexandria diz que a cobiça é a cidadela dos vícios, e Ambrósio diz que é a perda da alma.
— Thomas Le Blanc.
Cobiça. Observo ao leitor, e desejo que ele considere de modo devido e sério, que, embora este mandamento, "não cobiçarás," esteja colocado por último em número, é, no entanto, com muita frequência o primeiro a ser quebrado, sendo o coração cobiçoso do homem o que abre a marcha na transgressão.
— William Crouch, em The Enormous Sin of Covetousness detected.
A cobiça é um desejo desmedido de riquezas, no qual concorrem estes vícios: primeiro, um amor excessivo às riquezas, e a fixação do nosso coração nelas. Segundo, a resolução de se tornar rico, seja por meios lícitos, seja por meios ilícitos (1 Timóteo 6:9). Terceiro, pressa demasiada em ajuntar riquezas, aliada à impaciência de qualquer demora (Provérbios 28:20; Provérbios 28:22; Provérbios 20:21).
Quarto, um apetite insaciável, que nunca pode ser satisfeito; mas, quando já têm demais, ainda desejam mais, e nunca têm o bastante (Eclesiastes 4:8) — como a sanguessuga (Provérbios 30:15), como a hidropisia, e como o próprio inferno (Provérbios 27:20). Quinto, uma tenacidade de avarento, pela qual se recusam a repartir os seus bens, seja para uso dos outros, seja até para uso próprio. Sexto, a crueldade (Provérbios 1:18-19), exercida tanto na sua falta de misericórdia quanto na opressão dos pobres. A cobiça é um vício gravíssimo; pois é idolatria, e a raiz de todo mal (Colossenses 3:5; 1 Timóteo 6:10); um espinho pernicioso, que sufoca toda graça e afoga a semente da palavra (Mateus 13:22), e traspassa os homens com muitas dores (1 Timóteo 6:10), e os afoga em destruição e perdição.
— James Usher, 1580-1655.
Versículo 37Salmo 119:37
Desvia os meus olhos, etc. Literalmente: "faze os meus olhos passarem de ver a vaidade"; como se orasse: tudo o que é vaidade, faze-me passar sem vê-lo. O sentimento é notavelmente semelhante ao da oração do nosso Senhor: "não nos deixes cair em tentação." Tendo orado pelo que queria ver, o salmista ora aqui pelo esconder daquilo que não queria ver.
Desvia os meus olhos, etc. Tendo orado pelo seu coração, ora agora também pelos seus olhos. Omnia a Deo petit, docens, illum omnia efficere [tudo pede a Deus, ensinando que ele tudo realiza]. Pelos olhos, muitas vezes, como por janelas, a morte entra no coração; por isso, para manter o coração em bom estado, três coisas são necessárias. Primeiro, o cuidadoso governo dos sentidos, especialmente dos olhos; pois é obra justa do Senhor que quem usa com descuido o olho exterior do corpo seja, com justiça, castigado com cegueira no olho interior da mente. E por essa razão, Nazianzeno, deplorando as calamidades da sua alma, desejava que uma porta fosse posta diante dos seus olhos e ouvidos, para fechá-los quando se abrissem a algo que não fosse bom, mas que se fechassem espontaneamente diante do mal. A segunda coisa é a sujeição do corpo pela disciplina. E a terceira é a perseverança na oração.
— William Cowper.
Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade. Note que ele não diz "eu desviarei os meus olhos"; mas "desvia os meus olhos." Isso mostra que não nos é possível guardá-los suficientemente pela nossa própria cautela e diligência; é preciso haver guarda divina. Pois, primeiro, para onde quer que te voltes neste mundo, encontrarás provocações. Segundo, com o incauto, e com pessoas bem diferentes, os olhos, servos de um coração corrupto, vagueiam atrás das coisas que são vaidade. Terceiro, antes que percebas, o mal contraído pelos olhos se insinua até os recônditos mais profundos do coração, e ali lança as sementes da perdição. Isto o próprio salmista experimentara, não sem o maior tormento tanto do coração quanto da condição.
— Wolfgang Musculus, 1563.
Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade. Pode parecer estranha esta oração de Davi, dizer: "desvia os meus olhos de ver a vaidade"; como se Deus se intrometesse no nosso olhar; ou como se não tivéssemos em nós mesmos o poder de lançar os olhos sobre os objetos que quisermos. Mas não é certo que aquilo em que nos comprazemos, nisso nos comprazemos em olhar? E o que amamos, amamos ver? E assim, orar a Deus para que os nossos olhos não vejam a vaidade é o mesmo que orar por graça, para que não nos apaixonemos pela vaidade. Pois a vaidade tem, em si mesma, um aspecto tão gracioso, que não é próprio do homem natural deixar de olhar para ela; a menos que o aspecto mais belo da graça de Deus desvie os nossos olhos da vaidade, para contemplar a si mesma; a qual sempre, naturalmente, olhará para o que é mais belo. E, assim como Davi aqui faz a sua oração em particular contra as tentações da prosperidade, também Cristo nos ensina a orar em geral contra as tentações, tanto da prosperidade quanto da adversidade, e muito justamente. Pois muitos que suportam as tentações de uma espécie são logo vencidos pelas tentações da outra. Assim, Davi pôde suportar a perseguição sem murmurar, mas, quando chegou à prosperidade, não pôde desviar os olhos da vaidade.
— Sir Richard Baker.
Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade. Um objeto feio perde muito da sua deformidade quando olhamos para ele com frequência. O pecado segue a lei geral, e deve ser evitado por completo, mesmo em sua contemplação, se quisermos estar seguros. Um homem deveria ser grato, neste mundo, por ter pálpebras; e, assim como pode fechar os olhos, deveria fazê-lo com frequência.
— Albert Barnes.
Desvia, depois vivifica, etc. O primeiro pedido é para a remoção dos impedimentos à obediência; o outro, para o acréscimo de novos graus de graça. Estes dois estão devidamente unidos, pois têm influência natural um sobre o outro; a menos que desviemos os nossos olhos da vaidade, logo contrairemos morticínio de coração. Nada causa isso tanto quanto uma liberdade desmedida nas vaidades carnais; quando os nossos afetos estão vivos para outras coisas, estão mortos para Deus; por isso, quanto menos soltarmos o nosso coração a essas coisas, mais vivos e alegres estaremos na obra da obediência. Por outro lado, quanto mais o rigor da graça é renovado, e os seus hábitos vivificados em exercício real, mais o pecado é mortificado e subjugado. O pecado morre, e os nossos sentidos são restaurados ao seu uso próprio.
— Thomas Manton.
Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade. Para que o pecado seja evitado, devemos evitar tudo o que a ele conduz ou o ocasiona. Assim como isso levou Jó (Jó 31:1) a firmar forte pacto com os seus olhos, também levou Davi a orar com fervor a respeito dos seus. "Desvia os meus olhos (ou, como se pode traduzir o hebraico, faze-os passar) de contemplar a vaidade." O olho tende a se deter, ou a se fixar, quando entra em vista de um objeto sedutor; por isso é nosso dever apressá-lo dali, ou orar para que Deus o faça passar adiante... Quem teme queimar-se deve tomar cuidado com brincar com o fogo: quem teme afogar-se deve manter-se longe das águas profundas. Quem teme a peste não deve entrar numa casa contaminada. Poderiam evitar o pecado os que se expõem às suas ocasiões?
— Joseph Caryl.
Desvia os meus olhos. Para que o olhar não cause afeição e concupiscência: 1 João 2:16. Em hebraico, a mesma palavra significa tanto olho quanto fonte; para mostrar que do olho, como de uma fonte, flui muito mal; e por essa janela Satanás muitas vezes se insinua na alma. Isto Davi constatou por experiência, e por isso ora aqui: "desvia," transfere, faz passar "os meus olhos," etc. Ele conhecia o perigo do olhar irregular e da contemplação desmedida.
— John Trapp.
Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade. É experiência das mais perigosas para um filho de Deus colocar-se dentro do alcance de tentações sedutoras. Todo senso de dever, toda lembrança da própria fraqueza, toda recordação da queda de outros, deveria levá-lo a se afastar o máximo possível da cena de um conflito e de um perigo desnecessários.
— John Morison.
Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade. De fitar as miragens enganosas que tentam o peregrino a deixar a estrada segura.
— William Kay.
Pergunta-se: "o que mais eficazmente desviará os meus olhos da vaidade?" Não o isolamento do retiro contemplativo — não o abandono da nossa ligação legítima com o mundo — mas a beleza transcendente de Jesus, desvelada aos nossos olhos, e fixando o nosso coração.
— Charles Bridges.
Desvia os meus olhos, etc. A fortaleza real da tua alma corre risco de ser surpreendida enquanto as fortificações externas dos teus sentidos estão desguarnecidas. Os teus olhos, que podem ser comportas para verter lágrimas, não deveriam ser janelas para deixar entrar concupiscências. Um olho descuidado é o índice de um coração sem graça. Lembra-te: o mundo inteiro morreu por uma ferida no olho. Os olhos de um cristão deveriam ser como girassóis, que só se abrem para o brilho do sol.
— William Seeker, 1660.
Vaidade, no uso hebraico, muitas vezes tem referência especial aos ídolos e ao aparato do culto idólatra. O salmista ora para que nunca lhe seja permitido sequer ver tais objetos sedutores.
— Henry Cowles.
Vivifica-me. Todo santo está muito propenso a ser preguiçoso no caminho e na obra de Deus. "Vivifica-me," diz um dos mais eminentes e escolhidos santos, "no teu caminho"; e é como se dissesse, em termos simples: "ah, Senhor! sou um jumento lerdo, e muitas vezes preciso do teu aguilhão, do teu Espírito." Esta oração de Davi parece prova suficiente deste ponto; mas, se desejas mais confirmação, apresentarei um argumento instar omnium ["equivalente a todos"], que ninguém ousará negar, nem poderá refutar; e este se extrai do tópico da tua própria experiência; e é um argumentum lugubre ["argumento fúnebre"], como um cântico de funeral, "muito triste e pesaroso".
Não sentes e constatas, para tristeza da tua própria alma, que, devendo chorar como quem não chora, alegrar-te como quem não se alegra, e comprar como quem não possui, inverso ordine ["invertendo esta ordem"], choras as perdas como se fosses chorar os teus próprios olhos; alegras-te nos consolos temporais como se estivesses no céu; e compras como se fosse para sempre e mais um dia (Salmos 49:11)? Mas e contrario ["ao contrário"], oras como quem não ora; ouves como quem não ouve; trabalhas para Deus como quem não trabalha. Ora, sabemos — experto credas ["podes crer em quem já experimentou"] — que um homem atolado numa vala não precisa de razão para provar que está nela, mas de remédio para dele ser tirado.
O teu melhor caminho será propor o caso de como te livrar deste hóspede indesejado, a preguiça espiritual: é um caso que a todos nós concerne — asini aures quis non habet ["quem não tem orelhas de asno?"]. Todo homem e mortal tem em si algo da lerdeza e da preguiça do jumento.
— Simmons, em The Morning Exercises, 1661.
Vivifica-me. Outra ordenança vivificante é a oração. Quantas vezes Davi ora por graça vivificante? Cinco ou seis vezes num só salmo. Começa muitas orações com o coração pesado, e antes de terminar já está cheio de vida. Por isso, ora muito, pois toda vida vem de Deus, e ele vivifica a quem quer. Só acrescento esta advertência, antes de encerrar: procura sempre que o teu entendimento e o teu afeto andem juntos em cada ordenança, e em cada parte da ordenança, se queres que ela seja para ti uma ordenança vivificante.
— Matthew Lawrence, em The Use and Practice of Faith, 1657.
O teu caminho, por ênfase, em oposição e em exaltação acima de todos os demais caminhos. Há um caminho quádruplo:
Via mundi, o caminho do mundo; e este é spinosa, espinhoso.
Via carnis, o caminho da carne; e este é insidiosa, traiçoeiro.
Via Satanae, o caminho do diabo; e este é tenebricosa, tenebroso.
Via Domini, o caminho de Deus; e este é gratiosa, gracioso.
— Simmons.
Versículos 37–38Salmo 119:37-38
Oração não é senão a promessa invertida, ou a palavra de Deus formada em argumento, e devolvida pela fé outra vez a Deus. Sabe, cristão, que tens a lei do teu lado. Notas promissórias e obrigações devem ser pagas. Davi ora contra os pecados de um olho lascivo e de um coração morto: desvia os meus olhos de contemplar a vaidade; e vivifica-me no teu caminho; e veja como ele reforça o seu argumento nas palavras seguintes: confirma a tua palavra ao teu servo. Um homem bom vale tanto quanto a sua palavra, e não seria assim também um Deus bom? Mas onde encontra Davi tal palavra de socorro contra esses pecados? Certamente na aliança. Está na carta magna. A primeira promessa já continha isto: "a semente da mulher esmagará a cabeça da serpente."
— William Gurnall.
Versículo 38Salmo 119:38
Confirma a tua palavra ao teu servo. Em vista da exposição dos versículos anteriores desta seção, isto se traduziria mais corretamente como: "sustenta a tua palavra diante do teu servo"; isto é, sustenta-a diante dos meus olhos, da minha mente, dos meus passos e do meu coração. Faze passar tudo o que é vão, para que eu não o veja; mas que a tua palavra esteja tão erguida diante de todo o meu ser, que eu sempre a veja, e assim, por ela, veja o meu caminho até ti.
Confirma a tua palavra ao teu servo, etc. — Ora, eis aqui algo estranho: um homem que é verdadeiro "servo de Deus," "devotado ao seu temor," orando por aquilo que certamente já deve ter, senão como poderia ser servo? Ou viver no temor de Jeová? Ele parece assumir, com clareza e sem dúvida alguma, a sua própria consagração pessoal, e então ora por aquilo que certamente já deve estar, ao menos em considerável medida, pressuposto e compreendido na própria ideia de uma verdadeira consagração pessoal. A menos que a palavra de Deus se torne certa para um homem, ele nunca se tornará seu servo. Se já é seu servo, por que haveria de orar: "confirma a tua palavra"? Por que também haveria de dizer, no Salmos 119:35: "faze-me andar na vereda dos teus mandamentos; pois nela tenho prazer"? "Nela tenho prazer. É o caminho da minha escolha, da minha alegria!" E, no entanto: "faze-me andar nela," como se eu estivesse relutante.
Esta aparente contradição, ou discrepância, se resolve facilmente numa experiência verdadeira, e, de fato, não pode ser resolvida de outro modo. Não é esta a própria condição de tantos e tantos? "Firmado," e ainda assim movido; "devotado," e ainda assim incerto; "servindo" a Deus verdadeiramente, e ainda assim buscando e ansiando por autorização mais clara, e por sanção mais elevada, e por mais graça interior, para tornar melhor o seu serviço; "crendo," e ainda assim clamando, por vezes, "com lágrimas: ajuda a minha incredulidade!"
— Alexander Raleigh.
Confirma a tua palavra ao teu servo. Por que ora Davi assim: "confirma a tua palavra para mim"; visto que a palavra de Deus é certíssima, e tão firme em si mesma que não pode sê-lo mais? (2 Pedro 1:19). "Temos uma palavra de profecia mais segura," ou mais firme, como o termo significa. Como pode a palavra ser mais firme do que já é? Respondo: ela é certa quanto a Deus, de quem procede, e em si mesma. Quanto às coisas nela propostas, ela não pode ser mais ou menos firme, não pode ser ora firme, ora frouxa: mas, quanto a nós, ela pode ser mais ou menos firmada. E isso de dois modos:
Pela certeza interior do Espírito, que aumenta a nossa fé.
Pelo cumprimento exterior daquilo que é prometido.
Primeiro, pela certeza interior do Espírito, pela qual a nossa fé é aumentada. Grande é a fraqueza da nossa fé, como se vê pelos nossos medos, dúvidas e desconfianças, de modo que precisamos ser cada vez mais confirmados. Precisamos dizer, com lágrimas, como aquele do evangelho: "Senhor, eu creio; ajuda a minha incredulidade" (Marcos 9:24); e clamar com os apóstolos: "Senhor, aumenta a nossa fé" (Lucas 17:5). Não há quem creia tanto que não possa ainda crer mais. E, nesse sentido, a palavra fica mais firmada quando somos confirmados na crença dela, e a olhamos como terreno seguro sobre o qual a fé pode repousar. Segundo, pelo cumprimento real, quando a promessa se cumpre em nós. Todo acontecimento que se dá segundo a palavra é um testemunho notável da sua verdade, e um selo que confirma e fortalece a nossa fé. De três modos isto se pode confirmar.
O cumprimento de algumas promessas, numa ocasião, fortalece a nossa fé para esperarmos favor semelhante em outra. Cristo se irou com os seus discípulos por não se lembrarem do milagre dos pães, quando caíram de novo em aperto semelhante. "Ainda não entendeis, nem vos lembrais dos cinco pães?" (Mateus 16:9). Devemos buscar, em cada dificuldade, ao passo que a experiência anterior no mesmo gênero deveria nos servir de meio de firmeza: "ele nos livrou, e nos livra; nele confiamos que ainda nos livrará" (2 Coríntios 1:10). Ao ensinar uma criança a soletrar, ficamos irritados se, tendo-lhe mostrado uma letra uma, duas e uma terceira vez, ainda assim, ao encontrá-la de novo, ela erra: assim Deus se ira conosco quando já tivemos experiência da sua palavra nesta, naquela e noutra providência, e ainda assim as nossas dúvidas voltam sobre nós.
O cumprimento de uma promessa confirma outra; pois Deus, que cumpre a sua palavra numa ocasião, fará o mesmo noutra: "fui livrado da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda obra má, e me preservará para o seu reino celestial" (2 Timóteo 4:17-18). Em tal aperto, Deus não falhou, e certamente aquele que foi fiel até aqui não falhará ao fim.
Quando a palavra se cumpre em parte, isso nos assegura do cumprimento do todo. É um penhor que nos é dado de todo o restante: pois todas as promessas de Deus nele são sim, e nele amém (2 Coríntios 1:20). O cristão tem muitíssimas promessas, e elas se cumprem diariamente; Deus o livra, o consola, o protege, fala paz à sua consciência; mas a maior parte ainda está por se cumprir. As experiências presentes nos asseguram do que está por vir. Assim, "confirma a tua palavra," isto é, torna-a boa pelo acontecimento, para que eu aprenda a confiar, noutra ocasião, seja pelas mesmas, seja por outras promessas ou cumprimentos de toda a tua palavra.
— Thomas Manton.
Confirma a tua palavra ao teu servo. Confirma-a; faze-a parecer firme e verdadeira; que a minha mente não fique vacilante ou cética quanto à tua verdade. Isto parece ser uma oração contra a influência da dúvida e do ceticismo; uma oração para que dúvidas não brotem em sua mente, e para que as objeções e dificuldades do ceticismo não tenham lugar nela. Há uma classe de homens cuja mente é naturalmente cética e incrédula, e para tais homens uma oração assim é particularmente apropriada. Pois a ninguém é impróprio orar para que a palavra de Deus sempre lhe pareça verdadeira; para que a sua mente jamais seja entregue à influência da dúvida e da incredulidade.
— Albert Barnes.
Que é devotado ao teu temor. A palavra pode ser traduzida tanto por "que" quanto por "quem"; referindo-se tanto à tua palavra quanto ao teu servo.
- À tua palavra; pois, no hebraico original, a construção do versículo é assim: "confirma ao teu servo a tua palavra, que é para o teu temor," ou "que é dada para que sejas temido"; havendo, na palavra de Deus, os maiores argumentos e induções para o temor, a reverência e a obediência a ele. A palavra de Deus foi instituída para plantar o temor de Deus em nossos corações, e para aumentar a nossa reverência por ele; não para que zombemos das promessas, e alimentemos com elas as nossas paixões. 2. Prefiro a nossa própria tradução, que tem sentido semelhante àquela passagem: "mas eu dou-me à oração" (Salmos 119:4). No original é: "mas eu, oração." Assim, aqui, pode-se ler: confirma a tua palavra ao teu servo, "que é para o teu temor." Os nossos tradutores acrescentam, para tornar o sentido mais completo, "devotado," ou "consagrado ao teu temor," isto é, que faz do temor de Deus o seu negócio, o seu cuidado e o seu desejo.
Ora, isto se acrescenta como uma verdadeira nota e descrição dos servos de Deus, sendo coisa principal na religião: "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Salmos 111:10); é o primeiro em ordem, e é a primeira coisa quando começamos a ser sábios, pensar em Deus, ter pensamentos reverentes de Deus; é ponto principal da sabedoria, a grande coisa que nos faz sábios para a salvação. E se acrescenta como argumento de oração: "ó Senhor, estejam atentos os teus ouvidos à oração dos teus servos, que desejam temer o teu nome" (Neemias 1:11). Quanto mais alguém se dá ao temor de Deus, mais certeza tem do amor de Deus, e da sua prontidão em ouvi-lo junto ao trono da graça.
— Thomas Manton.
Que é devotado ao teu temor. Aquele que recebeu do Senhor graça para temê-lo pode ousar buscar dele qualquer bem necessário; porque o temor de Deus traz consigo as promessas de todas as demais bênçãos.
— William Cowper.
Quem escolhe a Deus consagra-se a Deus, assim como os utensílios do santuário eram consagrados e separados do uso comum para usos santos; assim, quem escolheu a Deus para ser o seu Deus dedicou-se a Deus, e não mais se devotará a usos profanos.
— Thomas Watson.
Versículo 39Salmo 119:39
Desvia de mim o opróbrio que temo. "Faze passar o meu opróbrio que temi." Isto também, como a vaidade de que se falou no Salmos 119:37, o salmista ora para não ver. Ele queria que o olhar de todo o seu ser estivesse voltado somente para a palavra. O opróbrio que ele temia é aquele a que já se referira nos Salmos 119:21-22, e talvez de novo no Salmos 119:31. Os soberbos se haviam desviado dos mandamentos, e herdado repreensão; era o opróbrio e a vergonha que lhes pertenciam que o salmista queria ver desviados, de modo que não fossem vistos. Pois os teus juízos são bons. Isto é dado como razão pela qual o opróbrio deveria ser assim desviado. Os soberbos haviam pensado de modo leviano e desdenhoso a respeito dos juízos divinos, daí o seu opróbrio; o salmista considerava esses juízos bons, e assim esperava não ver o opróbrio.
Desvia de mim o opróbrio, etc. Nestas palavras temos:
Um pedido: "desvia de mim o opróbrio."
Uma razão que o reforça: "pois os teus juízos são bons."
Primeiro, quanto ao pedido. "Desvia" — "rola de sobre mim," é o que significa. Ele estava revestido de opróbrio; agora, rola de mim "o meu opróbrio." Alguns pensam que ele se refere à sentença condenatória de Deus, que se voltaria em opróbrio, ou a alguma repreensão notável da parte de Deus, por causa do seu pecado. Antes penso que se trata do opróbrio dos seus inimigos; e ele o chama "o meu opróbrio," seja como merecido por ele mesmo, seja como tendo pessoalmente recaído sobre ele — o opróbrio que provavelmente seria a sua sorte e porção no mundo, pela malícia dos seus inimigos: "o opróbrio que temo," isto é, que tenho razão de esperar, e de cujas tristes consequências estou consciente.
Segundo, quanto à razão que o reforça: "pois os teus juízos são bons." Há opiniões diferentes sobre a forma deste argumento. Alguns entendem a razão assim: que eu não sofra opróbrio por me apegar à tua palavra, a tua palavra que é tão boa. Mas Davi não fala aqui de sofrer opróbrio por causa da justiça, mas de um opróbrio que provavelmente lhe sobreviria por causa das suas próprias fraquezas e falhas. Os opróbrios por causa da justiça devem ser motivo de "alegria"; mas ele diz que "teme" este, e por isso suponho que esta não seja a razão certa. Tampouco aceito o outro sentido — por que haveria eu de ser visto como malfeitor, enquanto guardo a tua lei, e observo os teus estatutos? Outros julgam mal de mim, mas eu apelo para o teu bom juízo.
Por "juízos" podemos entender os tratos de Deus. Tu não tratas os homens segundo o seu merecimento. As tuas dispensações são benignas e graciosas. Melhor ainda: por "juízos" entendem-se os caminhos, estatutos e ordenanças de Deus, chamados juízos porque todas as nossas palavras, obras e pensamentos serão julgados segundo a sentença da palavra: ora, é uma pena que estes sofram no meu opróbrio e ignomínia. Isto é o que temo mais do que qualquer outra coisa que possa me acontecer. Penso que a razão correrá melhor assim: Senhor, há em tua lei, palavra, aliança, muitas promessas para encorajar o teu povo, e por isso regras para prover a devida honra e o devido crédito do teu povo.
— Thomas Manton.
Desvia de mim o opróbrio. Em hebraico é: "tira de mim a minha repreensão"; como se dissesse: ó Senhor, posso cometer algum mal semelhante contra a tua boa lei, sim, alguma transgressão tão notória que me traga vergonha; rogo-te que a tires. Ou então quer dizer: já trouxe, ó Senhor, por diversos pecados, e nomeadamente por adultério e homicídio, vergonha e repreensão sobre mim mesmo entre os homens; suplico-te que remova esta vergonha e esta repreensão.
Da primeira exposição aprendemos: primeiro, que os piedosos estão sujeitos a pecados notórios. Segundo, que esses pecados lhes causarão vergonha, ainda que os ímpios não se envergonhem. Terceiro, que só Deus pode tirar essa vergonha. Quarto, que podemos orar pela remoção da vergonha mesmo entre os homens, especialmente aquela que possa trazer alguma desonra a Deus. Quinto, que os piedosos são os mais zelosos consigo mesmos. Sexto, que o modo de evitar o pecado é temer sempre pecar.
Da segunda exposição, note-se que a lembrança dos nossos pecados passados deve arrancar de nós orações a Deus, para que por eles não sejamos repreendidos com desagrado nesta vida, nem confundidos e envergonhados na vida por vir.
— Richard Greenham.
O meu opróbrio é o opróbrio que o mundo lança sobre os que temem a Deus. Isto é temido como uma grande tentação à apostasia.
— James G. Murphy.
Pois os teus juízos são bons. Seria de esperar que ele dissesse: "pois tu és misericordioso" — faze passar de mim o opróbrio que temo, pois tu és misericordioso. Não; ele não acrescenta isto como a sua razão presente, mas: "os teus juízos são bons." Entenderíamos de imediato o sentido se as palavras fossem: "pois os teus juízos são terríveis" — "desvia de mim o opróbrio que temo," pois os teus juízos são terríveis. Mas, como as palavras são: "pois os teus juízos são bons," vemos que ele de fato se refugia nos "juízos" — a saber, que o Senhor o justificaria contra todos os juízos injustos dos homens; e, quanto ao juízo perante Deus, visto que ele se refugiava na expiação que o Senhor havia instituído, o Senhor também o justificaria ali.
— John Stephen.
Pois os teus juízos são bons. Os juízos dos ímpios são maus juízos, mas os juízos de Deus são bons; oro contra aqueles, apelo para estes: temo um, aprovo o outro. Ora, os juízos que Deus pronuncia em sua palavra, sejam ameaças na lei, sejam consolações no evangelho, sim, e também os que executa no mundo, seja sobre os piedosos, seja sobre os ímpios, serão necessariamente bons.
Porque Deus é a própria bondade.
Ele não pode ser enganado.
Ele não será subornado.
Só ele não faz acepção de pessoas, mas julga segundo a obra de cada um.
— Richard Greenham.
O "opróbrio" que o poeta teme neste versículo não é o opróbrio de confessar, mas o de negar a Deus.
— Franz Delitzsch.
Pois os teus juízos são bons. Esta razão mostra que ele temia a repreensão de Deus. O "opróbrio" do homem vem de um juízo corrupto: ele condena onde Deus absolve; não me importo com isso; mas sei que a tua repreensão é sempre merecida, "pois os teus juízos são bons."
— William Nicholson.
Versículo 40Salmo 119:40
Eis que tenho ansiado, etc. Isto é dado como uma forma mais intensa da afirmação que ele acabara de fazer, de que considerava os juízos bons. Eram tão bons que ele ansiava por eles. E não só isso, mas desejava ansiar por eles ainda mais. Assim ele ora por ainda mais vida e vigor para seguir o caminho que eles apontavam: vivifica-me na tua justiça. Quem verdadeiramente anseia pela verdade divina lamenta não ansiar mais. Quando o coração não tem amor, a mente não tem luz, e só pode julgar os preceitos de modo errôneo. "Os puros de coração" veem melhor com a mente do que podem os impuros. "Aos retos nasce luz nas trevas." O amor amplia tanto o discernimento que quem verdadeiramente ama muitas vezes constata que o seu juízo sobre a bem-aventurança da verdade ultrapassou até mesmo o seu anseio por ela. Por isso são os vivos que clamam: "vivifica-me"; são os que têm desejos vivos que oram por ainda mais vida no caminho da justiça.
Tenho ansiado pelos teus preceitos. Às vezes somos levados, sem perceber, a "ansiar" mais pelas promessas do que "pelos preceitos" de Deus; esquecendo que é nosso privilégio e nossa segurança dar igual atenção a ambos — obedecer aos seus preceitos na dependência das suas promessas, e esperar o cumprimento das promessas no caminho da obediência aos preceitos.
— Charles Bridges.
Preceitos, de uma palavra que significa depositar em confiança; significam algo confiado ao homem, "aquilo que te é confiado"; ordenanças de Deus, que, por consequência, dizem respeito à consciência, pela qual o homem é responsável, como ser inteligente. Os preceitos não são tão claramente apreendidos quanto a lei e os testemunhos. Precisam ser buscados. "Eis que o meu desejo é pelos teus preceitos" (Salmos 119:40). "Os teus preceitos busco" (Salmos 119:45). "Os teus preceitos tenho buscado" (Salmos 119:94)... São uma lei de liberdade: "e andarei em liberdade, pois busco os teus preceitos" (Salmos 119:45).
— John Jebb.
Vivifica-me na tua justiça. Disse antes: "vivifica-me segundo a tua palavra"; aqui: "na tua justiça"; tudo é um só, pois a palavra de Deus é a justiça de Deus, na qual se estabelece a vontade da justiça. Nisto o profeta deseja ser vivificado, isto é, confirmado, para que, com alegria e ânimo de espírito, possa apoiar-se na palavra de Deus.
— Richard Greenham.
Vivifica-me na tua justiça. A súplica é por vivacidade no conhecimento e na prática da santidade, segundo o teor da palavra de Deus e pela sua operação sobre o coração. Se alguns preferem entender por "justiça" a fidelidade ou a retidão de Deus, pela qual ele se comprometeu a dar graça aos que nele confiam, não há objeção a tal interpretação. De fato, ela está implícita nas demais. Quem quer que possa verdadeiramente usar a linguagem deste versículo é regenerado. Antes da graça que renova, a lei era letra morta. Era mais que isso: era letra odiada. A mente carnal não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. O pecador não deseja restrição alguma dos preceitos divinos.
— William S. Plumer.